Orlando e o Escudo da Coragem Ana Lúcia Merege

Resenhas - Orlando e o Escudo da Coragem

Perfil Leitora 13/07/2021

O Premiado Orlando.
Nessa obra que, em 2019, recebeu o Prêmio Odisseia da Literatura Fantástica, na categoria "melhor narrativa longa juvenil", Ana Merege fala do caminho percorrido pelo jovem Orlando, rumo à descoberta de seus talentos e poderes. Coragem, amizade, companheirismo, sabedoria, com um toque de magia. Para se fazer num nobre cavaleiro, não bastam força, espada, ou escudo. É importante ter coragem, honradez, coração. Leitura leve, mas com rico vocabulário, para ser compartilhada com crianças menores de 9 anos. Depois dessa idade, flui sem maiores problemas.

Crônicas Fantásticas 21/10/2020

Resenha por Thamirys Gênova

Título: Orlando e o escudo da coragem | Autora: Ana Lúcia Merege| Editora: Draco | Gênero: aventura | Páginas: 98 | Ano de publicação no Brasil: 2018 | Nota: 4,0/5,0

Há momentos na vida em que tudo o que precisamos é de uma história leve, que nos permita passear calmamente apenas por preocupações mágicas, élficas e divertidas. É justamente a um mundo lúdico, cheio de mistérios delicados e lições preciosas que nos leva Ana Lúcia Merege, uma das maiores autoras de fantasia do Brasil, e na minha opinião, nossa J.K. Rowling “escondida” nos trópicos.

Orlando e o escudo da coragem é um spin off infanto-juvenil do mundo mítico de Athelgard, desenvolvido por Ana em uma trilogia de romances (O Castelo das Águias, A Ilha de Ossos e A Fonte Âmbar). A obra nos apresenta um personagem ainda muito jovem, aos doze de anos de idade, enredado em uma competição mágica que pode mudar a imagem de sua família para sempre.

Orlando de Leighdale é o filho caçula de uma família nobre. Ele prefere esconder suas verdadeiras habilidades da maioria das pessoas já que aqueles que, como ele, nasceram com o Dom da Magia, costumam ser discriminados socialmente.

Estuda tanto quanto pode sobre todos os elementos ao seu redor, mas em seu íntimo, se sente inferior ao irmão mais velho, Lionel, um exímio aprendiz de cavaleiro.

O jovem Orlando decidiu estudar no Castelo das Águias, a grande escola formadora de magos em Athelgard, mas tem muitas dúvidas se conseguirá ser bem sucedido. Não sente ser alguém destinado a nada grandioso. Até seu falcão, um animal a quem tenta treinar todos os dias exaustivamente, é vesgo e confuso. Como alguma coisa poderia dar certo?

Após a passagem de um misterioso arauto pelos domínios dos Leighdale, Orlando descobre que acompanhará o irmão, Lionel, em uma competição entre senhores pelo Escudo da Coragem, uma arma mística e poderosa para honrar o campeão que souber identificar o maior dos valores em um território encantado.

Acidentalmente (ou não), Orlando se perde do irmão e da comitiva que o acompanhava até as Colinas Negras, local do torneio. Sozinho e sem armas, o menino acaba se enrolando em uma série de equívocos que o levam ao anfitrião das Colinas, a quem é apresentado como o descendente de Leighdale que competirá oficialmente.

Sem muitas opções além de acreditar em sua força interior e clamar aos seus dons mágicos, Orlando terá muitas aventuras cheias de portas, artefatos mágicos e decisões difíceis.

A doçura com que Ana nos apresenta as angústias de Orlando é maravilhosa. Pode parecer um enredo muito didático, mas há várias sutilezas importantes que ensinam questões éticas, de identidade, de combate ao machismo e os preconceitos mais toscos que se possa carregar, seja aqui, seja em Athelgard.

Orlando nos ensina que somos capazes de grandes conquistas com as nossas próprias habilidades, sem precisarmos nos comparar a outros o tempo todo. Todas as soluções encontradas pelo jovem perpassam seus próprios conhecimentos e valorização do conhecimento alheio, nunca pela trapaça ou pela “inveja” de quem parece mais esperto e forte. Em uma geração tão permeada por “coaching” e outras ciências que quase padronizam comportamentos de “sucesso” e “mindsets”, parece uma provocação interessante.

