Convenience Store Woman

Convenience Store Woman Sayaka Murata

Resenhas - Convenience Store Woman

Isadora 03/07/2023

?Any change, whether good or bad, would be better than the state of impass i was in now.?

Muito doido porque eu consigo ver dois pontos principais nesse livro e eles meio que se contradizem.
O primeiro é mais óbvio, já que está escrito no texto mesmo e não subentendido, e é a questão do molde que a sociedade cria e espera de uma pessoa. Trabalho, casamento, filhos, etc.
A outra questão é que Keiko, claramente não está mentalmente bem. E esta situação em que ela se encontra é ideal para o capitalismo prosperar. Ela não questiona nada, ela não tem interesses para além da loja, ela vive em função do seu trabalho, cega para qualquer coisa fora daquilo.

Então o que fica é, embora essa ideia de que há um manual a ser seguido para alguém ser considerado bem-sucedido é uma falácia de merda, Keiko não é uma ?heroína? que está subvertendo as expectativas sociais e formando seu próprio caminho. Ela está doente. E ?a loja? se aproveita dessa situação dela porque não tem nada melhor do que um trabalhador que só não trabalha mais porque seria crime!!!!!!

Minha nota não reflete a qualidade do livro em si, ele é MUITO bom e me botou para pensar como há muito um livro não fazia. Mas meu gosto pessoal pede por histórias com um lado emocional mais aflorado, então não sei se me vejo relendo ele por prazer.

Ansiosa para ler outros livros dessa autora!

koookiesmile 27/06/2023

Pensando aqui que esse livro é uma ótima crítica a estrutura que nos é imposta sobre a sociedade e fico meio SUS pq me identifiquei mais do q devia com a pp KKKKKK
koookiesmile 27/06/2023minha estante
eu disse crítica mas n é bem crítica não, é mais uma caricatura muito forte mesmo kkkkkkk

Caroles 18/06/2023

Recomendo!
Fui muito supreendida pela profundidade e o teor reflexivo da história. Também achei que seria uma leitura leve e quentinha do dia a dia de alguém que não se encaixa. Terminei, porém, refletindo muito sobre as duas perspectivas de pessoas que são julgadas como estranhos ou inúteis à sociedade. Uma tenta se encaixar ao máximo, sem perceber os motivos por trás das ações das pessoas e a outra percebe todos os esquemas sociais presentes e sente intensamente o peso dos julgamentos das pessoas, buscando fugir de tudo isso.
Me identifiquei em diversos momentos.
É uma leitura leve e muito reflexiva.

Kannikaze 11/06/2023

É dureza ser diferente.
Fui com a ideia de ser uma leitura bem levinha sobre uma moça no Japão e a vida mundana e nossa, quando acabei de ler estava com os olhos arregalados, de uma forma boa, é claro.

Não sendo uma daquelas pessoas que falam "literalmente eu" ao sinal de qualquer personagem com alguma anormalidade mental... mas nossa, ela é literalmente eu! Certos maneirismo e a forma de se sujeitar a certas coisas para se encaixar no que a sociedade espera, realmente me trazem memórias. Lá pela metade/fim do livro eu queria pegar a protagonista e guardar num pontinho e proteger ela dessa gente toda.

Eu me consigo muito me ver lendo esse livro novamente, espero que na próxima seja em português, uma leitura realmente muito gostosinha.

Mariottoni 09/06/2023

Oq dizer sobre esse livro? Foi bem diferente do q eu achei q seria, teve diversos questionamentos mt interessantes sobre o nosso lugar no mundo, gostei bastante e tbm amei conhecer (bem superficialmente) um pouco o estilo de escrita japonês, q achei um tanto qnt diferente

Thayna 06/06/2023

Uma boa crítica
Esse não é um livro realmente emocionante, mas a crítica que ele carrega é muito perspicaz. É interessante a análise da autora sobre como somos condicionados a seguir sempre um mesmo caminho (estudar, trabalhar, casar, ter filhos), e quem é considerado um ponto fora da curva terá que lidar com outras pessoas tentando criar justificativas e razões pra que ela possa te compreender, sem se preocupar com suas questões pessoais.

