Vanguardia

Nathy 12/08/2018

Naves, nebulosas e reviravoltas
Vanguardia
Joe de Lima
Imagine acordar sozinho no frio, nu, na escuridão, sem lembrar nem ao menos seu nome. Isso aconteceu com Vitor, que depois de algum tempo tentando lembrar do maldito treinamento, lembrou não só do próprio nome, mas que estava a bordo da nave Vanguardia.
Lembrou também que a Terra havia sido devastada por guerras sem fim. Era difícil encontrar agua, alimentos, até animais eram raros. Então o atual governo resolveu enviar uma nave em busca de um planeta habitável, que fica a 140 anos da Terra. Quer dizer que, fora o cara morrendo frio, todos estão hibernando em suas capsulas.
Se vendo sozinho, ele começa uma empreitada de andar pela nave, se esquentar e alimentar. Pensando em sua solidão aparente pelos próximos anos ele escuta vozes. Poderia ser sua salvação? Poderia não ser o único acordado? Seria melhro não ter topado com os saqueadores armados... Agora ele tinha mais que sua solidão para se preocupar, teria que salvar a nave não só dos saqueadores, mas de um inimigo invisível, que ele não faz ideia que esta muito perto.
Vanguardia é mais um sci-fi incrível do autor Joe de Lima. Narrado em terceira pessoa, te leva a bordo de uma nave em uma odisseia no espaço na esperança da perpetuação da raça Humana. Acompanhamos a história de Vitor depois do seu despertar fora de hora na nave e todas as suas desventuras na mesma, já que o futuro da humanidade está em suas mãos.
Eu adorei o livro, logo no começo eu já estava sentindo meu coração a mil. Todas as ações te prendem na história, cheia de reviravoltas e revelações não cansa de jeito nenhum. Você acaba envolto na história e se apegando aos personagens aos poucos.
Ambientado dentro da nave, enquanto ela passa por uma nebulosa, te leva a ver muito metal, ao mesmo tempo que te faz imaginar como seria possível uma estrutura tão grandiosa, em uma expedição por tantos anos.
Trazendo conhecimentos de astronomia e teorias biológicas, o livro me fez pesquisar um pouco depois que terminei. Amo teorias e isso me fez ficar mais apaixonada pelo livro.
O defeito do livro é ser curto (Pode ser visto como uma qualidade também), poderia ser mais detalhado, maior, ter uma continuação. NÃO, SER CURTO NÃO TIRA EM NADA A QUALIDADE DO LIVRO QUE É MUITO BOA, eu que gosto de livros longos mesmo.
Se você procura uma história rápida, que te leva para lugares longe e te faz imergir no universo, esse livro é pra você!
Já pode terminar o próximo livro Joe! Tô esperando!
Pedroom Lanne 03/09/2018minha estante
Se você curtiu o livro do Joe e gosta de livros longos, te convido para conhecer minha obra: Abdução, Relatório da Terceira Órbita. Uma das maiores sagas de ficção-científica sobre alienígenas dos últimos tempos. Deixo aqui o link para você adicionar o livro em sua estante:

Tathi Doidos por series e livros 02/01/2020

Adorei
A segunda leitura de 2020, foi Vanguardia de @joedelima1981 , que se passa em um universo onde o homem destrui e acabou com nossos recursos, e pessoas são escolhidas para serem congeladas e acordarem depois de uma centena de anos para povoarem e renovarem o mundo.
Victor foi um dos escolhidos de um total de 50 mil, mas eis que por um defeito de sua cápsula ele acorda antes das outras pessoas quando ainda faltam 40 anos para os outros. Ele pensa estar sozinho, mas ele terá surpresas nada agradáveis.

?? ? Nada mudou. Até no espaço, a cem anos da Terra, ainda é a pessoa com a arma na mão que faz as regras.?

Este livro é primoroso em diversos sentidos, além de muito bem escrito, nada acontece por acaso na narrativa, e mesmo fatos que podem causar estranheza ao leitor, logo são explicados e suas razões expostas.
Além disso somos levados a refletir sobre a busca desenfreada por riqueza e poder que nos faz destruir tudo, desde as pessoas até o planeta.
Fica claro , também, o trabalho de pesquisa usado pelo autor, e o esforço por tornar tudo claro e menos cansativo para os leigos de termos específicos do espaço.

