Casulos Ricardo Mesquita

Resenhas - Casulos

Pipoca Nerd 09/10/2019

Resenha do livro Casulos de Ricardo Mesquita
Olá olá, turubooom com vocês?

Hoje vamos falar de um livro que recebi há muito tempo e fiquei enrolando até pegar. Falta de tempo de leitor, se você me entende bem. Quando você tem uma fila imensa na frente e acaba se perdendo. Mas, vamos colocar a vida em dia, certo?

Nada melhor que uma distopia eletrizante e forte para fluir a leitura.

O livro conta a história de Adam, que sofre alguns apagões e se vê num mundo de casulos, com tudo que ele conhecia em caos, as cidades destruídas.

Em meio disso, nosso protagonista tenta entender o que tá acontecendo, e sempre tem um infeliz que sabe das coisas e não quer contar, né?

O rapaz que ele resgata e que parece saber das coisas, é Roger. Um médico que cuida de Adam e que não quer contar tudo que sabe. Extremamente misterioso e discreto, totalmente irritante. haha

Entre os dois mundos, mundo dos casulos e mundo do hospital, Adam fica entre apagões e realidade. Essa agonia nos deixa agoniados também. A vontade é que ele acorde num ambiente sem esse sofrimento, sabendo o que houve ou sei lá, que fosse um sonho. Eu torci demais por ele. Queria muito que ele não passasse por isso.

Para fãs de distopia, vem que é sucesso demais. O Ricardo tem uma escrita leve e mesmo sendo um livro pequeno, você tem tanta informação que não sabe como ele colocou em pouca página. E, para os amantes de séries, é só o primeiro livro. Espero saber mais de outros personagens pequenos que apareceram e tiveram destaque imenso pro desenrolar da história.

Além de tudo, meu exemplar veio autografado. Lindamente!

Para quem quer curtir a história de Adam e sofrer junto comigo, pode procurar a Editora Lura ou o próprio autor nas redes sociais. Mais um livro do Pipoca Nacional que valeu a pena e se tornou um dos meus queridinhos.

Até mais.

site: http://pipocanerd.com/livros/resenha-do-livro-casulos-de-ricardo-mesquita/

Priscila 26/07/2019

Maravilhoso, prende de um jeito que não dá pra largar!
Estava louca pra ler esse livro, comecei a ler numa semana bem atribulada no trabalho, mas ficava aflita para ler em cada intervalo.

Casulos te prende de um jeito gostoso. Adam acorda dentro de um casulo num lago, sem nenhuma memória do passado, e encontra um cenário apocalíptico. A cidade que ele encontra está vazia e intocada, como se todas as pessoas tivessem sumido de forma misteriosa, sem deixar qualquer rastro! Ele passa o dia explorando esse novo cenário, até lembrar que havia outro casulo no lago em que ele acordou. Ele retorna ao lago e liberta um homem, mas com o pôr do sol ele sente um sono incontrolável e basicamente desmaia, quando acorda num hospital onde está sem os movimentos do corpo. Contudo, nada é o que parece.

O livro alterna os capítulos entre esse mundo apocalíptico que o Adam chama de "mundo dos casulos" e o hospital, que ele chama de "mundo do hospital". Ele acorda no mundo dos casulos com o nascer do sol e ao pôr do sol cai num sono incontrolável, acordando sempre no mundo do hospital, que a cada capítulo fica mais intrigante. Não sabemos qual mundo é real ou se são os dois. A revelação do que aconteceu com Adam vai se desdobrando num ritmo eletrizante, nos levando a fazer cada vez mais questionamentos acerca do que está acontecendo com nosso protagonista.

Tem momento hilários e angustiantes, tem um romance não muito desenvolvido por não ser o foco do livro, mas que deixa seu arco de suspense para a sequência.

O único ponto negativo desse livro é que ele termina! Ricardo, você deveria ter desenvolvido mais esses capítulos para que não acabasse logo. rsrs
Mas espero ansiosamente a publicação da sequência. O final traz muitas revelações, mas uma quantidade igual de perguntas. Preciso saber o destino do Adam!

