Moxie: Quando as garotas vão à luta

Moxie: Quando as garotas vão à luta Jennifer Mathieu

Resenhas - Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta

aiesca0 25/02/2024

"a moxie é de todas as meninas."
Sendo curto (com menos de 300 páginas) e perspicaz, moxie traz à tona o sentimento um sentimento que tive durante toda minha vida e nunca soube expressá-lo corretamente.
não é "só" lutar pelos seus direitos, é compreender, ter empatia, acolher.
quem nunca quis o fim por um comentário vindo de um homem? quem nunca pensou duas vezes antes de escolher certa roupa? de sair sozinha? de se interessar por alguém?
moxie é para todos, sempre que precisarem.

Ana Jorge 24/02/2024

Não acredito que demorei tanto para ler Moxie
A escrita é simplesmente maravilhosa e contagiante, a autora soube abordar assuntos importantes de forma leve. Por mais que o público seja infanto-juvenil e achei algumas cenas bobas, me peguei realmente empolgada com a história. Devorei o livro sem nem perceber as horas passarem e me vi completamente envolvida.

Nas primeiras paginas eu sempre ficava me lembrando que eu tinha que olhar esse livro como um olhar mais adolescente, pois eu passava raiva com algumas atitudes infantis da Vivian. No entanto, ao longo da história ela realmente teve um crescimento e fui realmente me apegando a ela e a sua história.

Claro que passei muita raiva com os babacas da escola e como os professores e diretores nem ligavam para as atrocidades que eles faziam. Em contrapartida, adorei como a Moxie virou mais do que uma criação da Vivian e se tornou a voz das garotas, uniu elas, mostrando que elas não estavam sofrendo sozinhas.

As cenas que mais amei foram justamente quando todas as meninas percebiam que não eram tão diferentes, que tinham voz e podiam, de alguma maneira, se unir para fazer algo.

Fernanda 11/02/2024

"Que legal. Bom, até mais."
Essa leitura foi exatamente como a Vivian disse ao Seth: "Que legal. Bom, até mais." Foi isso e só isso. Talvez sem o Até mais. A promessa de um livro feminista foi na verdade, em grande parte, um livro com um romance água com açúcar, uma protagonista adolescente que só existe, e no final um movimento que as garotas do colégio apoiaram. Foi isso. E quando digo uma protagonista que só existe é uma simplificação de toda a raiva que passei lendo. Essa criatura não faz nada. Ela não estuda durante a tarde, não trabalha, não pratica um esporte, não usa uma substância ilícita, nada mesmo. Ela tem 16 anos e a vida dela consiste em existir. Irritante. Mas, como o final do livro tem o movimento foda que me prometeram, foi legal.

Os diálogos são terminados com frases de adolescentes que querem ser descolados, o que irrita. Muito. Parece que todo o vocabulário e as opções do que se dizer pra alguém são mais do que reduzidas.

Esse livro falhou miseravelmente em dar credibilidade e seriedade a um assunto tão pesado. Isso (do capítulo 14) foi a explanação de um crime e não uma lista das brincadeiras que eles fazem. Isso tudo nas primeiras 200 páginas. Porém, como o final do livro foi bem fofo e encantador, teve a revolução e o movimento de mulheres unidas que prometeram direi a todos que é um ótimo livro. E ele é mesmo, se contarmos só as 88 últimas páginas.

Tiveram sim alguns momentos de reflexão e que fizeram a diferença na história. Acho que o problema foi que eu fui com a grande expectativa de ler sobre uma garota fodona que não iria aceitar o comportamento de gente escrota, e como acabei lendo sobre garotas que já tinham se acostumado a crimes e os tratavam como brincadeiras por anos, acabei julgando demais e me irritando bastante com a protagonista ao em vez de ter a mente mais aberta e entender como as coisas levam tempo.

Agatha.Hammes 18/12/2023

?moxie dá o troco?
No início ele parecia chato,tanto que eu queria largar ele aí quando a Viv começou a fazer o ?jornalzinho? ficou muito mais interessante,eu já assisti o filme e sinceramente eu prefiro o livro.E durante a minha leitura eu percebi que eu estava absorvente o ?sentimento? do livro,tipo eu fiquei muito irritada com tudo que falavam ou faziam(na minha vida)e cheguei na conclusão que eu estava sentido a energia do livro,mas tirando isso aprendi muito com Moxie,e está na minha lista de favorito.É sério apenas LEIAM.bjs??????????

valkyries 29/10/2023

Garotas moxie dão o troco!!
Desde que assisti o filme (que eu simplesmente amei) estava doida pra ler o livro.

E simplesmente. é uma experiência. o livro é tão bem elaborado na questão toda do feminismo, e de como a Viv foi "de descobrindo", sem contar as amizades incríveis entre essas garotas incríveis.

É um livro muito fácil de ler (tanto que consegui ler em menos de um dia), se tornou facilmente um dos meus favoritos.

bi.blio 23/09/2023

Já tinha visto o filme antes e amado, então sabia que não tinha como não sentir o mesmo (ou mais!) pelo livro.

Acompanhar a jornada da Viv de "menina certinha" pra mulher que mete um '🤬 #$%!& ' para o ambiente machista em que ela vive foi incrível. Todas as outras meninas também, cada uma do seu jeito e com a sua personalidade, se juntando ao movimento e sendo aceitas como são (porque é sobre isso - pluralidade) foi lindo.

