Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos

Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos Italo Marsili

Resenhas - Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos

1 | 2 | 3 | 4

Priscila 09/02/2024

Um livro razoável, algumas coisas interessantes, porém muitas outras desnecessárias, do tipo q usam pra enrolação

Rafael.Assumpcao 19/02/2022

Abordagem interessante, porém não muito profunda do tema.
De forma geral, este livro se mostra bem interessante e útil, principalmente para a proposta de auxiliar na educação dos filhos.

O modelo de classificação e qualificação dos temperamentos nos permite acessar um conjunto de ferramentas que tem o potencial de auxiliar bastante na compreensão da estrutura comportamental de nossos filhos (e também de nós mesmos) e das necessidades que dela derivam.

No entanto, os primeiros capítulos não são muito organizados em termos didáticos, e as informações ficam um tanto espalhadas ao longo dos capítulos 2 a 4. Mas um pequeno esforço permite que tudo seja bem compreendido.

Os pontos fortes do livro são os capítulos 5 e 7.
No capítulo 5, são abordadas as formas de motivação para cada temperamento, mostrando estratégias para lidar com nossos filhos em cada caso.
Ocapítulo 7 trata de como os temperamentos modulam a experiência espiritual e religiosa, e de como cada temperamento pode tirar melhor proveito das ditas "tecnologias espirituais".

Uma coisa que me incomodou foi o fato do Ítalo, no último capítulo, se apropriar do modelo das 12 camadas da personalidade, de autoria do Prof Olavo de Carvalho, sem citá-lo.

Não é um livro sensacional, e acredito até que o Ítalo poderia lançar uma nova edição ampliada, quem sabe até com algum tipo de teste ou autoavaliação para auxiliar na identificação dos temperamentos de forma mais precisa e segura.

Mas para quem se preocupa em garantir uma educação individualizada para seus filhos, esse livro deve fazer parte da sua lista.

Lanny 08/02/2020

Os temperamentos e seus elementos
O livro aborda sobre os 4 temperamentos do ser, são eles: Sanguíneo, Melancólico, Colérico e Fleumático, que são combinados pelos 4 elementos, quente e frio, úmido e seco.
As definições descritas no livros nos faz enxergar as pessoas como indivíduos, com mais eficiência e precisão.
O temperamento não é só uma realidade corporal, nem afetiva, nem psíquica. Ele é o chão onde se apoiam as nossas faculdades; é a marca que temos.

Raul 16/01/2021

Conhecer a Si Mesmo para Conhecer o Próximo
O Dr. Ítalo Marsili, ao discorrer acerca dos temperamentos, nos mostra o caminho para nos reconhecermos e entender nossa formação como ser humano e supor as reações frente as relações interpessoais. Incrivel é entender como somos formados, porque enxergamos o mundo como enxergamos e como os elementos naturais formadores do homem e mulher tem relação com a personalidade. Excelente leitura que nos leva ao autoconhecimento.

Andrecruz.psi 11/02/2023

A base da vida
Um livro incrível para quem deseja conhecer porque irmãos que são criados pelos mesmos pais, sobre as mesmas "regras" tendem a agir de forma diferente diante de determinadas ações da vida.

O estudo sobre os temperamentos ajuda a compreender esse fato e aquela máxima de que ninguém é igual a ninguém.

Um livro que ajuda os pais a não ficarem angustiados por não saberem como agir com os filhos em determinadas situações.

Não se pode tratar da mesma forma uma pessoa, melancólica, fleumática, sanguínea e colérica.

Para cada uma diante da mesma situação há uma forma de agir diferente.

Esse livro é uma joia rara para aqueles que desejam conhecer um pouca mais sobre a pessoa humana.

Valeu Doc...

Juliana Amaro 27/01/2022

Bom livro
Agregou bastante ao estudo dos temperamentos que venho fazendo, recomendo a leitura tanto pelo enfoque relacional entre pais e filhos, quanto pela maneira leve e respeitosa que abordou o tema religiosidade/espiritualidade.

Giselle Melocro 17/05/2020

Meio bagunçado
O conteúdo é bom. Mas, se você não conhece a teoria vai ficar bem perdido. O autor mistura muito os conteúdos e o capítulo que seria de diagnóstico de temperamento, não diagnostica nada. Vale a leitura, mas, busque outras fontes e testes antes se não sabe seu temperamento ou de seu filho/ amigo/ conjugue. Pois, algumas aplicações servem de amplo aspecto não apenas para filhos, e isso é bem interessante.

Pri 13/11/2021

Os 4 temperamentos
Adorei a indicação feita por uma prima minha. Dr. Ítalo Marsili é médico psiquiatra e tem um trabalho bem conhecido nas mídias sociais para quem quiser acompanhar mais.
O livro mostra um pouquinho de nossa base, nossa estrutura mineral psicológica. Achei bem interessante porque trabalhei alguns anos como professora e tenho três filhos, entretanto arrisco em dizer que o livro te ajuda além da educação de crianças e seus filhos. Ele mostra um norte sobre nossos temperamentos : melancólico, sanguíneo, colérico e fleumático e suas vertentes. Te possibilita a entender determinados padrões de comportamentos e pensamentos, além de determinadas dificuldades e até alguns possíveis futuros bloqueios que podemos criar dependendo da forma como agimos e reagimos às coisas, sentimentos e ações das pessoas a nossa volta.
Te ajuda no relacionamento com as crianças e pessoas de um modo gera e te abre a visão para suas próprias dificuldades e aptidões. Todos podemos trabalhar os 4 comportamentos em nós
mesmos! Leitura extremamente importante. Super indico!

Danda 30/11/2023

Ok
Não é o tipo de livro que costumo ler, então não me pegou tanto.
É interessante de entender como são e se identificar em alguns, apenas.

fsalvs 29/07/2020

Gostei!
Como professora, gostei do conteúdo do livro. Não achei que aprofunda muito. Mas para quem quer conhecer mais sobre os temperamentos voltado para área infantil, é bom.

Rafaella413 10/03/2024

Leitura indispensável
Muito esclarecedor e fundamental para quem busca a melhor forma de educar os filhos, observando sua individualidade e a melhor forma de motivar e educar cada um.
Muito além dos filhos, o livro é esclarecedor para todas as relações (pais, filhos e cônjuges), além do auto conhecimento.

Amanda.FróesM 03/12/2020

Esclarecedor!
Não esperava menos do Dr. Italo. Essa obra devia ser de leitura obrigatória nas casas de todas as famílias que desejam ter, cada vez mais, relações melhores. Não somente entre pais e filhos, mas em todas as relações possíveis.

guigagirl 17/01/2021

Temperamento pra todos
Um bom livro sobre temperamentos aplicável não só a filhos, mas a todos. O texto é rápido e prático, fácil leitura, mas muito profundo.

Carolina 26/04/2024

MUITO BOM! Me ajudou não só a entender melhor alguns comportamentos dos meus filhos como a entender melhor o porque de muitos comportamentos meus tbm. Indico muito a todos que quiserem entender melhor sobre o assunto.

1 | 2 | 3 | 4