Fantásticos

Fantásticos Diana Scarpine...

Resenhas - Fantásticos

Aline 01/04/2020

Realmente Fantástico
Fantásticos é uma antologia que traz contos a respeito de pessoas com deficiência. Existem contos de deficientes auditivos, físicos e intelectual. Mas o que mais chama a atenção nesses contos é a maneira como tudo é conduzido, as dificuldades enfrentadas por essas pessoas existem e são retratadas, mas o que todas as histórias tem em comum, é a superação de seus personagens.

As diferenças entre os contos não estão somente nas deficiências de cada um, estão também na maneira em que foram escritas pelos variados autores. Alguns contos trazem a realidade do dia-a-dia, mas outros nos levam a viajar para um mundo de fantasias, como o mundo dos super heróis.

Eu achei a antologia maravilhosa, vale a pena dar uma conferida. Ela traz um balde de emoções, sentimentos e reflexões. As vezes não entendemos o que são as deficiências e por isso não agimos corretamente com quem as possui e muitas vezes as pessoas agem com tanto preconceito e não sabem o que de incrível cada deficiente possui. Leiam, vale a pena, traz cidadania.

Nu e As 1001 Nuccias 03/12/2018

Opinião de autora
Como organizadora e autora do livro, dar uma opinião sem ser tendenciosa é bem complicado.

Mas não há outras palavras para definir os contos dessa antologia que não seja uma apologia ao seu título: São mesmo fantásticos!

Na antologia, você encontra romances, fantasia, uma pegada juvenil, um pouco de drama, no entanto, o mais importante, não é o gênero de cada conto, são os personagens. São pessoas comuns, como você, com um diferencial: todos possuem um tipo de deficiência. E em todos os contos você vai encontrar aquela dose chata de preconceito que o mundo finge não existir. Encontra também as mais diferentes formas com as quais as pessoas com deficiência lidam com os preconceitos.

É diferente, é interessante. É inovador. E inclusivo! Pessoas com deficiência querem se sentir como parte da sociedade, inclusive na área cultural. Então, por que não tê-las representadas na literatura nacional?

Leia e confira. Seja Fantástico!

site: https://www.nucciadecicco.com/fantasticos

Camila | Book Obsession 11/01/2019

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje trago a resenha do primeiro livro que recebi em parceria com a editora Sinna.

Fantásticos é uma antologia de contos que reúne um total de treze contos escrito por autores nacionais, que são eles:
O caçador de semidemônios – Alex Oliveira;
Allania de Lunae – Mell Ferrarez;
Um amor escondido – Patrícia Mendes;
O mundo da Sarah – Suzana Chaves;
Conta uma história? – Wesley Mendonça;
A dançarina da deusa – Nuccia De Cicco.

“Sua própria escuridão mesclava-se com o vazio sem luz recolhido de outros. Quem sabe um dia, ele conhecesse alguém que fizesse sua alma descansar. Alguém que além de dor, tristeza e tormento também o inundasse de paz, tranquilidade e esperança.”

O livro é bem curtinho e os contos são muito bonitos, envolventes e nos faz viajar por grandes reflexões em seus enredos. Variando os gêneros, o leitor encontrará histórias de amor, aceitação, inclusão social, fantasia, drama, porém em todas vamos nos deparar com algum tipo de deficiência física, motora ou visual, por parte de seus protagonistas.
Como em toda reunião de contos alguns se tornam favoritos, mas como está curtinho a leitura que está muito fluida, pode ser lida bem rapidinho.

