Reencontro Inesperado - A Volta do Amor Rejeitado

Reencontro Inesperado - A Volta do Amor Rejeitado Letícia Kartalian

Resenhas - Enquanto Nevava

Lisse 04/10/2018

Neve com cheirinho de segunda chance
Quote: "Eu quis ser capaz de fingir que estava tudo bem, que o Natal há seis anos não existiu, que a gente sentou, ceou e foi embora de bem um com o outro, como se o nosso namoro tivesse terminado em bons termos. Eu realmente quis."

Quando recebi o convite para ler "Enquanto Nevava" eu apenas sabia de três coisas sobre a história: entre os personagens tinha um assunto tabu, um reencontro e era ambientado no Natal. Aceitei o convite e fui com tudo porque percebi que era o que eu precisava, pois adoro livro com relacionamento de meio-irmãos e segunda chance.

Stephenie Salazar ama muito a família que a acolheu. Até hoje é muito grata a Ester e León González por tudo que lhe foi dado de graça quando tudo o que tinha era nada. Carinho, amor e uma família enorme foram muito mais do que já teve, incluindo três irmãos; Stephen que a chamava de gêmea devido a semelhança dos nomes e Joshua o protetor irmão mais velho. Já com Brandon foi totalmente diferente; com ele era um amor diferente.

Quote: "Não era nenhum crime hediondo ter encontrado o meu caminho de volta depois de tudo. A filha pródiga. Mal dava para acreditar como, ás vezes, esses sei anos pareciam uma mudança de estação."

Há seis anos Stephenie vive em Nova York dividindo o apartamento com sua amiga e assistente, mas com a proximidade das festas de final de ano e um evento especial da mulher mais importante na sua vida, sente-se motivada em voltar a Carol's Village onde viveu os melhores momentos da juventude. Mesmo achando que já superou tudo, é impossível não pensar como foi triste, importante e decisivo que o que aconteceu entre ela e Brandon abalou toda a família.

Agora, seis anos depois, o retorno parece ser mais fácil. Stephenie acha que já superou, ainda mais com a certeza de que Brandon não estará na cidade para o Natal, porém uma ligação inesperada faz todas as incertezas ainda paire nas profundezas dos pensamentos da protagonista e teste seus limites. No entanto é através desses mesmos pensamentos que somos transportados aos seus sentimentos mais profundos, pois é isso que Stephenie faz o tempo todo: ela pensa, questiona, se analisa.

Quote: "Saber que Brandon não estaria ali foi um grande empurrão para que eu resolvesse colocar meus pés nessa casa outra vez. Eu estava apavorada, sim."

A narrativa em primeira pessoa torna o fluxo de pensamento da personagem muito cadenciado, mas ao mesmo tempo envolve o leitor. Várias foram as vezes em que eu sentia que era MEU problema, MINHAS aflições e MINHAS decisões que estavam em jogo e precisavam ser tomadas. E isso não é fácil de fazer! E não apenas os da Stephenie. Mesmo que os capítulos narrados pelo Brandon fossem menor, o que me fez querer mais e mais a versão dele dos fatos e em como aquele retorno o afetava, ele também me angustiava e fazia meu coração doer. Essa leitura foi muito visceral, testou meus limites como leitora.

Quote: "Eu sabia que sentia a sua falta, mas todos os cálculos matemáticos usados para quantificar isso estavam errados ou quebrados, porque definitivamente o espaço vazio dentro de mim causado pela ausência dela em minha vida era muito pior do que eu imaginei."

Ao mesmo tempo em que o mistério estava sempre ali passando pela cabeça dos protagonistas, mas nunca revelado, o que aumentava a angústia. Sim, pois se tem um sentimento que me manteve cativo foram angústia e curiosidade. Eu não conseguia largar e quando o fazia continuava pensando na Stephenie e no Brandon. Criando teorias e tentando desvendar o que aconteceu.

Algumas teorias que fiz foram para o ralo, mas a última que me apeguei até que estava certa. Acontece algo que é muito comum, mas que é um assunto problemático e que na maioria dos livros que tratavam desse assunto, não gostei de como foi abordado. Porém em "Enquanto Nevava" fiquei esperando explicações dos personagens para depois, aí sim, julgar e saber como eu lidaria com a verdade.

