As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas -

Cinara... 08/09/2021

" Está em Avalon, mas está aqui. Está em todos os lugares. E aqueles que precisam de um sinal neste mundo sempre o verão."

A sensação que eu tive em toda a leitura do livro foi que alguém estava do meu lado contando toda a narrativa pra mim!
Simplesmente incrível!
Tem livros que nos mudam, e definitivamente não sou a mesma pessoa que começou lá na primeira página!!!
Favorito da vida, amei tudo mas entre os quatro livros o Gamo Rei foi meu favorito.
Incrível! Quero ler tudo sobre o rei Artur! ?
@tigloko 09/09/2021minha estante
Vou colocar na lista, fiquei órfão depois das Crônicas de Arthur do Bernard Cornwell ?

Cinara... 09/09/2021minha estante
E eu não vejo a hora de começar as crônicas de Artur ???

Nado 20/05/2023

Uma obra-prima escrita por Marion Zimmer Bradley, publicada originalmente em 1979. O livro é um romance histórico que reconta a lenda do Rei Arthur e dos Cavaleiros da Távola Redonda sob outra ótica. A história é narrada por quatro mulheres: Morgana, Igraine, Gwenhwyfar e Viviane, a Rainha do Lago.
O enredo se passa na Bretanha em meados século V, permeando com o período de transição entre a religião, consideradapagã, e a chegada do cristianismo. A trama é centrada na figura de Morgana, meia-irmã de Arthur, e aborda questões como política, religião, poder e o papel da mulher na sociedade da época.
Uma das características de maior destaque é a forma como a autora conta os eventos clássicos da lenda arturiana, dando voz e importância às mulheres da história e faz uma releitura cirúrgica de tais eventos. Ao longo da narrativa, há o ponto de vista de Morgana, uma sacerdotisa que tem visões e poderes místicos.
O que também me chamou a atenção é a abordagem realista dos personagens, que são retratados com nuances e complexidades. A relação entre Morgana e Arthur, por exemplo, é retratada de maneira ambígua e cheia de conflitos. A escrita explora outros temas, como traição, ambição, amor e redenção.
Recomendo fortemente aos amantes de classicos e fantasias, por ser uma leitura envolvente e cativante, sobretudo para aqueles que têm interesse pelas lendas arturianas. A obra oferece uma visão única.
Marcos5813 21/05/2023minha estante
Desde de meus 15 pra 16 anos quero ler esse livro, mas, nesse meio tempo outras obras que também desejava ler com igual interesse caia nas minhas mãos primeiro, assim a leitura "As Brumas de Avalon" ia sendo postergada. Mas lerei em breve, em nome do Senhor. :)

Nado 21/05/2023minha estante
Recomendo fortemente. Eu li com dois amigos e divimos a leitura em 4 meses. Fluiu perfeitamente, sem interferir em outras leituras.

Eloiza Cirne 11/02/2020

O olhar feminino conta a lenda do Rei Arthur
"Mas sei demais sobre a verdade, sobre como a vida funciona. Vida após vida nas quais nós, e apenas nós, podemos descobrir as causas que colocamos em movimento e reparar os danos que causamos. Não é lógico que um homem, por mais santo e abençoado que fosse, pudesse expiar todos os pecados que todos os homens cometeram em todas as suas vidas." As Brumas de Avalon, Marion Zimmer Bradley

Rayza.Figueiredo 13/03/2022

UNICAMENTE sobre Religião
Verdade seja dita: eu embarquei nessa leitura sem saber ao certo o que esperar, mas definitivamente não era isso que eu esperava;

o que ninguém te conta sobre Brumas, é que o livro INTEIRO é uma eterna batalha entre os padres e as ?bruxas?;

Artur é apenas um início para um meio e fim; Marion pegou todas as lendas em torno do Rei, desde os primórdios, e colocou como romance intermediário pra dar a mensagem que ela queria; acrescentando algumas fantasias à Excalibur, onde o real poder da espada se encontrava em sua bainha (previamente encantada pela Sacerdotisa de Avalon), que o impedia de sangrar até a morte.

Moral da História: pessoas matam e morrem pela religião defendendo seus deuses a todo custo; justificando seus atos como a ?vontade de deus?; mas no final das contas, ambos deuses seguem vivos enquanto todos os seguidores morrem, simplesmente porque eles não precisam de ninguém pra fazer o trabalho deles.

Faz muitas menções à passagens e personagens da Bíblia, o que te faz criar um certo receio com algumas passagens do livro. Vez ou outra você se pega pensando: perdão Deus, eu não sabia que esse livro era a pura Sodoma ?? pois a galera de Avalon prega a liberdade total de coisas como: pedofilia, incesto, infidelidade; fora a completa manipulação do destino das pessoas.

o livro é fluido e instigante, e o pensamento que fica ao final é apenas: será que existe uma religião 100% boa e certa? ou será que só enxergamos como certa àquela com a qual crescemos acreditando?

fica ai o questionamento.
Emilia.Reis 15/03/2022minha estante
falou tudo, vou copiar e colar kkkkk

Rayza.Figueiredo 15/03/2022minha estante
kkkk desconfiaaa kkkkkk

Emilia.Reis 15/03/2022minha estante
???