Recomento muito esse livro que marca maravilhosamente bem a estréia desse autor mega talentoso. Parabéns Ricardo Mesquita! E obrigada por compartilhar essa histórias fantástica conosco!

Maria Clara | @umlivrodefases 24/06/2019

Resenha Casulos por @vibedoslivros
Bom, não sei nem por onde começar, tem tanta coisa que eu quero que vocês saibam desse livro, porém vocês só terão noção real do que eu tô falando lendo o livro. É um livro totalmente diferente do que eu já li, me senti um pouco no universo de The Walking Dead, mas invés de zumbis, Casulos tem outras "criaturas" por assim dizer.
Esse é o primeiro livro, acredito que de uma série, e isso me deixou um pouco desesperada, por que eu PRECISO da continuação, o livro tem um plot twist bem no final e eu fiquei tipo "e agora??? Por favor preciso de mais páginas".
Em geral eu gostei dos personagens, mas tem um em especial que não consegui gostar, provavelmente quando vocês lerem lembrarão disso.
É impossível largar o livro antes do fim.
É uma mistura de ficção com fantasia, que prende e vicia.

Bia Sousa 19/03/2019

Surpreendente
Em Casulos, livro de Ricardo Mesquita conheceremos Adam, que acordou misteriosamente dentro de um casulo, e logo percebe que tudo ao seu redor está um caos, escassez de alimentos, a cidade está abandonada e completamente revirada, e além disso ele encontra em sua volta outros casulos.

“Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada.”

Adam sofre constantes apagões, basta o pôr do sol para que ele adormeça profundamente em uma rapidez inexplicável. Depois de um desses apagões nosso protagonista decide abrir um casulo que estava no rio de onde ele também saiu. Neste casulo se encontra um homem que aparentemente sabe o que está acontecendo ali, mas que se recusa a contar para Adam.

Entre um apagão e outro Adam vaga em dois mundos, o ‘mundo dos casulos’ e também o ‘mundo do hospital’, e é justamente lá que ele dá de cara com o homem que resgatou no rio no Mundo dos Casulos. O nome desse homem é Roger, e ele é o médico responsável por cuidar do nosso protagonista, além disso, Roger é um homem muito misterioso, o que nos leva a crer que ele não é uma boa pessoa.

Ao longo do livro ficamos muito confusos, e sem saber em quem realmente acreditar, também ficamos desesperados para que Adam possa sair de uma situação tão agoniante. Também conheceremos no livro outros personagens secundários que são extremamente importantes para o desenvolvimento da história, fazendo com que alguns acontecimentos fiquem mais claros em nossa mente.

Falar desse livro é complicado, uma vez que o livro é bem curtinho, mas isso não faz com que o livro perca seu brilho. Não sei se posso considerá-lo como uma distopia ou uma ficção científica, mas para os fãs do gênero, já adianto que irão adorar essa história.

A escrita do Ricardo é incrível, muito gostosa e fluída, confesso que em momento nenhum me dava vontade de largar o livro, o enredo e desenvolvimento nos deixa completamente envolvidos pela trama. Além disso, Casulos termina de uma forma que nos deixa ávidos pelo segundo volume, que ainda está sendo escrito pelo autor.

Para quem ficou interessado, o livro pode ser adquirido diretamente no site da Lura Editorial ou diretamente com o autor. Agradeço imensamente a confiança do autor e gostaria de parabenizá-lo por ter escrito um livro tão incrível.

site: https://bercoliterario.wordpress.com/2018/10/29/resenha-casulos-ricardo-mesquita/

