A Correspondência de Fradique Mendes

A Correspondência de Fradique Mendes Eça de Queiroz

Resenhas - A Correspondência de Fradique Mendes

Gláucia 16/12/2021

A Correspondência de Fradique Mendes - Eça de Queiroz
O livro é dividido em 2 partes: na primeira temos uma pseudo-biografia desse pseudo-personagem, mais provavelmente o alter ego do autor.
Na segunda (e melhor) parte temos as cartas, algumas românticas e bem melosas que não parecem combinar com quem escreve. Duas são muito boas, uma delas onde temos um rascunho de seu famoso personagem, o conselheiro Acácio e numa outra uma crítica bem afiada e inteligente à igreja. Quase um esboço de seu O Crime do Padre Amaro.

Costa 16/07/2021

Eu li esse livro pra um trabalho da escola e apesar de não ser muito bom ele apresenta mto bem as categorias do realismo, recomendo para quem quer ler realismo de uma forma mais técnica. (Tinha tanta descrição nesse livro que as vezes parece que o narrador está interessado em Fradique Mendes)

Fátima Lopes 04/04/2014

A segunda parte do livro é o ponto alto da obra. Através das cartas de Fradique Mendes a fina ironia de Eça aborda com primor assuntos como casamento, adultério, religião, avanço do progresso, política, burocracia, jornalismo, etc. Há trechos que poderiam ser transcritos sem alteração para os dias de hoje, pois a natureza humana, matéria prima da obra de Eça de Queirós, permanece através dos séculos.

Paulinha 19/04/2012

Correspondência de Fradique Mendes
No século XIX, predominava o estilo literário romântico lírico em Portugal, onde os problemas do coração ganhavam destaque.Em meio a tudo isso foi lançado alguns poesias sob o titulo lapidárias no jornal Revolução de Setembro, que causaram bastante estardalhaços na época devido ao teor dos assuntos por elas abordados.
Uma das poesias se referia a morte de um velho cônego, que durante sua vida sempre se preocupou com problemas de maiores importâncias e se vangloriava disso: o San Graal entre outros; porém na hora da morte quando estava se preparando para ser recebido no céu como a um santo, a vida lhe pregou uma peça e naquele momento veio pensamentos e desejos da carne; o que seria agora quando os anjos chegassem para levar um santo e se deparasse com um homem em estado senil e grotesco?

Continua: http://ideiaampla.blogspot.com.br/