Salário, preço e lucro

Salário, preço e lucro Karl Marx

Resenhas - Salário, preço e lucro

Gomezzzz0 09/01/2023

Leitura fundamental
Não importa se você é ou não socialista, para entender Marx é necessário entender sua crítica ao salário e à mais-valia

Mainnã 13/07/2020

O livro permite entender os conceitos básicos da economia por um viés marxista. Ótima leitura introdutória para quem quer iniciar Marx

Mariana113 24/04/2024

Essencial
Livro essencial para quem se diz marxista, ou até mesmo para quem se diz contra o marxismo.
Mesmo após quase 200 anos de sua escrita, continua atual, demonstra de forma bem clara as relações de trabalho e como o trabalho assalariado é constituído.
Acredito que em alguns momentos o livro é confuso de se ler, parece que o autor se limita à uma argumentação rasa, mas é compreensível e passível futuramente à uma análise mais profunda.
Trás reflexões atuais para a classe trabalhadora, muito bom ?

Pablo39 09/03/2024

Bom para um começo
Este livro é revelador pra quem tá começando a se aprofundar no assunto, como eu, tira totalmente você do conforto do senso-comum, de que tudo é regulado simplesmente pelo mercado e a lei da oferta e demanda, fiquei interessado em me aprofundar mais no conceito de valor mais futuramente.

Luiz 04/02/2023

"A verdade científica é sempre paradoxal"
Não foi uma leitura tão difícil para mim, mesmo não sendo grande fã da parte econômica do marxismo, você entender o que é valor, preço, salário, lucro, etc é muito importante.

O livro é curtinho, vale a leitura

Miguel 24/01/2023

Esclarecedor
Realmente é uma leitura muito esclarecedora. Também, um massacre de falácias liberais da segunda metade do século 19. No decorrer do texto, Marx também fala sobre mais-valia, e ajuda em sua compreensão. Recomendo a todos interessados em entender a teoria econômica de Marx.

Patrick 23/10/2022

Elucidativo
Nunca concordei com as ideias de Marx, mas aqui pelo menos eu consegui compreender várias coisas. Ele coloca alguns exemplos numéricos que facilitaram o entendimento. Tanto é que vou fazer até um resuminho aqui do que mais me chamou a atenção:

Um tal de Weston (não conhecia) havia argumentado que não adianta muita coisa subir os salários da classe proletária. Segundo ele, esse aumento da grana nas mãos dos trabalhadores aumentaria o consumo de bens de primeira necessidade, fato que elevaria os preços desses bens (devido ao aumento da demanda) e deixaria a situação do proletário mais ou menos igual ao que estava antes, no que diz respeito ao "poder de compra". Marx discorda completamente. Primeiramente, Marx diz que realmente o aumento do salário aumentaria também a procura por bens de primeira necessidade. Isso poderia subir o preço, mas os capitalistas se dirigiriam a esse setor (mais lucrativo), o que aumentaria a oferta e faria o preço retornar à condição anterior.

VALOR: Conceito que estou há tempos tentando entender. Segundo o livro, o valor de uma mercadoria é a "quantidade de trabalho social cristalizado nela". Isso tem a ver com os insumos também, já que o valor de uma matéria-prima é acrescida à mercadoria que a utiliza em sua produção (o valor de uma peça de um PC é injetado ao valor do próprio PC). E quantidade de trabalho não é tempo de trabalho: se eu demoro o dobro de tempo que outro cara pra fazer um mesmo tipo de bolo, meu bolo não vai ter o dobro de valor, porque o "tempo médio necessário para fazer essa mercadoria na sociedade" é o mesmo, e aí que vem o "trabalho social", que diz respeito às técnicas existentes e dispersas na sociedade para a produção de uma mercadoria. Se na sociedade se popularizar uma máquina que faz bolos de maneira muito mais rápida, o meu bolo passará a ter valor menor, ainda que eu continue demorando um tempão para fazê-lo, porque o "tempo médio necessário para fazer essa mercadoria na sociedade" caiu devido ao avanço da tecnologia.

