Convenience Store Woman

Convenience Store Woman Sayaka Murata

Resenhas - Convenience Store Woman

anpanjulia 27/01/2022

seguindo o fluxo
esse livro é a descrição da vida em sociedade e como nós, muitas vezes, apenas seguimos aquilo que é esperado de nós para sermos reconhecidos entre os nossos como pessoas de valor. fala de como, também, acabamos tentando entrar em caixas nas quais não cabemos para atender às expectativas daqueles que nos cercam e como é difícil, muitas vezes impossível, quebrar esse ciclo que se repete desde sempre.

pelo menos foi essa minha interpretação. um livro rápido e bom para passar o tempo.

cvittm 16/01/2022

legalzinho, mas quando que cê vai casar?
esse é um daqueles livros em que nada realmente acontece, então você fica pela escrita.

tendo isso dito, o conceito do livro realmente é foda, e a escrita é música, muito bem colocada em todos os parágrafos, sem deixar de ser sutil nas alegorias e representações. mas não consegui realmente me conectar e simpatizar com o livro do jeito que o hype que fizeram em cima dele fez parecer.
não foi uma leitura que mudou a minha vida, não foi um livro que me fez repensar meus principios, não foi um livro que eu vou carregar sempre.

mas sei lá, talvez eu seja muito nova pra realmente ver a mensagem???? kkk quem sabe eu releio em uns anos e minha visão muda completamente. mas por enquanto é isso.

p.s.: eu não achei o livro engraçado e/ou absurdo??? ele é meio depressivo, na real. a personagem é, desde a primeira página, claramente neurodivergente, e cheguei a ficar frustrada demais com a maneira que os personagens não entendiam e reagiam a ela. deixa a mulher ser feliz, gente.

Damy 04/12/2021

Maneirinho. Fala bastante sobre o ?papel? das pessoas na sociedade e que muitas vezes as pessoas sentem que precisam se adequar a esse palel ou ser completamente excluidas e julgadas.

Sekhmet 10/11/2021

Muitos comentários sobre esse livro o descrevem como cômico. Pessoalmente, acho que este livro não é nada engraçado. É um livro dirigido por personagens porque os eventos do enredo são bem mundanos, mas é aí que o talento da autora entra em jogo. É como se ela estivesse pegando algo mundano e tornando-o atraente (algo bem comum para autores japoneses, como já comentei em Kitchen, de Banana Yoshimoto).

Convenience Store Woman é um pouco estranho, mas de uma forma agradável. E funcionou bem para mim.

Keiko é diferente, não é considerada "normal" por amigos, família e colegas de trabalho, então ela tenta imitar o que deveria ser normal, apenas para manter todos satisfeitos. Embora nunca seja especificamente dito, parece que ela está no espectro do autismo.

A autora utiliza Keiko para examinar como a sociedade exige que nos comportemos, o que é considerado 'normal' e como alguém que é um pouco 'diferente' pode encontrar uma maneira de ser aceito.

Esta foi uma leitura curta, mas envolvente!

amanda 05/09/2021

o obscuro de ser normal
premissa: 4.5
escrita: 4.5
andamento: 5
personagens: 4
final: 4
____________________________________________

[I absorb the world around me, and that's changing all the time.]

[At that moment, for the first time ever, I felt I'd become a part in the machine of society. I've been reborn, I thought. That day, I actually become a normal cog in society.]

leitura obscura e que incomoda, ainda mais se o leitor se identificar.

tendo a protagonista conseguido um emprego numa loja de conveniência, ela passa a viver e respirar por isso. pelo propósito de ser uma funcionária daquele lugar. desse jeito ela pode se encaixar em algum lugar da sociedade e ser considerada "normal";

mas quando se passam 18 anos e ela ainda se encontra lá, nesse emprego de meio período, as pessoas começam a se perguntar o porquê e ela começa a querer se transformar ao gosto das pessoas para não ter que ouvir que não é "normal";

o livro, primordialmente, tem uma proposta muito simples, executada de maneira a nos fazer refletir sobre o tema (ser normal e se encaixar na sociedade) através de personagens que normalmente não gostaríamos por serem "fora da caixinha" e "anormais";

deixo em aspas pois o livro retrata justamente isso, como essas pessoas que não seguem o padrão: arranjar um emprego considerado "digno" + se casar + ter filhos, são vistas pobremente pela sociedade e como a sociedade assume coisas sobre elas para tentar entender do porque não serem "normais";

eu acho (tenho certeza k) que a personagem principal sofre de algum problema mental, mas isso não é explorado. você sabe, pois, a vida dela gira em torno de imitar os seus arredores e as pessoas com que convive, além de muitas vezes ela ter pensamentos homicidas e não entender o porquê de aquilo ser errado.