Nalí 18/03/2019

Um homem acorda se sentindo sem ar dentro de um casulo gelatinoso, não sabe como foi parar ali e não tem lembranças de quem é. Ao sair de dentro do casulo ele se depara com uma realidade distópica, tudo está abandonado e não há sinal de vida. Mas há outro casulo, com esforço o abre e retira à pessoa que está dentro, o homem resgatado, tem algumas lembranças como seu nome, Roger, e o de seu salvador, Adam!
Juntos eles vasculham a cidade atrás de comida e um alojamento, mas sempre ao entardecer Adam cai em um sono profundo e acorda em uma realidade diferente, ele está em um hospital, onde Roger é seu médico. E assim, a história vai alternando entre o mundo dos casulos e o mundo do hospital, e acompanhando Adam na tentativa de saber como e por que ele esta vivendo em duas realidades diferentes.
?Casulos? é um livro curto e bem escrito, sua leitura é rápida e fluída. Com uma trama bem construída e cheia de mistério, rapidamente somos envolvidos e conquistados, tornando impossível parar de ler até chegar ao fim do livro. Mas falando em fim, preciso dizer que fiquei completamente desolada com o fim, uma vez que a história acabar abruptamente. Não sou contra deixar um pouco de mistério e respostas para o segundo volume, porém fico consternada quando o livro termina em um momento ápice da história, realmente fiquei extremamente frustrada!
Mas veja bem, não estou dizendo de forma alguma que a história é ruim ou que você não deveria ler, bem pelo contrário! A narrativa é tão maravilhosa a ponto de me deixar desesperada para saber o que esta acontecendo com Adam! Ricardo Mesquita acertou em cheio no clima de mistério e suspense da trama. Irei aguardar ansiosamente pelo segundo livro, enquanto rezo para que ele esteja cheio de respostas e sacie toda a minha curiosidade.
Para findar deixo aqui minha recomendação: se tu gosta de SCI-FI e distopia leia ?Casulos?, e meu agradecimento ao Ricardo por ter me enviado seu livro, foi um prazer enorme lê-lo.

Rafaela.Natalia 13/02/2019

Sabe aquele livro para sentar numa tarde com uma boa xícara de café e ler de uma vez só??
Lhes apresento " Casulos" do autor @rick.mesquita
Um livro cheiro de mistério, que te deixa curioso e muito intrigado do começo ao fim...
O protagonista Adam acorda dentro de um casulo, sem entender nada do que está acontecendo e procurando por respostas... Neste novo mundo que ele ainda não conhece
Depois de um tempo Adam desmaia e acorda no mundo do Hospital, onde ele estava em coma e acaba de acordar
Assim os capítulos vão intercalando entre o mundo dos Casulos e o mundo do hospital, deixando o leitor curioso para saber o que realmente está acontecendo, junto com o protagonista
Adam abre outro casulo e conhece Roger, uma pessoa que parece saber mais sobre esse mundo do que ele, e logo algumas coisas vão fazendo com que ele desconfie de Roger
No mundo do hospital Roger é o médico de Adam, e no decorrer do livro outros personagens vão sendo trazidos a trama, personagens importantes que fazem da narrativa mais interessante
O livro tem capítulos curtos, porém cada um deles com conteúdos importantes e que deixam o leitor com vontade de continuar lendo sem parar
As duas realidades são instigantes e fiquei curiosa para saber muito mais sobre esse universo, já que o livro acaba em aberto e deixa o leitor querendo ler logo o próximo volume 🤔
A trama conta com tudo que uma boa ficção científica tem, mistério, suspense, ciência e uma pitada de romance...
Sem contar a realidade paralela bem trabalhada pelo autor 👏
Quem aí já leu? O que achou?
Leitura super indicada ❤️
"Chega já estou cansado desse pesadelo maluco. Quero acordar! - brandei interrompendo-o.
- Você realmente acredita que isto aqui tudo é um pesadelo seu? Quanta presunção!
- Claro. Não é possível que esse mundo seja real. Para falar a verdade, nem sei se o mundo do hospital é verdadeiro. Quem sabe ainda não estou em coma, por algum motivo? Ou tenha morrido e estou vivenciando o inferno?!"

site: https://www.instagram.com/diariodeleiturasdarafa/

Isabela | @readingwithbells 06/02/2019

Adam acorda e se vê preso dentro de um casulo gelatinoso de cor âmbar.
Ao sair do casulo, ele se encontra em um mundo "pós-apocalíptico" onde não se encontra uma pessoa viva.
Ele precisa tentar entender o que aconteceu não só consigo mesmo, mas com todo o resto da população, porém existe um problema: ele não consegue lembrar-se nem do próprio nome.
Quando chega a exaustão e ele precisa dormir, Adam acorda em um hospital, onde um médico trajado de amarelo e com máscaras cuida dele e constantemente aplica uma injeção com um líquido verde em seu pescoço.
Adam está perdido e sem entender nada nos dois mundos, chamados de o “Mundo dos Casulos” e o “Mundo do Hospital”.
Cabe a ele tentar descobrir tudo o que está acontecendo.

