Espere Agora pelo Ano Passado

Espere Agora pelo Ano Passado Philip K. Dick

Resenhas - Espere Agora Pelo Ano Passado

Lu Lobo 21/04/2021

ok
tem tudo pra ler um livrão, mas achei a história mal aproveitada, muita enrolação pra um final meio ble

Paulo.Matos 22/12/2023

Será que PKD é mesmo pra mim?
Já havia lido o Tempo Desconjuntado, assisti a série Electric Dreams, gostei de ambos.
Já achava ele um pouquinho datado infelizmente, mas não era algo tão forte assim.

Entretanto, nesse livro... Aiai PKD.
Várias passagens machistas, alguns pontos com referências a p3d0f1l1@.
A história é bem interessante mas foi muito mal trabalhada. Parece que tem 3 fases:

- Pkd começou a escrever, tinha ideias interessantes.
- Pkd louco de drog@ viajado na maionese colocando um monte de coisas e acelerando a história pra caramba.

*Passa 6 meses*

- Pkd retomando o livro pra escrever o capítulo final pq tinha chegado num ponto que não sabia como amarrar as coisas, e escrevendo algo amargo incluindo coisas totalmente desnecessárias.

Resumindo: PKD escreve bem? Escreve. Tem ideias únicas e criativas? Tem. Se perde e deixa pontos soltos? Sim. Tem umas ideia torta? Fica a dúvida se são só os personagens ou se é ele que coloca isso pq pensava assim.

Vou ler mais Pkd? Até vou pra ter certeza. Mas lá no fundo já penso que Phillip K. Dick talvez não seja pra mim.
???

Alan Martins 25/10/2018

Drogas, aliens e viagem no tempo
Título: Espere agora pelo ano passado
Autor: Philip K. Dick
Editora: Suma
Ano: 2018
Páginas: 296
Tradução: Braulio Tavares

“Os seres humanos sempre se esforçaram para reter o passado, para conservá-lo de forma convincente; não há nada de errado nisso. Sem isso, não temos nenhum senso de continuidade, temos apenas o momento.” (DICK, Philip K. Espere agora pelo ano passado. Suma, 2018, p. 39)

Nessa história, que mistura alienígenas, viagem no tempo, drogas e guerra, Philip K. Dick apresenta diversos elementos recorrentes em seus romances, sempre com aquela pitada filosófica, mas dessa vez com várias características pessoais projetadas no papel. O resultado disso tudo é um livro que se diferencia dos seus grandes sucessos.

Vida complicada
Philip K. Dick nasceu em Chicago, em 1928, e faleceu na cidade de Santa Ana, Califórnia, em 1982. É considerado, hoje, um dos maiores nomes da literatura de ficção científica dos Estados Unidos, com obras que influenciaram tanto a literatura, quanto o cinema.

Teve uma vida complicada. Nunca conseguiu manter relacionamentos duradouros; casou-se cinco vezes e divorciou-se também cinco vezes. Seu humor era muito instável, resultado do uso abusivo de drogas durante boa parte de sua vida.

Muitos dos problemas encarados por PKD foram utilizados em seus livros, aparecendo explicitamente nas características de muitas personagens. Suas obras vão além da ficção científica, sempre apresentando questões críticas e existenciais por trás dos panos (talvez seu grande diferencial). Alguns de seus livros mais conhecidos são: ‘Androides sonham com ovelhas elétricas?’, ‘O homem do castelo alto’ e ‘Ubik’.

“A guerra em si já é uma coisa bastante ruim, pensou Eric, mas nada se compara à derrota numa guerra para fazer um sujeito parar e pensar, tentando em vão avaliar retroativamente suas decisões passadas […]” p. 17-18

Tempos de guerra
O protagonista desse livro se chama Eric Sweetscent, um cirurgião especialista em transplante de órgãos artificiais, utilizados para estender a vida de uma pessoa, substituindo órgãos danificados. Ele trabalha para uma das companhias mais poderosas da Terra, sendo o médico particular de seu presidente.

Nos encontramos no ano de 2055, com uma guerra sendo travada entre os Starmen, que habitam o planeta Lilistar, e os reegs, criaturas que possuem seis membros e a aparência de inseto. A Terra e seu líder, Gino Molinari, o Secretário Geral da ONU, viram-se obrigados a fazer uma aliança com os Starmen, entretanto, uma aliança nada positiva para o povo de Molinari.

Durante toda essa confusão causada pela guerra, uma nova droga foi criada, a JJ-180, com propriedades alucinógenas, capaz de gerar dependência logo na primeira administração. Todavia, a JJ-180 guarda vários segredos, um deles é a capacidade de transportar seu usuário para realidades alternativas, outros futuros, ou passados.

