Falsa Submissão

Resenhas - Falsa Submissão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Audrey 30/12/2020

Perturbador
É um livro pesado, e marcante, uma história difícil de esquecer

Thais 17/11/2020

Thriller psicológico que deveria vir com alerta de gatilho
Para quem estiver procurando resenhas antes de ler fica o alerta: esse livro não é um romance erótico, é um thriller psicológico pesadíssimo com alto teor de violência psicológia e sexual. Deveria vir com alerta de gatilho no resumo do livro.
O livro narra como Nora se envolve em um relacionamento abusivo com um psicopata tentando descobrir o assassino da sua irmã.
É um livro que trata de gaslighting, consentimento e abuso (embora em 1996 nada disso fosse discutido como hoje).
O pano de fundo de BSDM e a repetição incessante de M. que "não obriga ninguém a nada" mantem a narrativa num equilíbrio tenso sobre o que é consentimento no sexo - que só é rompido quando M. força Nora contra a vontade num contexto de BSDM, depois gratifica ela com informações sobre a irmã e conta pra ela como ela gostou da experiência (olhem como o ISBN categoriza o livro, não é romance erótico). Nesse momento Nora já não confia em sua percepção da realidade, desesperada pelo luto e as manipulações, segue com o relacionamento acretidando que consente com as práticas sexuais de M. e que sente prazer com elas.
A autora leva o leitor em uma viagem da degradação das irmãs nas mãos de M., um habilidoso manipulador que distorce fatos, força situações e passa por cima do "não" enquanto diz que elas tem a escolha de não fazer (mesmo quando faz uso de drogas, mentiras e força física).
O livro é narrado em primeira pessoa (tanto o diário, quanto a Nora) e o declínio e a degradação de Nora não é elaborado pela personagem - os traumas e o sofrimento psicológico vão sendo narrados implicitamente (isolamento social, depressão, falta de libido pelo namorado e fim de namoro até o final chocante em que ela diz não, mas é incapaz não fazer e se convence que gostou mesmo sentindo necessidade de tomar vários banhos e de assistir a mesma coisa ser feita pela irmã no vídeo e ter certeza que foi estupro).
Ao mesmo tempo M., através de diálogos "em que ele só diz a verdade", vai contando tudo o que fez com a irmã, e que repete com Nora, de maneira distorcida, minando a percepção de Nora dos fatos e construindo nela a ideia que mesmo que ela não quisesse alguma coisa ele a conhecia melhor e forçava o suficiente pra revelar os verdadeiros desejos dela.
Dá vontade de vomitar o tempo todo lendo o livro acompanhando a anulação de Nora e Frannie como pessoas.
A autora descreve com maestria como se estabelece um relacionamento abusivo (isso na década de 90!) e sua escrita flui com a história - agradeço a ela por ter resolvido fazer as personagens contarem as coisas mais chocantes e não narrar diretamente enquanto acontece.

O livro é bom, você começa a ler e simplesmente tem que ir até o final. Acho mesmo que a autora foi brilhante, mas é muito forte.
Não existe insinuações, tudo é dito e descrito, a violência é explícita. E não exite limites para M. e sua busca pela degradação do outro.
Não sei se recomendo a leitura. Leia por sua conta e risco.

Cricia.Ramos 20/08/2019

Falsa submissão
A gente inicia o livro na intenção de que teremos páginas recheadas de cenas picantes, mas na verdade a história se trata mais de investigação com o sadomasoquismo como pano de fundo. Inivialmente a narrativa é arrastada, mas faltando 10 capítulos para encerrar o livro, os fatos se tornam mais dinâmicos e interessantes. Pra quem curte investigação e suspense, vale à pena conferir!

