Revestidos de Poder

Revestidos de Poder Gutierres Fernandes Siqueira

Resenhas - Revestidos de Poder

Nardwillames 08/09/2023

Uma Rica introdução sobre teologia pentecostal.
Todo pentecostal precisa ler essa obra riquíssima sobre teologia pentecostal. Neste livro vamos entender o desenvolvimento histórico do pentecostalismo e suas contribuições para o cristianismo. Vamos perceber que existe muitos espantalhos sobre o movimento pentecostal, mas nessa obra vamos ser elucidados sobre o batismo no Espírito Santo e seu propósito na vida dos cristãos.

Michael.Figueredo 15/03/2023

Excelente livro para entender mais sobre o pentecostalismo, e ótimo para deixarmos os excessos cometidos pela falta de conhecimento.

Jhonatan Nilton Miranda Pereira 16/04/2021

Introdutório
De forma simples mas muito embasada o professor Gutierres traz um "curso introdutório" da teologia pentecostal

Ruan Souza 30/08/2020

Li diversos trechos dessa obra com um sorriso no rosto. O sentimento de representatividade é enorme! Mesmo que sua intenção não seja a comparação, essa pequena introdução não deve em nada para obras de outros movimentos protestantes. Essencial para o pentecostal (em especial, o Assembleiano) que busca a compressão do que vivência e aos que não são, fica aí uma amostra clara, fundamentada, bíblica do que é parte da experiência pentecostal.

Ruan Souza 30/08/2020

Rafael.Nascimento 17/01/2020

Resenha do livro Revestidos de Poder

Autor: Gutierres Fernandes Siqueira
Editora: CPAD
Pag: 144

Concluir a leitura dessa obra, e diga-se de passagem, obra fantástica; fiquei muito ansioso ao saber que Gutierres havia publicado um livro com este tema, justamente quando eu estava investindo em literaturas sobre o tema. A doutrina pentecostal precisa ser melhor difundida, porém, boas literaturas não são fáceis de encontrar. Muitos acreditam que o meio pentecostal não passa de experiências místicas, e se quer conhecem os nossos fundamentos teológicos. A teologia pentecostal vem sendo injustamente difamada pela falta de conhecimento da causa, cabe aos pentecostais mudar isso, principalmente aos líderes, e para isso investir no conhecimento bíblico e em bons livros se torna indispensável.
Pois bem, vamos falar do livro “Revestido de Poder” que, apesar do seu volume, é rico em conteúdo histórico e teológico, tendo como objetivo resgatar as raízes pentecostal que, por um lado é desconhecida por muitos e por outro negligenciada inclusive por pentecostais, Gutierres traz uma obra que veio como baloarde nessa crise de identidade que passa o meio pentecostal.
Em dias onde se vende gato por lebre, faz-se mais que necessária a reafirmação das verdades bíblicas nas quais estão firmadas as doutrinas pentecostais. Ao contrário do que afirmam – equivocadamente – os cessacioanistas essa não se trata de uma heresia, pois discorre por todo o Novo Testamento as evidencias da atualidades dos Dons do Espirito, principalmente nos escritos lucanos – Lucas e Atos – como ressalta Gutirres neste livro. O autor comenta sobre a contribuição do movimento pentecostal para teologia cristã, o poder da influência nas demais tradições cristãs. Não se trata de uma invenção fruto de experiências místicas, e sim de como a igreja interpreta a ação do Espirito na igreja, como comenta Gutierres: “A teologia pentecostal, é por tanto, uma leitura de como, por exemplo, a pneumatologia influencia a forma como a eclesiologia pode ser montada. Não se trata de uma nova eclesiologia, uma nova missiologia ou uma nova hermenêutica, mas de algo que busca entender as implicações de ter o Espirito Santo presente no mundo como verdadeiro e único (substituto) de Cristo.”
O autor faz citações de vários nomes que produziram literaturas pneumatólogicas que trouxeram grandes contribuições na teologia, nomes como os de: Jonathan Edwards, William Arthur, William Baxter, Samuel Ashton, Emilio Conde, Donald Gee, Carl Brumback, Ralph Meredith Rigss, Roger J. Stronstad, William W. Menzies entre muitos outros nomes citados neste livro. Ele também fala da nossa liturgia e de sua importância como meio de propagar nossas crenças, apesar dos estereótipo que permeiam o nosso meio, porém é um erro nos definir por completo tendo como base a ação de muitos que se quer conhece nossa história, quanto mais nossa teologia, sobre isso comenta Gutierres: “O conhecido barulho sempre foi produzido por uma minoria. O chamado “reteté” que é uma distorção do verdadeiro fervor, é, também, uma invenção dos anos 1990 e sempre teve a aderência de membros bem agitados e de destaques, porém minoritários.”
Ainda comentando sobre esse desvio em nosso meio ele diz: “É estranho para quem vive há muito tempo numa Assembleia de Deus ver que sua igreja é retratada como um lugar onde só há pessoas do “manto” e do “sapatinho de fogo”. Eu sempre vi que o povo do “manto” era e é uma minoria em nosso meio. Mas, infelizmente, eles conseguiram associar a imagem da denominação à esse movimento bizarro do “reteté”. Ora, se fosse pelo menos dos Dons Espirituais, estaríamos de acordo, mas, na maioria das vezes, não passa de emoção produzida pelo homem”.
Daí já se sabe que Gutierres traz uma obra que faz uma auto crítica construtiva do movimento pentecostal, sendo bem realista com o que vem acontecendo em nosso meio, sem esconder nossas falhas e defeitos. Sugiro ao meus amigos, principalmente líderes do meio pentecostal, que leiam esse livro, estive por quase dois meses dando um estudo neste assunto na igreja que pastoreio e já havia sentido a necessidade de voltar a falar no tema, agora que terminei a leitura desse livro, tenho certeza que preciso trazer este assunto novamente. É necessário reafirmar a nossa doutrina e resgatar nossa identidade e este livro é de grande ajuda neste sentido, coloque ele na sua lista de desejos e adquira na sua próxima compra de livros, você não vai se arrepender.
Parabéns Gutierres Fernandes Siqueira, estou aguardando seu próximo livro, se continuar assim você será um dos meus autores prediletos , você ainda só não conseguiu me convencer da evidencia inicial do falar em línguas, porém, gostei da sua abordagem no assunto.

