Don Quijote de La Mancha

Don Quijote de La Mancha Miguel de Cervantes

Resenhas - Don Quijote de La Mancha

Gê Galvao 31/12/2023

Um clássico é sempre um clássico
Quem sou eu pra julgar um clássico?

A historia é muito boa, a zoação que Cervantes faz aos cavalheiros é muito pertinente, ainda mais se tratando de sua época na qual ainda se romantizava essa galera. O Sancho panza é sensacional. Don Quixote um velho chato.

Me incomoda um pouco Cervantes ter alongado o livro com muitas histórias secundárias mas é sensacional o livro!

Lê-lo em espanhol me dificultou um pouco já apreciação da obra mas valeu!

Rocca 27/02/2023

O que falar desse livro...
Primeiro e mais importante, é um livro supeeer arrastado e sem dúvidas não vai agradar muitos leitores de hoje em dia. A crítica é incrível, mas passa a ser mais incrível se você realmente souber exatamente aonde está a crítica, se não a história passa a ser só de um louco qualquer.
O personagem principal é sem duvidas a melhor parte da história, enquanto nos irritamos muito com os outros.

Livro para poucos e sinceramente não é uma história que ficou marcada em mim como uma grande história.

Li os quadrinhos (que resume a história além de ter uma arte incrivel) e sinceramente preferi ele ao livro original.

Longe de só querer criticar, acho que se você é um amante da história e da literatura, esse livro seria muito mais do que só uma obrigação para você, mas sinceramente não é um livro que eu indico para quem quer apenas espairecer.

Osmar 20/10/2022

Vaga merecida entre as grandes obras literárias
Eu demorei muito para ler essa maravilha da literatura universal. Sou latino-americano e minha língua mãe é o espanhol. No entanto, conhecia 'Dom Quixote' apenas pela fama. Tomei coragem e adquiri o livro na edição de Francisco Rico por vários motivos: pelas suas dimensões, pois parece uma versão de bolso o que facilita muito o transporte e o manuseio; as notas de rodapé muito úteis e toda a informação adicional que é muito valiosa em termos de cultura. Acredito que como todo clássico da literatura universal tenha que ser lido com um estado de ânimo particular. É uma leitura completamente diferente. O quê eu posso dizer? Se você não tem como primeira língua o espanhol tome suas precauções, pois a obra tem muitas palavras arcaicas e a construção gramatical é um pouco diferente. No entanto, garanto que será recompensado com inúmeras histórias (a maioria divertidíssimas) e dois personagens inesquecíveis (Dom Quixote e Sancho Panza) cuja amizade é eterna. Se você tem como primeira língua o espanhol é uma leitura quase que obrigatória, assim como 'Cien años de soledad' de García Márquez, 'Ficciones' de Borges e outros grandes autores da literatura em espanhol.

jotaefesanchez 26/05/2021

Maravilhoso
Não faz muito sentido tentar escrever uma resenha embolada sobre este clássico.

Foi uma leitura muito agradável. Se considerarmos que foi escrito há mais de 400 anos, é incrível como ainda funcione tão bem. Hilário, profundo em suas reflexões e melancólico.

VALE.

Daniel.Alcantara 09/01/2021

Inestimado valor histórico
Um livro longo com várias histórias dentro da própria história principal. Muito bem ambientado, trazendo a loucura como faceta da comédia e a avareza como companhia das loucuras. Livro próprio do seu tempo, que escarnece o passado enaltecendo a nova realidade que estava nascendo.

yasmin 06/09/2020

Don Quijote de la Mancha - Miguel de Cervantes
Esse foi o primeiro livro que li em espanhol. Mesmo sendo um livro de literatura clássica, essa edição possui uma linguagem que não é tão complicada de entender. Recomendo para quem está aprendendo espanhol, até porque tem até alguns exercícios no livro e várias notas de vocabulário.

Everton Vidal 27/02/2020

Arquetipo del soñador
Don Quijote es el arquetipo del soñador desvariado, del idealista ilusionado que enfrente molinos imaginando ser gigantes. Es de estos libros que atraviesan el tiempo y son siempre actuales, porque hablan de cosas inmutables en los seres humanos.

Es un libro especial en este nuestro siglo donde todos los tipos de sueños son vendidos a cualquier momento. Los Don Quijotes se proliferan, y nosotros mismos lo somos muchas veces, cuando no somos los Sanchos, contando y concordando las proezas de nuestros Quijotes.

No está en mi lista de mis libros favoritos, pero yo lo salvaría de un desastre universal.

bobbie 23/11/2019

Apenas um instrumento de estudo linguístico para mim
Selecionei este clássico literário com o único fim de desenferrujar meu espanhol, há muito perdido desde os meus idos anos de adolescente, quando fiz um curso completo do idioma. Reconheço o valor literário do clássico de Cervantes, mas não o li com os olhos de um apreciador; apenas com aqueles de um estudioso da língua. Sendo assim, abster-me-ei de fazer julgamentos da obra.

gui_heitor 04/06/2019minha estante
Lindíssima resenha! Começo agora a ler Don Quijote a pedido da ementa de uma disciplina da faculdade e suas visões foram muito esclarecedoras sobre o que encontrar na obra. Parabéns e muito obrigado pela contribuição inestimável.