Erica 16/01/2019

“Há várias maneiras de se chegar até o inferno... Voltar é que é difícil!”
Não precisa estar envolvida no meio BDSM pra saber que fomos tapeados no livro 50 tons de cinza, pois nesse meio o buraco é beeem mais embaixo e pra quem tem curiosidade esse livro mostra o que é gostar de dar e levar uns “tapas”, a pessoa tem que gostar muito da coisa porque não é algo bonito de se ver, então romantizar isso é ser muito ingênuo porque o BDSM envolve sadismo, dominação, submissão, masoquismo, zoofilia, pornografia proibida e etc... Nós meros mortais ficamos chocado em cristo mas pra quem curte, isso é o paraíso do prazer, não cabe a mim sair julgando, o jeito é aceitar que dói menos e seguir com a minha vida, não dá pra concertar o mundo sentado na poltrona de casa rs

Eu particularmente achei a trama muito interessante, é um livro de teor erótico onde o sexo está totalmente dentro de contexto, não tem cenas gratuitas e apesar de sórdidas, o linguajar não é chulo, é uma história que traz bastante reflexões sobre a personalidade dos personagens e o porquê deles serem do jeito que são, achei que a autora trabalhou bem a parte psicológica, foi uma trama que me prendeu bastante.

A história envolve basicamente três pessoas, temos Franny que após viver um intenso relacionamento sadomasoquista com Michael é descoberta morta em seu apartamento e a irmã dela Nora que mediante suspeita de que Michael seja o assassino resolve entrar em um jogo pra lá de perigoso com ele afim de desvendar o mistério que envolve a morte da sua irmã, ela só não esperava que o cara fosse extremamente sedutor e inteligente, porém com gostos muito duvidosos, resumindo Nora brinca com fogo e sai torrada. A questão que fica no ar é quem matou Franny?

Gente!!! Parem de dizer que quem gostou do livro é doente e tem que se tratar (???), eu não terminei a leitura achando as práticas legais, continuo com as minhas preferencias, logo não sofri nenhuma lavagem cerebral, então podem ler de boa que o livro não é nenhuma pregação, o máximo que pode acontecer é você achar a história ruim, até aí normal rs

O livro é bastante polêmico e envolve Tabus, então eu recomendo para pessoas +18, que são curiosas que nem eu e tem a mente aberta porque o conteúdo é pra chocar!

Claudia 19/09/2017

8 ou 80
Bom demais. Esse livro não é pra qualquer um, mas se você gosta de sadomasoquismo, você vai gostar desse. Ele quebra tabus e faz você refletir sobre questões morais e até onde vai o limite. Ou ama ou odeia. Ele retrata bastante a relação sub e dom com um pouco de mistério. Me identifiquei muito com a protagonista então a minha leitura não foi tão surpreendente. O Michael foi um personagem crucial nessa obra, eu me pergunto se ele realmente gostava da dominação ou se existia algum motivo psicológico por trás? Bom, ele dizia que não e afirmava não ser um mentiroso. Enfim, senti falta de uma dinâmica nos capítulos, queria saber o que ele pensava e quais eram as suas observações sobre tudo. O final ficou com um gostinho de vazio. Incompleto... apesar disso eu gostei bastante.

JuCamila 29/03/2017

Decepção!!
Sinto muito quem gostou, mas para mim foi o pior livro que já li! Com certeza teve pessoas que gostaram, mas para mim foi péssimo!! e sou uma pessoa bem aberta para todos os tipos de leitura.

Tete 02/02/2017

Esse é um dos primeiros livros com a temática BDSM que me mostrou mais do BDSM.

Após a morte de sua irmã, Nora fica obcecada em descobrir seu assassino. Ao ler o diário de Franny, Nora descobre que sua irmã tinha um caso com M. e que praticava o sadomasoquismo. Como as circunstâncias em que o corpo de Franny foi encontrado lembrava cenas de Bdsm, Nora acha que M. é o assassino de sua irmã. E o que ela resolve fazer? Ela resolve virar submissa de M. OI?! Esse foi o meu primeiro baque com esse livro.;

O começo é bem chatinho. Nora vai contando um pouco de sua vida e algumas partes do diário de Franny. Mas a partir do momento em que começa o envolvimento de Nora e M., as coisas começam a melhorar.

Confesso que o livro não me empolgou muito, por vezes eu achava deveras cansativo. Nora tinha umas atitudes muito loucas, a primeira é confiar no cara em que ela achava que era o assassino da irmã (Não entendi muito isso, interna que a mulher é louca), sem falar no quanto ela se metia nas investigações.