Marcio.Araujo 19/11/2018

Esclarecedor
Achei ótimo o livro, é claro e objetivo. As partes que eu achei melhor foi o seu comentário sobre os estudos científicos das linguas estranhas bem como a sua explicação da diferença entre os profetas da Antiga e da Nova Aliança, foi realmente muito esclarecedor. Amei o livro!

FLemos 30/09/2018

Fortalecimento aos pentecostais
Primeira literatura sobre pentecostalismo que li, e valeu muito a pena. Faz um bom resumo e vai fundo nos conceitos mais difíceis e controversos da Teologia Pentecostal. Fui surpreendido com vários conceitos que não sabia que a igreja que eu congrego defende, principalmente a questão central: o batismo no Espírito para serviço cristão.
Se você, assim como eu, está em busca de teologia dentro da sua igreja Pentecostal, buscando fortalecimento Teológico, este livro provavelmente lhe dará esperança.
Recomendo também aos não pentecostais. Há muita falácia e preconceito, que podem ser explicados e/ou desfeitos durante a leitura deste livro.

Wirley 23/08/2018

Visitando o site da CPAD há alguns anos fui levado a clicar no link de um blog que, por sua vez, me levou a outro blog, o Teologia Pentecostal. Desde então conheci o blog e seu autor, Gutierres Siqueira. Conforme lia o conteúdo fui percebendo a oportunidade de aprender e refletir a partir dos textos e das recomendações de leitura ali presentes. Agora a CPAD publica um livro deste mesmo autor.

Conforme deixa explícito o subtítulo, o livro se propõe a ser uma introdução à teologia pentecostal e o faz reunindo textos que abrangem várias questões importantes para o pentecostalismo: evangelismo, liturgia, profecia, glossolalia e a sua situação em relação ao protestantismo histórico.

A leitura do título trouxe logo à minha mente o hino Um Povo Forte, número 340 da Harpa Cristã: Eis que surge um povo forte/ Revestido de poder. O revestimento de poder é o propósito do Batismo no Espírito Santo, principal distintivo pentecostal, que é muito bem introduzido no capítulo 7, o mais longo do livro. O hinário citado, aliás, ganhou um breve capítulo para tratar da teologia prática expressa em alguns de seus hinos.

Ao longo do livro, Gutierres se dirige ora para o público não pentecostal, defendendo a validade das doutrinas e práticas do pentecostalismo, ora para o público pentecostal, ensinando-os a valorizar e tomar consciência daquilo que o movimento tem de positivo. Por isso, acredito que o livro desempenha no mercado editorial o papel que o blog já fazia na internet. Alguns dos capítulos nasceram justamente da necessidade de responder a alguns desafios lançados ao pentecostalismo na internet brasileira que, não fosse a iniciativa do autor, talvez estivessem sem a devida resposta até hoje.

O livro cumpre o seu propósito de informar aqueles que desejam uma primeira aproximação ao conteúdo da fé pentecostal e se torna uma ótima opção de recomendação.
Eliel.Schultz 01/09/2018minha estante
Ótima resenha meu nobre. Estou lendo o livro e ele cumpre o seu propósito acerca da fé pentecostal.