Essa obra é uma dica de ouro para presentear crianças ao seu redor. É um texto divertido, ilustrado de forma cuidadosa por Ericksama, cheio de pequenas lições de autoestima e honestidade, além de coleguismo e várias outras boas atitudes. Além disso, é uma super aventura com falcões, magos e competições na floresta. É um livro para ser feliz apenas. Imensamente feliz. Feliz em Athelgard. Obrigada, Ana, sempre. Que ótima ideia você teve!

Leia mais resenhas em cronicasfantasticas.com.br

site: https://cronicasfantasticas.com.br/2020/03/02/orlando-e-o-escudo-da-coragem/

Cristina 31/12/2018

Recomendado para crianças e jovens! Excelente leitura!
Orlando e o Escudo da Coragem é um livro infantojuvenil/juvenil que é leitura gostosa até para os adultos. Ambientada no universo de Athelgard de Ana Lúcia Merege, serve como introdução para a criançada a esta terra fantástica (pesquise sobre a Trilogia Athelgard, imperdível para amantes de boa literatura fantástica!) Recomendo-o para a galerinha de 9 a 13 anos. Tem muita ação e autora aborda valores como gratidão, lealdade, honestidade, amizade, perseverança, respeito, coragem (principalmente) - são transmitidos de forma muito suave e contextualizada ao longo da história.
É um livro leve e fluído, uma aventura e tanto para todos os leitores que curtem uma boa história de escudos, capas e espadas :-)!
Conta a aventura de um menino e seu falcão vesgo, ave que tenta treinar a duras custas. Orlando de Leighdale nunca desiste dele e durante a história vamos encontrando um propósito que dá sentido a cada nuance da narrativa, muito bem estruturada, permeada de magia, aventura e mistérios.
O livro conta com belas ilustrações que nos ajudam a mergulhar no clima. Ana Lúcia Merege é uma excelente escritora e sabe construir cenários e ambientações maravilhosas para o deleite de nossa leitura, isso tudo sem excessos descritivos e sem perder o bom ritmo da narrativa.
Os personagens são muito cativantes, a começar por Orlando e seu irmão mais velho, Lionel, a quem tanto admira; Grobs, Burni, Egil, Finan, a Dama Elfrida e Turnedil... e é claro, o cativante falcão Vesgo. Um grande Torneio revela ser muito mais do que uma mera disputa e nos conduz a conhecer melhor os personagens e vivenciar os percalços de cada prova. Assim, imersos neste mundo, compreendemos os sentidos de várias mensagens passadas ao longo da narrativa e chegamos ao final revelador e surpreendente.

Eric Silva - Blog Conhecer Tudo 28/12/2018

Orlando e o Escudo da Coragem é o mais novo infantojuvenil do universo de Athelgard, criação da escritora brasileira Ana Lúcia Merege. Em seu novo livro, Merege conta as aventuras de Orlando, um menino de 12 anos filho de um poderoso senhor de terras em Athelgard, que apesar de sua pouca idade enfrenta uma perigosa prova de coragem para mostrar o seu valor. Um livro criativo e sensível, com uma escrita acolhedora e uma narrativa que ensina o valor da coragem.

Uma talentosa contadora de histórias, a escrita de Merege é o ponto que mais me agrada em sua obra. Seja lá qual for a temática que ela escreva, esteja na forma de romances, novelas ou mesmo de contos, e independentemente de para quais públicos ela escreva, sua escrita sempre me dá uma sensação de conforto que poucos autores me causam.
Quando você penetra em seus cenários primorosamente construídos é como se estivesse realmente vivenciando aqueles cenários medievais, bosques e florestas. A linguagem é coerente e adequada, você compreende completamente a história ainda que ela faça referências a elementos e objetos de época que não são conhecidos do público geral. Trata-se de liberdade criativa ampla sem perder o rumo ou deixar o leitor confuso.

A narração é limpa e se limita ao essencial sem perder, porém, a beleza de um texto que te envolve e prende. O narrador não opina nem interfere na narrativa, mas lhe diz o suficiente para que você entenda que toda a peça cumpre o papel de te ensinar algo.

