O Mistério da Estrada de Sintra

O Mistério da Estrada de Sintra Eça de Queiroz...

Resenhas - O Mistério da Estrada de Sintra

Raquel Lima 18/09/2012

Definitivamente, a prática traz a perfeição !... Nesta história de suspense de Eça de Queiroz e Ramalho Urtigão, o enredo é muito simples, até ingênuo. Dois rapazes são levados para uma casa onde encontram um homem morto, um amigo fica detido, o outro é solto, e começa o mistério sobre quem é o morto, quem o matou, etc...Através de cartas enviadas ao jornal local, assassino, amigo do assassino, os rapazes que foram pegos, vão criando o suspense.Depois segue uma história, comprida, comprida, sobre o motivo do assassinato.Trama conjugal, traição, blá, blá... Não é chato, mas é uma obra muito de principiante.Valeu pelo conhecimento da primeira obra do gênero suspense em Portugal, e por todo o rebuliço que ela criou na época.

Claire Scorzi 27/02/2011

Eça: Romântico, mas...
Estilo folhetinesco que exibe uma inesperada exploração psicológica de algumas personagens, o que dá o toque incomum nesse gênero de ficção. Se há mistérios, surpresas, crimes, há autoironia (a referência pejorativa a Ponson du Terrail) e a força do fraseado de Eça nos seus começos literários.
Vale a pena ler e conhecer uma faceta de Eça de Queiroz menos divulgada.

Portbou 26/02/2009

Interessante
Vale a pena conhecer o princípio da literatura policial portuguesa. Este livro foi o primeiro do gênero escrito em português.