A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein Kiersten White

Resenhas - A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein

madusliv 24/03/2024

A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein
"A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein" é uma releitura sombria e fascinante do clássico de Mary Shelley, "Frankenstein". Nesta versão, a história é contada do ponto de vista de Elizabeth Lavenza, uma órfã adotada pela família Frankenstein. Elizabeth faz de tudo para manter-se próxima de Victor Frankenstein, mesmo que isso signifique encobrir seus segredos e manipular as situações ao seu favor. À medida que a narrativa se desenrola, revelações sombrias sobre os experimentos de Victor e o preço da sua obsessão pela vida se tornam evidentes, e Elizabeth agora passa a temer pela sua tão sonhada liberdade.

Eu gostei muito! Não cheguei a dar 4 estrelas, mas gostei de como os personagens foram retratado e do seu desenvolvimento, principalmente Elizabeth e Victor. Não cheguei a ler o clássico desse releitura, mas achei a premissa interessante.
Final pouco memorável e esperava mais do terror e suspense também. Mas de resto, me agradou.

- 3,5/5

- Madu Andrade

Amália 25/02/2024

Te leva a questionar sobre o seu propósito
O livro começa super lento, com a busca que parece interminável de Elizabeth pra encontrar Victor. Assim que Victor aparece, a história se desenrola melhor. Por passar toda a leitura pela perspectiva de Elizabeth, quando Victor aparece você sente até um frio na barriga, de estar na presença da "vida" de Elizabeth. Com o desenrolar da história, os sentimentos dela mudam sobre o mesmo, o que te faz criar uma raiva junto com a protagonista.

stayawake 04/12/2023

Está no meu top 3 leituras do ano!
Desde as primeiras páginas do livro, fiquei extremamente encantada com ele, com a narrativa da Elizabeth, com como ela era inteligente e focada em sobreviver. Li o "Frankenstein" no finzinho do ano passado, e reler agora nessa versão deixou ele bem mais interessante, entregou todo o lado sombrio que esperei ver na obra original, e, honestamente, superou. Mas não vim falar de comparações.
O que me fascinou nesse livro é como a Elizabeth nunca se perdeu, do começo ao fim ela se mantém fiel a sua personalidade, seus pensamentos. Eu adorei a forma como cada personagem foi usado, como o enredo aconteceu, como os flashbacks foram bem aproveitados e o plot twist, QUE PLOT TWIST.
A Mary é uma personagem ótima, aliás, muito bom dizer. Esse Victor é incrível, não no sentido de ser alguém bom, mas no sentido de ser um personagem tão bem trabalhado, foi uma experiência maravilhosa ler essa história, só consigo dizer isso.
Embora tenha dado 5 estrelas, admito que ele merecia 4,8, porque o final foi bem arrastado, a morte de um certo personagem deveria ter sido mais elaborada, não porque ocorreu de maneira ruim, achei ótima, aliás, mas porque foi rápida demais, tudo dentro de dez páginas para um sofrimento que percorreu por tanto tempo. Também achei que a Elizabeth deveria ter tido um tempo maior para lidar com o baque de ter percebido o que houve na vida dela toda, em ter a própria personalidade, acho que, do hospício para o final, se tudo ocorresse da mesma forma que ocorreu, mas mais devagar, o livro seria complemente perfeito.

Eu o amei mesmo assim. E recomendo muito.

Karini.Vittcoski 26/10/2023

Li esse livro em 2018 e foi o que me fez ter amor pela leitura e procurar ler mais.
gostei muito da escrita, ele é um livro de época, amo a personagem, esse livro fez eu ter sentimentos maravilhosos e horríveis, simplesmente perfeito.
ele tem tudo o que eu gosto em um livro; romance, sobrenatural, época, ciência, drama, enfim, tenho uma explosão de sentimentos bons ao me lembrar dele

Julyð 13/10/2023

Incrível, amei a ambientação gótica, me deu muita vontade de conhecer a obra original.
Livro bem desenvolvido e ainda tem um plotzinho lindo no final q quase me fez morrer do coração.
Leitura fluída que mantém um suspense, uma tensão enorme o livro todo, impecável estou apaixonada.

