ABC do Comunismo

ABC do Comunismo Nikolai Bukharin...

Resenhas - ABC do Comunismo

Carolina.Rollsing 15/01/2024

Perfeito!
Nossa, que livro maravilhoso! Perfeito pra quem gosta da ideia comunista e de esquerda, mas se sente um pouco lesado de informações sobre o que de fato é. Uma leitura fácil e rápida. Simplesmente amei!

rafinhakjkjkj 11/11/2023

Incrível p introdução
Esse foi o mais claro q eu li sobre o comunismo, tem uma linguagem mais leve e sem muitas expressões complicadas, super fácil de entender e tem uma didática mto boa. Com certeza o mais fácil para aprender sobre o comunismo

ana :) 22/09/2023

Pela perda dos grilhões
"Ele [proletariado] pode sofrer derrotas parciais, mas sua vitória é inevitável, tão inevitável quanto a derrota da burguesia." (p. 104)
É para quem quer conhecer o comunismo, seja concordante ou não com seus meios. Introdutório para leituras básicas como o próprio "Manifesto do Partido Comunista", em que explica conceitos como ditadura do proletariado, luta de classes e o funcionamento do sistema capitalista.
Inegável a urgência das insurreições no mundo, mas, no caso brasileiro de 2023, é preciso observar as resistências já existentes. Ainda que escrito há 103 anos, as críticas ao pacifismo, imperialismo e aos sociais-democratas são aplicadas ao contexto atual.

Mel 12/07/2023

Excrescência
Mais uma tentativa de entender a mentalidade comunista? falhei miserávelmente! Impossível entender esse tipo de pensamento, principalmente tendo conhecimento dos resultados da tentativa de implementação do comunismo na Rússia.
Apesar disso, recomendo a leitura. É preciso conhecer para refutar.

Binho 09/03/2023

ABC Do Comunismo
Achei um livro bem didático, sem muitas palavras e conceitos difíceis (e quando tem, são bem explicadinhos). É um ótimo livro pra quem tá começando mas recomendo ler primeiro O Manifesto, pra se situar e ter uma base boa.

lum1ta_ 08/01/2023

vai pra cuba
Apesar da linguagem rebuscada,que eu acho que não tem como fugir mesmo,o livro cumpre o papel de ser a primeira leitura sobre comunismo PERFEITAMENTE:é escrito de uma maneira didática e descontraída em algumas partes.Até um acéfalo entende comunismo,se realmente estiver disposto né.

natan 19/12/2022

leitura marxista introdutória
livro foda, essencial pro entendimento do funcionamento da maquina industrial nos seculos xix-xx, meios de dominação da burguesia, algumas consequencias do fordismo sobre as mentes e corpos dos operarios, as internacionais socialistas e a terceira internacional comunista, detalhes da revolução de outubro, os bolcheviques e o programa do partido da classe trabalhadora

Kay 04/05/2022

ótimo para introdução
reli ele a pouco tempo para voltar as leituras marxistas e é um livro introdutório muito bom, ele trás termos mais fáceis e os que são mais difíceis tem a explicação no rodapé. acredito que você precise ter uma noção do contexto histórico da época tipo: revoluções industrial, primeira guerra, revolução russa, etc. mas no geral é um livro atual sobre coisas que (infelizmente) acontecem no nosso sistema e é um livro para organizar o seu ódio, que te impulsiona a se mover pelo seu povo. como dizia che guevara, que a injustiça não te entristeça que te radicalize!
Mopi 30/03/2023minha estante
Num mundo em que as pessoas vivem felizes no capitalismo, amam o iphone, almejam a casa própria e planejam suas viagens pra Disney, não é de se estranhar que gostam da Utopia chamada Comunismo. Esta geração é a do faz de conta pra vc e o mundo real pra mim. Comunismo pros outros, capital pra mim. Faz o que não crê e pensa o que não faz. Melhor fórmula para o fracasso e destruição.

redwyne_ 19/01/2022

Professoral
Muito boa fluidez e didática importante pro tema. É possível compreender completamente o processo do início, da problemática do capitalismo, até a solução, o comunismo. Incrível como um livro que denuncia os problemas sociais em 1920 pode ser tão atual.

sasa 19/09/2021

Gostei da forma didática que ele apresenta tópicos essências para o entendimento do que é o comunismo como um todo.

juliajunq 28/02/2021

Livro essencial para o entendimento do comunismo
Bukharin e Preobrajenski descrevem de forma didática, simples e extremamente explicativa todos os tópicos essenciais para o entendimento do comunismo. Além disso, são descritos diversos eventos para permitir a compreensão absoluta do texto, auxiliados por um índice com os nomes citados ao longo da obra. Muito bom.

Amigo Imaginário 26/07/2022minha estante
Incrível como você não entendeu nada e é tão pobre analíticamente que confunde o materialismo com algo abstrato. Depois, como de praxe dos que caluniam o comunismo: repete o velho discurso falsário anticomunista. Parabéns reacionário, você é a prova viva de como o marxismo é atual.