Eric Sweetscent, ao receber de Gino Molinari uma importante tarefa, se encontrará no meio de eventos que podem mudar o rumo da guerra. O desenrolar dessa história transformará a vida do médico, que busca um significado para sua vida e seu casamento conturbado.

“No casamento pode-se produzir o maior ódio que pode existir entre dois seres humanos, talvez por causa da proximidade constante, talvez porque em algum outro momento houve amor.” p. 215

Diferente, mas nem tanto
Para quem já leu outros livros de PKD, notará que ‘Espere agora pelo ano passado’ é um pouco diferente, apresentando uma guerra interplanetária e até mesmo alienígenas, o que não aparece muito em seus trabalhos mais aclamados. E isso é bom, pois traz algo de diferente, não parece uma repetição, como muitos autores que seguem sempre uma mesma “receita”.

Todavia, um leitor atento encontrará vários elementos recorrentes nas obras desse grande autor. Há a menção aos precogs, humanos com habilidades psíquicas, que aparecem em ‘Ubik’; um protagonista com problemas em seu casamento, e uma esposa problemática; uso e abuso de drogas; e, claro, viagens no tempo.

Aquele lado filosófico também está presente, porém mais tímido. Parece que o autor escreveu pensando em seus próprios problemas, relacionados aos seus casamentos desastrosos e ao seu uso abusivo de substâncias psicoativas. No fim de sua vida, PKD estava dando uma maneirada nas drogas, e parece que, já nesse livro, ele percebeu que o uso dessas substancias não o levaria a lugar algum.

Um enredo interessante, criativo e escrito de uma forma que a leitura se desenvolve muito bem. O começo é um pouco lento, a narrativa demora até engatar a quinta marcha, o que pode frustrar alguns leitores. Não desanime, vale a pena continuar a leitura até o final!

“No que me diz respeito, as drogas deliberadamente viciantes e tóxicas são uma abominação, um crime contra a vida.” p. 247

Sobre a edição
Edição que segue o mesmo padrão de qualidade apresentado pela Suma em ‘O tempo desconjuntado’. Capa dura, acabamento em soft-touch, arte cheia de estilo, miolo em papel Pólen Soft, boa diagramação.

Tradução de Braulio Tavares, poeta paraibano, um grande fã de ficção científica. Ele já vem traduzindo livros para a Editora Suma há algum tempo, sempre realizando excelentes trabalhos, e com ‘Espere agora pelo ano passado’ não foi diferente.

“Está sendo admitido num segredo de Estado. O que acha disso? É dessa maneira que os Estados modernos são administrados.” p. 124

Conclusão
Esse trabalho que a Editora Suma iniciou em 2018, de publicar obras inéditas de Philip K. Dick, é muito bacana, possibilitando aos leitores a oportunidade de conhecer outras faces desse grande autor, um dos maiores nomes da ficção científica do século XX. Em ‘Espere agora pelo ano passado’ conhecemos o cirurgião Eric Sweetscent, que, no ano de 2055, passa por sérios problemas em seu casamento. Ele trabalha para o presidente de uma grande companhia que o apresenta para o líder do planeta Terra e Secretário Geral da ONU, Gino Molinari, que sofre de uma misteriosa doença. A Terra foi forçada a fazer uma aliança com os habitantes do planeta Lilistar, que estão em guerra com uma outra civilização extraterrestre, os reegs. Como se uma guerra não fosse o suficiente, Eric terá pela frente um novo problema: a JJ-180, uma droga alucinógena capaz de transportar seu usuário para realidades alternativas. Com essa mistura muito louca, PKD criou uma história interessante e diferente. No início, a leitura demora um pouco para engrenar, mas, assim que engrena de vez, flui deliciosamente. Não é o melhor livro do autor, porém vale a pena conhecê-lo.

“Criaturas vivas não foram feitas para compreender o que fazem.” p. 84

Minha nota (de 0 a 5): 4

Alan Martins

Viste meu blog!

site: https://anatomiadapalavra.com/2018/10/25/minhas-leituras-93-espere-agora-pelo-ano-passado-philip-k-dick/
Ronald 25/10/2018minha estante
Não conhecia essa obra. Fiquei com vontade de lê-la após sua resenha! Valeu!

Luiza.Thereza 08/05/2019

Espere agora pelo ano passado
Quando falamos sobre ficção científica, sou sobre distopias, é muito provável que o nome Philip K Dick apareça na conversa. E não à toa: ao todo, foram 44 romances e 121 contos (uma média de um romance a cada sete meses e um conto a cada 81 dias, sem parar, por 27 anos).

Se você viu o filme Blade Runner 2049, lançado em 2017, e diz que não conhece o cara, veja bem meu amigo, você conhece sim, pois tanto esse filme quando seu original, o de 1982), foram derivados de seu livro ANDROIDES SONHAM COM OVELHAS ELÉTRICAS?, de 1982.

