Salário, preço e lucro

Salário, preço e lucro Karl Marx

Resenhas - Salário, preço e lucro

malu 05/03/2023

Leitura boa e prática mas a linguagem é bem complexa, nao sei se é porque eu sou burra ou se realmente tenho algum tipo de problema mas tive que reler algumas partes varias vezes pra entender qq tava dizendo
Marcelão 05/03/2023minha estante
Capaz. Filósofo escreve mesmo de modo complexo. Além de filosofia tem que entender de economia e essas coisas toda. Na faculdade eu me sentia assim numas 5 disciplinas que lia ele

Stelpha 05/03/2023minha estante
provavelmente vc teve uma certa dificuldade por causa da escrita, que é muito antiga...

Mauricio.Alcides 19/07/2016

Uma leitura ainda atual
Apesar de suas claras limitações empíricas “Salário, preço e lucro” é sem sombra de duvidas um clássico da história económica. As definições de Marx ainda se fazem bastante úteis em nossa atual sociedade e a demonstração da mais valia ainda se mantém forte mesmo em meio a tantos debates académicos.

Salário, preço e lucro é uma obra obrigatória para quem deseja compreender as definições Marxista do tema, definições essas que influenciam todo o escopo económico até os dias atuais.

Nota: 7,7

Mainnã 13/07/2020

O livro permite entender os conceitos básicos da economia por um viés marxista. Ótima leitura introdutória para quem quer iniciar Marx

Pacaterra 25/11/2020

Excelente introdução da crítica marxista da economia política
Este pequeno livro é fruto de uma Conferência de Karl Marx na Associação Internacional dos Trabalhadores, conhecida como Primeira Internacional. Neste texto, que polemiza com Weston e outros autores do período, Karl Marx não só rebate as posições de seu oponente, como em poucas páginas condensa suas formulações sobre a economia política e desvela a natureza do modo de produção capitalista. Passando pela discussão dos salários e dos preços, Marx avança para demonstrar a diferença entre valor e preço, assim como as flutuações de oferta e procura, valor da força de trabalho, a produção da mais-valia (mais-valor), o conflito entre capital e trabalho etc. Dessa forma, o livro se apresenta como uma boa introdução para a crítica à economia política que o autor desenvolve magistralmente na sua grande obra: O Capital.

Obviamente que as menos de 90 páginas (desta edição) não são de forma alguma suficientes para sanar as diversas questões fundamentais levantadas n'O Capital, em que o autor se debruça sobre o valor, valor de uso, valor de troca, capital constante, capital variável e outros conceitos fundamentais para a compreensão do modo de produção capitalista, seja na sua produção, circulação e no mercado mundial. Dito isso, é uma obra interessantíssima para apresentar o tema de forma introdutória.

Joao.Marcelo 16/12/2020

Introdução ao pensamento de Marx
INTRODUÇÃO, leia bem, introdução. Durante o texto, o autor mesmo afirma que certos assuntos não serão fundamentados nesse livro, isso não abre margem para a interpretação de que ele ignorou tais assuntos (tratados em O Capital e outras obras). Apesar disso, é uma ótima dose para compreender por cima conceitos como a mais valia.

Leandro 25/02/2021

Ótimo texto introdutório para a obra marxiana, principalmente ao textos econômicos, por tratar de forma simples e didática de alguns dos principais conceitos aprofundados no O Capital: mais-valia, capital constante e variável, lucro e valor trabalho.

Matheus 07/11/2021

Interessante
Bom para começar a entender a forma como o autor pensa, mas muitas vezes o livro se mostra repetitivo e maçante.

Vitoria.Souza 29/09/2022

esse foi o primeiro cancelamento e embate de duas bloqueiras do século 19, weston até hoje deve tá chorando atrás do banheiro.

Jolly 15/10/2022

Carlitos aqui já começava a falar o que seria colocado de forma mais expressa no livro o capital. Explica a diferença entre, valor, salário , preço, lucro e a interações entre eles!

Patrick 23/10/2022

Elucidativo
Nunca concordei com as ideias de Marx, mas aqui pelo menos eu consegui compreender várias coisas. Ele coloca alguns exemplos numéricos que facilitaram o entendimento. Tanto é que vou fazer até um resuminho aqui do que mais me chamou a atenção:

Um tal de Weston (não conhecia) havia argumentado que não adianta muita coisa subir os salários da classe proletária. Segundo ele, esse aumento da grana nas mãos dos trabalhadores aumentaria o consumo de bens de primeira necessidade, fato que elevaria os preços desses bens (devido ao aumento da demanda) e deixaria a situação do proletário mais ou menos igual ao que estava antes, no que diz respeito ao "poder de compra". Marx discorda completamente. Primeiramente, Marx diz que realmente o aumento do salário aumentaria também a procura por bens de primeira necessidade. Isso poderia subir o preço, mas os capitalistas se dirigiriam a esse setor (mais lucrativo), o que aumentaria a oferta e faria o preço retornar à condição anterior.

