Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Justbii 22/05/2024

Incrívelmente incrível
Um livro que tem como dedicatória "Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas." Ele não tem como ser ruim, simplesmente não tem.
Nele conheceremos a história da vida de Brás Cubas, que após a sua morte deseja narrar todas as suas aventuras, que na verdade nem são tantas assim, e aqui eu acho que é o pulo do gato, uma vida sem grandes feitos, mas da maneira como é contada com seu humor ácido e as interações com o leitor, deixa tudo ainda mais interessante de ser.
Não é a toa que é um clássico, e que nos faz ter orgulho da literatura brasileira.

sir.pericles 22/05/2024

Aff....
Pela terceira vez eu tento ler esse livro (sendo que consegui concluir em apenas uma) e pela segunda vez eu não o termino. Eu fico pensando nas pessoas que disseram que leram e acharam divertido, engraçado, O MELHOR LIVRO DA LITERATURA BRASILEIRA. MANO, esse livro é podre de chato kkkkkkk. (Ain, mas quem é você pra criticar Machado de Assis, Pericles?). Gente, eu não falei que o livro é ruim. Ele só é tedioso.

Como é que as pessoas gostam? E tenho certeza que só virou tendência nos EUA porque a perda de vocabulário que deve ter sofrido deve ter sido absurda.

Machado tem outros livros fantásticos, mas esse aqui... Com todo o respeito, passo a vez.

bárbara 22/05/2024

Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver
Nunca tinha lido um livro nacional que realmente me prendeu mas esse aqui tá de parabéns.

adorei a escrita de machado e a maneira como a história flui e me faz pensar e refletir.
com certeza vou ler mais livros dele!

????????

lu.alves 22/05/2024

É um livro digno de ser um clássico e uma das maiores obras da literatura brasileira! A proposta do livro é genial e interessantíssima e o próprio estilo de narração se mostra muito inovador para a época! Uma coisa que deixou mais fluída essa leitura que é bastante densa, foi o fato dos capítulos serem bem curtos e dinâmicos o que costura o enredo de uma forma bem criativa!
É uma grande crítica à elite carioca da época e o personagem Brás Cubas é extremamente caricato, cheio de nuances e muito interessante de se analisar.
A escrita é poética e traz viagens reflexivas que te deixam imerso na narrativa.

Paulo.Diniz 22/05/2024

A história não me prendeu, apesar de ser um clássico. Achei interessante as referências à outros livros do Machado, mas a leitura foi arrastada.

Jeandela 21/05/2024

Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Sensacional. É com uma obra como essa que podemos ver que o Brasil é sim rico de arte, de boa arte. Memórias Póstumas é com certeza melhor do que muitos e muitos livros de fora, e melhor até que muitos clássicos, e por isso me deixa tão triste que o incentivo que as escolas têm para que os alunos leiam as obras do Machado, ao invés de os fazer gostar, na realidade só deixa o autor com uma imagem de que "é matéria escolar".
Eu tinha essa visão, e li O Alienista por pura obrigação. Passei muito tempo vendo Machado apenas como um escritor qualquer que dava material pra escola, e nada mais que isso.
E até recentemente eu tinha um pouco dessa visão. Não tão forte como antigamente, mas a imagem do mestre ainda não me era tão boa, e achava os livros dele sem graça. Até que meu professor de literatura desse ano (o melhor que já tive) me fez o favor de me apresentar Memórias Póstumas de Brás Cubas de uma forma que passei a enxergar as obras de Machado de Assis com um olhar diferente, mais maduro e justo.
Que ele era um gênio, é conhecimento geral. Poucas obras que li têm a alma e o charme que Brás Cubas tem. É muito bom acompanhar toda a sua trajetória fracassada, ri e me diverti muito com as ironias e as merdas que o protagonista fez, como me senti muito envolvido com os personagens (não tanto com o Borba, depois de criar sua filosofia), que são muito bem escritos como todo o romance. A proximidade que o protagonista tem com o leitor, com suas narrações e divagações, são muito divertidas e nos traz uma sensação de companhia, o que nunca havia sentido de fato em outro livro.
Simplesmente impressionante, espero poder ler mais do autor esse ano!

GabrielOsodrac 21/05/2024

Machado afiado pelo ódio de conviver com nossa elite ignorante
Imagina o quão pica no negócio tu precisa ser pra ser preto e chegar no topo como escritor naquele Rio de Janeiro daquela época. Ok, foda, agora chegou ao topo, sentou do lado dos ocupantes, botaram uma cadeira ali pra ele, beleza. Mas quem é que ele encontrou ali, ocupando o topo? Quem era a elite do Rio de Janeiro na época e como eles dormiam de noite? Esse livro fala disso.