Quote: "Dizem que o tempo é o melhor remédio e ele pode não ter o poder de cura, mas eu não precisava dela. Eu não esperava por ele. Seria ter fé demais. Num mundo de fantasias, eu poderia me deixar crer que um pouco de entendimento e uma única fagulha de sentimento era tudo o que eu precisava encontrar em Stephenie."

E minha reação com os capítulos finais quando a verdade foi revelada foi bem tranquilo. Achei que ambos tiveram sua parcela de culpa no problema e lidaram bem quando o momento chegou. Apesar de ter um pouco de fuga por conta da mágoa - o que é bem normal -, o modo como lidaram como adultos e houve bastante diálogo me deixou muito satisfeita.

A não é apenas a relação entre Stephenie e Brandon que precisa ser resolvida, e sim, com toda a família. Stephenie volta á família e precisa firmar novamente as relações; conversar e expor seus sentimentos. Com a ida para Nova York, as amigas Nina e Karin também foram abandonadas e alguns laços foram desfeitos com o passar dos anos. Amizade é algo que amo em livros, então eu amei a Karin e a Nina e como lidaram com o retorno de Stephenie.

Quote: "Talvez eu tenha desperdiçado os últimos seis anos, mas prometi para mim mesma que não me afastaria mais. Não valia a pena. Como pude deixar aquilo tudo de lado por tanto tempo?"E no final da leitura fiquei com aquele sentimento de que gostaria de ter lido essa história mais para frente, de preferência mais para o meado de dezembro e com toda a atmosfera natalina porque faria toda a ambientação ser real. Isso não é uma crítica, é só mais um motivo para reler em dezembro.

E se você torceu o nariz para o tema "tabu", não pense assim. Pois eu achei que todo o livro foi mais sobre uma segunda chance para o amor do que para uma relação entre irmãos adotivos. A transição de amor entre eles é tão sutil que não foi algo que gerou incômodo. O tabu está lá, mas não é o mais importante.

"Enquanto Nevava" é aquele romance fofinho como se fosse um bom filme de final de ano, que aquece o coração ao mesmo tempo em que faz o leitor acreditar que o "e se eu tivesse feito assim..." nunca resolve, o que importa é o hoje, as oportunidades que podemos ter, o perdão e o amor não importa quanto tempo passou.

Não tenho a mínima ideia se essa resenha conseguiu passar pelo menos 80% do que eu senti enquanto lia, mas quero deixar registrado como amei e favoritei esse livro tão incrível e com uma escrita tão poética e profundo.

Quote: "Sempre fez sentido, na minha cabeça, que, se algo acontecesse, era o meu papel partir. Aquele não era o meu lugar, mas o de Brandon. Sua casa, seus pais, sua família."
Letícia Kartalian 05/10/2018minha estante
Lisseeeeeeeee! Bom, eu já falei que você me fez chorar com essa resenha e é por saber de tudo o que a leitura de Enquanto Nevava despertou em você que eu continuo escrevendo. Obrigada por ter aceitado ler o livro sem nem saber sobre o que se tratava direito, obrigada pela confiança!
E que alívio saber que você mergulhou fundo na história dos personagens, não só da Steph e do Brandon, mas dos secundários também, e que você tenha se conectado com a história e sentido intensamente tudo o que eu intencionei passar.
De coração, obrigada por cada palavra desse feedback.

Letícia Kartalian 05/10/2018minha estante
Que amooooor, Lisse! Pela centésima vez, muito obrigada!

Renata 17/10/2018

O clima de Natal já tomou conta aqui ♥ Esta história linda da Letícia Kartalian me fez querer que dezembro chegue logo.

Aqui nós somos apresentados a Stephenie e Brandon, além de uma família muito especial e amorosa: os González.

A história começa com Brandon narrando o prólogo com acontecimentos de uma noite há seis anos atrás, se mostrando muito apaixonado por Stephenie, e ao mesmo tempo preocupado com algo, e toda esta tensão é sentida nestas poucas páginas, pois fiquei com o coração apertado por algo que eu nem sabia o que era.
Seis anos depois, Stephenie está retornando a Carol’s Village para passar o Natal com sua família, a maravilhosa Família González. O que acontece entre o prólogo e o primeiro capítulo permanece sendo uma incógnita até o final, mas algo grave deve ter acontecido para ela ter se mudado para Nova York e nunca mais ter pisado na cidade.