Bi Faria 22/01/2019

A capa me deixou mega curiosa! E foi uma leitura rápida, e cheia de mistérios que eu queria desvendar.
Adam desperta dentro de um casulo de cor âmbar dentro de um lago. Sem memória, ele quer respostas do que está acontecendo.
O mundo a sua volta já não é mais o mesmo, tudo está deteriorado. Mas será que existem outras pessoas ou somente ele? Ele procura durante horas e ao sentir uma dor forte na cabeça tem flashes de memória, e há mais um casulo no lago, e ao retornar ele o vê e resolve abrí-lo. Lá dentro estava um homem, Roger. Mas antes que Adam pudesse constatar mais alguma coisa, ele desmaia.
Acorda em uma cama de hospital, onde fazem vários procedimentos, eles lhe explicam que ele tinha sofrido um grave acidente, não sentia as pernas. Seu médico, que era o mesmo que saiu do casulo, veio lhe examinar e lhe disse que vários exames iriam ser feitos.
E mais uma vez o breu, Adam acorda no 'Mundo dos Casulos' e uma rotina se forma entre esse mundo e o 'Mundo do Hospital'. Outros casulos são encontrados pela cidade. Roger organiza tudo e vai abrindo um a um.
Mas o que o Roger pretende? Do Adam não se lembra? O que aconteceu com o mundo? "Mas não tento fugir da realidade. Sei que, se eu morrer aqui, acabou! Não vou abordar de um pesadelo. Já passou da hora de você aceitar isso e reconhecer que esse mundo é verdadeiro!" "...Se você tivesse vivido tanto quanto eu, concordaria que no mundo existem infinitas possibilidades da mesma forma que existem inúmeras possibilidades de mundo." @rick.mesquita @casulosoficial @lura_editorial

Ler é Literário 19/01/2019

Imagine que você sofreu um grave acidente e acordou imóvel, sem conseguir falar, em um pequeno quarto de hospital. Você não se lembra de nada, mal sabe seu nome... Isso já é bastante assustador. Agora acrescente que a cada vez que você dorme, vai parar em um lugar diferente, outro mundo, onde está completamente curado, as pessoas estão presas em casulos, e existem monstros que a todo custo querem te matar. Bem vindo ao mundo pós-acidente de Adam!

Encurralado em um hospital ao qual ele não faz ideia de onde é, preso em um tratamento estranho, Adam se vê entre a realidade em que está paraplégico, e a realidade (ou sonho?) onde suas habilidades aumentam a cada dia. Como confiar em alguém? Estava imaginando coisas? Ficando louco? Ou ainda em coma? A única certeza que ele tinha era que amava a estranha conhecida Priscila e que faria o impossível para salvá-la em qualquer um desses mundos.

Casulos é um sci-fi de leitura rápida e empolgante que te leva para acompanhar Adam nesses dois mundos e suas andanças cada vez mais perigosas e complicadas. Escrito por Ricardo Mesquita, escritor que quer inspirar pessoas com a sua literatura e que te faz querer saber todos os segredos desse grande quebra cabeças com ele.

[...]