Por fim, apesar de ter partes um pouco entendiantes, é um livro que vale a pena ler =)

Mesquita 29/05/2023

Uma narrativa estranha. Sobre uma personagem que não compreende completamente os sentidos que regem as normas da sociedade e como ela lida com a pressão de necessitar se encaixar nessas normas. São estranhamentos que nem sempre eu consegui ser empática a respeito. Sinto que é um livro que não poderia ser escrito por muitos outros povos além do japonês, principalmente por conta das alegorias usadas com as lojas de conveniência e da necessidade tão forte de ser normal. A necessidade de adequação da personagem principal, sentida principalmente por sua família, é o principal tema do livro. Uma dessas histórias interessantes, mas que são mais divertidas de pensar e conversar a respeito do que de fato de ler. É um livro de passamento esquisito, que causa estranhamento e desconforto no leitor. Não sei se foi algo na gravação do áudio livro, mas senti falta da divisão em capitulos. O texto completamente corrido me causou ainda mais angústia. Uma história interessante, apesar de não ser necessariamente uma leitura agradável.

ttorturepoet 15/05/2023

? ? ? ? ?

? st?rt: 13/05
? end: 15/05

"?t th?t moment, for the f?rst t?me ever, ? felt ??d become ? p?rt ?n the m?ch?ne of soc?et?, ?'ve been reborn, ? thought, th?t d??, ? ?ctu?ll? bec?me ? norm?l cog ?n soc?et?"

Sara 17/04/2023

Há tanto para se debater neste livro, uma verdade raridade.
Sinopse: iremos acompanhar uma jovem em sua estranha situação de não entender os sentimentos e emoções das outras pessoas. E por conta disso, acaba trabalhando meio período por 18 anos em uma conveniência.

O que eu achei :
O livro vai crescendo a medida que ela interage com os outros personagens da narrativa. E então você percebe a crítica ao capitalismo, à sociedade moderna, à própria corrida de ratos dentro de rápidas e acidas conversas. me encontrei diversas vezes pensando e questionando acerca do que que a personagem principal fez da sua vida e como essa reflexão não pertence nem a mim e nem a ninguém, somente a ela. No fundo, ela não queria ser aceita, ela só queria ser deixada em paz. Há tanto para se debater neste livro, uma verdade raridade.
brubsss 26/05/2023minha estante
o inglês dele é de boa? Ou é muito complexo?

Sara 29/05/2023minha estante
Achei tranquilo .. pode ir sem medo

Isa | @nocaminhoumlivro 11/04/2023

Eu amei o livro! A forma como a autora nos mostra o mundo pelos olhos da personagem principal é incrível. Um livro lindo e complexo, humano, e ainda sim sucinto

05/04/2023

Engraçado, divertido e uma leitura bem rápida, muito bom pra sair de uma ressaca. Gostei da escrita da autora e achei a história muito intrigante ainda que simples.

Muitas questões foram postas em menos de 200 páginas: a diferença de reações e pensamentos das personagens principais feminina e masculina, como a sociedade lida com pessoas neurodivergentes, capitalismo, pressões sociais, o papel da mulher na sociedade contemporânea, etc;

O livro é muito bem feito e até sutil em algumas questões; a ideia de colocar um incel para contracenar com a personagem principal foi uma ideia estranha mas que resultou e pôs em causa o papel do gênero na formação da opinião dos dois e nas atitudes.

(Breve comentário para (SPOILER!!!!!!!) falar que achei intrigante como a cena em que um cliente começa a mandar nos outros do nada meio que se repete no final do livro com a protagonista.)

Beatriz 21/03/2023

Vale a pena!!!
Achei impactante, é um livro que sinto que ainda to digerindo. A autora fez um ótimo trabalho na construção da protagonista e senti a todo momento o como, enquanto sociedade, tentamos sempre enquadrar alguém em alguma caixa e o quanto criamos uma narrativa pra cada pessoa sem saber de fato o que ela pensa/quer. Fala sobre identificação, senso de pertencimento e inclusão. Eu não dei cinco estrelas pois achei o começo do livro um pouco arrastado, tanto que parei por um tempo, mas quando voltei a leitura não consegui parar e acabei em uma sentada. Realmente vale a pena a leitura!

pedro 17/03/2023

Leve, porém com críticas reais
é um livro pequeno de leitura bem rápida. mesmo assim, o livro é muito engraçado e, ao meu ver, traz reflexões interessantes sobre o local da pessoas neurodivergente na sociedade.

Sofia 09/03/2023

Humm n sei
N foi oq eu esperava de vdd. É um livro monótono, n tem plot n tem nda, mas é interessante de ler. Tem críticas boas a sociedade e traz um paralelo bem exagerado, mas que faz muito sentido. Se quer um livro curto e sem muita coisa, esse livro é para vc, mas sinceramente não foi uma das melhores escolhas para mim