Stephenie cresceu em um orfanato, e no início da adolescência foi adotada por Ester e León, os pais de Brandon, Stephan e Joshua, e todos receberam a garota de braços abertos.
O que vamos descobrindo, é que Stephenie e Brandon se apaixonaram quase que instantaneamente, e que viveram uma baita história, que hoje além da mágoa deixou saudades.

As cenas de Stephenie chegando a cidade e reencontrando todos que ama são lindas, mas a cena mais linda é de quando ela e Brandon se reencontram, e esta cena me fez viver aquele velho clichê dos livros: soltei a respiração que não sabia que estava prendendo ♥
Além da família, Stephenie reencontra suas melhores amigas Nina e Karin. que além de sentirem muita saudade dela se mostram magoadas com o “abandono” da amiga.

A história é escrita em primeira pessoa, sob o ponto de vista dos protagonistas, e nós vamos acompanhando Stephenie nesse seu retorno ao lugar que ela sente saudades.

Eu adoro o Natal e todo o clima dele, e meu sonho sempre foi passar esta data num lugar com muita neve, e por isso vocês não tem ideia da ótima experiência que foi ler este livro, que tinha todos os ingredientes que gosto.

Bem, sobre o que aconteceu no passado dos protagonistas, fui criando minhas teorias ao longo da leitura, e gostei muito de como a Letícia conduziu tudo, desde o que era o segredo a forma em que ele nos é revelado.
Stephenie pode se mostrar ainda bastante ferida, mas o amor que ela sente por Brandon ainda está lá, apenas aguardando as coisas acontecerem para quem sabe ela perdoá-lo. E Brandon também não mede esforços para mostrar que ainda a ama.

Esta história traz além de toda a magia do Natal, uma linda história de amor, amizade, união e perdão. Uma história capaz e trazer à tona todo o significado do Natal e do que é ser feliz ao lado de quem amamos.

Parabéns Letícia Kartalian pelo seu belo trabalho em “Enquanto Nevava.

site: Visite o blog: https://blogeverythingbutthebooks.com/2018/10/16/resenha-enquanto-nevava-de-leticia-kartalian-lkartalian_/
Letícia Kartalian 23/10/2018minha estante
Obrigada, de coração, Rê! Amei demais a resenha!

Três Leitoras 12/11/2018

Resenha: Enquanto Nevava
Estou aqui olhando para a tela do notebook e tentando processar essa história, que me envolveu de uma forma que eu não esperava e que me emocionou bastante também. Um livro cheio de intensidade, sentimentos, vivências e muito aprendizado...

Vamos conhecer Stephenie já de cara e descobrimos que depois de seis anos ela está voltando a cidade onde cresceu para reencontrar a sua família. E logo percebemos que algo sério aconteceu para que ela saísse da cidade e só depois de todo esse tempo é que ela se sentiu preparada para retornar, ela estava curada e com o coração reconstruído.

E a partir daqui, começou a minha curiosidade... O que pode ter feito ela ficar longe da família por tanto tempo, ao ponto de não querer nem ser madrinha de casamento de uma das suas melhores amigas por não querer voltar até lá?

Uma coisa que esqueci de comentar, ela é filha adotiva e tem uma gratidão enorme por essa família, que tanto fez por ela... Entre os três filhos do casal, está Brandon, o filho do meio e com quem ela viveu um romance daqueles e vamos perceber que ele está relacionado com a sua partida e todo tempo que ficou longe. Mas, não saberemos logo o que aconteceu para que eles se separassem, porém saberemos que isso deixou muitas marcas em ambos.

Ele não iria passar o Natal com a família, mas acabou conseguindo retornar para casa, mesmo achando que estava preparada para o reencontro, Stephenie percebeu que muito do passado ainda existia e desde que o viu depois de tanto tempo, passou a viver sentimentos tão contraditórios e fortes emoções.

Os dois entenderam que não foi por acaso que isso aconteceu, já que ele nem imaginava que ela estaria lá e ela havia recebido a certeza de que ele não estaria no Natal com a família. Enquanto ela ainda tinha vontade de fugir, Brandon tinha a certeza que iria aproveitar essa oportunidade e se tivesse sorte, conseguiria ter o seu amor de volta, após o seu perdão.