LEIA MAIS DA RESENHA NO BLOG

site: https://lereliterario.blogspot.com/2019/01/resenha-66-casulos.html

Nathy 08/01/2019

Ricardo mesquita
Imagine que você sofreu um grave acidente e acordou imóvel, sem conseguir falar, em um pequeno quarto de hospital. Você não se lembra de nada, mal sabe seu nome... Isso já é o bastante assustador. Agora acrescente que a cada vez que você dorme, vai parar em um lugar diferente, outro mundo, onde este completamente curado, as pessoas estão presas em casulos, e existem monstros que a todo custo querem te matar. Bem vindo ao mundo pós-acidente de Adam!
Casulos é um Sci-fi de leitura rápida e empolgante que te leva para acompanhar Adam nesses dois mundos e suas andanças cada vez mais perigosas e complicadas. Te faz querer revelar todos os segredos desse grande quebra cabeças com ele.
Achei o livro muito rápido, mas muito bem construído. A narrativa é envolvente e com bastante ação fazendo com que você leia vorazmente até a última página. Narrado em terceira pessoa, me fez pensar várias vezes sobre a sanidade do protagonista.
Falando nele, Adam é um personagem envolvente e interessante. Com um passado obscuro e personalidade forte monta um bom personagem deste estilo de escrita. E conseguiu minha simpatia mesmo usando do “ poder do protagonismo” inúmeras vezes. Pena não poder dizer o mesmo de Pitty, a mocinha, personagem sem sal demais , altamente irritante, me lembrou muito a Alice de residente evil 2 (personagem chata, com utilidade mínima). Espero q no próximo livro ela tenha mais destaque e seja menos boba.
Temos uma ambientação bem feita, dividida em duas realidades: O hospital super tecnológico e aparentemente perigoso e um mundo pós apocalíptico onde em cada lugar esconde um perigo. A descrição dos locais é bem feita, mas poderia ter um pouco mais de aprofundamento, senti falta de alguns detalhes bobos que deixariam a leitura mais imersiva do que já é. Isso não estraga a ambientação do livro que é incrível.
A diagramação do livro é incrível! Mais um livro impecável da Lura Editorial.
Quero a continuação na minha mesa pra ontem! Livro super indicado para leitores que gostam de livros rápidos, enérgicos e fluídos.

Thaisa 08/01/2019

Por Thaisa Lima no blog Minha Contracapa
Já aconteceu com você de pegar um livro para ler antes de dormir – despretensiosamente – e ficar naquela de “só mais esse capítulo e eu vou dormir”? E o pior, quando se dá conta, chegou na última página porque não conseguiu desgrudar o olho da história mesmo morrendo de sono? Foi exatamente isso que Casulos fez comigo.

Não sei dizer se foram os capítulos curtos e recheados de mistério (milhões de perguntas e poucas respostas), com ganchos que te obrigam a continuar a leitura ou se foi o cenário pós-apocalíptico que me prendeu. Só sei que devorei o livro e levei só umas 3 horinhas pra concluir ele.

Adam é o nosso protagonista. Ele acorda dentro de um casulo cor de âmbar, desorientado, sem saber como chegou ali e totalmente sem memória. Além de estar dentro dessa coisa, o casulo caiu em um lago. Ele consegue se libertar da membrana que o “aprisionava” e ao chegar em terra seca – depois de quase morrer afogado – se depara com um mundo desabitado. Sem saber seu próprio nome, completamente perdido (igual a nós, leitores) e diversas perguntas sem respostas, ele vai em direção à cidade, em busca de outro ser vivo que possa informar o que aconteceu.

Mas, durante a sua busca, ele tem um lampejo de memória e lembrou que não caiu sozinho naquele lago. Adam volta para o lugar e encontra o outro casulo. A tentativa de salvar o outro ser humano acabou com suas forças e ao libertar o homem do casulo, ele apaga. Ao acordar, percebe que está em um hospital, ainda sem memória e sem conseguir controlar seu corpo.

Nosso protagonista acorda nos primeiros raios de sol e no findar da tarde é acometido por um apagão, o fazendo acordar sempre em um dos dois mundos no dia seguinte. Vivendo entre o “mundo do casulo” e o “mundo do hospital”, coisas esquisitas acontecem e assim como Adam, o leitor tenta encontrar respostas para definir o que realmente está acontecendo.

O mistério dessa narrativa é tão intenso e nos prende tanto que não consegui definir qual das duas realidades que Adam caminha é a verdadeira. Esse, pra mim, foi o grande mistério que tentei desvendar e confesso a vocês que estou até agora tentando decidir qual mundo é o verdadeiro ou se os dois o são.