As cenas eram bem interessantes, fortes pra quem não está acostumado. Fiquei meio receosa com a cena de zoofilia (não sabia que tinha) e dei aquela lida rápida porque eu não estava acreditando no que estava lendo, enfim, cada um com seus gostos. rsrsrsr

O fina não me surpreendeu muito. Eu já desconfiava do assassino há um tempo. Até pela forma que a autora escreveu os últimos capítulos, não tinha como acabar daquele jeito, estava fácil demais, sem explicações. Sim, ela explicou, mas não sei, eu não gostei.

Achei o livro interessante, o BDSM foi bem legal, a história achei bem fraca.

Se recomendo? Sim, mas pra quem tem mais interesse no BDSM do que num romance erótico. Porque isso aqui é mais Thriller Psicológico do que um Romance.

BiancaGulim 09/12/2016

Prepare-se para cenas fortíssimas!
Norah perde sua irmã mais nova Franny, com quem mantinha pouco contato, e a cena do crime sugere um ato de sadomasoquismo levado ao extremo.
Franny não era mulher de muitos homens e Norah descobre que ela vinha mantendo um relacionamento com M., professor de sua faculdade. Norah então decide agir por conta própria e descobrir se M. de fato é o assassino de sua irmã.
Apesar de ter um namorado, ela se envolve em jogos sexuais com M., que entrega uma página do diário de Franny cada vez que ela realiza uma fantasia sua.
As informações contidas no diário revelam o tipo de relacionamento que Franny tinha com M. e Norah se sente cada vez mais próxima da verdade, ultrapassando qualquer limite para conseguir a página seguinte.

Eu li esse livro há muito tempo, mas me lembro muito bem da história! Não é uma leitura que se esquece tão fácil!
Apesar de ser uma leitora voraz de livros eróticos, confesso que não estava preparada para esse livro! Algumas cenas vão além, envolvendo até atos sexuais com animais! Aconteceu algumas vezes de eu interromper a leitura no meio de uma cena e pensar: "ah não! Agora a autora passou dos limites, não vou mais ler isso!". Mas minutos depois eu sucumbia à curiosidade e voltava para a leitura.
Apesar da autora muitas vezes te constranger além da conta, a história te prende, te fazendo querer saber desesperadamente quem é o assassino, e até onde Norah será capaz de ir para conseguir desvendar esse mistério.
Não é uma leitura tranquila, mas considero um ótimo livro, principalmente pelo final: a autora deu um incrível desfecho para a história. A escrita é boa, o livro te prende e desperta muitas emoções.
Recomendo pra quem tem estômago forte e não se choca com facilidade.

PRISCILA 26/08/2016

Perturbador
Esse foi um dos livros que mais me chocou até hoje, por ser uma história intensa e até mesmo sombria. Recomendo a leitura.

Daiana 09/08/2016

Pior livro
Cara não só porque li a história e achei totalmente insana, mas olhando as resenhas aqui, não me contive...
Não vou criticar o sado/maso que é abordado na trama, mas como alguém pode considerar normal, zoofilia e pedofilia? Cara isso é além de grotesco ver leitores dando 5 estrelas para essa história e fora dizer que é um livro que aborda de maneira CERTA a sensualidade? Poxa se o que foi abordado nesse livro é sensual, então não sei mais o que é sensualidade...
Enfim eu odiei ter lido, e espero que com o meu desabafo, muitas não percam seu tempo lendo porcarias, que tentam mudar nossa mente de forma "sutil" a aceitar algo que não é correto.
Vinny Britto 25/01/2019minha estante
Se eu der 5 estrelas num livro sobre serial killer, então eu curto assassinato ou sou um assassino? Argumento fraco!!!

Paraíso das Ideias 08/03/2016

Perigo: Esse é um livro pra quem possui estomago forte e acreditem... eu gostaria que tivessem me avisado isso antes de eu começar a ler!!!