E o que vamos presenciar é um forte duelo entre razão e emoção... Seria possível perdoar e seguir em frente? O que você seria capaz de fazer para viver o seu grande amor?

Durante a leitura, me vi envolta em milhares de emoções, primeiro fui movida pela curiosidade, eu queria muito saber o que tinha acontecido entre Stephenie e Brandon, levantei algumas suposições, mas fui surpreendida pela autora, descobri só a pontinha do iceberg.

Depois, mesmo sem saber o que havia acontecido, já achava que eles tinham que se perdoar e viver o sentimento que existia entre eles, o amor se tornava algo palpável.

Além disso, os personagens, sejam eles os principais ou secundários, vivem o amor de uma forma plena, isso me emocionou demais e me fez querer estar com eles, queria que eles fizessem parte de mim.

Uma leitura que eu mais do que recomendo... Além de uma história deliciosa, a escrita da Letícia é fluida, envolvente e super gostosa de acompanhar.

site: http://www.tresleitoras.com.br/2018/10/resenha-enquanto-nevava.html

chris 19/12/2018

Eu disse que gosto de livros em que os personagens principais possuem uma história mal resolvida e eles acabam se reencontrando depois de algum tempo, não é? Eu amo historia assim e mesmo esse livro se tratando disso, eu realmente não me simpatizei tanto.

Confesso que no início fiquei bem animada, mas eu acho que a história se perdeu com o desenrolar. Não vinga tanta tensão entre os dois personagens e parecia mais birra mesmo, sei lá. Realmente o romance não me prendeu, não me deu aquela sensação de frio na barriga etc.

Além de 50 Tons 21/03/2019

"Dentre todas as possibilidades, o amor sempre encontra um caminho..."
Acho que eu sou um pouco suspeita pra falar desse livro porque eu realmente sou apaixonada por Natal. Quando vi a capa e li a sinopse eu já me apaixonei, antes mesmo de começar a leitura. Quando finalmente comecei a ler, entreguei os pontos e me entreguei pro desenrolar desse enredo tão fluido.

Começamos o livro com um prólogo daqueles que te faz sofrer e você nem sabe o por quê rs. Narrado por Brandon, vemos que algo está para acontecer e seja lá o que for, não é nada bom. Ele está abraçado a Stephenie, enquanto observa a neve cair pela janela e sente toda a impotência do mundo nas suas costas e no seu coração. Conseguimos perceber o quanto ele está angustiado com o que está por vir e o quanto ele se sente impotente por não poder mudar tudo de alguma forma. E assim, já vamos para o primeiro capítulo com o coração partido e com a curiosidade a mil pra saber o que pode ser tão ruim pra causar tanto sofrimento no nosso protagonista.

Seis anos depois, Stephenie está finalmente voltando pra casa. Seis longos anos depois de ter seu mundo destruído pela pessoa que amava. Seis anos longos demais, recheados de perdas de momentos incríveis com a família que a acolheu quando ela era uma criança e não tinha ninguém. Casamentos, natais, aniversários e todos os pequenos momentos tão especiais que se tem quando se está em família. Mas esses longos anos longe de tudo que ela mais amava na vida tinha um motivo: Brandon Gonzaléz. E, nesse Natal, esse motivo não estaria presente. Assim, quando Stephenie recebeu o convite para passar o Natal em casa, com o recado de que Brandon estaria viajando, ela decidiu ir e reencontrar sua família que ela sentia tanta falta.

“Era familiar sem ser, me aquecia por dentro e eu não apenas sabia, mas sentia, que tudo aquilo representava a minha casa. Casa, sim. Ainda que o meu tempo longe dela fosse equivalente ao que passei vivendo aqui.”

Stephenie foi adotada quando tinha 13 anos pela pessoa mais doce e bondosa que ela já conheceu, Ester Adkins-González. Ester fazia trabalho voluntário no orfanato em que Steph vivia e, depois de conseguir conquistar aos poucos a confiança de Steph a adotou. Quando a levou pra casa, Steph conheceu a família González e se apaixonou por cada um deles, mas com um em especial, o amor foi diferente.

