Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Ju 05/09/2024

Um classico
Relendo esse classico pela hype atual e constatando que Machado era genial. Um livro tragico e cômico. Vamos Lendo como se estivéssemos em uma conversa com uma amigo.

LilithFromHell 04/09/2024

Uma grande fofoca
Me senti no meio de uma novela, ou em uma fofoca o tempo todo. o livro é bem dinâmico, gosto muito da forma que é feito os capítulos. achei um livro engraçado e ao mesmo tempo bastante triste

Isabela354 04/09/2024

Sendo bem sincera, não sou muito fã de livros assim, leio pra sair da rotina e talvez pra dar uma chance ao diferente.
Algumas partes até que gostei, a brincadeira do autor de devanear escrevendo ou ele mesmo está morto pra escrever.
Porém, eu voei na escrita muitas vezes e ficar voltando pra entender me cansa. No mais, finalizei assim.

DiogoSpolador 04/09/2024

Não pensei no título
Terminei a leitura e realmente o livro é muito bom, mas é bem complexo. Deveria ter lido no ensino médio mas certamente não teria entendido na época. Acho que até na leitura de hoje eu não entendi toda a sua complexidade. Talvez no futuro releia e perceba coisas que não percebi. Enfim, boa leitura.

Liza 04/09/2024

Memórias Póstumas de Brás Cubas
Demorei muito para conseguir terminar esse livro, mas com o tempo a leitura foi fluindo de uma forma bem mais leve.
Achei a história repetitiva e não é meu livro favorito dos clássicos, mas entendo e respeito a importância desse livro e reconheço que Machado de Assis foi um gênio quando escreveu esse livro.

Cristinalulu 03/09/2024

Loucura
O primeiro livro de Machado que li, confesso que é difícil e creio não ter entendi sua complexidade 100%, mas ainda assim, com certeza é um dos melhores que li

gabzsch 03/09/2024

Doidera
Machado realmente foi um gênio pqp
Acho muito daora como o Brás Cubas nasceu num berço de ouro com a vida ganha, mas sua vida foi extremamente supérflua e infrutífera.
Não teve uma esposa, não teve um cargo político importante, não teve uma família; não transmitiu o legado de sua miséria.

Ana Helô 03/09/2024

Não via a hora de terminar
Comecei a ler praticamente por obrigação, por conta de um seminário que tinha menos de uma semana para preparar e exatamente por isso a leitura não fluiu, eu não consegui entender muita coisa desse livro, embora algumas análises e críticas tenham ficado claras.
Se não fosse esse cenário de ler por obrigação, tenho certeza que com mais tempo e vontade a leitura teria sido muito bem aproveitada e conseguiria tirar mais ensinamentos.

Brasil 03/09/2024

O primeiro livro clássico da literatura brasileira que eu leio e sinceramente estou feliz por ter lido só agora, livro incrível, mas uns anos atrás eu não iria entender a complexidade dele

Malu.Baccarin 02/09/2024

Realmente um clássico
Uma leitura difícil em alguns momentos e demorada, mas todos deveriam ler em algum momento da vida (só não no ensino médio).

PedroVipi 02/09/2024

Ao verme que primeiro roeu as férias carnes de meu cadáver.
Machado de Assis foi ousado em escrever está obra, principalmente quando vemos qual tipo de escrita era comum naquela época.
O autor escreve este livro como um narrador personagem, ou seja, a história é narrada pelo próprio Brás Cubas, que como o título sugere, está morto. É curioso ver como este livro consegue intrigar e desinteressar ao mesmo tempo. O leitor se sente preso e angustiado em muitos momentos, principalmente quando há reflexões que fazem referências a outras obras e conceitos, referências essas que vão de bíblicas até a outras obras do próprio Machado de Assis.

Quando digo que a leitura pode desinteressar ou frustrar, não estou reclamando da obra em si e apenas estou constando de que é uma leitura difícil, seja pelo vocabulário repleto de termos por muito desconhecidos ou pela narrativa que retrata o cotidiano do personagem.
Em geral só há um jeito de descrever está obra: Um clássico brasileiro.

Deixo aqui meu saldo final como positivo, mesmo este não sendo o tipo de leitura que mais me interessa.

Valesi 02/09/2024

Leitura obrigatória - e divertida
Demorei muito para ler Brás Cubas. Machado não é para adolescentes vestibulandos, é preciso ter conhecido um pouco da vida para entender a ironia fina, o sarcasmo, o humor autoreferente dele.
Brás Cubas é o verdadeiro anti-heroi, e o mais delicioso é que ele sabe disso, sabe que a gente sabe, e sabe que todo mundo vai fingir que não é.
A história em si é simples, não diferente de uma vida média (para os tempos do Brasil colônia), mas a metalinguagem e a quebra da quarta parede funcionam perfeitamente e, suspeito, de maneira quase inédita na literatura, donde se acrescenta a importância histórica à obra.
Por que não pontuação máxima então, você se pergunta? A culpa não é de Machado, nem de Brás Cubas. É que quando se demora muito para chegar até eles (embora, repito, seja recomendável), você já viu isso centenas de vezes em outros autores que beberam dessa fonte, causando um impacto menor. Mas nem por isso a leitura deixa de ser obrigatória.

Janine 02/09/2024

Eu vejo todo mundo falando que esse livro é uma obra prima, mas eu lendo não consigo identificar tudo isso que falam dele... não sei se ainda preciso amadurecer, ou se o livro só não é pra mim mesmo.

Mika 01/09/2024

Ao verme
Livro muito bom! Contrariando o que meu eu de 14 anos disse quando leu uma parte e detestou ksksks
Apesar de ter uma escrita mais complexa, obviamente por ser um clássico, o livro trás uma história bastante envolvente de um personagem que praticamente fez "nada" durante sua vida inteira, mas a viveu de igual modo e ainda adorava insultar o leitor.
Acredito que não tirei completo proveito deste livro e creio que conforme minha pessoa for envelhecendo, tirarei novas conclusões sobre o clássico.
Recomendo, com certeza.