Sara 07/01/2023

O livro conversa com você, os personagens conversam com você, eles confessam para você o que sentem e você quer murmurar para eles enquanto lê, os aconselhando. Nossa, muito imersivo.

Te faz pensar em coisas que fazem parte da sua vida e que você não vê porque de certa forma você também tem seus olhos encobertos por essa bruma.

Giordano.Sereno 21/01/2021

Um grande livro grande
Fazia tempo que não lia um bom calhamaço. Esse livro foi essencial para acabar com a ressaca de livros grandes. Só fã das lendas arthurianas. Meu primeiro contato foi com a trilogia As Crônicas de Arthur de Bernard Cornwell. Nessa série, o autor deixar claro que deseja ser o mais fiel possível à realidade, ao Arthur histórico.
Depois de ler As Brumas de Avalon, temos certeza que a ficção é muita mais interessante que a realidade. A autora conta a história do ponto de vista das mulheres. Por isso, não há cenas detalhadas de batalhas, muito comuns na obra de Cornwell. Também chama atenção o fato de autora dar maior destaque à religião antiga de Avalon, que conferia às mulheres mais liberdade e destaque. E como o avanço do cristianismo vai destruindo a religião antiga e, ao mesmo tempo, apagando o papel das mulheres na sociedade.
É uma trama que prende atenção, muito bem construída e com um texto muito bonito. Por ser um livro longo, vai exigir maior tempo de leitura. O que é ótimo porque o leitor tem tempo de refletir sobre a obra e sua mensagem.

dieizon 15/11/2023

Fantástico
Excelente releitura da lenda do rei Arthur sob a ótica feminina abordando todas a parte mística entre os cristãos e os pagãos, com um final arrebatador fazendo várias reflexões entre os personagens, leitura excelente.

Huelen 07/04/2020

A história de Artur, a távola redonda e Camelot contada pela perspectiva feminina.

Morgana é uma personagem de índole duvidosa, pois cada autor a descreve de uma maneira. Para Cornwel em As crônicas de Artur, ela é quase uma vilã. Na verdade cabe a cada leitor tomar uma decisão. No entanto se nos basearmos por esta obra, Morgana pode ser considerada uma vítima das crenças da época.

Pouco resta a ser falado desta obra, pois trata-se de algo bastante conhecido, com resenhas e críticas bem construídas.

Mas sinto necessidade de dizer: eu recomendo!!!

Clara.Laviola 20/07/2021

O favorito mais difícil de todos
Sem dúvida o livro mais difícil que eu já li. Levei um ano e meio para ler tudo; não que fosse complicado de entender ou chato - pelo contrário, ele já estava nos meus favoritos muito antes de eu terminar. Mas foi difícil porque me fez pensar muito sobre várias coisas. Como o mundo é e como poderia ter sido. Como as coisas foram - e são - injustas. Sofri muito com esse livro. Em alguns momentos me vi chorando sem nem saber por que. Mas amei cada capítulo e valeu a pena cada página.

bwinstonn 25/10/2023

AOS PORTÕES DE AVALON
Esse volume único é enorme e demorei bastante para terminar, porque a ia lendo aos poucos, o que me ajudou bastante a compreender tudo.

Eu gostei muito porque foi um ponto de vista muito diferente dos que eu já tinha conhecimento sobre as Lendas Arturianas. Foi muito interessante ver o quanto as mulheres tinham grande importância nos acontecimentos, mesmo que por debaixo dos panos.

Confesso que o final, no entanto, não me agradou por completo, esperava que mais coisas fossem desenvolvidas e que alguns personagens fossem melhor explorados. Mas de um modo geral é um livro muito bom.

Priscila Machado 17/07/2022

Simplesmente perfeito, daqueles que quando acabam ficamos com saudades dos personagens. Cheguei até a postergar a finalização, mas hoje não teve jeito.

Cristina.Melo 29/01/2019

Simplesmente apaixonada pela Morgana desse livro! Pra mim seráde longe a minha história favorita sobre o rei Arthur, se vc assistiu o filme, não se preocupe, não tem nada de spoiler, falta muita coisa sobre a história!

João Paulo 05/04/2020

Impecável
Uma releitura dos contos arturianos etc.

Falando assim poderia soar pouco interessante ou, pior, mais do mesmo. E não é.

As Brumas de Avalon, com suas quase 1000 páginas, surpreendem, à primeira vista, pelo tamanho, mas acreditem: vale cada segundo de leitura.

São tramas perfeitamente entrelaçadas, diversos personagens e histórias paralelas merecidamente apaixonantes, cada qual com os seus protagonistas, o que faz com que cada leitor possa ter sua torcida, seu desfecho preferido.

Muito antes de a visão das mulheres, nesta obra, funcionar como um elemento puramente político, esta característica empresta uma fluidez importante à leitura é a torna mais humana, levando as lendas do Rei Artur a um outro patamar, num romance apaixonante.

Em tempo: Morgana, eu te amo.

EH 01/07/2022

Muito bom!!
O livro é bastante denso, em alguns momentos até muito lento, parece que vc entrou no país das fadas e não saiu mais... Porém é uma ótima leitura e valeu muito a pena ter lido. Agradeço demais a leitura coletiva e o apoio dos colegas, pq sozinha talvez eu não tivesse dado conta.