VALOR: Conceito que estou há tempos tentando entender. Segundo o livro, o valor de uma mercadoria é a "quantidade de trabalho social cristalizado nela". Isso tem a ver com os insumos também, já que o valor de uma matéria-prima é acrescida à mercadoria que a utiliza em sua produção (o valor de uma peça de um PC é injetado ao valor do próprio PC). E quantidade de trabalho não é tempo de trabalho: se eu demoro o dobro de tempo que outro cara pra fazer um mesmo tipo de bolo, meu bolo não vai ter o dobro de valor, porque o "tempo médio necessário para fazer essa mercadoria na sociedade" é o mesmo, e aí que vem o "trabalho social", que diz respeito às técnicas existentes e dispersas na sociedade para a produção de uma mercadoria. Se na sociedade se popularizar uma máquina que faz bolos de maneira muito mais rápida, o meu bolo passará a ter valor menor, ainda que eu continue demorando um tempão para fazê-lo, porque o "tempo médio necessário para fazer essa mercadoria na sociedade" caiu devido ao avanço da tecnologia.

As mercadorias têm um "preço natural" diretamente associada à quantidade de trabalho social (valor), mas o preço de mercado pode flutuar para cima ou para baixo em relação a isso devido a fatores como oferta e demanda. Adam Smith que trouxe essa ideia. A premissa de Marx é que, no longo prazo, embora existam essas flutuações, a média de preço de uma mercadoria tende ao seu próprio valor.

VALOR DA FORÇA DE TRABALHO: para Marx, força de trabalho é uma mercadoria, que possui um valor para existir (que são os bens e mercadorias de primeira necessidade que o indivíduo dotado daquela força de trabalho consome para sua subsistência). Trabalhos mais especializados exigem outras coisas (treinamento, cursos, etc.), o que faz o valor dessa força de trabalho ser maior. Novamente, embora haja flutuações do preço também da força de trabalho, em geral o salário pago ao proletário coincide com o valor de sua força de trabalho.

MAIS-VALIA (ou mais-valor) é o valor extra que fica com o capitalista em forma de lucro. A ideia é que o proletário produz em sua jornada de trabalho um valor maior do que o salário que recebe (que é equivalente à sua força de trabalho). Essas horas de sobretrabalho não remunerado dão valor à mercadoria, que é vendida pelo seu valor. Basicamente, supondo que o salário pago coincide com o valor da força de trabalho e supondo que a mercadoria é vendida a um preço que coincide com seu valor, qualquer lucro que o capitalista tenha é a mais-valia, ou seja:

Mais-Valia = valor da mercadoria - salários pagos - valor pago pelos insumos da mercadoria

frsco 27/10/2022

to bravo mano
o cara fez eu ficar bravo com a leitura do bagulho, ele meio que me provou q entre eu e uma prostituta talvez ela esteja sendo menos feita de troxa.
de qualquer jeito é mto foda o modo com que ele explicou, me deixou um pouco ?(olavo de carvalho) no começo mas depois foi engrenando e ele parou de responder o weston, mó doidão inclusive, e eu gostei bastante, recomento

Lucas 02/11/2022

Livro incrível
A leitura pode ser um pouco massante e/ou técnica, mas as conclusões que Marx chega discordando de Weston e definindo Salário, Preço e Lucro e como impactam nas classes é, no mínimo, revolucionário.
Incrível que para esse tipo de leitura basta apenas ter trabalhado e conversado com colegas de trabalho e entendido a dinâmica de como as coisas funcionam. No meu primeiro trabalho, uma das primeiras frases que ouvi foi "eu trabalho por tempo e não por produção", só provando que o trabalhador tem consciência mínima das relações de trabalho.

Ricardo 19/11/2022

A questão da luta para melhores salários
Considero uma obra fundamental para todos que queiram explorar a teoria do mais-valor de Marx. Especificamente, o livro busca responder a seguinte dúvida: a luta da classe trabalhadora por melhores salários é válida? Mais adiante: a melhoria de salários não seria naturalmente reduzida a uma conquista vazia, visto que a inflação dos meios de subsistência "corrigiria" esse aumento através da maior demanda destes últimos?

Gomezzzz0 09/01/2023

Leitura fundamental
Não importa se você é ou não socialista, para entender Marx é necessário entender sua crítica ao salário e à mais-valia

Bruna.Torres 13/01/2023

Um otimo livro pra quem quer entender o capital. Ele da uma explanacao bem sucinta e pratica sobre os seus pressupostos. Uma leitura essencial !