Destaco o conto do Daniel Dornelas - Amor, poder capaz de transformar o mundo! - que fala sobre os irmãos gêmeos, onde um se depara com a Síndrome de Rasmussen de seu irmão Davi enquanto vai crescendo. Aos poucos precisa aprender a lidar as limitações dele em não poder acompanha-lo nas atividades mais simples do cotidiano e ainda encarar os comentários de pessoas que não tem o mínimo de cuidado ao se referir a alguém com essa condição. Uma triste realidade o preconceito dos indivíduos para com os outros. Como fisioterapeuta, textos assim me chama logo atenção, principalmente por ver muitos exemplos de famílias e outras pessoas que não demonstram o menor carinho e paciência com as pessoas que são acometidas de qualquer tipo de deficiência. Mas para minha surpresa, nesse conto, o que chama atenção é a preocupação de seu irmão em ser o super herói, o anjo protetor de Davi, e que existem muitas formas de mudar o mundo, porém nada somos sem propagar o amor.
“O mundo é cheio de seres humanos com pequenas diferenças, que fazem com que as outras descubram infinitas possibilidades de viver. As pessoas precisam apenas de amor. Ele, sim, o amor, é o único poder capaz de transformar o mundo!”
Sobre a edição: O que dizer sobre esse livro?! Estou apaixonada não só por seus contos, mas por cada detalhe pensado na edição. A capa e contracapa são lindas, no início de cada conto temos uma ilustração que tem tudo a ver com o enredo. É possível acessar a áudio-descrição da capa e das ilustrações do livro através do QR code que vem no livro. A fonte é confortável para leitura.

“Fantásticos!” se mostra mais que uma leitura sobre pessoas portadoras de alguma deficiência. Com delicadeza e maestria, os temas são explorados de forma envolvente nos fazendo refletir e aquecendo nosso coração a cada leitura concluída.

site: https://www.bookobsessionblog.com/2019/01/resenha-fantasticos-nuccia-de-cicco.html
Nu e As 1001 Nuccias 11/05/2019minha estante
Obrigada pelo feed-back! Amamos quando vemos que o livro agradou!

Nati - @_fantasticomundoliterario 28/02/2019

Uma antologia fofa e com grandes lições para a vida
Todos sabemos o quanto é difícil conviver com uma sociedade que não aceita incluir pessoas especiais no seu dia a dia. As pessoas com deficiência sempre enfrentam muito preconceito, lutam por seus direitos de adaptações. Não é fácil querer ser aceito em um mundo que foi programado a isolar estas pessoas.
????
FANTÁSTICOS! é uma antologia cheia de representatividade. Aqui o leitor irá encontrar treze contos, todos escritos por autores nacionais. A leitura é bem rápida, e os contos são muito fofos, porém carregam mensagens de grandes reflexões em cada um deles.
????
São variados gêneros para os leitores se aventurarem: Romance, fantasia, drama, histórias de aceitação e inclusão social, em que um ou mais personagens apresentam algum tipo de deficiência física, intelectual, visual ou auditiva. Cada conto aborda tais temas com muita delicadeza e respeito pelos portadores de necessidades especiais. Irei destacar dois dos que mais gostei:
????
?Conta uma história??, de Wesley Mendonça: Uma linda história de amor e amizade que destaca a deficiência visual. Esta deixou um grande quentinho no meu coração!
????
?A Dançarina da Deusa?, da Nuccia de Cicco: Como deficiente auditiva unilateral, me identifiquei demais com esse conto. Não é fácil perder a audição e se acostumar a viver lendo lábios ou usando a LIBRAS.
????
Terminei a leitura com um sorriso imenso no rosto e um grande orgulho da nossa literatura.
Wes Carstairs 28/02/2019minha estante
Fico feliz que tenha gostado de "Conta uma história?" :)

Nati - @_fantasticomundoliterario 05/03/2019minha estante
Gostei muito mesmo!

Nati - @_fantasticomundoliterario 05/03/2019minha estante
Gostei muito mesmo!

Nu e As 1001 Nuccias 11/05/2019minha estante
Obrigada pela leitura, pela resenha e por se apaixonar pelas história! Obrigada pelo destaque!!

