Exu Não é Diabo

Exu Não é Diabo Alexandre Cumino

Resenhas - Exu Não é Diabo

Cíntia 17/08/2020

O livro é muito esclarecedor, tira suas dúvidas e arranca a máscara do preconceito. Muito boa leitura
Lua 29/01/2022minha estante
Não é diabo não,é só um anjo disfarçado?

Drê 24/04/2022minha estante
Onde ler ele online? Tô perdida aqui.....

Drê 25/04/2022minha estante
Aparece pra mim como se vc tivesse comentado na minha publicação, mas n aparece o q vc escreveu Cintia. ?

Cíntia 25/04/2022minha estante
Estranho eu disse q li físico e não online

Makelaine 12/07/2022minha estante
Como faço pra ler não sei mexer aqui

Carla 05/01/2023minha estante
Como lê nesse app

Thabata.soto 03/09/2023minha estante
Gente como é que entra pra ler ?

xxplosiv 10/03/2023

Perfeito pra desmistificar a figura de exu para leigos.
Fácil de ler, interessante e didático, apresenta o conceito de exu e também do diabo, com a escrita maravilhosa do Alexandre. É um dos meus livros favoritos, li quando comecei a estudar sobre a umbanda.

Tauana Mariana 09/01/2021

“Sem Exu não se faz nada”
Livro é muito esclarecedor, a cada capítulo eu tomava um tapa na cara. Isso porque tinha uma visão distorcida de quem é Exu, apesar de ter a companhia dos meus.

O título já mostra qual o viés de raciocínio de Alexandre Cumino. Para pontuar, de uma vez por todas, que Exu não é Diabo, o autor explicou quem é de fato o dito cujo. Deste modo, a primeira parte do livro se dedica a explicar quem é o Diabo e suas múltiplas facetas. A história da criação do demônio é extremamente interessante e o autor explica qual a origem de diversos nomes atribuídos a ele, tal como Satã, Belzebu e Lúcifer. Também mostra por que o diabo é relacionado a figura do bode.

Duas coisas, ao menos, são muito claras:

1) O Diabo é uma invenção do catolicismo. Afinal, não se pode vender um remédio (um lugarzinho no céu) sem um mal a combater (o lugar ruim e seu rei). Nós judeus, inclusive, não acreditamos na ideia de diabo, nem na de inferno.

2) A ignorância é um grande mal da sociedade, é isso também se reflete na distorção contínua dos escritos religiosos. Ocorreram ao longo dos anos diversas traduções mal feitas ou tendenciosas, que foram mudando gradativamente o sentido do que foi escrito. O legítimo “telefone sem fio”.

A segunda parte do livro fala sobre o Orixá Exu e foi escrito no estilo psicográfico, como se o próprio estivesse contando sua história. Assim ele fala:

Eu sou Orixá Exu. Dizem que faço bem e faço mal; no entanto, aqueles que assim afirmam não sabem realmente a diferença entre bem e mal, entre certo e errado. O bem e o mal são concepções exclusivamente humanas. Faço, sim, do certo o errado, e do errado o certo. De uma forma muito simples retira o véu que cobre seus olhos (p. 95).

Na terceira parte há uma explanação sobre quem é o Exu na Umbanda. Aqui descobrimos, inclusive, que pesquisadores umbandistas foram algumas das pessoas que compartilharam essa relação entre Exu e Diabo.É importante pontuar que Exu é Orixá e Guardião (p. 113). Segundo Cumino (2019, p. 115), “na Umbanda, Exu é um espírito guardião, protetor, um sentinela, um guarda, a polícia do astral; é nosso guia assim como Caboclo e Preto-Velho”. Exu e Pombagira “são espelhos de nós mesmos” (p. 128).

Ainda que a gente tente entender quem é Exu, ele transcende ao nosso conhecimento, pois “Exu é algo que nosso racional procura entender, mas que com certeza não pode dar conta em sua totalidade. Exu é anterior à razão” (p. 107).

