Memórias Póstumas de Brás Cubas - Quincas Borba

Memórias Póstumas de Brás Cubas - Quincas Borba Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Marcela115 07/05/2024

Defunto autor ???
? Tenha um mente que é Machado de Assis, então às vezes a leitura fica meio complicada ou cansativa com as palavras difíceis e os raciocínios lógicos dele kkk

? A história é uma biografia da vida de Brás Cubas enquanto estava vivo. É, ele tá morto kkk. Com isso acompanhamos sua trajetória desde a infância até o dia que deu seu último suspiro de uma forma cômica e bem diferente, já que é um defunto falando. Dentre elas, conhecemos sua família, amores e desafios que enfrentou em vida.

? O livro tem MUITOS capítulos e não são grandes. Isso é bom, porquê não deixa a leitura cansativa e você pode parar sem cortar a história no meio do capítulo.

? Acho interessante frisar a estrutura do livro:
- História (págs. 8-178)
- Complementos de leitura (179-182)
- Questões comentadas (183-192)

Victor_lcnetto 07/05/2024

Livro clássico.
Talvez não seja um livro em que eleve muito o seu conhecimento de mundo, ou que você aprenda diversas coisas dentro dele.
Mas ao mesmo tempo não é considerado um dos livros mais importantes de nossa literatura atoa. Machado de Assis sabe da arte de escrever como ninguém, além do vasto conhecimento em filosofia demonstrado ao longo do livro.
Em suma, um livro bom, não excepcional, mas marcado por diversas frases e passagens de nossa literatura clássica. Vale a pena a leitura, por ser muito leve e fácil.

lissamed 06/05/2024

Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado De Assis
"Memórias Póstumas de Brás Cubas" é uma obra-prima da literatura brasileira escrita por Machado de Assis. A narrativa é uma sátira social e psicológica que acompanha Brás Cubas, um defunto autor, que narra sua própria vida após a morte. Com ironia e humor ácido, ele revisita suas experiências, relacionamentos e reflexões sobre a sociedade e a condição humana, oferecendo uma visão única e provocativa da vida e da morte.

Nesta trama Machado De Assis descreve de maneira satíricas diversas críticas à sociedade a qual ele vivia, porém muitas delas que hoje podemos interpretar como a frente do seu tempo, e que podem ser usadas para diversos aspectos da sociedade atual. Um dos principais pontos que podemos citar é uma crítica ao fardo do homem branco, que, inclusive, diversas pessoas acabam não interpretando a obra e acabam a interpretando como racista, onde, na verdade, seu objetivo era o contrário.

Machado De Assis é conhecido por suas obras complexas que requerem uma maior interpretação do leitor, principalmente nos dias atuais, devido as alterações linguísticas sofridas na nossa língua ao longo dos tempos. Esses detalhes os quais deixam suas obras mais ricas e interessantes.

Este livro aborda a mediocridade de um homem que mesmo tendo todos os possíveis recursos em suas mãos acabara a morrer sem nenhuma conquista e sem realizações.

O egocentrismo da personagem é algo que já é notório na própria dedicatória do livro, onde ele em sua vida não encontrou alguém bom o suficiente para dedicar suas memórias póstumas, assim as dedicando aos vermes que roeu as frias carnes de seu cadáver. Porém, há não apenas uma interpretação desta dedicatória, a mesma que pode ser vista como uma crítica em relação a todos que, metafóricamente, roeram a carne do escritor, todos aqueles que o criticaram.

Ana 05/05/2024

"Escrevia-a com a pena da galhofa e a tinta da melancolia."
Joaquim Maria Machado de Assis foi um escritor carioca nascido em 1839 e falecido em 1908. Viveu 69 anos e é considerado por muitos o maior nome da literatura Brasileira.
Considerada sua obra prima e um divisor de águas na história da literatura brasileira, Memórias póstumas de Brás Cubas, publicado em 1881, inaugura o Realismo no Brasil.
Aqui temos um narrador defunto autor, ou seja, depois de morto conta sobre sua vida, seus amores, duas experiências de forma irônica, sarcástica, divertida e principalmente melancólica e pessimista.
Brás cubas era um homem que nasceu numa família abastada, que sempre teve tudo, mas não conseguiu realizar nada, não foi relevante nem deixou nenhuma marca. O livro aborda, entre muitas outras coisas, a mediocridade da existência humana.
A narrativa não é linear e Machado faz muitas inovações de forma como capítulos muito curtos. Capítulos que simulam uma lápide, capítulos sem diálogos, capítulos fora de ordem cronológica...
Críticas a realidade da época tbm está presente. Uma sociedade que é extremamente estratificada e escravagista, machado nos mostra a grande importância que davam para a aparência e a ascensão social acima de tudo.
É o tipo de livro que deve ser relido várias vezes. Espetacular.

