Nós no Subjetivo Hellen Cristina

Resenhas - Nós no Subjetivo

A.Maia 05/08/2018

Nós no Subjetivo
Um livro para se pensar e analisar com cuidado. Para ser lido com calma e extrema atenção. Regado de devaneios filosóficos, inclusive, em alguns momentos me perdi. Em minha opinião é uma dissertação com uma história acoplada a ela.

A narrativa é voltada para duas crianças com cerca de 13 anos, Ana e Luiz. Debatem a todo momento, assuntos que nenhuma criança de tal idade falaria. Incluindo palavras difíceis e linhas de raciocínio custosas de compreender. Porém, percebi a autora colocando crianças ao invés de adultos para que o próprio enredo não pesasse tanto.

Destaca como somos responsáveis pelos nossos pensamentos em cada situação. Um grupo de pessoas pode estar na mesma cena, mas a reação e como aquilo vai atingir a vida de cada um são bem diferentes.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

@o_jardim_das_palavras 09/08/2018

Nós no Subjetivo
Este é um livro complexo, no bom sentido, que aborda temas como: política, convivência em sociedade, comportamento humano, esteriótipos e relação familiar.
Os protagonistas tem 13 e 14 anos, mas não pense que irá encontrar uma história adolescente, disso eles só tem a idade. Os três tem pensamentos próprios, constantes questionamentos sobre tudo e sobre a vida, e Ana se destaca, parece obcecada com a ideia de viver de modo próprio, sem a menor influência de terceiros.
Por se preocupar demais com isso, é incompreendida por parte das personagens, e confesso que um pouco por mim também, pois acredito que preocupação excessiva só piora tudo, mas cada um tem uma personalidade, como vemos nesse mesmo livro, e a dela é bem peculiar.
A ideia é justamente essa, pelo que percebi: fazer o leitor se questionar, refletir: por que somos quem somos? Por que vivemos como vivemos? Podemos mudar isso? Como o meio nos afeta? Então não espere uma leitura para relaxar, tampouco ler rápido, é preciso bastante atenção para tentar compreender tantas reflexões. E nunca vi tantas em um livro só!
A escrita é diferente da que estou acostumada, me lembrou muito os livros da aula de Língua Portuguesa no ensino médio. Se prestamos bastante atenção, tiramos muitos aprendizados.
Segostei? Bastante! E acredito que se você se interessa por sociologia, filosofia e temas assim, também vai gostar. E devido à linguagem, se você é um leitor "experiente", ou é hábil em interpretação de texto, melhor ainda!
Se, assim como Ana, Luiz e Diana, você é curioso e vive pensando sobre o assunto, vai amar!

Thainá - @osonharliterario 17/08/2018

A história sobre cotidiano e reflexões sobre o ser humano
Lençóis é uma cidade pequena preenchida por um calor insuportável e abafado. Os amigos Ana, Luiz e Diana são únicos a seu modo, cada um com seus próprios problemas pessoais e familiares, mas quando estão juntos conversam sobre a vida, as pessoas, a humanidade, o meio em que somos inseridos e condenados a obedecer.

Os três adolescente tem em torno de 13 anos, mas não se enganem, eles têm pensamentos próprios e ideais fortes. Ana é a mais inflexível. Gosta de estudar sobre assuntos diversos, conhecer religiões diferentes e absorver muito conteúdo para pensar e debater. A menina é intensa, travessa e muito apegada a seus pensamentos, sempre preocupada com as "cordas" que comandam cada ser humano, cada ato supostamente predestinado.

Luiz e Diana, apesar de serem irmãos gêmeos, não poderiam ser ainda mais opostos. O garoto, que é amado por todos que o conhece, extravasa os pensamentos e injúrias através da arte. Pinta para se sentir mais leve e esquecer momentaneamente os problemas pesados que vive dentro do ciclo familiar. Em contraponto, Diana é calada mesmo com os vários pensamentos que a perturbam a mente. Ela guarda tudo para si e confia apenas na escrita, onde expõe o que pensa e cria devaneios que a atormentam. Prefere ficar sozinha, quieta. E mesmo com tantas dificuldades envolvendo a relação dos pais, fecha os olhos e absorve. Vira submissa do carinho superficial. Evita discussões e possíveis modos de soluções.

É importante ter a ciência que essa é a uma história sobre cotidiano. Aqui não há surpresas, plot twists ou reviravoltas. Apenas a vida de três adolescentes e as pessoas ao redor. As consequências de seus atos e debates que intercalam entre religião, política e educação. Um fluxo de consciência com teor filosófico e intensidade, características essenciais para os fãs desse estilo textual.

Não acho que o livro seja para qualquer leitor, pois para alguns pode resultar em frustração e estranheza. Mas para quem gosta desse estilo de narrativa e dos debates citados, acredito que será uma leitura prazerosa e gratificante, onde extrairá muito conteúdo e assuntos para se pensar/analisar. O texto é profundo e despertará nos leitores uma sensação de desconforto, fazendo-os repensar em sua própria existência e rotina. Uma ótima maneira de despertar novos debates e a vontade perante a aprofundamentos na história do ser humano.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras

site: http://www.sonhandoatravesdepalavras.com.br/2018/08/resenha-nos-no-subjetivo-hellen-cristina.html

Kelly @leitora_assidua_ 29/09/2018

Lençóis, uma cidade quente e fictícia do Brasil. Onde vivem, Ana, Luiz e Diana, ?adolescentes? com uma visão de mundo e pensamentos um tanto peculiar para os demais de sua idade.

Ana, é uma menina um pouco autoritária, esquentadinha e questionadora.
Luiz tenta sempre entender o porquê das coisas e principalmente tem uma dificuldade enorme de compreender as escolhas da mãe.
Já Diana, é mais imersa em seus pensamentos, passiva por fora, porém bem ativa por dentro, sua mente pensa e repensa, arquiteta e planeja.

Vivendo nessa pequena cidade monótona, estes 3 jovens tem algo que os une, o pensamento de mudança! Vemos, alternadamente o posicionamento de cada um deles, e com o passar dos capítulos entendemos o porquê cada um desenvolveu certa característica.

O @nosnosubjetivo é um livro pautado em questões filosóficas, no decorrer do livro, vemos nossos 3 protagonistas enfrentando situações que nos fazem pensar sobre: alienação, machismo, desigualdade social, preconceitos, entre outros conceitos. Entretanto, não ache que ele tem uma narrativa como de outros livros, há mais descrições e pensamentos do que diálogos nesse livro. Junto com os personagem, somos levados a refletir sobre a sociedade em que estamos inseridos.

?...Ora, é insano, o mundo em si com suas organizações, conceitos e regras??

Uma leitura para te tirar da zona de conforto, assim eu descreveria esse livro. Para quem gosta de questionamento, de ampliar seus horizontes esse é um livro perfeito! Confesso, que sua linguagem rebuscadas e os capítulos longos atrapalham um pouco a fluidez da leitura, mas fora isso é um excelente livro.