Ricardo Mesquita trabalha muito bem a curiosidade do leitor, terminando cada capítulo com respostas à conta-gotas e uma pergunta ainda maior que a anterior. Ele brinca com o leitor, nos envolvendo no mistério desses mundos e das pessoas que compõem os dois universos.

Os ambientes são misteriosos. Os personagens secundários sãos mais misteriosos ainda. As intenções das pessoas é uma incógnita sem tamanho. O mistério que envolve a vida de Adam, o tal “acidente” e o envolvimento dele com cada personagem que aparece, me deixou com milhões de questionamentos e algumas teorias, mas no final das contas terminei a leitura com várias interrogações.

Casulos é o primeiro livro da trilogia e ele consegue ambientar (torturar) o leitor nesse universo fantástico futurista. Se a intenção do autor era envolver o leitor nessa história insana e nos deixar desesperados pela continuação, ele conseguiu, pois estou aqui quase desenhando nas paredes em busca de respostas.

Uma história insana, com um mistério envolvente e personagens enigmáticos. A narrativa tem um ritmo frenético e o cenário pós-apocalíptico é a cereja do bolo. Recomendo a leitura para quem ama distopias, fantasia e um ótimo mistério.

Eu PRECISO da continuação!

site: http://minhacontracapa.com.br/2019/01/resenha-casulos-de-ricardo-mesquita/

Ana do Café com Leitura 28/12/2018

Casulos
Um casulo é forçado a ser aberto. O homem que sai de dentro daquele ambiente fechado, gelatinoso e de cor de âmbar, do fundo do rio, é Adam, protagonista dessa distopia criada pelo autor Ricardo Mesquita.
Adam busca por refúgio e luta pela sobrevivência, entretanto há na trama uma constante averiguação por respostas, já que sua memória teria sido abalada por um suposto acidente que teria marcado sua vida.
O protagonista vive em ambientes distintos: "O Mundo dos Casulos" e "O Mundo do Hospital", o que parece contrastar a realidade e o imaginário. Assim, nessa alternância entre os dois ambientes, o estar acordado, além de por vezes sob efeito de medicamentos que era forçado a tomar, percebe que mais pessoas estariam em outros casulos.
[ Resenha na íntegra no cafecomleitura.com!]
Tenho grandes expectativas quanto à continuidade da trilogia, já que o livro nos trouxe alguns mistérios acerca da identidade do protagonista e que nos parece que serão reveladas ao longo da série. Nos ficam expectativas enquanto leitores! ;)
O livro possui uma escrita simples, fácil e com uma trama bem elaborada.

site: http://www.cafecomleitura.com/2018/12/resenha-27-casulos.html

ndonofreo 28/12/2018

Casulos conta a história de Adam, um cara que acorda dentro de um casulo cor de âmbar de baixo d'água, ele começa sua sobrevivência em uma cidade fantasma, onde consegue roupas, comidas e uma moto. Sem saber o que está acontecendo com o mundo ele volta ao lago, pois lembrou que também tinha outro cara com ele, Adam acaba se esforçando para tirar o cara da água, mas isso acaba sugando todas as suas forças e ele desmaia.
Adam acorda em um quarto branco, em um hospital e seus dias acabam sendo divididos entre o mundo dos casulos e o do hospital.

Foi um livro que me interessou bastante por conta das resenhas que eu li, com uma leitura até agradável o autor tenta nos prender a história (o que da até certo, pois li em umas 3 horas), mas acaba não sendo uma história muito boa, pois para eu pareceu que o livro todo era com base em violência, o que quase me fez largar o livro. Contrariando todas (ou a maioria) das resenhas, eu não recomendo muito esse livro, porém vou esperar sair o segundo e vou ler, para ver se o autor acaba evoluíndo e tirando a maior parte dessa violência.
Ricardo.Mesquita 09/01/2019minha estante
Olá, Vih Maddox.
Agradeço por ter lido o livro e pela resenha.
Fico feliz por ter conseguido te prender à história e por saber que lerá a continuação.
Sinto muito por existirem algumas cenas de violência na obra, mas é difícil construir uma distopia pós-apocalíptica sem elas.
Tentarei evoluir e retirar qualquer violência gratuita que possa existir no próximo volume.
É uma pena que tenha odiado a história de Adam, dando 1,5/5, mas, infelizmente, sei que não conseguirei agradar a todos. Estou apenas no início de carreira e tenho um longo caminho de aprendizado pela frente.
Muito obrigado por sua opinião.
Grande abraço.

