Kallocaína

Kallocaína Karin Boye

Resenhas - Kallocaína

1 | 2 | 3 | 4

renattomd 12/01/2024

A premissa de um “sérum da verdade” inserida em um contexto distópico super autoritário é muito bem desenvolvida. A história prende bem e deixa com vontade de conhecer mais sobre aquele universo. Achei o final um pouco corrido, mas ainda assim é um livro incrível.

Rond 10/06/2023

Kallocaina, da autora sueca Karin Boye, é uma obra que se destaca no cenário das distopias literárias. Escrita em 1940, durante o auge da Segunda Guerra Mundial, este livro nos apresenta uma visão inquietante do futuro, um mundo onde o individualismo é suprimido em nome do coletivo.

A autora, que visitou tanto a União Soviética de Stalin quanto a Alemanha nazista, expressa seus medos mais profundos através desta obra. A atmosfera opressiva e o controle absoluto do Estado são temas centrais de Kallocaina, ecoando os regimes totalitários que Boye testemunhou em suas viagens.

Publicado antes de "1984", pode-se dizer que provavelmente há DNA sueco na aclamada obra do George Orwell. A distopia criada por Boye é poderosa e envolvente e apresenta a maior parte dos elementos que posteriormente passaria a ser mundialmente conhecida e certamente tem seu lugar no panteão das grandes obras distópicas.

A edição da editora Carambaia merece destaque pela sua qualidade. O cuidado com a apresentação do livro é evidente, proporcionando ao leitor uma experiência ainda mais gratificante. A atenção aos detalhes e o compromisso com a excelência da editora Carambaia são conhecidos por seus leitores e, sem dúvida, contribuem para a apreciação desta importante obra literária.

@biaverona 22/04/2023

KALLOCAÍNA
Confesso que durante o livro pensei várias vezes ?nossa, to amando? e ?meu pai amado, esse livro não acaba NUNCA?. Demorava demais pra tomar coragem pra pegar ele pra ler, mas assim que pegava lia sem parar (vai entender kkkk)

Após a conclusão da leitura, minha impressão que fica foi: que livro! Uma distopia densa (como todas, talvez) que te faz passar muita raiva e ficar pensando tipo ?GENTE, QUE? COMO PODE CONCORDAR COM ISSO??. Mas ai você lembra que mora
no Brasil e a realidade não tá tão longe assim kkkkrying

Enfim, pra quem gosta do gênero, super indico!

Thais 24/01/2023

Li depois de ler 1984
A leitura é muito instigante, muito bem escrita. Uma pena eu ter lido após ler 1984, pois claramente George Orwell se inspirou nesse romance. Achei MUITO bom! Muito mesmo. Só não foi melhor e mais impactante pois já carregava comigo uma experiência similar. Então, se não tiverem lido ainda 1984, leiam este querido primeiro ?

Arbóreo Literário 15/11/2022

É um início
O livro me lembra muuuuito 1984 e Admirável Mundo Novo, pode ser pela razão deste livro ser de anos anteriores ao lançamento dos citados.

Ariadne 02/05/2022

Boa história
Kallocaina, livro escrito pela sueca Karyn Boye, é das distopias escritas sob influência de um mundo que passava pela Segunda Guerra Mundial, crises econômicas e Estados totalitários pelo mundo. Esta distopia foi escrita sob a influência da decepção da autora com a Rússia stalinista após uma visita a ela e parece-me que faz parte da tradição da Carambaia publicar livros que façam críticas ao comunismo mesmo que não assumam totalmente seu apoio ao liberalismo político.

Quanto a história achei bem escrita, os personagens são complexos - principalmente o protagonista Leo Kall - e a narrativa é seca, sufocante e burocrática como o Estado Mundial narrado no livro.

Rafael Kerr 19/01/2022minha estante

Klelber 21/02/2021

A mãe de 1984
Impresionante. É um livro que faz acender o sinal de alerta sobre os governos totalitários. Orwell se inspirou nele pra escreveu 1984, e acho injusto esse livro não ser reconhecido como aquele.

Felipe Philipp 18/02/2021

In vino veritas moderna
Leitura que dá uma sensação de claustrofobia o tempo inteiro, e isso é fantástico. Poucas distopias me deram essa sensação, mas essa obra me deu um sufocamento angustiante, não é só a invenção do nosso protagonista, mas é a escrita da ótima autora. O jeito de conduzir o nosso protagonista maníaco, foi algo que nunca tinha lido em nenhum lugar, e digo mais: nenhuma distopia, seja anime, como Psycho-Pass, outras obras ou até filmes, como Filhos da Esperança, me deu essa sensação. É uma obra mais do que recomendada.

