Sorte É Pra Quem Quer

Sorte É Pra Quem Quer Pedro Costa

Resenhas - Sorte É Pra Quem Quer

Pedro Costa 01/10/2022

Apresentação pelo autor
O livro é um trabalho desenvolvido após cerca de quinze anos de pesquisa, estudando temas filosóficos e sua relação prática com a mente humana.
Comecei meu aprendizado em um colégio iniciático, a Eubiose; fiz também alguns cursos como o de meditação e filosofia budista, do Templo Zulai, na Montanha Fo Guang, o maior templo budista da América Latina. No entanto, a maior parte dos meus conhecimentos nesse campo, adquiri de forma auto didática, lendo autores como Eliphas Levi, Papus, Samael Aun Weor, Deepak Chopra, Osho, Dalai Lama, Napoleon Hill e Catherine Ponder, entre outros, em livros garimpados em sebos - onde ainda ocupo boa parte do meu tempo livre, à caça de preciosidades literárias - bem como pesquisando pela internet. Dessa forma, desenvolvi uma filosofia própria de vida, aproveitando o que cada corrente de pensamento estudada me oferecia de prático.
Ao longo da pesquisa, notei que a maioria dos livros sobre autoajuda, filosofia e psicologia aplicada têm algumas coisas em comum; em sua maioria abordam o leitor com a seguinte ideia: “O ser humano é uma estrutura complexa, controlada por uma máquina mais complexa ainda, a mente, que infelizmente, não vem com manual de instruções, razão pela qual muitas vezes dependemos das mais variadas terapias ou da ajuda de profissionais qualificados para ter uma vida com resultados satisfatórios”.
Minha proposta com este trabalho é quebrar esse paradigma.
Baseado em lições tiradas de inúmeras fontes, tais como as escrituras sagradas de diversas religiões, livros de filosofia, psicologia, parapsicologia, ocultismo, técnicas comportamentais, etc., desenvolvi o Método SDA, três passos que condensam conhecimentos milenares, à disposição do leitor na forma de dicas práticas facilmente aplicáveis, simplificando o manuseio de sua “máquina”. Assim, cria-se a ideia de algo como um “controle remoto” o qual habilita o leitor a acionar ou alterar os resultados obtidos na vida, até então creditados à “sorte” ou simplesmente ao “destino”.
Os conceitos que compartilho são fruto de uma leitura própria, com adaptações culturais dos princípios absorvidos de fontes respeitáveis, sempre baseados em argumentos sólidos, porém, fontes estas que jamais considero como donas da verdade. A verdade é, a meu ver, um estado abstrato inatingível, uma vez que o universo e a vida são dinâmicos e transformam-se a cada segundo. É, dessa forma, diferente a cada momento e para cada pessoa.
O livro é uma síntese desses conceitos e abre espaço para uma continuidade quase infinita, de novas aplicações mais específicas do método, assumindo o “controle remoto” de áreas como: Relacionamentos, Saúde, Prosperidade, Carreira e por aí afora.
Os três passos do Método SDA consistem no seguinte:
1- Saber – É tomar consciência de quem você é e do que você quer. É definir as metas. Aprender o que é necessário para alcançar essas metas. Instruir-se, preparar-se. Eliminar os falsos conhecimentos, as mentiras que bloqueiam seu caminho. Desenvolvemos aqui a teoria de como as coisas acontecem e se manifestam na vida e no universo, nos diversos níveis de percepção, sempre ilustrada com citações de célebres pensadores ou pérolas da sabedoria popular, também com exemplos práticos do cotidiano, para que o leitor se identifique, absorva e visualize o mais nitidamente possível a ideia.
2- Decidir – É tomar a decisão. É querer. Querer de verdade. Querer com força. Desenvolver uma atitude forte e superar as vaidades, vergonhas; é blindar-se contra as opiniões dos outros. Aqui, mostro maneiras de interagir com essas leis universais, técnicas de treinamento mental, correção de atitudes prejudiciais, expondo assim as formas como se pode interferir efetivamente na ordem dos acontecimentos.
3- Atrever-se – É ousar. É não admitir limites. É não ter medo de falhar. É aprender a passar por cima do medo. Revogar o sentido de impossível. É não desistir jamais. Só os ousados fazem o que ninguém mais fez. Aqui damos os últimos retoques em tudo o que foi visto, encorajando o leitor a por em prática o que aprendeu.
Temos ainda um apêndice, onde ensino algumas técnicas de respiração e meditação, de modo a dar uma base para que o leitor continue praticando o que aprendeu e possa ainda aprofundar-se no autoconhecimento.
Termino cada módulo com frases para reflexão. Tudo em um formato bem condensado, a fim de tornar o livro um projeto acessível e de fácil leitura.