The Princess Bride

The Princess Bride William Goldman

Resenhas - The Princess Bride

GG 19/03/2023

As you wish...
Metaficção sobre a escrita de um livro com apenas as partes boas de um livro (fictício) já escrito, que era lido pelo pai do autor quando ele era criança.

Confusa essa explicação? Um pouco, mas faz sentido quando começamos a ler.

Goldman colocou todos os elementos emocionantes que ele conseguiu pensar em um livro só: romance, princesa e príncipe lindos, esgrima, piratas, duelos, aranhas, tortura, animais selvagens, homens inumanamente fortes, companheirismo, vingança, assassinatos e um final incomum.

Além de toda aventura e emoção contadas de um modo fluido e muito engraçado, tem várias frases quotáveis e várias citações famosas.

"Hello. My name is Inigo Montoya. You killed my father, prepare to die."

É muito fácil entender pq esse livro marcou tantos autores e roteiristas, dadas às inúmeras referências a ele em livros (pelo menos no processo criativo, pois me convenci a ler depois de ver o Sanderson falando dele) e seriados.

JAlia431 15/12/2022

Escola
eu só li por causa da escola mas acho que se eu tivesse lido com calma e em português eu teria gostado mais do livro

Books Bella 17/11/2022

Um dos piores
Coloquei que li essa versão em inglês pois a em português não tem disponível aqui no skooby pra marcar. Enfim, eu ODIEI esse livro, creio que foi uma das piores leituras, fiz a muito tempo mas achei a escrita taaaao arrastada, tive que dividir o livro em 300 partes com post it pra conseguir ler pq não queria deixar abandonado na estante. Fora que o final é bem ruim, não leiam!! Perca de tempo. Em português se chama "a princesa prometida", capa linda, mas sem conteúdo algum.

Beatriz463 25/10/2022

Que livro bom aaa
Sem defeitos. É emocionante, cativante, engraçado e é um dos meus favoritos. Essa edição é perfeita, apenas. Cheia de comentários que só agregam na história. Recomendo demais.

carolpassig 25/04/2022

Sagaz, divertido e bem construído, mas envelheceu mal.
O livro é inteligente e o estilo narrativo é bem interessante. Os personagens são cativantes e a parte da aventura é divertida e estimulante. Resumindo, esse teria tudo para ser um livro sensacional se não fosse pelo fato de que ele envelheceu terrivelmente mal. Buttercup apanha mais de uma vez, inclusive do mocinho, que tem várias falas diminuindo a princesa. Ela, inclusive, é corajosa e inteligente, mas não questiona muito o tratamento que recebe de Westley. É uma pena e a situação é mil vezes mais frustrante porque o restante da história é realmente muito bom. :-(

CFontes 14/04/2022

Um conto de fadas, sem fadas
Resumo: história leve, que te faz rir às vezes. Um autor bem criativo e com seu próprio humor para a escrita (o que é muito positivo). Mas, não uma leitura rápida ou envolvente na maioria das vezes.

Decidi ler esse livro por causa de uma aula de inglês que tive sobre methafiction. Não conhecia o título, mas minha professora e colegas falaram muito bem, parece ser um clássico para quem cresce nos Estados Unidos.

Demorei mais do que achei que iria demorar para ler o livro. A história é bem contada e envolvente em alguns pontos, porém demorada e meio que sem sentido em outros. Pensei em abandonar o livro, mas queria muito saber o final e já tinha lido demais para abandonar assim do nada.

O livro é muito bom por ser o que se propõe ser, como li em uma resenha do livro. Goldman propõe uma história com princesas, príncipes, gigantes e lutas de espadas, e é exatamente isso que o livro é. E acho que por isso ele consegue se manter sendo bom, apesar dos momentos em que dá vontade de abandoná-lo kakakakak.

Não é uma leitura rápida, mas por ter um número pequeno de personagens e situações, fica fácil de seguir mesmo tendo um tempo em que você não lê o livro. O amor da Buttercup e Westley é meloso, mas isso até trás um pouco de humor para o livro. O que mais me prendeu foram as pequenas sessões em que o autor conversa diretamente com o leitor sobre como o livro foi feito e o processo de ?reescrita?. O fato de Goldman ter criado um autor fictício que teoricamente escreveu o livro que ele está modificando foi o que mais me prendeu na leitura, foi o primeiro livro que li assim (além de The Things They Carried).

Não assisti o filme, mas acho que não é preciso ler o livro, o filme já estaria bom o suficiente para conhecer a obra. Acho que a única parte do livro que valeria muito a pena ler (depois de assistir o filme) seria o capítulo de Buttercup?s Baby, que, para mim, é a melhor parte do livro, principalmente pelo final.

Bianca 05/10/2021

entediante
Não sei bem oque eu estava esperando, mas oque recebi não foi muito bom. a protagonista - Buttercup - é bem chatinha, influenciável e fraca, parece q só vive pro Westley. Ele tbm é surtado, apesar de um pouco mais interessante. O príncipe Humperdick p mim é o principe do Shrek 2, e o Inigo é obcecado demais. O Fezzik foi o melhor personagem, mas até ele era enjoado as vezes. A história é interessante, mas EXTREMAMENTE arrastada. tipo, eu não preciso saber do passado inteirinho de todos os personagens. A escrita é mais ou menos. A minha maior revolta são os capítulos. 400 PAGINAS PRA 8 CAPITULOS!!!! parece q a gnt lê lê e não avança. Vou ler The Princess Will Save You que aparentemente é uma "reescrita" dessa história (e o motivo de eu ter começado a ler esse aqui) e eu espero que seja melhor.

sstefani 27/02/2011

Inconceivable!
O livro não é profundo nem tem uma história completamente original. Não é inovador ou surpreendente em nenhum sentido. Ele é exatamente o que se propôs a ser: Um conto de amor e aventura. E é exatamente por isso que eu o adorei.

A história, como o autor revela logo de início, possui todos os clichês possíveis de um conto de fadas (exceto as fadas): Dois reinos, príncipes e princesas, um casal apaixonado, tiranos, criaturas selvagens, bandidos, piratas e etc. A única "decepção" na verdade é que como todos esses componentes estão lá a maioria nem mesmo chega a ser explorada.

Como toda história de amor e aventura, o casal passa por vários obstáculos. Se não viu o filme, há algumas reviravoltas que vão te surpreender.

Enfim: se procura por uma história leve, que recorde a aventuras de infância, com incríveis diálogos (quem disse que tudo era clichê?) esse livro certamente vai encantar você.