@umagarotaentrelivros 11/03/2019

Porque existe tanto preconceito?!
RESENHA NA INTEGRA NO INSTAGRAM @umagarotaentrelivros
Fantásticos é uma antologia de contos representativos, onde vários autores relatam o dia a dia de acontecimentos na vida de pessoas com vários tipos de deficiências, mostrando o preconceito que sofrem e como eles se sentem e lidam com a situação.
Como lemos na sinopse, sabemos que a sociedade, culturalmente foi ensinada a prezar pela perfeição, não mostrando defeitos e estranhar e repudiar quem os tem. E exatamente por isso, quando é visto uma pessoa com deficiência pelas ruas, o primeiro pensamento que vem é que ele é incapaz, ou que é um coitado por viver nessa condição. Porém, da mesma forma que você tem coragem, força e determinação para conquistar ou conseguir algo que quer, eles também tem para viver com autonomia, conviver com preconceitos diariamente, lutar por seus direitos e superar qualquer diversidade.
A antologia veio para mostrar que eles são capazes de fazer qualquer coisa, que são seres humanos como o restante das pessoas e que a deficiência não os tornam alguém diferente dos demais. Eles precisam de respeito, empatia e inclusão social, precisam ser tratados como todos devemos ser tratados. Como seres humanos.
O livro cumpre a proposta inicial de desconstruir conceitos de que alguém com deficiência é um super herói, ou sinônimo de superação, aumenta a representatividade no mundo literário, trazendo o ato de reflexão para o leitor com maestria, e no final, mostra que eles são pessoas como todas as outras.
O livro contém 127 páginas de muito amor e foi escrito por treze autores, contendo diversos contos, onde é diversificado entre o gênero fantasia e romance, também contendo alguns contos narrados por crianças que inclusive, eu me apaixonei. Alguns eu favoritei, como os contos "Sobre Aprendizados e Superpoderes", "Conta Uma História?" e "O Mundo de Sarah".
Fantásticos é de leitura necessária e importante. Onde é capaz de mostrar como a sociedade é preconceituosa e o quanto precisamos quebrar estes preconceitos.
Recomendo demais!
E se você se interessou, a obra está com frete grátis no site da editora. Aproveita!
Nu e As 1001 Nuccias 11/05/2019minha estante
Obrigada!!! Que bom que o livro te cativou!

Lidiane 20/03/2019

Lidiane @darksideloverclub
Fantásticos! - Antologia de Contos
Organizadora: Nuccia de Cicco
Esitora: Sinna
1å edição - 2018 - 136 páginas
Antologia - Contos - Literatura fantástica

"Só porque um homem não usa seus olhos, não quer dizer que lhe falta visão." (Steven Wonder, cantor e compositor norte-americano cego)

Assim que vi esse título no site da editora e li a sinopse, fiquei muito afim de conhecer essa antologia, que sem nenhum heroísmo e vitimismo, traz em sua proposta, inserir pessoas com suas vastas deficiências no universo literário.

Ter essa representabilidade é incrível! E venho parabenizar a ideia é iniciativa da Editora Sinna e, principalmente, da organizadora e Autora Nuccia, que se descreve tão bem na segunda orelha do livro e não usa apesar de... para falar que é surda. Nos mostra que isso é apenas mais uma das características que compõe o que ela é: Bióloga, Doutora em bioquímica, Escritora, Bailarina, Blogueira, Carioca, Bruxa e Surda.

Nessa antologia fantástica, com 13 contos, veremos magos, fadas, demônios, heróis e muita realidade (tem texto para todo gosto).

No final de cada conto, podemos ler frases de pessoas famosas com algum tipo de deficiência...

O livro todo me faz refletir que SEREMOS TUDO AQUILO QUE NOS PROPUSERMOS SER, independentemente das coisas e PROBLEMAS que nos afetar.

Autores: Mell Ferrarez, Patrícia Mendes, Diana Scapine, Lêticia Lopes, Wesley Mendonça, Daniel Dornelas, Ayumi Teruya, Alex Oliveira, Larissa Rumiantzeff, Ana Carolina Coelho, Suzana Chaves Linhares, Lucas Hargreaves, Nuccia de Cicco
Nu e As 1001 Nuccias 11/05/2019minha estante
Obrigada pela resenha! Estamos felizes por ver que o livro cumpriu seu intento!