Pamela.Pugliano 24/09/2023

"Eu estou livre. E ... estou viva."
Acredito que esse reconto do clássico Frankenstein soube exatamente para onde ir e o que abordar. Com uma leitura fluida ele consegue te prender e te instigar, com uma abordagem única e feminina que te faz repensar muito sobre o que o clássico também quis passar. Esse livro é sobre sobreviver. O que você faria ou aturaria por sua sobrevivência?

Bom, aqui a protagonista é Elizabeth Frankenstein que é inserida na vida de Victor Frankenstein para controlar a criança excêntrica que ele era. Acompanhamos o desenvolvimento de ambos e como tudo o que ocorreu na infância moldou esses personagens como adultos - negligência, medo, abuso, obsessão. Você tem o ranço aflorado por Victor desde a infância e mesmo assim acaba impressionado pelo nível de maldade em que ele chegou. Sempre me perguntei quem era o verdadeiro monstro quando li o original e essa mesma pergunta me veio lendo este livro. Ainda penso que renegar uma criação é o pior erro a cometer - vemos isso na vida de Victor, na vida de Elisabeth e na vida de Adão.

Enfim, leiam. É uma leitura para passar o tempo, bem rapidinha, mas que tem um conteúdo que faz sua cabeça funcionar. É muito mais considerável se você tiver lido o clássico de Mary Shelley. Leitura recomendada. Aproveitem.

Isa 14/09/2023

Frankenstein é um dos meus clássicos preferidos e quando vi esse livro pela primeira vez, imediatamente quis ler. É uma história simples e muito sombria mas eu amei, tem muitos elementos da história original mas ao mesmo tempo é única e criativa. Recomendo muito!

Gio nauta 13/09/2023

A autora desse livro conseguiu algo que achei incrível: manteve a essência do livro original mas fez um final inovador. Quem puder ler Frankenstein anteriormente a leitura desse, terá uma ótima experiência de leitura.
O livro tem um plot twist incrível e a forma como o pensamento da protagonista em relação ao Victor Frankenstein muda ao longo da narrativa é muito interessante.
Só não dou 5 estrelas, pois a relação Elizabeth e Mary não foi bem desenrolada e até mesmo um pouco forçada.

Vanessa 06/09/2023

Beth, A Gótica
Eu vou fazer essa resenha desmembrando o livro em duas partes, porque esse livro merece ser elogiado pra caralh*, mas para que eu possa fazer isso eu preciso separá-lo da segunda parte, eis que o final é... bem... meio horroroso de se ver. Mas pera lá que eu já chego nessa parte.
MARAVILHOSO, INCRÍVEL, GÓTICO TREVOSO, ARREPIOS, CABRUMMMM BRRRRRRRR, RAIOS, TROVÕES, VIBE MARAVILHOSA DE FILME DE TERROR, VENTO SOPRANDO NA JANELA, PERSONAGENS ESQUISITOS E DUVIDOSOS, IMERSÃO PURA, LIVRO QUE SUGA SUA ALMA E RAZÃO DE VIVER.
Aii, ufaa... pronto, desabafei.
Cara, que livrão heim.
Eu simplesmente amo demais esses livros com ambientação bem característica e estereotipada de filme de terror, com o velho casarão sombrio, a floresta repleta uivos e gritos, e o céu cortado por raios...
A vibe sombria e gótica te agarra com garras afiadas e te prende ao livro, sem escapatória.
Além disso, as personagens, por si só, com absoluta certeza são um grande diferencial da estória, eis que possuem multifacetas através da qual o leitor nunca sabe se está em frente a um mocinho, ou se está sendo manipulado por um psicopata. E isso inclui os próprios protagonistas. Em grande parte do livro, você não sabe como eles vão agir, o que são capazes de fazer em nome do próprio egoísmo, arrogância e narcisismo, dispostos a tudo pelos próprios interesses.
Não apenas isso, mas a própria edição do livro é fenomenal. Tudo, cada detalhe, remete à características da estória, desde a lombada exposta até a costura no tecido, que parece carne humana. Mesmo antes de começar a ler, vc já tem uma amostra do que o livro vai te proporcionar: estranhamento, aversão e uma pitadinha de horror.
No entanto, infelizmente, nem tudo é perfeito (o Victor que o diga), e o que era para ser um livro incrível, foi maculado pelo final, um tanto quanto monstruoso.
A autora perdeu muito a mão quando fez um final totalmente anticlimático, corrido, e descaracterizado do restante da narrativa. Mas, o pior, definitivamente, foi a mudança drástica e repentina na personalidade dos próprios personagens, que tão bem foram trabalhados ao longo da estória, para terminarem como qualquer outro personagem clichê.
Toda a vibe sombria, gótica e diferentona da narrativa foi maculada por um final, no mínimo, decepcionante, por isso eu fiquei muito mais chateada do que normalmente ficaria, pois o livro é bom demais para merecer um final tão decepcionante.
Inobstante, o livro é uma baita obra. Eu, que nunca gostei muito de Frankenstein, estou super curiosa para ler a obra original de Mary Shelley, que foi muito bem homenageada por Kierstein White.
Vale super a leitura (mas não em noites de tempestade).