Na verdade, esta resenha não é sobre Blade Runner, e sim sobre Espere Agora pelo Ano Passado, o primeiro livro de PKD (para os íntimos) que eu tive a oportunidade de ler.

O livro, escrito em 1966, retrata o (agora não muito distante) futuro de 2054, em que a Terra se aliou ao planeta errado durante uma guerra intergaláctica que dura a tanto que nenhum dos dois lados sabe exatamente o motivo de a guerra começar. Neste livro, estamos presos em uma guerra desigual em que tudo o que resta a fazer é tentar perder da forma mais digna possível e sem tantos danos à nossa sociedade (impressão minha ou há algo de familiar nessa frase?)

Pois bem, nosso protagonista é o Dr. Erick Sweetscent, um cirurgião de artificiórgãos (é isso mesmo: ele basicamente ganha a vida substituindo órgãos velhos por novos quando estes entrem em colapso) que trabalha para um dos homens mais influentes do mundo.

Seu trabalho com Virgil Ackerman (que está esbanjando saúde aos 130 e poucos anos) propiciou a Erick tornar-se um dos médicos pessoais de Gino Molinari, o Dique (título dado ao líder máximo do nosso planeta). Só que Molinari é, talvez, o homem mais doente do planeta (quatro tipos diferentes de canceres encabeçam a lista da quantidade de doenças que quase o mataram e dos quais ele foi totalmente curado, fora a quantidade exorbitante de paradas cardíacas).

Confuso? Muito, mas calma que dá pra complicar ainda mais o nó na cabeça:

Erick é casado com Kathy, uma colecionadora de antiguidades que adora jogar na cara dele o quanto ele é passível em relação a ela: foi ela quem conseguiu o atual emprego para ele, foi por causa dela que ele jogou fora sua coleção de programas favoritos, o serviço dela tem mais prestígio e maior salário também (uma mocreia se querem saber), e para piorar ainda, ela é viciada nos mais diversos tipos de drogas.

Em uma trama de espionagem interplanetária, Kathy se vicia em uma droga de efeitos colaterais estranhos e mais viciante do que todas as outras drogas conhecidas em nosso mundo. O trato era que se ela desse a droga para Erick, eles entregariam o antídoto a ela.

E é isso que ela faz, e, por incrível que pareça, é somente ai, lá pelo capítulo cinco ou seis, é que a trama ganha a complexidade que leva o enredo até o final (sim, é muito louco).

O impossível e o inevitável se cruzam e se confundem, o futuro, assim como o presente, são realidades tênues e multifacetadas, capazes de confundir até o mais sensato dos homens (e dos leitores também, diga-se de passagem).

site: http://www.lerparadivertir.com/2018/12/espere-agora-pelo-ano-passado-philip-k.html

Gui Fabris 12/07/2023

Drogas, guerra, viagem no tempo, vidas extraterrestres. Tudo isso unido de forma incrível. K. Dick é sem duvida meu autor predileto de ficção científica!

anabeatriiii 20/07/2023

Espere agora pelo ano passado
A última vez que li um livro do Philip K. Dick foi em 2019, quis tentar voltar a ler agora esse ano e com esse livro, mas infelizmente não consegui :/

Peterson15 02/03/2023

O ano passado não virá.
Muito mais que um sci-fi, encontrei uma história sobre destino, determinismo, vida, racismo.
Seguimos o dr. Eric em 2055, cirurgião de órgãos artificias, cuja esposa se deteriora ao se tornar dependente de uma nova droga criada como arma de guerra. Ele trabalha numa importante companhia que enriqueceu com a guerra, o dono influencia diretamente o governo e os rumos do conflito Terra-Lilistar-reegs. Os Starmens são parecidos conosco fisicamente, já os reegs são bem diferentes! Mas são infinitamente melhores.
Eric se torna o médico de Gino Molinari, líder da Terra e acaba se viciando na tal droga. E a partir daí, meus amigos, é só coisa boa: viagens no tempo, realidades paralelas, futuros possíveis, táxis voadores, naves, tecnologia, espionagem, manipulação da realidade.
Gostei do Eric, sua personalidade, seus conflitos internos, seu empenho.
Sempre acho curioso como os autores do passado escrevem o futuro e como a gente no meio do caminho pode perceber que não será bem assim, as vezes é engraçado.
Foi surpreendente entender o real sentido do livro.

Paulinha 02/03/2020

Muito bom.
Confuso, mas com muito potencial.
O final não me agradou, mas não deixa de ser ruim.

L Soares 22/02/2023

K. Dick é sinônimo de ficção cientifica, e geralmente viagem de alto nível.

No futuro próximo de 2055, a raça humana sabe não estar sozinha no universo, tendo encontrado duas outras espécies envolvidas em um conflito já antigo.