?? ? Mesmo tão longe da Terra, a realidade continua a mesma. Não importa onde seja, as pessoas sempre vão agir como pessoas. A humanidade sempre vai ser a humanidade. Mesmo tão longe da Terra, a realidade continua a mesma, pensou Victor. Não importa onde seja, as pessoas sempre vão agir como pessoas. A humanidade sempre vai ser a humanidade.?

O livro não é muito longo e por isso mesmo se torna uma leitura agradável e cativante para todos os tipos de leitores.
Vanguardia está disponível em formato digital pela Amazon.
Olipe Sisão 25/05/2021minha estante
Se você curte grandes sagas de FC, te convido para conhecer o trabalho do autor Pedroom Lanne, um dos leitores de Joe, na saga "Adução & Abdução". Não deixe de acrescentar esses livros em sua estante. Abraços!

Ler é Literário 24/08/2018

Lembrou também que a Terra havia sido devastada por guerras sem fim. Era difícil encontrar água, alimentos, até animais eram raros. Então o atual governo resolveu enviar uma nave em busca de um planeta habitável, que fica a 140 anos da Terra. Quer dizer que, fora o cara morrendo frio, todos estão hibernando em suas cápsulas.

Se vendo sozinho, ele começa uma empreitada de andar pela nave, se esquentar e alimentar. Pensando em sua solidão aparente pelos próximos anos ele escuta vozes. Poderia ser sua salvação? Poderia não ser o único acordado? Seria melhor não ter topado com os saqueadores armados... Agora ele tinha mais que sua solidão para se preocupar, teria que salvar a nave não só dos saqueadores, mas de um inimigo invisível, que ele não faz ideia que esta muito perto.

Vanguardia é mais um sci-fi incrível do autor Joe de Lima. Narrado em terceira pessoa, te leva a bordo de uma nave em uma odisseia no espaço na esperança da perpetuação da raça humana. Acompanhamos a história de Vitor depois do seu despertar fora de hora na nave e todas as suas desventuras na mesma, já que o futuro da humanidade está em suas mãos.

[...]

LEIA MAIS DA RESENHA NO BLOG

site: https://lereliterario.blogspot.com/2018/08/resenha-55-vanguardia.html

Marcia Lopes 20/09/2018

Muito bom!
É com muito prazer que trago a resenha de mais um livro de Joe de Lima, Vanguardia usa o mesmo pano de fundo (espaço sideral) que seu livro anterior “Dragão de Gaia” porém nessa história o objetivo é colonizar um planeta desabitado já que a terra fora completamente devastada e foge também do infantojuvenil apesar de Victor, nosso solitário protagonista ter entrado na nave ainda adolescente.

Vanguardia é um livro rápido mas com enredo bem desenvolvido, instiga o leitor através do suspense, é também informativo visto que adorei saber sobre as nebulosas e tem uma pegada bem interessante sobre o vírus que acomete a nave. A sinopse não mente quando diz tratar-se de um suspense de tirar o fôlego. Victor acorda atordoado e confuso demora a se lembrar dos acontecimentos antes de ser encapsulado, aos poucos percebe que por algum motivo acordou cem anos antes do programado.

Sozinho, com fome, molhado e congelando, de modo a procurar se aliviar de sua condição, logo percebe não estar sozinho, a nave fora tomada por ladrões e daí por diante seu acordar torna-se um pesadelo. Victor terá que lidar ao mesmo com esses estranhos e com outra coisa bem mais sombria que assola todos os tripulantes, tem que se manter vivo porque dele depende o futuro da humanidade.

A leitura foi por demais prazerosa que merece uma continuação que o autor mais tarde poderia editar num volume único.
Bem, com certeza eu recomendo a leitura e mais uma vez Joe de Lima está de parabéns.

site: https://www.mundoliterando.com.br/

LT 20/11/2018

Boa tarde galera, tudo bem com vocês?

