Caprichos e Relaxos

Caprichos e Relaxos Paulo Leminski

Resenhas - Caprichos e Relaxos

Cleber 05/01/2023

Leminski
Comecei o ano bem, lendo as poesias do Leminski e do Quintana. Não sei o que dizer nas resenhas então vou deixar um poema desse livro do Leminski.

das coisas
sentimentos mínimos
ímpetos infinitos
não?
Ana Sá 05/01/2023minha estante
Me animou a ler uma coletânea dele que tenho aqui! :)

Pedro.Quinane 26/12/2021

Alguns poemas bons outros nem tanto.
Um livro bem intimista sobre os gostos e conta um pouco sobre a vida do autor.
Tem poemas caprichados e poemas relaxados.

Gabriel 02/11/2021

Que grande livro. Que maravilha ler Leminski. São tantas coisas que aqui se cristalizam: os poemas visuais, os haicais, a vida.

Iasmin 17/09/2021

Tô extremamente encantada com Leminski!
Há tempos que eu não lia poesias como essas, esse foi o meu primeiro contanto com Leminski, e eu afirmo que ele me conquistou de imediato. Ótimo livro!

08/02/2021

De volta a Leminski
Há alguns anos atrás ganhei um livro de poemas do autor e foi amor à primeira vista. Agora volto a tentar decifrar o que o mesmo escreve. Leitura rápida e prazerosa, embora não tenha conseguido compreender 100% do que aqui foi apresentado. Mas a leitura contínua de poemas é sempre um ótimo exercício para ressignificar a compreensão dos mesmos.

"a história faz sentido
isso li num livro antigo
que de tão ambíguo
faz tempo se foi na mão dalgum amigo

logo chegamos à conclusão
tudo não passou de um somenos
e voltaremos
à costumiera confusão" (pg 41)

Vittor 19/03/2020

Incrível
A obra de Leminski é sensacional do início ao fim, nesse livro nós lemos suas melhores poesias, e alguns contos.
Alguns anos depois tudo que ele escreveu de melhor é compilado no incrível Toda a Poesia, que é sensacional.

Leandro 16/02/2017

Poemas rápidos, pessoais, gerais e engraçados
A opinião do Caetano que está no livro resume bem o sentimento que tive com essa leitura. Os poemas rápidos e as tiradas do autor são maravilhosas. Os últimos textos possuem formas e são fisicamente bonitos, além de inspiradores. É uma leitura super rápida e daqueles livros que você pode dar uma olhada de vez em quando só pra lembrar o quanto é bom.

site: dicadoleandro.wordpress.com

Celia 21/01/2012

Caprichos e Relaxos
Tenho um carinho todo especial pelo Leminski, adoro ler as poesias dele, sempre cotidianas e concisas. Este livro é delicioso, se lê sem nem pensar, só sentir. Mas faz pensar, e muito. Um desses livros que merece ser lido com carinho. Sinto pena ao ver que tão poucos conhecem a poesia fresca, deliciosa e ágil que ele faz com maestria.

Joao 13/03/2011

Caprichos e relaxos não é o melhor livro (de poemas) de Paulo Leminski; não é tão bom quanto Distraídos venceremos mas isso não quer dizer que ele deixa de brincar com as palavras:

se

só alice
com alice
ali se parece

Nessa Gagliardi 15/10/2010

Durante boa parte do livro pensei em dar nota 3. Sei lá, a genialidade de Leminski que tanto me encantou em outros livros nesse demorou a aparecer. A parte central do livro ficou, por algumas vezes, bem entediante. Até que veio o 'sol-te' e iluminou tudo.

eu
tão isósceles