Vide Bula

Vide Bula Fabíola Rodrigues

Resenhas -

Milena @albumdeleitura 17/12/2018

Vide Bula
Dividido em três partes (Onírica, Ocaso e Olvido), cada qual com sua devida intensidade e recomendação de dose diária, Vide bula é uma posologia para quem deseja se aventurar em sua própria mente e desafiar suas emoções da maneira mais intensa possível.

É um livro para ser lido sem pressa, a fim de absorver a essência de cada palavra deste remédio alternativo para os dias atuais que Fabíola Rodrigues nos apresenta.

Abordando temas cotidianos e situações pelas quais todos nós estamos sujeitos a passar algum dia, nos deparamos com momentos particulares da autora, eternizados em seus versos; sejam seus altos e baixos, seus sentimentos mais secretos ou os riscos de um futuro incerto.

Quem me conhece sabe que sou extremamente apaixonada por poesia, pois este é o melhor meio de exorcizar de nossa alma os mais controversos sentimentos, possibilitando-nos, finalmente, respirar nossas próprias verdades, e foi exatamente isso que aconteceu com relação a este livro.

Vide Bula não é o primeiro contato que tenho com a escrita da Fabíola, pois em 2016 tive a oportunidade de conhecer Carta Náutica das Desimportâncias, também cedido em parceria com a Oasys Cultural, e seu estilo de escrita me chamou a atenção, mas desta vez me conquistou ainda mais. Apesar de conter algumas palavras rebuscadas, talvez de difícil compreensão para um leitor que não está habituado com o gênero, a essência da escrita da autora é apaixonante.

Entre os poemas, os quais mais se destacaram para mim foram: Abecedário, Chá da tarde, Chronos e Papel de seda. Segue um trecho:

Abecedário

"...porque eu me apego a todas as palavras. mesmo as prostituídas. mesmo as derrotadas. mesmo as que têm vícios. eu sou analfabeta de silêncios."

As páginas amareladas dão um toque especial à edição que, mesmo sendo simples, é de extrema qualidade. Indico a leitura para os fãs de poesia e para todos aqueles que desejam embarcar em uma viagem rumo à sua própria essência.

site: https://albumdeleitura.blogspot.com/2018/11/dica-de-leitura-188.html

@biaentreleituras 28/11/2018

Através de uma escrita cativante, Fabíola Rodrigues nos traz uma série de poesias que tocam os nossos corações e nos deixam reflexivos com a leitura. Há um incrível e delicioso jogo de palavras, Fabíola brinca com vocábulos e capricha em metáforas e hipérboles.

A obra é dividia em três partes e no início de cada uma temos a posologia:
Oníria: 2 comprimidos ao dia, em intervalos de 12 horas;
Ocaso: 1 comprimido, uma vez ao dia, em jejum;
Olvido: Dose única

Seguindo à risca as instruções da “bula” temos doses diárias de poesia na medida certa para nos encantarmos com o texto lido e ansiarmos pela próxima dose.

Minha impressão
Que leitura maravilhosa, eu sou amante da poesia e me deparar com um livro como esse é uma sensação indescritível. Vide Bula é uma obra rica e obrigatória para os leitores que gostam de boa poesia. Fabíola Rodrigues escreve sem cerimônia, se derrama em palavras, nos presenteia com a infinidade de um universo gramatical completamente novo e fascinante.

Achei o título e a distribuição das poesias genial, de fato lembra uma bula e gostei dessa alusão, ainda mais se levamos em conta a poesia como um bom remédio para a alma. Eu segui as recomendações de leitura e tive uma excelente experiência.

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/

RUDY 01/11/2018

ANÁLISE CRÍTICA E DA AUTORA
Nem é preciso dizer o quanto sou apaixonada por poesia.
Acredito que através de palavras, rimadas ou não, com métrica ou não, é possível transmitir diversas formas de sentimento, de fácil entendimento e que tocam o coração ou a alma do leitor.
Aqui não foi diferente. Com seus poemas livres, não apenas nas formas gramaticais e métricas, a autora trouxe à baila, sentimentos diversos, profundos, interiores que transmitem suas sensações diante da vida de forma branda, embora em alguns, a tormenta interior seja forte.
A linguagem é contemporânea, embora traga termos não tão utilizados no dia a dia e alguns termos/palavras estrangeiras, porém de fácil entendimento diante do contexto apresentado nos textos.
Acredito que cada leitor será atingido de uma maneira pessoal de acordo com suas próprias experiências de vida. A mim, o sentimento que trouxe, foi que os poemas são uma forma de, através de suas experiências, poder trazer a 'cura' ou o caminho para ela, através de suas vivências pessoais.
Mais que recomendado.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2018/10/resenha-60-vide-bula-farmacologia.html
Michelle 10/01/2022minha estante
achei o nome do livro super interessante

Angela Cunha 24/05/2022minha estante
A gente deveria ter por obrigação ler poesia de vez em sempre! Eu amo conciliar ao menos um texto poético!!!
Adorei o nome desse livro e já quero ler!!!
Beijo