Antes de partir: Os 5 principais arrependimentos que as pessoas têm antes de morrer Bronnie Ware

Resenhas -

Fabíola 23/04/2024

Eu comecei o livro achando bastante interessante a forma com que foi escrito mas houve momentos que se tornaram muito cansativos, e perto da metade do livro eu já não aguentava mais ler. Além disso, fiquei um pouco irritada com a abominação do uso de medicamento e essas coisas científicas, é só autocura e blablabla. Apesar de em alguns momentos eu ter pensado: poxa, esse pode sim ser um livro 5 estrelas, da metade pro final me aborreceu e perdeu o seu brilho.

Thimsilva 15/12/2023

Uma lição (ou talvez 5)
Li esse livro por indicação da minha psicóloga e tenho que admitir que iniciei a leitura com certo preconceito, já que não costumo gostar de autoajuda. Mesmo assim, com o passar dos capítulos, descobri valiosas reflexões para a vida (e para a morte) que quando postas em perspectiva me motivaram a buscar algumas mudanças internas. Tirei uma estrela porque em alguns momentos me soou positivo DEMAIS, beirando a positividade tóxica, e minimizando algumas coisas que considero bem relevantes num contexto de vida. Mas ainda assim, vale a leitura pausada, digerindo ensinamentos e aprendizados

Viih Macêdo 04/06/2023

Maravilhosa leitura!! ?
É o tipo de leitura que você não é mais a mesma pessoa depois de finalizado.
A morte é um assunto muito difícil para a grande maioria de nós, mas, assunto que deve ser abordado e ressignificado, pois, mais cedo ou mais tarde experimentaremos o luto e a morte.
Bronnie compartilha conosco sua vida e aprendizados como cuidadora de pacientes paliativos. O livro é um manancial de cura, libertação e aprendizados. ????
Por momentos chorei com as histórias, me vi em vários arrependimentos, poder ler e aprender com aqueles que já partiram é uma dádiva.
Não é um livro sobre luto e morte, mas, um livro que te ensina sobre ter uma vida plena e construir uma jornada com propósito.

"? Foi uma boa vida ? ele dizia constantemente. ? Sim, uma boa vida.
Isso era, com certeza, uma questão de perspectiva e reforçava como a felicidade é baseada numa escolha muito mais que em circunstâncias." ????
Camila Candelaria 29/06/2023minha estante
Muito interessante, Vitoria. Esse realmente é um assunto muito pertinente, precisamos estar prontos, porque essa é a única certeza que temos e mesmo assim a maioria de nós não sabe lidar com isso. Muitos sofrem uma vida inteira e morrem sem saber lidar. Com certeza lerei. Obrigada pela dica!

leferraz 12/11/2022

Que lição de vida!!!!!!

Livro muito bom, que a cada capítulo nos ensina a valorizar a vida, o hoje, a família, amigos, nossa saúde.

Leitura obrigatória para todos!

Aline no mundo das maravilhas 04/11/2022

Lindo
Esse livro é duro, verdadeiro e delicado.
Não tem como terminar a leitura sem muita reflexão e vontade de mudar o que ainda está em nossas mãos. Recomendo muito!!

Ana Flavia Perin 25/09/2022

Esse livro pode mudar a forma que você vê e vive a vida!
Sabe quando você busca um livro para “curar” uma ferida e na verdade ele tem o poder de transformar outros setores da sua vida?

Esse livro causou isso em mim. 5 meses após a morte de meu avô, começo essa leitura e, é incrível como a Bronnie nos aproxima dela sem motivos aparentes ou apelativos, apenas pelo que ela é. Esse livro mudou minha vida e vou tentar explicar o porquê:
- Pelos simples fato de abordar assuntos que são cirúrgicos na nossa vida, pois, precisamos fazer dela intensa e significativa, e muitas vezes, isso não é um conhecimento isolado, temos consciência dele, e porque não mudamos? .
- Bronnie vive sua vida de uma maneira única o que me fez cativar pelo seu carisma, bondade e serenidade, digo isso pois, muitas pessoas podem adentrar a sua vida e lhe inspirar a ser melhor, mas são poucos os que conseguem deixar exemplos sólidos;
- O livro vai muito além de 5 ensinamentos, ele traz capítulos adicionais que incrementam e muito a obra.

Enfim, recomendo fortemente, e você sentirá as mudanças!

Lucas 24/11/2021

Todos pensamos na vida, mas você já pensou na morte?
Vivemos como se nunca fossemos morrer... Sempre atrasado, sempre com pressa, nunca temos tempo e sempre deixamos as coisas simples e que realmente importa para depois.

E conforme os anos passam, vem o arrependimento de não ter aproveitado muitos momentos importantes, que não eram não importantes assim.

O que o livro nos trás é que não é preciso apenas relembrar constantemente sobre como queremos levar nossa vida, mas que isso também requer coragem. Colocarmos de frente e mostrar ao mundo como realmente somos. O que queremos. Ser fiel a nós mesmos é a chave que nos dará paz e tranquilidade quando olharmos para trás algum dia.

