A Teia de Charlotte

A Teia de Charlotte E. B. White

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Goimar 29/05/2020

A potência da palavra em um clássico de leitura deliciosa
Quanta delicadeza em falar sobre amor e amizade; vida e morte; crueldade e violência nas relações de interesse entre humanos e animais;
o tempo, a natureza e seus ciclos. E, claro, a transformação possibilitada por meio da força da escrita, da potência da palavra que, como deixa claro a história, pode salvar vidas. Uma escrita apaixonada, fluida, repleta da força arrebatadora da vida no campo, maravilhosamente descrita por E. B White. Foi inesquecível ser conduzida pelas mãos de personagens encantadores como Wilbur e Charlotte, determinados e observadores como a menina Fern, e até do complexo rato Templeton, que, a despeito de seu temperamento egoísta, contribuiu sempre, e positivamente, para o desenvolvimento da história. Um clássico de leitura deliciosa.
Banner 29/05/2020minha estante
Como faz a leitura não tô conaeguindo

Goimar 29/05/2020minha estante
Oi! Não entendi. Você se refere ao texto do livro? Aqui só tem a resenha mesmo.

Banner 29/05/2020minha estante
Isso como faz pra ler o livro não tô conseguindo

Goimar 29/05/2020minha estante
Você pode pegar emprestado numa biblbioteca ou comprar numa livraria (mas só quando a pandemia terminar, ok?).

Daniel 11/07/2020

"A Menina e o Porquinho", para quem ainda não associou rs
Resenha no link abaixo!

site: https://blogliteraturaeeu.blogspot.com/2020/07/a-teia-de-charlotte-charlottes-web-de-e.html
Jorge 11/07/2020minha estante
Apaixonante!

Daniel 11/07/2020minha estante
Concordo plenamente :)

Mandark 28/11/2023

Clássico!
Uma bela história infantil, como todas deveriam ser, versando sobre amizade, lealdade, justiça, carinho e amor em todas as suas versões. Personagens cativantes, belas lições de vida e maturidade. Uma aventura conhecida por suas adaptações cinematográficas, mas que encanta pela sua narrativa fluida e pelas imagens fascinantes construídas com uma linguagem poética. Favoritíssimo. Para ler pelo menos uma vez por ano, pra renovar a esperança no mundo e entender a beleza da natureza e todas as suas criaturas.
FSouzaPinto 28/11/2023minha estante
Adorei sua resenha. Fiquei com vontade de ler.
Assim que terminar de ler Alice, lerei esse com a minha filha também ??

Mandark 28/11/2023minha estante
Você e sua filha vão amar Flávia... Eh um livro emocionante. E essa edição é perfeita. As ilustrações são lindíssimas.

Ambrs 30/12/2017

Amar é se doar!
Ameeei! Acabei de terminar de ler. A escrita do E.B White é muito agradável de se ler. As ilustrações do Gart Williams são de encher os olhos. Essa edição da Martins Fontes tambem é muito confortável. E a trama em si é carismática. Como não amar o porquinho Wilder? Sem falar da reafirmação de que amar é se doar. Um excelente livro que fala sobre amizade e doação.
Ambrs 30/12/2017minha estante
Porquinho Wilbur*

jonathan 06/04/2022

bela história, incrível, radiante e humilde!
wilbur é um porquinho que nasceu menor que os demais, o que, segundo os fazendeiros, quer dizer que suas chances de se sobrevivência são poucas. mas o quadro muda quando fern, uma garotinha sonhadora e gentil, se mostra determinada a provar o contrário. então, com a sua ajuda, aos poucos wilbur consegue crescer, se desenvolver e cativar os leitores com sua inocência e questões comuns a alguém iniciando a vida social e, é claro, ele consegue também o carinho dos animais da fazenda ao seu redor. logo tudo parece ficar bem, mas, de repente sua vida passa a correr perigo, então ele precisa contar com a ajuda dos seus novos amigos para bolar um plano que garanta que ele seja salvo.

confesso que ler esse livro foi uma decisão que tomei ao me lembrar do quanto o filme de 2006 foi importante pra mim na infância. seria uma absurdo eu ter me tornado um leitor nos últimos anos e não ter uma cópia de a teia de charlotte na estante, mas a minha experiência se tornou muito mais do que só uma visita a uma história querida do passado, eu simplesmente redescobri a magia de me encantar por uma história lúdica e infantil. esse livro me fez sentir coisas que eu não sentia desde que era criança, me trouxe vislumbres de lembranças lindas com pessoas especiais pra mim e me fez concluir que nunca vou ser velho demais se me permitir visitar histórias como essa de vez em quando.