Fernanda631 31/07/2023

A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein
A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein foi escrito por Kiersten White e publicado em 14 de dezembro de 2015.
A história de Frankenstein pelos olhos de Elizabeth.
A premissa ainda é a mesma, mas a visão da história é outra. Acompanhamos todos os acontecimentos da obra de Mary Shelley com foco na irmã adotiva de Victor Frankenstein. Elizabeth, tida como um anjo calado e doce acolhido pela família é, na verdade, uma jovem manipuladora e centrada ciente da voz e do poder que tem por causa da sua posição como "resgatada".
Elizabeth sabe que, no mundo lá fora, ela não tem chance - mas, se conseguir ficar ao lado de Victor, pode sobreviver. Sua história é marcada por emoções turbulentas e caminhos inesperados; definitivamente uma releitura bem-vinda para um clássico tão grandioso.
O que seria de Frankenstein pelos olhos de uma jovem maltratada e abandonada que reencontrou um lar em meio a uma família turbulenta? O que seria da jornada de Victor sem a companhia e sua musa inspiradora ao seu lado? O que seria de Elizabeth caso os Frankenstein não a tivessem acolhido?
Elizabeth é, sem sombra de dúvidas, uma excelente protagonistas. Ela usa sua aparência e a ideia angelical que rondam sua presença para se esconder em meio a pensamentos manipuladores, orquestrando caminhos e decisões que vão lhe dar o melhor resultado. Ela não é fria e mesquinha, longe disso; tem muita empatia e um coração de ouro. Mas, pelo medo do abandono, carrega uma aura egoísta que nem ao menos consegue perceber.
Eu gostei das nuances que a Kiersten deu para a personagem. Como afastou Elizabeth daquele traço de musa intocável que Victor deu a entender sobre ela em seus relatos no clássico, mantendo-os visíveis ao leitor ao mesmo tempo em que apresentava o que estava por trás deles. É o tipo de releitura que respeita, em muito, o original.
Elizabeth é humana. Tem medo e hesitações, é destemida e arisca. É uma jovem determinada a conquistar seu próprio futuro, disposta a usar tudo a seu dispor para garantir que ele esteja sob seu total controle.
E por falar em respeitar o original, as decisões que a autora tomou para alguns momentos do livro não poderiam ter sido mais surpreendentes e bem encaixadas. É crível, é bem apresentado e se desenvolve nos momentos certos. Não arruína o original e nem o desmerece, só acrescenta à história que ganhou tantas gerações.
O olhar de Elizabeth sobre Victor foi uma das coisas mais bem trabalhadas e interessantes da trama; ela sabe sobre as sombras que rondam o personagem, mas também sabe que ele é a única coisa impedindo-a de naufragar. O medo de Elizabeth é forte o bastante para que ela feche os olhos para os traços monstruosos de Victor, os detalhes que a obra original usa para dialogar sobre a criação de um monstro, a obsessão pela perfeição e pelo poder.
Victor é um personagem psicologicamente instável que aos poucos desperta um lado sombrio em Elizabeth que faz você se prender desesperadamente as páginas para saber aonde tudo aquilo vai chegar.
A construção desses personagens leva a história para um rumo diferente da original trazendo novos questionamentos além dos que já são apresentados na obra original.
Kiersten White soube criar uma ambientação para a história que facilmente nos transporta para aquele cenário. Sua escrita é poética o que entrega uma formalidade que se encaixa com a época em que os personagens vivem, mas sem tornar a escrita arrastada. Esta é uma leitura que com certeza irá te prender do início ao fim.
O clima sombrio e tenebroso que a obra original construiu tão bem é mantido aqui. A narrativa nos leva através de ruelas abandonadas à penumbra, cemitérios e necrotérios marcados pelo nascimento de um trabalho aterrorizante.
Sua relação com as personagens femininas - Justine e Mary - também foi excelente. Com Justine existe uma irmandade silenciosa, o ideal de protegê-la como foi protegida, de garantir que ela tenha um teto e um futuro quando tudo que conheceu foi crueldade. Com Mary é mais um embate, porque Mary é sagaz e pode estar se colocando em seu caminho, ao mesmo tempo em que pode representar uma poderosa aliada.