Luiza 30/08/2021

Esse livro é narrado de uma forma bem única, tão simples que chega a ser dura; cada frase parece uma facada, por menos que aparente dizer. Foi bem legal o livro trazer personagens problemáticos ou fora do padrão (ou dentro do padrão social) sem precisar necessariamente nomear o que acontecia. O personagem babaca não era chamado de babaca, o machista não era chamado de machista e por aí vai; a autora realmente é adepta ao ?show, don?t tell?. Mas apesar de possuir características marcantes, o livro é meio desconfortável. Eu entendo que parte desse desconforto é intenção da autora, mas ele não compensa isso com algo que instigue o leito. O livro ao todo parece muito focado no lado ruim das coisas (exceto em raríssimas ocasiões), o que deixa tudo meio inverossímil (?) Enfim, não foi uma leitura ruim, mas é uma leitura que deixa algo a desejar. O que esse algo é, eu ainda não tenho muita certeza.

Jéssica 02/08/2021

O livro conta a história de uma trabalhadora de uma loja de conveniência que não sabe como existir na sociedade fora da loja. Achei a personagem incrível e ver o mundo pelo ponto de vista dela me trouxe muitas reflexões.

littleoblivions 04/05/2021

incredible good
that was one of my fastest reading sections and it was only in parts because it was a short book. The writing style of it and all the reflections about society were just extremely well put and I couldn?t put the book down not even once!

When I first saw this book in the store I was skeptical about expending so much money in a shiny little book, but I was proven wrong!

I thing everybody in some point should read this story, specially because it can at times make you reflect at where you are in your live and where do you want to move forward.

I was truly surprised by how much i liked it and it definitely will become one of those books I read from time to time.
??

Nanda511 25/03/2021

Gostei muito do livro. É o primeiro que eu leio da Sayaka Murata, apesar de conhecer ela de nome há muito tempo. Algumas partes são um pouco esquisitas, mas não de um jeito ruim; de um jeito engraçado, confuso.

Fun fact: o livro em português se chama "Uma Questão de Conveniência". Há!

juliabatis_ 23/03/2021

Me surpreendeu
É o seguinte, eu fui ler esse livro pensando que era uma narrativa levinha sobre a moça que trabalha em uma konbini refletindo sobre a vida. Acontece que eu to destruída pois pareceu um conto do Franz Kafka.
Brincadeiras a parte, o livro me surpreendeu muito referente ao que eu (e a maioria da sociedade) considera normal e como pessoas que não se encaixam nesse padrões lidam com o cotidiano.
Comparei essa história a algum conto no estilo "Franz Kafka" pois a cada momento que as coisas "absurdas" aconteciam, elas me pareciam reais e me mostravam uma analogia a sociedade.

eduarda2470 09/03/2021

Convenience Store Woman
achei bem interessante até. gostei da história e particularmente adoraria 18 anos de carteira assinada numa loja de conveniências kkkkk as pessoas são chatas e fico feliz que a keiko tenha seguido a vontade dela e não dos outros

mons 16/01/2021

A forma como a personagem não consegue se encaixar no mundo e é julgada por estar feliz na vida não convencional que têm escolhido foi sensacional. Me senti muito reflexiva com toda a vivência e comunicação entre os personagens e achei poético o final na qual ela entende e grita pro mundo sua missão, seu real motivo para viver bem e saudável. Escrita maravilhosa e uma estória envolvente. Amei demais!!!!!!!!

Maria Fernanda Greiner 11/09/2020

Leitura rápida e agradável com um tema completamente novo sendo abordado de maneira inovadora. Tradução para o inglês muito bem realizada