a escrita de e. b. white é simples e cativante, com toques muito bem humorados e belas mensagens escondidas nas entrelinhas. a construção das personagens e as suas interações são bem naturais ao longo da história, e a dinâmica que ele cria em volta do cercado onde wilbur vive me fez querer ser um dos animais da fazenda dos zuckermans, sempre ouvindo boas histórias ou bolando planos com wilbur e charlotte.

encerro minha recomendação fazendo menção honrosa à charlotte, que é uma personagem muito especial e pela qual eu nutro um sincero carinho desde a infância. mas preciso reforçar que ela não é apenas uma aranha fofa, ela demonstra de uma forma muito bonita e simples que o amor e boas amizades sempre são sempre o melhor caminho, e que, mesmo que não pareça, sempre há esperança, afinal a primavera sempre volta no ano seguinte.
Eduarda 18/12/2022minha estante
Mas você gostou do livro?

Bit 10/03/2011

Na teia de Charlotte, bem lá no alto do estábulo, apareciam palavras escritas. A teia falava de seus sentimentos por um porquinho chamado Wilbur, bem como dos sentimentos de uma garotinha chamada Fern, que também adorava Wilbur. Esta é a história que inspirou o filme 'A menina e o porquinho'.

Heidi Gisele Borges 31/01/2014

Talvez você conheça essa bela história de A teia de Charlotte mesmo sem ter lido o livro. Ela foi lançada no cinema em janeiro de 2007, com o nome de A menina e o porquinho e trouxe Dakota Fanning no papel da menina. No original, Julia Roberts fez a voz de Charlotte, e a trilha sonora é assinada por Danny Elfman.

E. B. White (Elwyn Brooks White – 1899-1985) encanta em sua forma de contar essa magnífica história tão simples e ao mesmo tempo tão rica. Repleta de amizade e doces palavras.

Na fazenda, vários porquinhos nasceram à noite, então o senhor Arable sai com com seu machado naquela manhã, antes mesmo do café. Sua filha Fern fica horrorizada, pois descobre que um dos porquinhos nasceu raquítico e por este motivo não cresceria muito – seria como um atraso para eles e teriam muitos gastos para criá-lo – e precisaria ser sacrificado.

A menina corre até o pai, implora e acaba por impedir de cometer essa tamanha maldade.

Fern consegue ficar com o porquinho, a quem dá o nome de Wilbur, mas ele não poderá permanecer na fazenda por muito tempo, então, em comum acordo, o bichinho é vendido para o tio de Fern, que tem bastante espaço, pode cuidar do porco e a menina pode visitá-lo quando quiser – o que ela faz bastante, sempre está lá com seu amiguinho. Senta-se num banquinho fora do cercado de Wilbur e passa tardes e mais tardes ali, quietinha.

Até que um dia uma notícia ruim chega, Wilbur será morto. Então entra em cena a Charlotte do título. Ela é uma aranha muito calma e querida. Faz suas teias perto na viga do celeiro do porquinho. Os dois são grandes amigos. Assim, Charlotte começa a tecer palavras como “Belo Porco” e “Incrível” para que as pessoas vejam o quanto Wilbur é especial e desistam de matá-lo.

É interessante ver esse trabalho de amizade, a busca pelo bem de um amigo querido que está em apuros.

Até podemos pensar que na verdade quem e especial é a aranha. Nesse caso, a questão é levantada pela senhora Zuckerman, tia de Fern:

“– Bem, parece que você está um pouco desnorteado. Acho que o que nós temos é uma aranha fora do comum.

– Oh, não – disse o senhor Zuckerman. – É o porco. Está escrito lá, bem no meio da teia”.

Então a fazenda se transforma. Todo mundo que conhecer esse porco diferente.

Na fazenda há outros animais, alguns não muito bem-vindos, como o interesseiro rato Templeton, que acaba tendo um papel bastante importante – muito além de suas reclamações e má vontade.

Acontece que Charlotte consegue salvar o amigo e até mesmo fazê-lo participar de uma feira, onde mais aventuras acontecerão.

A teia de Charlotte (Charlotte's Web, Editora Martins Fontes, 206 páginas, R$39,30) foi publicada pela primeira vez em 1952 e traz várias belas ilustrações de Garth Williams. É de E. B. White o livro Stuart Little, que também foi filmado. A autora ganhou o Prêmio Pulitzer pelo conjunto de sua obra em 1978.

site: http://mundodefantas.blogspot.com.br/

Nadia Lima 2012 19/03/2014

Clássico infantil
A estória gira em torno de Wilbur, um porquinho que nasce raquítico e Charlote, uma aranha que se torna sua amiga.
Sempre que leio clássicos para crianças eu tento encontrar a "moral" da estória, nesse caso eu penso que seja a questão da amizade entre seres diferentes.
No geral, gostei bastante do livro, não chega a ser um clássico indispensável como Matilda, mas tem um enredo bem simpático. Depois de lê-lo ficou difícil encontrar uma aranha e não me lembrar da Charlotte.