Esse não é um simples livro de sexo explicito como muitos outros que se encontram disponíveis nas livrarias ele é muito mais profundo e digamos grotesco, existem alguns atos nesse livro que eu realmente gostaria de acreditar que não existem na vida real. Mas entendam apesar dos pesares o livro é muito bom e a história é muito boa então vamos a ela.
Norah Tibbs a protagonista de nossa historia é uma mulher decidida que possui sua carreira formada, extremamente feminista Norah sempre viu os homens na sua vida como uma distração que passado o divertimento já não mais possuía utilidades em seu cotidiano.
Norah vê sua vida toda virar de pernas pro ar quando perde Franny sua unica parente viva vitima de assassinato brutal. Franny foi encontrada em seu apartamento quatro dias após sua morte amarrada, amordaçada e com vários cortes. Ninguém consegue descobrir a causa da morte e muito menos quem foi o culpado, mas Norah após investigar as coisas da irmã e encontrar seu diário chega a conclusão de que o assassino de sua irmã é o ex namorado dela Michael e é nesse momento que ela decide que só vai descansar quando o culpado for punido, mas o que ela não sabe é que isso pode ser muito mais complicado do que o sentido de repórter dela pode capitar.
O livro acontece com base no diário de Franny, nele ela conta a maior parte dos momentos em que esteve com Michael e todos os constrangimentos pelos quais ele fez ela passar.
Norah vai abandonar toda a sua vida para poder ir atras do assassino de sua irmã, mas no decorrer da história os dois acabam se envolvendo em principio por um acordo, M nega ter matado Franny mas Norah não acredita já que sua prova o diário da irmã acaba uma semana antes de sua morte inesperadamente, M explica que não foi ele, mas diz a Norah que pode ajuda-la a escrever os últimos dias de vida da sua irmã desde que ela aceite revive-los como se fosse ela e é nesse momento que a coisa pega fogo.
Norah na sede de vingança aceita se tornar sua submissa em troca de informações que possa ajuda-la a incrimina-lo.
No decorrer da historia a autora faz com que você se perca e já não saiba mais quem é o culpado do assassinato tendo em vista dois suspeitos M e Ian o namorado de Norah.
M vai mostrar a Norah uma Franny que ela nunca conheceu, desde sua fragilidade até sua determinação mostrando o quanto ela sofreu e se culpou com a perda do irmão mais novo e o quanto as duas mesmo que distantes se parecem.
M conheceu Franny nas redondezas da faculdade e sua fragilidade atingiu em cheio seu lado dominador, Franny por sua vez na fome da paixão e no desejado de ser finalmente amada por alguém se entrega por completo sendo capaz de passar por cima de seu orgulho para mostrar a M o quanto o ama se submetendo as suas dominações, mas ao contrario de Franny Norah gosta de ser dominada e gosta do que M faz com ela, e agora sera que Norah esta se apaixonando pelo assassino de sua irmã?
A história é incrível, o desenrrolar dela muito mais... Vale a pena ler e entrar no caso de Norah com M.

Até a próxima bjinhos!!!!

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

Luiza Helena (@balaiodebabados) 19/12/2015

Originalmente postada em http://balaiodebabados.blogspot.com.br/
Eis que, um belo dia, algum tempo atrás, estava eu lendo a revista VEJA quando me deparo com uma matéria sobre E.L.James e seu "pornô para domésticas". Sim, assim que a matéria denominava a trilogia Cinquenta Tons. E, a partir destes 3 livros escritos por uma britânica, começava o BOOM da literatura erótica.

A literatura erótica se baseia, principalmente, no BDSM: Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo. Para mim, não foi nenhuma novidade pois já lia esse gênero há alguns anos. Claro que, no começo, eu meio que fiquei chocada com as cenas calientes, mas, com o tempo, fui me acostumando.

Eis que lhes trago a resenha do primeiro livro desse estilo que li: Falsa Submissão. Com o sucesso da literatura erótica, esse livro foi relançado em 2012, mas sua primeira edição é de 1996.

Aviso aos navegantes: se você se apaixonou por Christian Grey ou Gideon Cross ou algum protagonista dominador-príncipe encantado, não tenha esse espírito quando começar a ler este livro.

"O mundo no qual vivo agora, com M., é doentio, e minha obsessão beira a autodestruição. Tenho plena consciência disso. E também da minha impotência para impedi-lo. (pág. 201)"

Falsa Submissão conta a história de Nora Tibbs, uma jornalista de alguma cidade desconhecida da Califórnia. Nora possui uma irmã, chamada Franny, e elas não são tão próximas mas, mantém o contato entre si.