Esse livro não tem intenção de ser de auto-ajuda, mas nos instiga a questionamentos, através de experiências de outras pessoas. Pessoas que dariam qualquer coisa para terem tomado escolhas diferentes.

O que podemos aprender com isso? Saberemos nos questionar, refletir, isso certamente trará mais clareza sobre o que realmente queremos. Assim, certamente não cometeremos os mesmos erros que muitos cometeram.

klarinhaaviliss 10/09/2021

Gostei bastante do livro, embora a leitura seja um pouco cansativa em algumas partes, fez sentido para mim a associação da vida da Bronnie com a trajetória que ela teve como cuidadora...

Alexandre.Nunes 27/06/2021

Uma reflexão sobre a vida
Assim que chegamos a este mundo, um cronômetro regressivo se inicia. Para alguns ele pode passar muito rápido, para outros pode demorar um pouco mais. A única certeza é que não iremos permanecer nesta vida. Este livro nos mostra que o quê importa é o valor que damos para cada momento vivido. Não tenha um final de vida com lamentações, viva o hoje plenamente.

Maytta 06/03/2021

Antes de Partir - Os 5 principais arrependimentos
Nesse livro Brownie Ware conta sua trajetória de vida enquanto cuidadora de pacientes terminais e as valiosas lições que aprendeu ao longo desse caminhos com eles. (1) Ter a coragem de viver uma vida para si mesmo e não conforme as expectativas dos outros, libertando-se das prisões que criamos para nós mesmos é o verdadeiro sucesso. (2) Não trabalhar demais, de modo a transformar o trabalho em toda sua vida. Quando você está fazendo um trabalho que ama, feito com um propósito, não se parece com trabalho, mas uma extensão natural de quem você é. (3) Ter coragem de expressar os sentimentos. Temos tanto medo de ser abertos e honestos para evitar a dor de frustar as expectativas alheias que sobrevém em consequência. Muita coisa é suprimida por orgulho, medo de represália ou humilhação; mas esse fechamento também traz sua própria dor. A culpa é tóxica e expressar nossos sentimentos é uma necessidade para que tenhamos uma vida feliz. A reação dos outros é escolha deles, assim como as nossas não dão de responsabilidade de mais ninguém. Ficar em um relacionamento em que você não se expressa, para simplesmente preservar a paz, é uma relação governada por uma só pessoa e nunca será equilibrada ou sadia. Quanto mais retardados a expressão, mais carregaremos coisas que precisam ser ditas. (4) Ter contato com seus amigos. A solidão não é a falta de pessoas. É uma falta de compreensão e aceitação. A solidão é o anseio pela companhia de alguém que o compreenda. Não perca contato com os amigos que você mais valoriza. Aqueles que aceitam quem você é e o conhecem muito bem. Não deixe a vida ser um obstáculo. Dê um jeito de saber sempre onde eles estão e deixe-nos saber que você gosta deles. Não tenha medo de ser vulnerável. (5) Permita-se ser feliz. Porque a felicidade é uma escolha.

MarcelleC. 13/02/2021

Talvez vc já saiba tudo o que esse livro ensina, mas...
Broonie conta sua história de uma forma tão bonita que por diversas vezes eu esqueci se tratar de uma história real. Muito do que ela ensina por suas experiências com pessoas no fim de suas vidas eu já sabia, mas sempre é preciso relembrar de tudo isso já que a gente vive tentando brilhar e sempre vem a sujeira querer impregnar na gente (usando as palavras da autora). É uma auto ajuda baseada em vivências reais e pessoas reais e acho que isso faz toda a diferença deste livro em relação a outros.

Demir.Dener 21/12/2020

No regrets
Gostei da forma como a autora me conduziu a reflexões e ressignificacoes, mesclando as histórias de seus clientes terminais com a sua própria.
Recomendo

arlete.augusto.1 01/12/2019

Mais do mesmo
Não costumo ler autoajuda pois sempre me decepciono, mas estavam falando tão bem deste livro que resolvi dar uma chance a ele e me arrependi. Quem sabe agora eu aprenda! O livro não tem absolutamente nada de original, nem passa alguma filosofia profunda, pelo contrário, a autora passa 70% do livro falando de si mesma, os outros 30% é que são os arrependimentos antes de morrer, mas de forma superficial. Foi uma leitura bem cansativa, que fiz alternando com outros livros pra conseguir chegar ao fim.
@allanvmariano 21/02/2021minha estante
Ignorei o seu alerta e me dei mal. Mas a lição foi aprendida. Talvez seja esse o único ensinamento do livro, não compre um livro pelo título! Leia alguma resenha antes!

arlete.augusto.1 22/02/2021minha estante
Que pena, Alan! Muito decepcionante, né?

@allanvmariano 22/02/2021minha estante
Demais! Só de imaginar o nível profundidade que esse livro poderia ter e não tem, é uma dor. A definição de decepção foi, infelizmente, atualizada com sucesso. Rsrs