Novamente o que mais gostei em Orlando e o Escudo da Coragem é o que costumo gostar e me atrair na obra de Merege: os temas, cenários e a escrita aconchegante e gostosa de se ler. Não vejo pontos fracos em uma trama que foi pensado para o público infantil. Há alguns clichês e o uso de fórmulas já clássicas, mas isso é tudo e está totalmente condizente com o gênero e com o público a que o livro está dirigido. Ainda assim, Merege se sobressai com o seu talento e originalidade nos seus pontos mais fortes. Seus propósitos são claros: divertir, encantar e ensinar, e essas metas o livro cumpre com maestria.

Confira a resenha completa no blog: https://conhecertudoemais.blogspot.com/2018/11/orlando-e-o-escudo-da-coragem-ana-lucia.html

site: https://conhecertudoemais.blogspot.com/2018/11/orlando-e-o-escudo-da-coragem-ana-lucia.html

Khrys Anjos 05/09/2018

Descubram as lições que um menino de 12 anos é capaz de ensinar para os adultos
Orlando tem 12 anos na idade cronológica, mas sua sabedoria transcende o espaço conhecido pelo homem. Ele é um menino que se torna um verdadeiro Mestre para aqueles que se permitem enxergá-lo além da aparente pouca idade.

Quando ele parte com seu irmão Lionel, o campeão de Leighdale, para o torneio nas Colinas Negras não imagina como sua vida se transformará.

Por um pequeno engano ele acaba tornando-se o protagonista das aventuras e, mesmo sendo o mais jovem do grupo, termina a jornada ensinando algumas lições preciosas para os rapazes mais velhos.

Amizades sólidas são forjadas durante este percurso onde os participantes entram em contato com suas verdadeiras essências.

Orlando finalmente descobre qual é a verdadeira habilidade do Vesgo, o seu falcão, e assume o dom com o qual nasceu, mas que não teve coragem para dizer aos pais e ao irmão.

A cada prova que passa, tanto em grupo quanto sozinho, ele vai descobrindo que a verdadeira coragem não reside na inexistência do medo. Corajoso é quem se aceita e permite que o outro seja ele mesmo. É quem enfrenta o medo e não se deixa dominar por ele. É quem não desiste de um amigo mesmo que todos achem que está perdendo seu tempo ao ajudá-lo.

Esta é uma história classificada como infanto-juvenil, mas eu discordo desta classificação. Para mim esta obra não pode ser aprisionada em apenas uma abrangência de faixa etária. A história pode e deve ser lida tanto pelos pais quanto pelos filhos.

Eu até recomendo que seja lida primeiro pelos pais, pois através desta leitura eles aprenderão a educar melhor os filhos e os auxiliarem a se tornarem homens de verdade.

O que mais vemos hoje em dia são pais que não incentivam seus filhos a pensarem por si mesmos. Os pais acham que os filhos devem seguir o roteiro que eles criaram sem permitir que os filhos opinem.

Na história todos pensavam que o Vesgo não se tornaria um falcão de caça e que o Orlando deveria procurar outra ave para treinar, mas o menino provou o valor que seu amigo possuía e que somente ele havia enxergado.

Este é um dos maiores defeitos da raça humana: julga o outro pela aparência. Se a pessoa foge ao padrão estético ou comportamental estabelecido pela sociedade como o ideal é menosprezada e descartada como se fosse um doente cuja presença se torna repugnante.

Vesgo é um exemplo de que as aparências não apenas enganam como distorcem a realidade. E o Orlando ensinou para os mais velhos, tidos como mais sábios, que a sabedoria não é um privilégio deles.

O Escudo da Coragem só pode ser erguido por aquele que sabe dominar a si mesmo, que transforma o medo no seu aliado em vez de seu algoz, que valoriza a vida, que luta pelo que acredita.

Terminei a leitura aplaudindo de pé e ovacionando a Ana por mais esta obra cuja essência é encorajar o jovem a pensar por conta própria.

Isso não quer dizer que a criança deva fazer o que lhe vier na mente. Somente que ela tem seguir o próprio coração quando for fazer as escolhas que influenciarão o seu futuro.

site: https://minhamontanharussadeemocoes.blogspot.com/2018/09/resenha-orlando-e-o-escudo-da-coragem.html