A família Gonzaléz é aquela família perfeita que a gente vê em comercial de margarina, sabe? Além de Ester, temos o pai Léon, a vó Nanna e os três filhos, Brandon, Josh e Stephan. Todos eles são apaixonantes, sério! Eu amei cada um deles durante todo o livro e só queria guardar todos eles num potinho e levar pra casa. Quando Steph chegou lá, depois de ser adotada, cada um deles fez com que ela se sentisse parte da família do seu jeito único. E, por isso, estar de volta depois de tanto tempo, faz com que Steph sentisse o quanto ela perdeu se afastando daquele jeito.

Ao chegar em casa, ela é recebida por todos com muito carinho, felicidade e saudade, e Steph acaba sentindo um pouco tudo que perdeu ao ficar longe, mas feliz por estar, finalmente, de volta. Mas durante o jantar, toda a força que ela estava sentindo ao estar ali com a família novamente, ameaça ir por água abaixo. O telefone toca e ninguém levanta pra atender, quando vai pra secretária eletrônica todos ouvem o recado de Brandon: ele está no aeroporto prestes a entrar num avião pra passar o Natal em casa.

E mesmo estando apavorada com a iminência do reencontro com Brandon, Steph não vai embora. Não depois de tanto tempo longe e de finalmente estar de volta, rodeada de amor, carinho e lembranças. Não, ela decidiu ficar e enfrentar o que quer que acontecesse quando visse Brandon novamente.

E ai gente, esse reencontro deles foi emocionante demais. Fiquei toda arrepiada e com os olhos cheios d’água. Dá pra sentir o amor que um sente pelo outro e a dor que foi a separação deles. Durante todo o livro sofremos e torcemos para que os dois consigam passar por seja lá o que for que aconteceu no passado, para ficarem juntos novamente. Só descobrimos o que aconteceu quase no fim do livro, então eu e a minha companheira – a ansiedade – sofremos muito querendo saber o que havia separado esse casal que tinha tudo pra ter dado certo.

“- E como foi o beijo? - meu pai indagou.
- Como se eu tivesse, finalmente, depois de uma longa viagem, voltado pra casa."

Eu gostei muito da forma que a Letícia construiu os personagens. Cada um com a sua própria característica, sua própria singularidade que faz aquela família funcionar tão bem. O respeito e o amor que eles sentem um pelo outro, fez meu coração ficar quentinho e reafirmar, pra mim, o quanto família – de sangue ou não – e amizades verdadeiras são importantes. E olhando para o nosso casal, o que eu mais amei neles é que acima de qualquer coisa, romanticamente falando, eles eram melhores amigos e um conhecia o outro melhor que ninguém. Talvez, por isso, a dor da separação foi tão difícil pra eles - além de perder o namorado/a, eles acabaram perdendo o/a melhor amigo/a também.

O que eu mais gostei na Steph foi que, apesar de tudo o que ela passou com a separação e com a fuga dela no passado, ela não se arrepende de nada. Fica claro pra nós, leitores, o quanto essa vida que ela iniciou longe da família a fez crescer como pessoa. Ela se tornou independente; e quando digo independente não estou dizendo apenas financeiramente, mas emocionalmente também. Ela se descobriu e se conheceu mais e mais no decorrer dos anos e conseguiu perceber que ela era inteira sozinha, que ela podia ser feliz e se amar, sem precisar que outras pessoas a preenchessem ou a amassem por ela. E, depois, ela decidiu que ela inteira estava ótimo, mas ela preferia se transbordar e, pra isso, a família que a escolheu e a acolheu era essencial. Eu senti muito orgulho da mulher que a Stephenie se tornou e eu me senti muito feliz por ela.

Já Brandon é aquele mocinho que nos faz suspirar e querer ele pra nós. Ele passou seis anos se arrependendo de tudo que aconteceu, ao mesmo tempo sofrendo sua própria dor; dor essa, que eu não desejo pra ninguém. A perda do amor da sua vida, Steph, o fez crescer também e esperar que um dia ela estivesse pronta pra voltar não só pra ele, mas pra família deles. Ele se tornou um escritor de romance de sucesso e nos livros dele, são contadas as histórias baseadas no amor que ele conhece, como o dos seus pais e, principalmente, dele com Steph. Quando os dois finalmente sentam pra conversar sobre o que aconteceu com o relacionamento deles, eu senti muito orgulho do homem incrível que Brandon se mostrou e eu quis pegar ele num abraço bem forte, pra poder tirar toda a dor dele.