Rafa 07/08/2014

A aranha e o porquinho
Bem, certo dia estava assistindo ao filme "A menina e o Porquinho", era a cena específica em que a aranha Charlotte dizia ao porquinho Wilbur que estava no fim de seus dias e que havia colocado seus 514 ovos num saquinho. Eu comentei esse cena, que foi bastante comovente, com amigos. Uma amiga se lembrou disso e me presenteou com o livro "A teia de Charlotte" de onde o filme foi baseado. Já havia visto em algum lugar que havia um livro, mas acabei esquecendo. Fiquei muito feliz com o presente e logo comecei a ler o livro.
É um livro infantil e muito bonito, que me remete imediatamente a obras como "As crônicas de Nárnia", de C. S. Lewis e "Mestre Gil de Ham" e "Roverandom", de Tolkien. O autor de "A teia de Charlotte" é o mesmo de "Stuart Little" que deu origem ao famoso filme do ratinho.
O livro, como já nos antecede na contracapa, fala de amizade. Uma forma muito bonita e sincera de amizade e lealdade, que na verdade não é a da menina com o porquinho, mas da aranha Charlotte e o porquinho Wilbur. Com uma linguagem bastante simples e ao mesmo tempo muito informativo, que inclui anatomia de aranhas e outros animais, significado de palavras, descrições de estações do ano...
Também podemos ver a mudança humana, como com a garotinha Fern, que no começo da história só se importa com seu porquinho e com os amigos animais e no finalzinho está totalmente interessada em um garoto e não frequenta mais o estábulo, onde se passa a maior parte do enredo.
Esse é um livro que me fez chorar, mas não por que é triste, mas por que é delicado e te faz se apegar aos personagens.

site: http://dear-never-let-me-go.tumblr.com/post/94086771050/a-aranha-e-o-porquinho

Maggie 09/11/2015

Uma história maravilhosa
Mesmo sendo triste é mito bom, e essa história me chocou bastante ótimo para adultos e crianças.
A teia de Charlotte. Que nome lindo! Kkkkk

Jorge 08/11/2017

Magnum opus
Muito me encantou a escrita de E.B.White. É de uma simplicidade, e, ao mesmo tempo, de uma riqueza tão grande que só os grandes gênios são capazes de nos proporcionar. Os diálogos entre o porquinho Wilbur e a sábia aranha Charlotte são tão reais, tão bem construídos. Sem dúvidas, uma fábula para ler e reler sempre.

LucasGabriel0 04/05/2024

É uma história curta, mas leve e envolvente!!! A amizade de Charlotte e Wilbur é fascinante e de uma lealdade enorme !!

none 07/11/2018

Lembra do desenho A menina e o porquinho que passava na sessão da tarde há alguns anos?
Pois então, A teia de Charlotte de E B White foi a história que deu origem tanto a esse desenho quanto ao filme. O desenho é de longe muito melhor que o filme. O livro...passados alguns anos continua emocionando com sua história de amizade entre uma aranha e um porquinho. Templeton, o rato é o coadjuvante mais destacado com seu jeito debochado, mas sempre ajudando a dupla. Avery, o irmão da menina é muito engraçado, chato, esperto, está sempre em cena perturbando ou enriquecendo a história com sua graça espontânea. Fern, a menina, tem a importância narrativa de ser a observadora de tudo o que se sucede no estábulo. A mãe dela acha que a filha enlouqueceu por escutar conversas de animais. Tanto que procura conselho de um médico. A cena não consta nem no desenho nem no filme mas é sem dúvida uma das melhores deste livro. Pensei na hora no Robin Williams num filme improvável. Wilbur, o porquinho e Charlotte, a aranha formam um caso a parte. Deixo para quem lê a história ver a real razão do livro ter sido escrito. O que destoa um pouco a beleza do livro é a capa com a ilustração de outro porco, o Tio que participa da competição na feira com Wilbur. Mas Charlotte está presente também e é o que importa.

deh 28/11/2020

Amizade verdadeira
Uma linda história de amizade entre uma aranha e um porquinho... Apesar de ser um clássico da literatura infanto-juvenil , esta história me trouxe muitas reflexões, especialmente sobre o poder da amizade, amor verdadeiro, tempo, ações, etc... Recomendo muitíssimo!

Micaella 03/12/2020

Emocionante
Uma história sobre amor, amizade e lealdade.
Eu amei e me senti tão absorta ao ler que quando me dei conta já tinha chegado ao fim.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6