O romance também. O Seth é um fofo e precisamos lembrar que caras como ele existem e que por serem homens, por mais que se esforcem, não vão entender completamente o que as mulheres passam. Mas o importante é que eles tentem entender ao invés de ficar na defensiva e estejam abertos a aprender e a mudar.

Para todos os Mitchells que existem - um belo de um vai tomar 🤬 #$%!& .

E para todas as mulheres - lembre-se de que você é uma força revolucionária e de que pode mudar o mundo.

#moxiegirlsfightback

Inxste 30/07/2023

Moxie
O livro é muito bom, uma leitura super fácil. O filme não tem nada a ver com o livro, a história do livro é muito bem feita e trata vários assuntos sérios.

whosmarye 08/07/2023

?Seu silêncio não vai te proteger? ? Audre Lorde

sinceramente, o livro mostra muitas coisas que são mega absurdas mas que se a gente parar pra pensar a gente vê que isso realmente acontece, é uma ótima reflexão.

Geovanna 22/06/2023

Garotas moxie dão o troco!
Esse livro é um ótimo manifesto feminista, adorei a forma que foi tratado, destacando situações difíceis que acontecem no dia a dia. Eu adorei ver a Vivian criando a moxie, e vendo as garotas reagindo.

Grazy 18/06/2023

O melhor livro infanto-juvenil que eu já li na vida!!!
A feminista que habita ficou possuída pela ritmo Ragatanga do começo ao fim dessa história.

É claro que o feminismo é o ponto central dessa história, mas ao contrário do que a nossa sociedade patriarcal e machista nos força a acreditar, ele não surje como um aríete sendo lançado sobre as nossas convicções, o feminismo surge como a Moxie, um grupo de garotas dispostas a revidar quando são ofendidas. O primeiro ato: desenhar estrelas e corações nas mãos. O que há de violento nisso? Absolutamente nada!

E é assim que a história anda, mostrando o significado do movimento, provando que atitudes simples e pacíficas podem servir para unir e fortificar um grupo humilhado e marginalizado, objetificado até mesmo pelas figuras de autoridade.

Esse livro devia ser lido por todos. Jovens e velhos. Meninos e meninas. Pessoas cis, trans ou não-bináries. Porque a verdadeira lição é: só podemos avançar como sociedade se todos souberem o que estamos passando. Queria que houvesse mais do 5 estrelas pra dar a essa história

trizieize 25/04/2023

Garotas Moxies dão o troco!
Livro super fluido de ler; trata de assuntos sérios mas de uma forma bem leve e adolescente, perfeito pro meu tipo de leitura.

Tenho que admitir, acho que é ainda melhor que o filme, sinto que fizeram a Viv uma militante imatura e sem sentido em algumas partes, mas achei ela completamente diferente no livro.

Nota-se as semelhanças, e algumas partes do filme são mais legais, assim como outras no livro são melhores. Recomendo ler e assistir!

Clara1674 23/04/2023

Moxie: Quando as garotas vão à luta
“Moxie” ainda apresenta outro braço do feminismo: movimento punk feminista dos anos 1990. Vivian encontra uma caixa de memórias do período que sua mãe integrou uma banda desse estilo, servindo-lhe como inspiração para criar o Moxie e enfrentar o sexismo na escola.

Bibi 21/04/2023

Eu adorei o livro, tô super afim de comprar para minhas primas mais novas que eu, que são adolescentes e precisam ler sobre formas de combater esse universo machista, ainda mais se tratando da escola. O filme foge um pouco do livro; o livro é muito melhor (sempre né). Indico demais para mães, tias, madrinhas, primas mais velhas lerem para dar para suas meninas mais novas.
Bia 23/04/2023minha estante
Fiquei curiosa, depois da sua resenha!

kaw.b.s 03/04/2023

GAROTAS MOXIE DÃO O TROCO!!!!!
Ser feminista é isso. Não humanista, igualitarista ou sei lá o quê.
Feminista. Não é uma palavra feia. A partir de hoje essa talvez seja minha palavra preferida. Porque na verdade é só isso, meninas que apoiam umas às outras e querem ser tratadas como seres humanos num mundo que sempre encontra um jeito de dizer não.

Jennifer Mathieu escreveu o livro de uma forma muito inteligente, incluindo noções básicas sobre o feminismo interseccional e "mitos" sobre o machismo em diálogos as vezes descontraídos e as vezes sérios, que soam naturais e fáceis. A Jennifer joga por terra a ideia de que "nem todos os homens" e, ainda, reforça o pedido de "acredite nas mulheres" quando elas fazem denúncias.
Mas o ponto alto do livro é, realmente, a sororidade e o apoio feminino. Quando Moxie toma forma e cresce para além de Viv, muito além, é lindo. Foi frustrante ver como tentaram sufocar Moxie pelo simples fato de dizer as garotas que elas não são obrigadas a nada, inclusive de aceitar abusos caladas. E foi frustrante ver que a administração de um colégio, que deveria garantir um lugar seguro para todos os seus alunos, está mais interessa apenas em "apagar" seus problemas. Porém, foi extremamente recompensador ver aquelas garotas encontrando suas vozes, juntando-as em um uníssono que diz "basta", que apoia as outras garotas, que acredita nelas, mesmo que não se conheçam.
Moxie girls fight back.