A guardadora de gansos

A guardadora de gansos Irmãos Grimm

Resenhas - A Guardadora de Gansos

Rocca 28/02/2022

Honestamente...
Honestamente, não nego que a aia tenha agido de forma má. A troca foi desonesta e ela acabou pagando com a vida, algo que para os dias atuais é um ato bem exagerado. Como muitos contos de Green, a história precisaria ser adaptada para ser lida para crianças.
O meio com poesia e penteado foi chato, na minha opinião. Honestamente, se o garoto não reclamasse com o rei sobre ela, não haveria solução para a história. A princesa é bastante chata, ela apenas reage às pessoas ao seu redor, e não há justificativa para isso na história e nem para a época, eu entenderia se ela fosse uma moça pobre, mas uma princesa apenas seguindo as ordens de uma criada não me entra na cabeça. Mulheres eram realmente submissas, mas eram submissas a homens e pessoas com uma classe social mais alta que a delas, e então, por qual motivo a princesa simplesmente fazia tudo o que a criada mandava? Para não ser totalmente crítica, a história foi criada há muito tempo e encontrar esse tipo de dúvidas não é algo que me surpreenda e normalmente já leio ciente disso, portanto, acabo disfrutando mais a história.