Calhamaço da Tati 27/12/2019

Realmente o livro é fantástico, cada personagem com sua deficiência, suas limitações. UM livro que vai te ensinar a ter mais empatia pelo próximo. Cada protagonista passa por situações diferentes e cada um de um jeito diferente dá um tapa na casa da sociedade hipócrita que os rodeia.

O conto que mais me identifiquei foi “Como Você”

Um livro fofo de superação, para refletir e ser fantástico.

“Deficiência não é sinônimo de invalidez.”

cvittm 15/09/2020

Vale a pena
O ruim de ler uma antologia é que é impossível fazer uma resenha específica. Alguns contos foram extremamente chatos e com péssimo desenvolvimento, enquanto outros foram tão bons que eu interrompi a leitura para as lágrimas. No geral, é uma leitura que vale a pena.

Jis Rocha 30/05/2019

O que você acha de uma uma antologia onde temos um caçador de demônios, alguém capaz de absorver suas tristezas e energias negativas, bruxas,um super herói e uma liga onde cada integrante tem uma habilidade?
E se eu te falar que você encontrará isso e muito mais nesse livro, mas com um porém: os personagens tem algum tipo de deficiência.

Essa antologia nos mostra a cada conto, personagens que pelo olhar da sociedade são invisíveis, incapazes, pré julgados em todos os sentidos.
Mas cada autor mostrou que sim, eles são tão capazes como qualquer pessoa no mundo.
Todos temos dificuldades em algo,e muitas vezes não conseguimos fazer o que outros fazem tão bem, então existe mesmo deficientes?

Na minha opinião como mãe de autista não. Existe sim pessoas com habilidades e dificuldades diferentes.

Nesta antologia temos um caçador de demônios amputado, um cara cego e imortal mas que na sua escuridão enxerga a alma de luz das pessoas, um cadeirante que é o super herói de alguém, o amor puro de um irmão que não entende o motivo das pessoas virarem a cara ou olharem com pena para seu irmãozinho, e muito mais.

Adorei fazer essa leitura e super recomendo.

No fim de cada conto tem uma frase dita por alguém famoso e com deficiência. (adorei todas elas).
"?Recuso-me a ser considerada excepcional, deficiente. (...) Sinceramente, nada me falta. É a sociedade que me torna excepcional.? (Emmanuelle Laborit, escritora, atriz e diretora teatral francesa surda)".

Livro lido em parceria com a editora.
Disponível em ebook e físico.

#editorasinna

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 20/06/2019

Resenha: Fantásticos
Fantásticos é uma antologia de contos organizada pela autora Nuccia de Cicco sendo de literatura nacional. A resenha foi feita em parceria com a Editora Sinna. Faz um tempo foi feita as primeiras impressões no boostagram. E eu já li Canções das Profundezas e gostei do conto dela.

A antologia são 13 contos de diversos gêneros mas com ênfase em pessoas com deficiência que querem autonomia sem sofrer discriminação , ou seja, sem preconceitos sendo assim independentes. Esse livro eu indico e lendo você descobrirá histórias dos Fantásticos neste livro.

Minha análise: Eu gostei realmente além da leitura ser fluída por ser rápida em estilo de contos, eu percebi que passa mensagens como superação e destaco a representatividade que possui esse livro de extrema importância para sociedade como um todo. Se você gosta de contos é uma ótima escolha e tem em formato físico e digital.

Sobre a organizadora: "Bióloga, Doutora em Bioquímica, escritora, bailarina e blogueira, Nuccia De Cicco é carioca, bruxa, apaixonada por livros, viciada em seriados, louca por tatuagens e animais.

