Exu Não é Diabo

Exu Não é Diabo Alexandre Cumino

Resenhas - Exu Não é Diabo

Carine Rocha 03/03/2024

"A igreja cria o problema Lúcifer para literalmente vender a solução por meio de batismo e conversão, acreditam na mesma lenda e revivem geração após geração os mesmos medos [...] Comecemos por limpar a casa, abrir as janelas e deixar o ar do saber e do respeito adentrar nosso universo [...] Pessoas livres descobrem que o divino e o sagrado habitam dentro delas e não nas paredes do templo"

Larissa368 05/02/2024

Exu não é o Diabo
Livro incrível!? Indico a leitura para todos que gostaria de aprender/entender majs sobre a religião, e sobre falsas crenças que levamos como verdade absoluta

Weronica 02/02/2024

Laroyê Exu, Exu é Mojubá!
Em "Exu não é diabo" é importante entender que, antes de explicar o que é Exu, deve-se compreender de onde vem a ideia de diabo. A primeira parte da leitura discorre sobre a etimologia, sobre como a figura do diabo foi criada e os reais interesses por trás dessa criação: domínio e manipulação através do medo. Toda parte histórica, cultural, social dessa criação proposital, está muito bem elencada nesse estudo de idôneas referências.
Diabo não existe na Umbanda, mas em algumas igrejas ele vai todo dia.
?Se Exu não é diabo, então quem ou o que é Exu?
Exu está além da compreensão humana, ele já existia antes das definições de luz e sombra, da separação maniqueísta do bem e do mal.
Exu é Mistério.
E é o mistério mais próximo da vida humana.
A igreja quis diabolizar Exu, enquanto tantos colocam a culpa em diabo, Exu nos faz encarar nossa verdadeira face, olhar e admitir as sombras que tentamos terceirizar e nos faz nos responsabilizar por elas.
?"Exu matou um pássaro ontem com uma pedra que só jogou hoje"
Não tem como enganar Exu; ele nos conhece, não julga com olhos humanos, ele percorre todos os caminhos, todos os contextos, todas as intenções, ele abre ou fecha os caminhos como bem entender. Faz o certo virar errado e o errado virar certo.
Ele é controverso, irônico, provocador.
Exu é desejo, realização, vitalidade, é conquista.
Ele é nosso melhor amigo, conhece nosso melhor e pior lado.
Exu não age pelo tempo humano, Exu existe antes do tempo. Acredito que este livro se torna base de estudo importantíssimo para os Umbandistas.
Ainda há aqueles que tomados pelo medo coletivo inconsciente ainda acreditam em diabo, ou pior, associam Exu à figura de diabo, estimulando ainda mais o preconceito e mistificação.
Sabemos que a Espiritualidade Maior utiliza da linguagem e condições de entendimento humanos, ainda em sua infância evolutiva, para fazer-se valer da importância da Lei de Causa e Efeito, mas quanto mais um espírito evolui, de menos alegorias ele necessita.
Que Exu guarde e proteja os caminhos de quem com bom caráter escolhe os caminhos que deseja trilhar.
Laroyê Exu, Exu é Mojubá. ???

whossaturne 19/01/2024

é kk
O livro em si é super informativo e esclarece muitos pontos de vistas, porém a vertente do autor não bate com a minha em muitas áreas, mas mesmo assim, super informativo e com uma escrita ótima.

Louise Mariane 17/01/2024

É um bom livro para quem gosta do tema ou quer iniciar a vida na umbanda.
É um livro de estudos. Recomendo!

Allan 10/07/2023

Rica leitura que contribui na quebra de paradigmas sociais e religiosos presentes na humanidade há séculos.

Aeolian 20/06/2023

Tenho muito a dizer sobre esse livro.
A princípio vamos dizer que não gostei tanto quanto imaginei, e foi com certeza um dos livros que mais me arrastei pra ler nesse último mês de estudos, levei quase uma semana pra terminar, e não porque é longo, e sim porque é técnico, e confuso pois muita coisa não bate com a história por trás da umbanda.
Me incomoda MUITO mesmo, nos livros de Alexandre Cumino, essa quase "cultuação" a Rubens Saraceni, só falta colocar um altar pra ele e dizer que ele foi o idealizador dentro da umbanda.
Não concordo com a vertente dele, tampouco com a "organização" que ele "fez" dentro da umbanda.
Misturar Orixas com Deuses de outras religiões, e querer colocar novos Orixas que sequer são cultuados.
Além de que o culto aos Orixas é algo pertencente ao Candomblé, e algumas vertentes de umbanda, como a Umbanda traçada, Umbanda Omoloko, Umbandomblé e outros.
Do início até o meio do livro eu consegui engolir, foi muito estudo envolvido pra saber de onde surgiu essa ideia de "Diabo" e construir peça por peça como foi essa "Demonização" de E?u, ele mostra, não muito sinteticamente, que o Diabo não existe na umbanda, e beleza, concordo.
Mas muitos outros pontos fogem o meu entendimento, vou seguir meus estudos filtrando apenas aquilo que é dito com base em estudos e que concorda com a história de resistência e luta negra em nossa religião.
Vou lutar ao máximo para não consumir e me doutrinar a cerca desse embranquecimento da umbanda.
Laroyê E?u, E?u é Mojubá!!

xxplosiv 10/03/2023

Perfeito pra desmistificar a figura de exu para leigos.
Fácil de ler, interessante e didático, apresenta o conceito de exu e também do diabo, com a escrita maravilhosa do Alexandre. É um dos meus livros favoritos, li quando comecei a estudar sobre a umbanda.

Mahps 11/01/2023

Simples e mágico
Leitura fácil e muito didática para aprender sobre Exu e desmistificar algumas coisas que as pessoas falam. Muito importante pro meu aprendizado e extremamente necessário para qualquer umbandista.

Karen Baltazar 04/12/2022

Meu livro favorito sobre Exu
Esse foi o primeiro livro sobre Exu que li e concordo 100% com tudo que é dito.

Obrigada Cumino por esse assim sempre brilhante, incrivelmente perfeito em cada colocação sua!

Em meu terreiro se tornará leitura obrigatória esse título.

Leiam sem medo!

Carlos.Bill 11/11/2022

Livro muito interessante, vale a leitura.
Nele o mito que Exu é o diabo é desmistificando. Além disso, apresenta de onde vem o conceito de diabo.

Ananda 27/05/2022

Muito bom para compreender um pouco sobre como funciona a religião. Fui criada no catolicismo, então é interessante ver esse ponto de vista. O mundo é realmente muito vasto para nos limitarmos somente à bolha que nascemos.

Bia Ponti 18/05/2022

Exu é vida!
Que livro demais. A escrita de Alexandre Cumino é ótima! Recomendo para quem quer estudar um pouco mais sobre o assunto.

Ivy 28/10/2021

Puro aprendizado, que desfaz preconceitos
Acho que nos dias de hoje essa leitura devia ser obrigatória para as pessoas não só entenderem e repeitarem toda e qualquer religião, como também entender como a nossa sociedade foi formada, a custo de quantas vidas e quantas culturas e o mínimo que podemos fazer hoje é respeitar.