Um dia, Franny é brutalmente assassinada e a polícia não tem suspeitas de quem seja o assassino. Nora, obcecada por isso, ao vasculhar as coisas de Franny, descobre que ela estava tendo um caso com um homem chamado Michael, a quem Nora sempre se refere como M. Além disso, Nora descobre que sua irmã estava imersa no mundo do sadomasoquismo cujo fora apresentado por M, o qual ela transforma em principal suspeito do assassinato da sua irmã.

Nora vai atrás de M. para adquirir respostas e, quem sabe, a confissão de que ele matou sua irmã. Mas M. propõe um trato com Nora: ele dá as respostas para Nora se ela permitir se envolver com ele. Nora não vê outra saída a não ser aceitar, acreditando que não irá ser manipulada.

À medida que vai se envolver com M. e seu mundo, Nora começa a se questionar sobre quem realmente é e sobre sua vida, além de descobrir um novo lado seu que jamais imaginou.

Quando terminei de ler esse livro há alguns anos, fiquei impressionada com tudo que li. Agora, percebo que esse não é um livro feito pra quem vai começar esse estilo.

Eu prefiro classificá-lo com um thriller erótico do que um romance erótico (essa parte do romance passa longe). Laura soube muito bem como articular o assassinato de Franny e como isso afetou a vida das pessoas que a cercava. Confesso que teve momentos que fiquei com o coração na mão. E, claro, me enganei quanto ao assassino. Os capítulos, ora são narrados por Nora (1ª pessoa), ora somos apresentados a Franny (3ª pessoa).

O personagem melhor criado foi M. Ele é do tipo de pessoa que consegue te conquistar logo na primeira conversa. Mas, por outro lado, ele possui um lado sádico e obscuro que se releva na sua prática do BDSM.

Como falei antes de começar a resenha, se você gosta do lado fofo da literatura erótica, pule esse livro e seja feliz com essa sua visão. Aqui não possui nenhum Christian Grey idolatrando sua deusa interior ou Gideon Cross caindo de amores por você ser o anjo da vida dele. Esse livro se trata de um lado do BDSM que poucos conhecem. Por isso que sempre digo que nem se compara com os livros eróticos que estão sendo lançados. Em Falsa Submissão, tudo se trata de dominação, aceitação, disciplina e manipulação. Se a submissa não obedece seu dominador, ela sofrerá sim as consequências e, com certeza, não é só algumas palmadas.

Não recomendo esse livro para pessoas com o emocional fraco porque nele rola de tudo. Quando digo tudo, é tudo mesmo: cenas fortes de dominação, mumificação, zoofilia e até um indício de pedofilia. Essas cenas são essenciais para entendermos os personagens. Mas, mesmo com isso tudo, você é incapaz de largar o livro. Você vai querer saber até onde Nora vai com seu envolvimento com M., saber quem é o assassino de Franny... É tudo tão bem entrelaçado que não dá pra deixar de mão.

Falsa Submissão é um thriller psicótico, vil, cru, mas que você não vai conseguir parar de ler.

Confira essa e outras resenhas em http://balaiodebabados.blogspot.com.br/

site: http://balaiodebabados.blogspot.com.br/2015/12/resenha-15-falsa-submissao.html

Terapiadolivro 25/10/2015

Pobre
Achei a história boa mas a escrita complexa de ler. Não envolveu muito a história pela maneira de escrever

GraziLisboa 17/06/2015

Li esse livro uns 15 anos atrás e provavelmente não tinha nem idade para isso kkk
O livro é forte, todo, e não se parece em nada com as referências de bdsm e submissão que são modinha no momento.
Existe sim um romance, mas nada de corações e contos de fadas, muito pelo contrário.
Talvez por isso até hoje seja um dos livros que mais me encantou.
M. é um personagem profundo, complexo, com nuances bizarras e sim, a gente se envolve emocionalmente com ele mesmo com cenas de sexo (e atitudes) tão cruas e cruéis.

O final é poético e condiz com o restante da história na minha opinião.
Pra mim é um livro impecável, bem escrito, forte e inesquecível.

1 | 2 | 3 | 4 | 5