Surda desde 2007, é co-autora em quinze antologias. Em 2016, publicou a biografia “Pérolas da minha surdez”, uma obra sobre luta e força de vontade, pela Metamorfose Editora. Em 2018, a organização da “Antologia Fantásticos!”, pela Editora Sinna, e o lançamento de seu primeiro romance “Cadeados”, pela The Books Editora, marcam uma nova fase em sua carreira: a ampliação da representatividade da surdez na literatura nacional de ficção." Fonte: Skoob

Confira meu bookstagram: @kemiroxtvliterario

site: https://kemiroxtv.blogspot.com/2019/06/resenha-fantasticos-antologia-de-contos.html

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 23/09/2019

Histórias com protagonistas para lá de fantásticos!
Ao longo das páginas desse livro vamos nos deparando com protagonistas com deficiência auditiva, visual, motora, ou mesmo intelectual. Muitas das histórias também trazem algo da fantasia: mundos paralelos, poderes inesperados. Claro que, tudo isso pode ser lido em uma chave alegórica, que tenta nos mostrar que uma deficiência não torna ninguém menos que qualquer outro ser humano. Em outros textos, porém, nos deparamos com a realidade nua e crua do que é ter qualquer tipo de deficiência em uma sociedade como a nossa. Em todos eles há, ainda, o preconceito em suas mais diversas formas e as maneiras que os protagonistas encontram para resolver a situação.
Este é, sem dúvidas, um livro para refletirmos e para que busquemos quebrar certos preconceitos. Empatia é uma ótima palavra para definir essa obra. Confesso, porém, que esperava um pouco mais do livro que, no geral, acabou não me prendendo tanto assim, ainda que eu tivesse vontade de saber mais sobre cada personagem. As narrativas, apesar da temática, me pareceram muito superficiais, mas considero esta uma leitura essencial nas escolas. Seria uma tarefa que poderia trazer bons frutos.

site: https://blogdastatianices.wordpress.com/2019/09/23/fantasticos-org/

Aline Cristina Moreira 26/11/2019

Amei!
Que livro lindo!!
O mundo em que vivemos é extremamente preconceituoso e muitos acreditam que ter uma deficiência torna seus portadores incapazes, no entanto, isto não é verdade e este livro nos mostra isso por meio de contos maravilhosos!
São histórias que falam de amor e compreensão e que nos dão uma outra visão de um assunto sobre o qual muitas pessoas preferem ignorar.
Gostei demais da oportunidade de ler este livro, pois além de abrir meus horizontes, ele serviu pra me lembrar que independente de quem seja e independente da maneira como veja o mundo; todos somos diferentes de alguma maneira e merecemos ser aceitos exatamente do jeito que somos.

Andréia 09/12/2019

Envolvente
Nessa história, a autora nos mostra como as pessoas com algum tipo de deficiência, são tratadas. Infelizmente, fazemos isso sem nos dar conta,de que estamos lidando com pessoas iguais a nós.
Cada história que me foi apresentada,me via no lugar das pessoas. Algumas vezes,me emocionei,pensando em como as pessoas pode ser más, às vezes, sem maldade alguma,apenas por falta de conhecimento.
Foi uma leitura edificante,envolvente, fluída e muito esclarecedora.

Marcia livros.e.musicas 05/01/2020

Todos somos diferentes
O que eles em tem em comum? Pessoas com deficiência, que enfrentam barreiras físicas, de comunicação e de atitudes. Mas existe uma que não dependem delas e que é a pior delas: a do preconceito.
Temos contos de fantasia, contos que retratam o dia-a-dia, e experiências reais. Fatos que podem vir a acontecer comigo ou com vocês, afinal não sabemos sobre o dia de amanhã. .

@leiturasdadudis 07/01/2022

Você pode ser o que quiser!
Fantásticos! é uma antologia com 13 contos com protagonistas que possuem diferentes deficiências ou transtornos.

Quando comecei o livro, não sabia o que encontrar, mas me surpreendi ao conhecer personagens fortes e cheios de coisas para ensinar sobre inclusão social, igualdade e provar que são capazes de fazer qualquer tipo de coisa.

O mais legal é que há todo tipo de gênero, como romance e fantasia. Assim como protagonista de todas as idades, desde uma menina de 4 anos autista a um homem com mais de cem anos cego.

As histórias são muito boas e bem escritas. Dá pra perceber em boa parte que houveram pesquisas sobre os assuntos.

Apesar de ter gostado de todas, não consegui me apegar a nenhuma das histórias ou personagens. No entanto, indico muito, pois a antologia pode acabar te conquistando facilmente.