Leitora de Narnia 25/07/2023

Melhor que o original
Achei a releitura incrivel, estava meio desconfiada quando notei algumas inconsistências com o livro original, mas a ideia do diário escrito por Victor foi genial. Tava com medo de ler pois o livro original foi bem chato pra mim, mas me surpreendeu, amei ver a história pelos olhos da Elizabeth.

Karine 09/07/2023

Gostei muito mais do que esperava
Esse livro estava na minha estante por muuuito tempo, mas queria ler só depois de ter lido Frankenstein. E valeu muito a pena!

Conforme a história vai sendo contada, mesmo que pelo ponto de vista da Elizabeth, tinham coisas que eu já sabia que iam acontecer. Mas não esperava algumas mudanças da autora, e achei muito perspicazes.

O único porém para mim em relação a esse livro é a escrita: achei meio fraca. E foi bizarro em algumas partes, em que do nada os personagens tinham diálogos muito mais rebuscados: eram as partes que foram transcristas do original. Foi legal reconhecer os diálogos (já que eu tinha acabado de ler Frankenstein) mas não combinou com o estilo até então da autora.

Sobre a história, fiquei chocada com os plot twists; queria que houvesse mais destaque para a criatura, como no original; mas entendi que esse livro em específico foca na Elizabeth e no Victor. E é engraçado a autora fazer referência ao livro original, ao mesmo tempo que enaltece e faz uma crítica com o que poderia ser melhor.

Adorei muito, e creio que dá para ler esse livro sem ter lido Frankenstein se quiser, mas a experiência vai ser muito mais divertida se tiver lido ele antes c:

Vinicius.Davanzo 30/05/2023

Um novo favorito!
Demorei um pouco pra começar a leitura por conta de algumas resenhas negativas, não podia ter me surpreendido mais. Foi um livro que mexeu comigo de uma maneira...
Elizabeth foi uma protagonista incrível, inteligente e manteve a história se movendo de maneira fluida. Sofri com todas as mortes e caos que se instaurou.
Victor como grande vilão foi mais forte que o próprio Frankstein no original, acredito q seus atos de maldade foram piores.

Caroline 07/05/2023

O arrependimento de ter demorado tanto pra ler.....
Foi meu primeiro contato com a escrita da autora e agora estou simplesmente apaixonada, além de ter uma escrita fluida e organizar muito bem todos os acontecimentos da obra.
Descrever o livro como maravilhoso parece ser pouco.
A sombria queda de Elizabeth Frankenstein narra a história de uma órfã que foi basicamente comprada pra ser clínica de reabilitação do filho mais velho deles e daí pra frente foi só pra trás.

Luce.Clara 10/04/2023

Assim como o título foi uma queda, mas prazerosa.
Eu definitivamente amei esse livro. Eu gosto do tema de uma dependência multa entre esses personagens moralmentes cinzas. A Elizabeth é uma personagem inteligente, calculista que usa as armas que possui. E o Victor é alguém que faz tudo que quer pq sabe que pode.

Dito isso, o livro foi decaindo a partir dos 60%. A tão inteligente Elizabeth começou a fazer coisas extremamente burras e mal pensadas. O cuidadoso Victor fazia coisas com zero destreza. Mas eu entendo que aconteceu isso devido ao desespero que acontecia ao redor dos personagens. Só não gostei mesmo. Esse finalzinho roubou a estrela a mais que eu certamente daria pra esse livro.

Mas enfim, recomendo.