O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas - O Cortiço

RayLima 08/01/2023

O Cortiço
Um clássico da literatura brasileira, O Cortiço é leitura essencial e obrigatória. É como viajar no tempo e mergulhar naquele Brasil que, apesar de nos parecer tão distante, na verdade, muito pouco mudou. Rico em detalhes descritivos, é como se tivéssemos vendo um quadro vivo de cada cena narrada. Os personagens são muito bem escritos, profundos e complexos, são retrato de um país cheio de diversidade cultural. É uma história cruel de um povo que sofreu e continua sofrendo, mas que encontra motivos suficientes para festejar.

Elani Araújo 28/01/2022

Adorei e me lembrou muito Gabriela do Jorge Amado
Explico: É muita gente pobre que se ajuda mas que também se mata, que trabalha mas também dança e bebe nos domingos. É gente que ama mas que também casa por dinheiro e por aí vai. É fuzuê danado de acontecimentos e paginas inteiras os narrando, tal qual na vida, tudo ao mesmo tempo. O final, caraca, não esperava mesmo. Mais um clássico que me conquistou.