Tiago 03/02/2021

Ótima distopia
Kallocaina foi escrito por Karin Boye em 1940, antes do famoso 1984 de Orwell. É uma distopia com uma arco narrativo muito envolvente. A história é sobre uma droga que faz as pessoas dizerem a verdade sobre seus pensamentos íntimos. O protagonista é o inventor da droga e é um personagem muito bem construído. Foi difícil para mim decidir o que pensar sobre ele durante a leitura. A sociedade futurista retratada no livro é tão sombria (se não mais sombria) quanto a de 1984. Em resumo, Kallocaina é uma leitura altamente recomendada para fãs de distopia.

Wellington 01/02/2021

Kallocaína: 9,5
Imagine a maior ambição dos agentes de controle em 1984 – acessar e julgar pensamentos, impedindo o "gérmen da rebeldia" – possibilitada por uma droga; eis Kallocaína.

Há um Estado Mundial totalitário, um protagonista-engrenagem que tem lapsos de clareza a respeito de sua individualidade sendo esmagada, personagens psicologicamente riquíssimos, uma tomada de consciência cambaleante, as possíveis consequências e aspectos de uma sociedade assim... Etc.

Não há muito o que dizer a respeito da obra, além disso: é uma distopia perturbadora. Ao mesmo tempo, oferece a possibilidade de observar como um defensor de tal modelo pensaria e viveria; aos meus olhos, é o maior mérito da história. Também é mostrado o gigantesco conflito interno de alguém assim quando entra em contato com vivências diferentes.

Os monólogos da esposa, do chefe e de algumas cobaias são extraordinários, falam sobre o que é o sentido da vida para eles – cada um partindo do próprio lugar de fala.

Quando peguei a edição pela primeira vez, a achei simples quando comparada a outros projetos especiais. Durante os primeiros capítulos, mudei de ideia e senti que é perfeita para a história. Muitas partes se passam em ambientes subterrâneos, o protagonista é um químico, há vigilância constante e uma bela alusão a estrelas; dessa forma, tudo na edição condiz: o olho que lembra uma estrela (e brilha no escuro!), a cor laboratorial, a sensação do material... Não achei nenhum erro, de nenhum tipo.

A ausência de prefácio foi agradável, não sinto que essa obra precise de um. Já o posfácio foi extremamente enriquecedor. A autora, Karin Boye, era sueca; se desiludiu com a URSS stalinista, assistiu com desesperança a ascensão nazista, tinha depressão, fazia psicanálise, teve relacionamentos frustrados com homens e mulheres e cometeu suicídio um ano após o lançamento desta obra, aos 41 anos. Descreveu o processo de escrita de Kallocaína como "torturador" (sic), já que o esmagamento da individualidade humana lhe era aterrorizante.

Devorei o livro em poucos dias; fácil e fluido de ler. O único motivo pelo meu decréscimo de nota é a sensação desagradável e o gosto amargo que ficam depois – talvez justamente como a autora se sentia e o que a obra deveria evocar. Não é uma história feliz.

site: https://www.instagram.com/escritosdeicaro/

Fabio Di Pietro 04/11/2020

O soro da verdade
O livro é narrado em primeira pessoa, pelo criador de uma substância que faz com que a pessoa se abra, retire a máscara necessária para sobreviver no Estado Mundial.
O personagem é muito bem construído.
O livro traz um lance mais psicológico e filosófico do que é liberdade, do preço pela segurança, do medo, da desconfiança.
Ainda não li admirável mundo novo ou 1984, mas acredito que estará entre as melhores distopias que já li.
Leitura fácil para moderada, fluida, prende o leitor.
Projeto gráfico impecável, como sempre a Carambaia sendo um primor.

Giulia Ficarelli 20/05/2020

Sci-fi mais que atual!
Desde o começo do livro, me peguei pensando em ?Admirável Mundo Novo?. Não a toa, o posfácio do livro fala sobre a obra.
Ainda que seja uma ficção, Kallocaína é um livro que debate diversos comportamentos da nossa sociedade.
Muito interessante e uma leitura muito agradável e leve.

1 | 2 | 3 | 4