Yasmim Lovato 04/05/2024

Novamente surpresa com a imensidão da escrita de Machado,o livro nos surpreende em diversos aspectos ao mesmo tempo que traz a interação do leitor.

scelxols 04/05/2024

Memórias Póstumas de Brás Cubas
É um livro magnífico e de tamanha genialidade!! Acredito que não consegui captar todas as mensagens que o Machado quis passar com esse livro, mas para mim, a leitura desse livro acabou sendo uma experiência esplendorosa.

AleJF 03/05/2024

É um prazer ler uma obra tão genial, leve e ao mesmo tempo cheia de sofisticação e referências.
Machado é de uma sutileza que assusta, mas pega pesado em muitos momentos, escancarando a hipocrisia e os preconceitos de uma época!
Valeu cada minuto investido!

maria.duda 02/05/2024

Finalmente venci Memórias Póstumas de Brás Cubas

acredito que eu não entendi algumas coisas que o Machado realmente quis dizer no livro, mas é possível sentir a sua genialidade pela escrita
o narrador defunto é a melhor parte do livro, o modo como ele parecia brincar com alguns capítulos é espetacular

segunda que vem será minha aula de memórias, vamos ver como será
Alê | @alexandrejjr 02/05/2024minha estante
Curiosidade, Maria: tu vais lecionar ou vais aprender sobre esse livro na aula?

maria.duda 02/05/2024minha estante
irei aprender!

Mila Campos 02/05/2024minha estante
ainda vou ler esse um dia ??

tati_viannaa 01/05/2024

"O vício é muitas vezes o estrume da virtude. O que não impede que a virtude seja uma flor cheirosa e sã."

Thi Acrisio 01/05/2024

Aos Vermes
Dedico essa resenha aos vermes seguintes que roeram as carnes do Brás Cubas, e um dia degustaram minha fria carne. É triste pensar o quão superficial e mesquinha é nossa vida, mas é ela, é assim.
No início imaginei que teríamos uma grande lavagem de roupa suja, mas essas memórias do Cubas foi uma descrição dedicada de nossa vida de tentativas, de ser, de ter, de usar e de viver.
E no fim, ainda leva-se arrependimentos, ou a possibilidade de ter vivido outras vidas.
Eu gostei, enfrentei de forma calma uma dos maiores romances da nossa literatura, e revisitarei mais vezes, é bom demais.

BeatrizY09 01/05/2024

Magnífico.
É tão genial e surpreendente, muito melhor que minhas expectativas sobre o Machado.
Meu primeiro livro dele foi Dom casmurro, aos 9 anos e eu simplesmente viciei em suas escritas.
Magnífico e estupidamente maravilhoso.
Você sente vontade absurda de continuar lendo para saber o restante.

Constzza 01/05/2024

Superestimado?
A leitura do livro a princípio parecia muito empolgante, eu me empolguei quando as coisas passaram a acontecer com uma certa emoção na vida dele, a história do primeiro amor dele me pareceu muito empolgante, mas após determinado momento a narrativa passa a ser um pouco repetitiva, não me entendam mal, eu não detestei o livro, é um bom livro, mas não vejo ele como um livro tão sensacional como foi vendido para mim a minha vida inteira. Vale a pena a leitura, afinal é um clássico brasileiro, mas a história do Bras Cubas não é tão emocionante assim. Talvez eu apenas tenha colocado uma expectativa muito alta.
Priscila959 01/05/2024minha estante
Eu também não curti quando li...

manoellen.ferreira 01/05/2024minha estante
acho que a leitura é meio sobre ver o Braz narrando como se tudo fosse muito mais do que é realmente, pq ele passou a vida inteira sem ter muita atitude sobre as coisas na própria vida. na minha cabeça ele é muito aquela pessoa que presencia uma coisa e aumentar em 10x
(o romance com virgilia é muito bom, remédio pra doido é um doido e meio, nesse caso ninguém sabe quem é quem)

Brunofds 01/05/2024minha estante
Vc expressou tudo q eu senti ao ler esse livro pela primeira vez.

Strarslix 01/05/2024

Obra Prima
Tantas críticas tantas coisas a se analisar, cada frase desse livro é rica, a maior ironia desse mundo foi Machado de Assis, um homem com origens não ricas, de pele escura, que mesmo assim foi capaz de contribuir para a sociedade e ter uma vida de sucesso, enquanto o Brás Cubas cresceu num lar rico, com tudo para ter sucesso e falhou em todas as áreas, ainda morreu orgulhoso e se sentindo superior. Se não tomar cuidado acaba caindo nas façanhas e falácias do personagem que não é flor que se cheire!

Ana Bia 30/04/2024

Um clássico!
A analise crítica do livro é interessantíssima, fora as 173738182 referências que o autor colocou - como sempre, Machado sendo um gênio.
Sinceramente, leitura muito maçante - principalmente por causa de você, Quincas Borba - mas trata de assuntos muito marcantes, como traição, ambições e desejos não conquistados, a ideia humanitista, etc.
Não deixo de reconhecer que foi um marco da transição do romantismo para o realismo brasileiro, e não posso deixar passar a melhor frase do livro: "ao verme que primeiro comeu as frias carnes do meu cadáver, dedico lhe saudosamente essas memórias póstumas"