Milena @albumdeleitura 17/12/2018

Casulos
O que você faria se acordasse dentro de um casulo sem saber o seu nome e nem ao menos o que te trouxe até ali? E se depois de um apagão acordasse em um leito de hospital sem ter a autonomia de controlar o próprio corpo?

Pode parecer loucura, mas esta é a atual situação em que Adam se encontra; a cada amanhecer e a cada entardecer sofre apagões sem aviso prévio e vaga entre dois mundos: "O mundo dos casulos" e "O mundo do hospital".

Em uma busca desenfreada para tentar descobrir qual destes mundos é o real, o protagonista viverá duas experiências eletrizantes e enigmáticas que, apesar de distintas, ao mesmo tempo estão interligadas entre si. Mas nessa loucura toda, como distinguir a realidade da imaginação?

Saciando aos poucos a curiosidade do leitor, surgem novas questões instigantes e o mistério e o suspense parecem prevalecer nesta trama inteligente e bem amarrada, repleta de reviravoltas e descobertas.

Os personagens secundários proporcionam maiores esclarecimentos em relação ao enredo, fazendo com que o leitor se sinta a cada página mais entrosado e envolvido com esse universo pós-apocalíptico.

Com capítulos curtos, porém compostos de muito conteúdo, o primeiro volume da trilogia Casulos possui um desfecho com ganchos bem conduzidos para a continuação, apesar de ter ficado em aberto e não ter apresentado muitas respostas, o que me deixou ávida pelo segundo volume, pois estou cheia de teorias sobre o que pode acontecer.

Diferente de tudo que costumo ler, o mundo distópico e/ou de ficção científica criado pelo autor vai fazer qualquer fã destes gêneros literários perder o ar e não conseguir largar Casulos até chegar na última página!

"Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada."

site: https://albumdeleitura.blogspot.com/2018/12/dica-de-leitura196.html

Karla Lima @seguelendo 05/12/2018

Sabe quando pegamos um livro e finalizamos a leitura de uma vez só? Sabe quando você se envolve com uma história e quer, desesperadamente, saber o que vai acontecer? Quando o ?só mais uma página? se transforma em ?só mais um capítulo? e que, no fim das contas o livro termina rápido demais?

Pois é!

Ricardo Mesquita nos apresenta Adam: um homem sem lembranças que acorda em um casulo. Nosso protagonista é um homem com perguntas demais e respostas de menos. Confuso, precisa sobreviver num mundo deteriorado e, aparentemente, deserto.

Além de tentar se encontrar, Adam vê sua vida dividida entre dois mundos onde,  pouco a pouco, tenta descobrir o que de fato está acontecendo consigo.

Nós, leitores, somos como Adam no começo da história: confusos, perdidos, buscando respostas que chegam em contagotas. Saciando aos poucos a curiosidade e nos deixando ainda mais instigados, pois novas questões surgem e o mistério sempre parece prevalecer.

Eu curti a leitura. Esse foi apenas o primeiro volume, mas realmente gostei da forma como a história é contada de forma direta. É uma ficção para se ler rápido, como se essa primeira parte fosse apenas o piloto de um seriado. O autor usa elementos simples para nos conquistar: a curiosidade (quase infinita), tão comum entre  leitores de ficção.

Os capítulos terminam sempre em ganchos que fazem você não conseguir deixar o próximo para ler depois (como ocorre em livros como os escritos por Dan Brown e Neil Gaiman) e isso, quando usado na dose certa, é maravilhoso.

Gostei do livro, recomendo a leitura e estou ansiosa pelo próximo volume.