As mercadorias têm um "preço natural" diretamente associada à quantidade de trabalho social (valor), mas o preço de mercado pode flutuar para cima ou para baixo em relação a isso devido a fatores como oferta e demanda. Adam Smith que trouxe essa ideia. A premissa de Marx é que, no longo prazo, embora existam essas flutuações, a média de preço de uma mercadoria tende ao seu próprio valor.

VALOR DA FORÇA DE TRABALHO: para Marx, força de trabalho é uma mercadoria, que possui um valor para existir (que são os bens e mercadorias de primeira necessidade que o indivíduo dotado daquela força de trabalho consome para sua subsistência). Trabalhos mais especializados exigem outras coisas (treinamento, cursos, etc.), o que faz o valor dessa força de trabalho ser maior. Novamente, embora haja flutuações do preço também da força de trabalho, em geral o salário pago ao proletário coincide com o valor de sua força de trabalho.

MAIS-VALIA (ou mais-valor) é o valor extra que fica com o capitalista em forma de lucro. A ideia é que o proletário produz em sua jornada de trabalho um valor maior do que o salário que recebe (que é equivalente à sua força de trabalho). Essas horas de sobretrabalho não remunerado dão valor à mercadoria, que é vendida pelo seu valor. Basicamente, supondo que o salário pago coincide com o valor da força de trabalho e supondo que a mercadoria é vendida a um preço que coincide com seu valor, qualquer lucro que o capitalista tenha é a mais-valia, ou seja:

Mais-Valia = valor da mercadoria - salários pagos - valor pago pelos insumos da mercadoria

Matheus 07/11/2021

Interessante
Bom para começar a entender a forma como o autor pensa, mas muitas vezes o livro se mostra repetitivo e maçante.

Obika 07/02/2023

Instrumentalizante
A obra tem proposta de instrumentalizar a ciência e estudantes do marxismo.
Seus conceitos ajudam a se compreender e trabalhar a matéria até então conceitual.

Porpss 24/02/2023

Lindo
Um clássico do marx e da economia, ótimo para quem está começando no marxismo uma leitura velha porém ?atual? um dos melhores para começar a ler e entender a leitura marxista

Lyviah 06/02/2023

A leitura é bem complexa, algumas partes tive que ler mais de 3 vezes pra entender, mas no contexto geral a gente consegue compreender a proposta dele.
Não dou 5 estrelas pq realmente não é meu estilo e a leitura foi muito chata, mas não posso negar que terminei com muito mais conhecimento sobre capitalismo do que eu achava que eu tinha. Ah, é um ótimo livro pra entender o outro livro dele "O capital".
Quem gostar do gênero e quiser dar início aos estudos de Karl Marx então vale a pena ler

Vinana 27/03/2023

Salário, preço e lucro
Meu primeiro contato com um texto puramente do Marx, o livro inteiro é muito didático e conclui todos questionamentos que este levanta, não deixa de ser complexo, mas com algumas leituras pontuais em capítulos específicos é possível absorver tudo que Marx fala nessa palestra escrita.

Jão 01/07/2023

Simples e instrutivo
Foi uma simples viagem por questões trabalhista e economicas voltadas todas para o esclarecimento da classe trabalhadora, resolução explendida

Henrico.Iturriet 24/01/2023

Clássico para a teoria da mais-valia
Que o trabalho assalariado tem um quê de dúvida de moralidade todos que trabalham sentem, mas não conseguem racionalizar esse processo pelas milhares de variáveis que o envolve.

Comecei a estudar a ciência econômica com Marx para compreender como eu posso utilizar as necessidades de avaliação desses termos na minha sociologia, de maneira pública. Recomendo fortemente para começar a entender as palavras chaves e os conceitos da economia política de Marx, leiam isso antes de ?O Capital? pelo amor!

Augusto46 16/01/2023

Pré capital
Acredito que antes de começar o capital, seja interessante um embasamento em como Marx via o salário e o lucro. Aqui é apresentado a teoria da mais valia de uma maneira extremamente didática. Podemos ver o quanto o capitalismo é falho!