Hoje eu trouxe literatura nacional! Um livro de ficção científica que surpreende com sua trama. A explicação do autor para o ocorrido é digamos... Diferente do convencional.

Curiosos? Vamos conhecer um pouco mais de Vanguardia.

O que faria se acordasse numa enorme nave espacial a caminho de um planeta desconhecido e percebesse que toda a tripulação se encontrava adormecida em criogenia? Detalhe, essa viagem deveria durar 140 anos... E você acordou aos 100...

Após os recursos naturais da Terra se esvaírem devido ao consumo da raça humana e à superpopulação, a busca por outro planeta se tornou a única alternativa para evitar a extinção. Assim começa a jornada de Victor, enfermeiro da nave Vanguardia que leva o futuro da humanidade em seu interior. A viagem estava programada para durar 140 anos, pois foi o que a tecnologia da época conseguiu de melhor, e tudo seguia normalmente até que a cápsula criogênica de Victor quebra por um motivo desconhecido e ele acorda, 40 anos antes do previsto.

QUOTE: - 1900: população mundial estimada em 1.5 bilhão de pessoas - 2000: população mundial estimada em 6.1 bilhões de pessoas - 2100: população mundial estimada em 24.3 bilhões de pessoas - 2150: frente a escassez de recursos, naves colonizadoras deixam a Terra em busca de novos lares.

O que fazer? Deveria acordar mais alguém? Tentar reparar a cápsula?

Para piorar, ele não está sozinho, e quem ele encontra não faz parte da tripulação. Victor se vê numa situação desesperadora, pois o destino da humanidade cai nas mãos dele de repente sem que esteja preparado para isso (acho que ninguém estaria tendo em vista as circunstâncias em que isso aconteceu).

A trama se desenvolve de forma rápida e sem enrolação. O autor vai direto ao ponto desde o início, o que deixa tudo frenético e dramático, pois Victor se vê numa situação desesperadora.

Os outros personagens mostrados são espertos e estão dispostos a qualquer coisa para conseguir o que querem. Eles dão inclusive detalhes sobre o que mudou nos 100 anos que se passaram desde a partida da Vanguardia, o que surpreende bastante Victor, pois é completamente diferente do que ele imaginava.

A relação dele com essas pessoas varia a todo momento, porque nem ele nem o grupo sabe exatamente como agir, pois o encontro foi muito inesperado.

QUOTE: Do que você está com medo? Dos monstros… Os monstros aparecem quando está escuro… Ah, venha cá, meu filho. Vou te contar um segredo. Pode dormir sem medo, nada muda quando está escuro. Você jura, mamãe? Eu juro. O mundo não desaparece quando você fecha os olhos. O mundo continua lá, esperando você abrir os olhos de novo.

Há também algumas partes misteriosas no texto sobre um tipo de criatura, a princípio é confuso, mas a explicação mostrada pelo autor ficou realmente boa e tem tudo a ver com o ocorrido durante toda a trama, levando a um final muito bom na minha opinião.

A leitura é rápida, poucas páginas, mas ótimo conteúdo. Joe de Lima mandou muito bem em sua trama. A capa é perfeita buscando mostrar o que ocorre com Victor, o tamanho do problema que ele arruma (sabendo a quantidade de gente e olhando para a capa temos ideia do tamanho da Vanguardia e entendemos o desespero do protagonista).

Bem galera não tenho muito a contar sem dar um spoiler enorme, os textos misteriosos do autor revelariam muito a respeito da trama então vou deixar vocês conferirem por si próprios.

Vou ficando por aqui, espero que tenham curtido a leitura dessa semana. Joe de Lima, muito bom, recomendo Vanguardia a qualquer leitor, curti demais!!

Até a próxima semana!!

Resenhista: Julio Cesar.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

Juliana 09/03/2022

Infelizmente, não posso dar mais estrelas.
Uma história maravilhosa, rica em detalhes concisos. Um dos melhores livros que li nesse ano.
Vanguardia traz o melhor e o pior da humanidade de modo cru ao tempo que poético.
Podem baixar pra ler sem medo.