"Era o encontro de dois corações que, juntos, batiam no mesmo compasso, o encontro de duas almas que eram inteiras sozinhas, mas que completavam a outra quando unidas."

Nós recebemos o e-book pela nossa parceira com a autora e preciso falar o quanto eu amei a diagramação desse livro. A capa é maravilhosa e eu fiquei triste por ser apenas e-book e não poder tê-lo na minha estante. O início dos capítulos é todo delicado e marcado por trechos de músicas, algumas natalinas e outras que a gente conhece e ama muito. Confesso que surtei muito quando alguns capítulos tinham trechos de músicas do Rebelde e já quero a autora como minha amiga pra cantarmos RBD juntas kkk. A fonte e o espaçamento do livro estavam ótimos pra uma leitura bem confortável e, tirando alguns erros de revisão, a leitura fluiu muito bem.

Tiveram algumas coisas que me deixaram um pouco confusa durante a leitura. Algumas incoerências na linha do tempo da história, me fizeram pensar que eu estava lendo errado ou com sono rs, e eu tive que voltar e ler algumas partes novamente pra perceber que não era eu, era a história mesmo. Isso acabou atrapalhando um pouco a leitura e acabou me deixando um pouco chateada, mas nada que me tirasse daquele encanto natalino e de amor que a autora me envolveu desde o começo.

Enfim, vou parar de falar porque a minha vontade é falar desse livro até o Natal rs. Assim, deixo minhas 4 estrelinhas pra esse livro que, apesar desse ponto que me atrapalhou um pouco na leitura, fez eu me apaixonar ainda mais pelo Natal, assim como pelo casal protagonista, pela família Gonzaléz e pela autora, Letícia Kartalian.

site: https://almde50tons.wordpress.com/

Millena133 24/07/2020

Perfeito!
Leitura fluída, rápida e empolgante. Não quis parar de ler até que acabasse, e quando acabou quis que não tivesse terminado. A autora conseguiu unir meus temas favoritos em um só livro: casal implicante, histórias passadas e natal! Terminei a leitura com o coração leve e quentinho... Realmente um livro muito gostoso de ler.

Iza 31/01/2021

Enquanto nevava é uma história encantadora .
Um romance leve, mas com bastante sentimentalismo. Achei que faltou concluir a história da adoção dela, não foi bem explicado e na minha opinião , o único ponto negativo deste romance . Uma história de amor construída por uma dor e que só o perdão poderia acalmar seus corações.
Leiam .

Silvia267 26/01/2022

Surpreendente
Eu amo estórias de Natal, mas nada me preparou para o que estava por vir com esse romance da Letícia! Quanto sentimento! Consegui sentir cada aperto no coração, cada angústia, cada pequena esperança! Estou tombada e repleta de amor dentro do peito! Obrigada!
Off: Diz que vai ter um conto sobre eles autora, por favor!!!

Edirlaine.Mendes 12/03/2023

A máfia do Natal
Brandon e Stephenie eram namorados na adolescência e por algo que Brandon fez eles não estão mais juntos e ela depois de 6 anos resolveu aparecer em casa porque ele não estaria lá. Agora no natal seria a oportunidade de deixar em pratos limpos tudo que aconteceu mas o amor deles os puxam para perto um do outro ????

Pacheco 23/08/2023

Não sei se até amanhã termino mais algum livro (acho difícil), então como minha última leitura do ano, fico feliz por ter sido essa. A história une muito do que já gosto, além de trazer um foco nos sentimentos que te conecta à tudo que os personagens sentem. Entrou para os favoritos, com certeza.

csmazevedo 28/12/2023

Então... Eu vi vários comentários positivos para esse livro. Mas não funcionou pra mim

Tinha tudo pra ser uma excelente leitura, mas os personagens se tornaram extremamente repetitivos, sempre batendo na mesma tecla e isso se tornou chato. Aí, faltando pouquíssimo pra terminar o livro eles se "acertam" (ênfase nas aspas). No epílogo, parece que a autora quis se redimir e colocou uma conclusão super rápida. Mas ainda parecia que eles tinham os mesmos problemas do passado ainda pendentes, mas ela pôs de "qualquer jeito" um final meio que feliz pra eles.

A escrita da autora é ótima, apesar de tudo. Ela só não foi feliz nesse enredo