Se você faz parte da lista dos primeiros da família a entrar numa faculdade, a passar num concurso, a conseguir alguma ascensão social, você conhece um Bras Cubas. Aquela pessoa que tem tudo na mão, mesmo assim não se ajuda, não quer nada com nada. Faz faculdade forçado pelos pais, diz que o curso não ajuda em nada; por conta do tédio de uma vida herdade, só se relaciona com pessoas em busca de aventura, que envolva traição, posse, disputa de ego, política, alguma agitação numa vida pacata e mediocre. Ele envelhece e se desespera, tenta virar filósofo buscando dar sentido à sua existencia e no desespero ele morre. Morto ele aparece, na sua melhor forma, pra te contar sua vida.
Pra fechar: imagina você escrever 300 páginas debochando da cara de algum idiota, publicar isso, e no fim essa mesma pessoa chegar pra te dizer: “cara, que livro ein! Realmente, descreveu muito bem a humanidade!”. Por isso é um dos maiores livros da história da humanidade. Os cara são burro? beleza são, mas o Machado usou o sarcamo muito bem aqui, e chuto que deve ter adorado o processo de escrever esse livro, enfim.

Daniel.Tschiedel 21/05/2024

Uma grata surpresa
Lembro de minha professora de literatura do ensino médio falando maravilhada sobre este livro. Obviamente não o li na época, mas resolvi ler agora, mais velho.

Achei o livro mais interessante e divertido que o Dom Casmurro. Brás Cubas é um maldito que te prende em sua vida futilidades. E o próprio protagonista admite ao final que teve uma vida sem nenhuma conquista, mas que também "não precisou suar pra comprar pão".

Eu fiquei meio perdido durante as divagações dele ao longo do livro e, certamente, caberia uma segunda leitura mais lenta e atenta para destrinchar as mensagens do autor.
Mas foi divertido acompanhar os relatos sem pudor de Brás Cubas.

Diego940 21/05/2024

Inutilidade
A renomada obra de Machado de Assis, sintetiza as contradições de um burguês do século XVIII no Brasil, com uma vida sem direção e cheia de contradições. Desse modo, nos é apresentado Brás Cubas, o protagonista do livro que narra sua vida após a morte, e que muitas vezes faz reflexões que não condizem com o que se mostra.
Diversos capítulos o personagem fica à deriva, ou então escreve capítulos que não possuem a menor importância. Brás Cubas não completou nenhum feito até o final de sua vida e mesmo assim viveu tranquilamente.
Logo, o livro todo nos mostra como Machado de Assis critica de forma extremamente irônica a elite da época, mostrando sua futilidade e privilégios. Isso numa época de miséria e escravidão no Brasil.
A obra é formada por capítulos curtos que por sua vez acabam sendo estruturalmente lúdicos em certos momentos. Entretanto, por ser uma obra antiga, acaba sendo difícil de digerir as ideias propostas no livro, por conta de vocabulário e expressões já não tão usadas. Além de nuances históricas e culturais que não estão mais presentes no nosso cotidiano.
Assim, Memórias Póstumas de Bras Cubas se mostra um livro ligeiramente complexo, mas nada que beire o impossível de se consumir. Tive bons e momentos com essa leitura e acredito que seja o tipo de obra que sempre devemos retomar com outros olhares.

Ana R. Rodrigues 21/05/2024

Brabo demais! (e uma história trevosa subestimada)
Valeu a pena ler só depois de adulta! Já havia entrado em contato com a obra do Machado por meio de alguns contos hoje entendidos como sendo de terror, mas "Memórias póstumas" foi meu primeiro romance dele. Me impressionou os elementos fantásticos e o quão divertida é a narrativa (assiti o filme de 2002 e minha impressão da história muito foi muito mais divertida na minha mente do que o jeito como o diretor a adaptou para o cinema). Agora que uma influencer gringa coneguiu deixar esse livro no topo das listas da Amazon, é mais um motivo para nós brasileiros não deixarmos de lê-lo e sentir orgulho da nossa literatura!

Dr Perônico 21/05/2024

Machado... Que dizer sobre este homem? Ou melhor, sobre sua obra? "Memórias póstumas" inaugura o movimento realista no Brasil; uma tarefa deveras ousada, no entanto, feita com êxito pelo autor.O livro é de um pessimismo, uma ironia, que indiscutivelmente me encantam, por se tratar de uma crítica à sociedade fluminense daquele final do século XIX; além de anunciar temas que seriam abordados em outros trabalhos do escritor. É puramente genial e... é Machado!
Obra de finado! Afinal,
"Senhores vivos, não há nada tão incomensurável como o desdém dos finados."

Nicolly524 20/05/2024

Memórias Póstumas
Não tenho oq dizer , li obrigada, e obrigada terminei , livro não tem sentido , não entendi real boa parte do livro .

Bianca 20/05/2024

Machado de Assis, sempre arrasando
Após ler 3 livros desse autor, posso dizer que ele é brilhante. A maneira com que ele conversa com nós leitores é incrível.

A história de Brás Cubas é a de um homem triste que em toda sua vida não teve desafios, porém também não houve conquistas.

A sua morte antes de mostrar ao mundo sua maior criação é trágica, e ao nos contar o decorrer de sua vida ela se torna mais triste.

Mesmo sendo antigo ainda é possível se identificar com alguns de seus pensamentos, por isso este livro é considerado um clássico.