A Queda de Gondolin

A Queda de Gondolin J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Queda de Gondolin

Rafael 28/07/2021

Ainda bem que acabou
Realmente a escrita do mestre Tolkien não me fisgou, com todo o respeito ao legado deixado por ele, mas eu achei super chato, não pretendo ler mais nenhuma obra desse autor. Porém a admiração por ele ainda continua.
Ícaro 05/08/2021minha estante
Foi o seu primeiro Tolkien? Tenta o Hobbit

Bibi 04/08/2021

Amo amo
Li rapidinho adorei recomendo super tolkien sempre se supera e é isso amores é um história muito bem contatada ela não enrola nos acontecimentos bem do jeito que eu gosto

Luana 28/08/2021

Dos Três Grandes Contos esse com certeza se tornou o meu preferido.

Primeiro o Tuor não é um doido varrido igual o Túrin e segundo a história não é tão devagar (aqui incluo principalmente a parte do poema) quanto Beren e Lúthien.

No final acaba se tornando tanto um fim da Primeira Era quanto uma espécie de apocalipse da Terra Média, já que ela da uns sinais de como será o fim de tudo.

Só gostaria que eles tivessem focado mais na história do Eärendil (ou se tivesse um conto só sobre a história dele, seria perfeito).

Maira Giosa 05/09/2021

Tolkien é um dos meus autores favoritos no mundo. Já reli a obra dele muitíssimas vezes, então, ter lançamentos inéditos feitos tantos anos depois é um acalento para o coração. Junto com "Os Filhos de Húrin" (que tenho em inglês e português) e "Beren e Lúthien" (que, surpreendentemente, não tenho), este "A Queda de Gondolin" encerra as grandes histórias dos Dias Antigos - e também as edições de Christopher Tolkien, filho do autor.

Como boa fã, a primeira coisa que fiz quando consegui este exemplar foi reler o conto e todas as versões nele retrabalhadas - aliás, a edição de Christopher se fez essencial ao longo dos anos, compilando as dezenas de versões que o pai escreveu durante praticamente toda sua vida. Cheia de nostalgia e amor, não estou aqui para falar da história em si, mas da edição da Harper Collins - que é bastante boa, com as belíssimas ilustrações de Alan Lee. Alguns errinhos bobos de digitação/revisão provavelmente serão corrigidos na próxima edição.

Agora, o que mais me perturbou foi a tradução do primeiro conto apresentado. Não sei como é a versão original em inglês, mas fiquei bastante incomodada. A expressão "ora," foi tão usada que tive vontade de jogar o livro de lado. Claro que não o fiz, uma vez que a história de como caiu a última resistência élfica em Beleriand contra Morgoth é das coisas mais lindas do Silmarillion (meu livro favorito, sem dúvida).

site: https://www.instagram.com/livrosdamaira/

Elaine.Paula 31/12/2021

Complicado e Interessante
Um livro onde podemos ver uma das principais histórias que compõe a Terra Média, em suas inúmeras versões inacabadas, pois Tolkien nunca conseguiu chegar a versão completa, devido a vários fatores, entre eles a falta do tempo e busca pela perfeição! Mas por mais incompleta e imperfeita que seja (segundo Tolkein achava, ao meu ver) é inegável como a mesma se encaixa com maestria ao restante de sua obra..
Sem dúvida é um exemplo a ser seguido para quem deseja um dia trabalhar com escrita de livros principalmente os de fantasia...bem e aqui chega o fim da minha jornada!

Fernando.Araujo 19/01/2022

Mais que uma história, uma análise
Editado por seu filho, A queda de Gondolin trás a história completa de como um dos grandes reinos dos elfos na Terra-média sucumbiu ao mal. A história em si é uma das coisas mais impressionantes que já li, rápida, desenrolada e cheia de reflexões. Reflexões que vão desde o preço da soberba até o sentido da existência de alguém. O restante do livro trata das várias versões que se obteve da mesma história e pode ser desgastante para quem não se sente fascinado pela construção de uma história e não somente por ela em si, finalizada.

Xandy 03/03/2022

Tolkien é um mestre em contar história e A Queda de Gondolin serve para expandir e conhecer ainda mais sobre a Primeira Era da Terra-Média. Admito que achei a história um pouco maçante, porém ainda sim gostei. Apesar da história em si ser pequena, gostei de ver um pouco das anotações de Tolkien sobre a história.

