Bigornas

quis ser túmulo
não sendo subterrânea
tentei árvore
[...]"
(versos do poema Manoel de Barros)

Em "Bigornas", Yasmin Nigri nos oferece um conjunto de poemas sobre o fracasso e, mais que isso, sobre a possibilidade de, em meio ao fracasso, ponderar o possível.

Ela passeia por entre os escombros de relacionamentos mal acabados e pelas traças de escritores que leu, recolhendo de situações banais os cacos de sua poética: difusa, porém sucinta.

Em alguns momentos, vacila, mas, apesar disso, Yasmin Nigri é capaz de criar pequenos quadros daquilo que entendemos por poesia contemporânea no Brasil.

No geral, em alguns momentos encontramos versos tortos, em outros, pequenas pílulas; não a toa e. e. cummings e Orides Fontela aparecem como epígrafes em sua obra.

Thiago 14/01/2023

Me gusta pero no me mata, como se diz em espanhol. Me pegaram sobretudo os poemas da primeira parte, mais narrativos, mais sentimentais. Das outras três partes me encantei com um ou outro poema, com maior destaque para a segunda onde rola muito diálogo com diversos escritores - poemas muito curiosos. Recomendo o livro.

Peleteiro 15/09/2022

Excelente livro!
Este foi o melhor livro de poesia contemporânea que li em 2022. De acordo com o meu gosto, é claro. E foi apenas a estreia de Yasmin Nigri como poeta, olha só. Adorei o ritmo, o vocabulário, as quebras, o apreço por estranhezas e aleatoriedades, o humor charmoso e a atenção às singelezas. É difícil os poemas manterem um bom nível, mas aqui eles foram mantidos.

Weverton Ferreira 01/02/2022

Ótima leitura!
A minha primeira experiência com essa obra foi ótima e essa releitura só me convenceu mais ainda em relação a isso. Recomendo!

Adriana Scarpin 17/10/2021

Desde que me embrenhei na psicanálise na última década fiz as pazes com a leitura e escritura de poesia, mas em 2021 me assusta a falta do ler e fazer poético na minha vida.
Entre a compra do Bigornas da Yasmin Nigri e a sua leitura hoje, fiz um curso na Casas das Rosas sobre fazer poético com a autora. Tendo uma garrafa de vinho branco comigo hoje, me perguntei: por que não esse livro?
Não me arrependi, enquanto a poeta traça claramente suas influências (céus, tem até referência à Harmonias de Werckmeister do Bela Tarr!), também insere pequenas familiaridades pessoais que obviamente não sabemos se são mesmo confessionais ou mera licença poética, tudo num emaranhado que realmente nos faz pensar e sentir a pulsividade lírica.

Biblioteca Álvaro Guerra 23/10/2019

A Grande estreia de Yasmin Nigrise
livro com direção a poesia de nosso tempo, este e um livro de desafios ao leitor.
No amor, na poesia, na vida comeste livro Yasmin Nigrise

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788573267136

Mateus com h 11/06/2019

ataque ácido
eu tava
numa cafeteria
pensando no que a gente faz

com o amor que nos dão

e o que fazem com o amor que a gente dá

e como as frustrações as vezes
nós da vontade de gritar

para o nada
para alguém
para o fim de tarde

para jogar verde e colher maduro

e a Yasmin Nigri se escuta melhor
quando grita

Ela é das minhas

ela quase se queima quando cai no sono e deixa o cigarro e sua brasa passeando entre seus dedos

numa corrida veloz
o fogo sabe que sua chegada
é o incêndio

eu nunca duvido de uma bituca
como eu nunca duvido do incêndio
que um beijo devoto pode causar