A Alma dos Animais

A Alma dos Animais Irvênia Prada

Resenhas - A ALMA DOS ANIMAIS

Juuuuuu 26/01/2022

Um livro bem informativo sobre a existência dos animais e também um pouco sobre sua anatomia.
É curto então acabei lendo em dois dias.

Raquel 31/10/2021

Não era exatamente isso que eu estava buscando quando comecei a ler esse livro. Achei a leitura bastante técnica e não foi fácil de ler.
Mas ele me ganhou com o seguinte trecho:
?Há quantos séculos Franscisco de Assis, espírito luminoso, já nos oferecia exemplo de convivência harmônica com toda a natureza! Basta nos lembrarmos do lindo caso de Franscisco com o lobo, no período em que esteve na cidade de Gúbio, na Úmbria, Itália. O lobo, grande e feroz, que vivia na floresta da região, de vez em quando invadia a cidade, ameaçando todo mundo, até que Franscisco, percebendo que o animal se encontrava faminto, dispõe-se a alimentá-lo e a conversar amorosamente com ele, convertido a mansidão, o lobo passa a acompanhar Franscisco, e depois de dois anos morre de velhice, pelo que os citadinos tiveram grande pesar, pois, vendo-o anda assim, mansamente pela cidade, lembravam-se das virtudes de Franscisco, nas quais deveriam espelhar-se.

Polyane.Gimenes 28/07/2021

O livro é muito interessante! Sou suspeita, porque é o conjunto de dois temas que gosto muito (animais e espiritismo). Além disso, a obra também aborda conceitos mais técnicos que ajudam a formar conclusões bem embasadas sobre o tema central. Recomendo muito a leitura!

jumorgensten 13/08/2020

Ao todo são 7 capítulos, onde a autora vai passeando pelas questões sobre o assunto. O primeiro capítulo é uma retrospectiva histórica do que são os animais e como eles são vistos pelos seres humanos.

Já o segundo capitulo é sobre o processo evolutivo do ser espiritual a luz do que foi dito por autores nas obras O Livro dos Espíritos, A Gênese, No Mundo Maior, Evolução em Dois Mundos, O Problema do Ser, do Destino e da Dor, Gênese da Alma, Evolução Anímica e A Caminho do Luz.

Depois comenta sobre o mistério da vida (anima) e sua relação com o animus (mente, psique, mente e espírito). Aqui temos uma abordagem mais psicológica, filósofa e técnica sobre as questões discutidas no livro. O quarto capítulo é sobre os animais terem mente, ou seja, se pensam como os seres humanos.

O quinto capítulo é sobre o papel do cérebro e do sistema nervoso como um todo. O sexto vem com uma abordagem mais médica e fala sobre os transdutores cerebrais. Por fim, o sétimo capítulo comenta sobre a emoção e razão como parceiras no comportamento dos animais.

Durante toda a narrativa, a referência bibliográfica vai intercalando com obras espíritas com obras técnicas dos mais variados temas.

O texto é de entendimento médio e a leitura é densa, porém, fluída. Não é para todo mundo. É ótimo para quem gosta de um assunto cabeça, que faz pensar e sem nenhuma conclusão final. Para quem quer algo mais direto, o melhor é assistir as palestras da mesma.

A questão dos animais ainda é um tema vasto e totalmente aberto dentro da Doutrina Espírita e isso reflete na abordagem do livro também.

Lud 20/11/2019

Achei o livro muito técnico, utiliza muitos termos de medicina e achei difícil de compreender essas partes. A mensagem do livro é boa, mas não é uma leitura fácil.