Suellen vieira 31/08/2022

A Queda de Godolin
A Queda de Godolin Essa historia conta a aventura de Thur, que tenta encontrar a cidade de Godolin para tentar derrubar -la e pra conseguir cumprir essa missão passara por diversas situações, encontrar la diversos povos como elfos, orks e humanos. Um dos diferenciais desse livro é que essa historia é contada mais de uma vez sobre outros ângulos . Portanto é mais uma obra de Tolkin, que ao mesmo tempo que é deslumbrante, profundo, ao mesmo tempo e uma historia complicada de entender, por isso vale a pena ler

Marquinhos 10/09/2022

A queda de Gondolin
Versão belíssima com gravuras e ilustrações que retratam momentos importantes da história de Tuor e da Queda de Gondolin. O livro editado pelo filho de Tolkien também detalha a evolução da história ao longo do tempo, mostrando mudanças e alterações realizadas no conto original. De fato Tolkien construiu um mundo gigantesco com camadas e mais camadas sem conta.

Bob 13/10/2022

Bom até certo ponto.

Em termos de escrita e história original de Tolkien, entrega o que promete de forma bem tranquila.

Porém, fica enfadonho com a quantidade de vezes que o mesmo conto é repetido, com pequenas alterações entre eles.
Entre os contos de Tolkien que foram publicados de forma individual, esse é o de leitura mais arrastada e mais lenta.

Alejandro.Jonathas 19/10/2022

Expandido em detalhes e perspectivas
A Queda de Gondolin apresenta algumas variações do conto final, mas apresenta um aprofundamento maior na história, desde o caminho até Gondolin até a descrição da cidade e seus habitantes.

A Batalha que leva a Queda de Gondolin é super descritiva (até demais) podendo entender que não foi uma batalha simples, mas quem envolveram muito dos dois exércitos.

A fuga também apresenta um aprofundamento, até mesmo mais claro do que a versão final.

Os acréscimos mostram exatamente o plano de Ulmo em parar Melkor e mostra como os filhos de Tuor vão desempenhar esse papel.

Thiago.Resterich 22/01/2023

Grandes contos.
O último dos grandes contos da primeira era. A queda de Gondolin é leitura essencial pros que querem se aventurar no legendário e pros amantes das obras.
A queda de Gondolin é triste, belo, poético e com aquela beleza épica em detalhes e profundidade que Tolkien tem.
Tendo o que eu amo na escrita do autor. Uma escrita poética, bonita de se ler e aquela beleza temerosa e terrível sobre o mal em suas facetas, com falas grandiosas e repletas de sabedoria.
Foi uma ótima leitura, com mais detalhes sobre esse universo que tanto amo.

Erich 14/08/2023

Conta-nos a história de Tuor, avô de Elrond (e assim fica mais fácil se localizar com respeito aos personagens que aparecem em Senhor dos Anéis). Essa história se passa no período que Melkor (que mais tarde será conhecido somente como Morgoth) ainda assola a terra-média. Esse livro só vale a pena para quem gosta de Tolkien e já leu Hobbit, Senhor dos Anéis (e quem sabe Silmarillion também). A história por si poderia ser independente, porém.... da maneira como está o texto não deve agradar um leitor aleatório. Como bem sabemos, Tolkien deixou vários escritos inacabados, este é um deles. A história está completa, acompanhamos o princípio de Tuor, sua chegada a Gondolin, sua posterior queda e o conto de Eärendil o meio-elfo que começa após a queda de Gondolin. Porém.... isso não está conectado do início ao em uma versão. Temos uma primeira versão do texto que vai até a queda de Gondolin. Versões posteriores que vão aprimorando alguns detalhes da história. E rascunhos do conto de Eärendil. Poderiam ter unificado tudo e transformado em um só texto do início ao fim? Sim. Mas perderia o processo de criação de Tolkien e sua escrita original. Da maneira como está, o leitor vê a obra em uma dimensão extra. Com as várias versões você entende a sequência de eventos e vê a evolução dos personagens do início ao fim. E, simultaneamente, vemos a evolução do modo de escrita do Tolkien, coisas vão sendo adicionadas por ele por parecerem fazer parte daquilo. Alguns detalhes, acho interessante a citação que parece mostrar os Orques como "produzidos": >

Leonardo 18/08/2023

A narrativa é repleta de detalhes impressionantes sobre a arquitetura, os costumes e a cultura élfica, bem como das relações entre os diferentes povos da Terra-média.