E pra quem tem medo de Exu, fica mais um esclarecimento:
“Umbanda é religião, portanto só pode praticar única e exclusivamente o bem. Não se engane nem se deixe enganar, o contrário do bem não é Umbanda” (p. 131).

Referência:
CUMINO, Alexandre. Exu não é Diabo. São Paulo: Madras, 2019.

liicca 09/09/2020

Um sopro de conhecimento
Exu não é diabo, chama atenção percebi andando por aí com meu livro que todos ao meu redor ficam intrigados pelo título, grande sacada de Pai Alexandre Cumino, que nos mostra tudo e mais um pouco sobre a entidade Exu mas também nos explica um pouco de Orixá Exu, entendemos o diabo sua criação e principalmente o medo. Sem palavras livro magnífico!

Ananda 27/05/2022

Muito bom para compreender um pouco sobre como funciona a religião. Fui criada no catolicismo, então é interessante ver esse ponto de vista. O mundo é realmente muito vasto para nos limitarmos somente à bolha que nascemos.

Tatiana221 06/08/2020

Muito bem explicado todo o arquétipo de Exu e seus simbolismos

Carine Rocha 03/03/2024

"A igreja cria o problema Lúcifer para literalmente vender a solução por meio de batismo e conversão, acreditam na mesma lenda e revivem geração após geração os mesmos medos [...] Comecemos por limpar a casa, abrir as janelas e deixar o ar do saber e do respeito adentrar nosso universo [...] Pessoas livres descobrem que o divino e o sagrado habitam dentro delas e não nas paredes do templo"

Ivy 28/10/2021

Puro aprendizado, que desfaz preconceitos
Acho que nos dias de hoje essa leitura devia ser obrigatória para as pessoas não só entenderem e repeitarem toda e qualquer religião, como também entender como a nossa sociedade foi formada, a custo de quantas vidas e quantas culturas e o mínimo que podemos fazer hoje é respeitar.

Joao 02/03/2020

Um livro que me atraiu pelo titulo, mas que me ganhou pelo conteudo. Comecei a ler esse livro querendo aprender mais sobre o orixa Exú, e no fim fui agraciado com muito mais conhecimento do que imaginava tanto sobre o proprio quanto sobre a historia religiosa e como varios nomes e significados se perderem pela simples falta de conhecimento das pessoas. Ao terminar esse livro eu respeito muito mais os Orixás e passo de uma pessoa curiosa para uma que admira o Exú e tudo que ele significa como ser!

Bia Ponti 18/05/2022

Exu é vida!
Que livro demais. A escrita de Alexandre Cumino é ótima! Recomendo para quem quer estudar um pouco mais sobre o assunto.

Larissa368 05/02/2024

Exu não é o Diabo
Livro incrível!? Indico a leitura para todos que gostaria de aprender/entender majs sobre a religião, e sobre falsas crenças que levamos como verdade absoluta

Louise Mariane 17/01/2024

É um bom livro para quem gosta do tema ou quer iniciar a vida na umbanda.
É um livro de estudos. Recomendo!

valmirlins 26/10/2019

Bom, mas poderia ser melhor aprofundado.
Na minha eterna tentativa de fuga da tentadora ignorância, comecei a pesquisar livros que explicassem o porquê da ?demonização? das religiões de matrizes africanas. Eu sempre falei que não acredito no diabo. Que, pra mim, o ?ser profano? habita mesmo é nós corações de quem pouco se interessam em fazer o bem e encontram na dor do outro a sua alegria. Alexandre Cumino traz inúmeras referências, com embasamento histórico-cultural, que provam e comprovam que a mistificação da figura de Exu como o temido ?diabo? foi feita na mais vil tentativa de afastar as pessoas de uma religião que, assim como qualquer outra, tem como preceito básico a prática do bem. Recomendo a leitura. Recomendo o posterior aprofundamento.