Uma das espécies com origem e descendência dos mesmos seres que acabaram povoando a terra e sendo similar na aparência, e outra com aparência insetóide, com vários braços, antenas, e um sistema de comunicação completamente diferente da nossa fala, que acabou levando a Terra a se aliar com os primeiros.

O personagem principal é médico especializado em substituição de órgãos por artificiais e acaba alocado na equipe do líder da Terra, que com a saúde fragilizada e apesar do historico médico inacreditável de superação de doenças parece estar morrendo.

E o mesmo acaba se envolvendo nas disputas políticas e na cúpula de uma guerra interplanetária, enquanto tem que lidar com problemas vindos de uma nova droga desenvolvida como arma de guerra, mas que vem sendo distribuída na Terra ilegalmente, e além de muito tóxica e viciante, tem como efeito colateral viagem no tempo e para universos paralelos.

Como disse, viagem de alto nível. As viagens de droga desse livro são incomparáveis, pro passado, futuro, e lateralmente, para versões alternativas da realidade.

O livro é ótimo. Tem bastante intriga, reviravoltas e ação.

Carol | @carolreads 15/10/2019

Espere agora pelo ano passado
Queria saber como funciona a cabeça do Philip K. Dick.

Uma guerra interplanetária está em curso. Dr. Eric Sweetscent é um médico especialista em transplante de órgãos artificiais que trabalha para dois homens muito importantes: Virgil Ackerman, dono de uma empresa que fornece armamentos e Gino Molinari, líder e a única esperança de vitória do planeta Terra. Por estar em contato com figuras tão influentes, Eric e sua esposa são envolvidos em uma grande conspiração política e acabam dependentes de uma droga altamente tóxica e viciante chamada JJ-180.

O que ninguém imaginava era que a droga possui um efeito colateral inusitado: o usuário, apesar de morrer em poucos meses, consegue viajar no tempo e para outras linhas temporais. É aqui que as coisas começam a ficar complicadas.

Apesar da maioria dos viciados em JJ-189 viajar ao passado, existem algumas exceções. Gino Molinari usa a droga para obter vantagens políticas e visita ‘o presente’ de outras linhas temporais e o Dr. Eric visita os futuros possíveis do planeta Terra, usando as informações que consegue para acabar com a guerra, achar a cura da JJ-180 e ajudar sua esposa. .
Como na maioria dos livros do K. Dick, suas mulheres são muito mal desenvolvidas... estão na história apenas para dar chilique e serem sensuais (não vou nem comentar sobre a cidade de Tijuana do livro e o porquê dela ser famosa).

Apesar disso, gostei bastante da história e do ritmo da narrativa, e o fato do Dr. Sweetscent ter priorizado sua vida pessoal me surpreendeu bastante.

E aí, já leram espere agora pelo ano passado? O que acharam?

site: https://www.instagram.com/carolreads

vicniro 15/03/2024

Uma boa introdução às obras do autor
Fazia muito tempo que eu estava querendo ler algum livro do autor então comecei a leitura muito animada.

Eu achei que apesar de no começo sermos apresentados à termos novos do nada, isso não atrapalhou o entendimento da trama, além de ter evitado o “momento explicação” da história. O livro mistura tantas ideias diferentes, orgãos artificiais, droga que faz viajar no tempo (ou em realidades diferentes), autômatos, intrigas políticas entre outros que até fiquei surpresa por tudo se encaixar tão bem. Acho que me desacostumei a ler ficção científica de qualidade. Quanto aos personagens, não consegui sentir empatia por ninguém, além de terem algumas decisões bem questionáveis.

Apesar de ter gostado muito e ter devorado o livro em um dia, achei o final muito apressado. A parte que ele pega o general reeg foi muito mal aproveitada porque ficou parecendo que ele só queria terminar o livro logo. Seria bem interessante se tivesse um desenvolvimento melhor já que basicamente todo o livro levou para aquele momento.

Enfim, achei que foi uma boa introdução às obras do Philip K. Dick e, como as pessoas falam que esse não é um dos melhores livros dele, quero muito ler outros.

Victor.mcrv 30/12/2021

O espaço/tempo e suas nuances
O autor adora brincar com a realidade, sempre nos mostrando que talvez tudo seja uma enorme matrix ou que os mundos paralelos então em contato. Neste livro a droga tem efeitos incríveis e talvez devastadora do nosso bom doutor

from my window 28/01/2022

Esse foi o segundo livro do K dick q li e ele continua me surpreendendo positivamente. Esse livro em especial se mostrou muito feminista, o que é surpreendente pro gênero de ficção científica que historicamente foi dominado por homens, assim de qualquer forma sempre é bom ver personagens femininas fortes. Além disso, descobri que ele faz uma coisa muito legal (que também observei no ubik) que é fomentar a teoria de solução do mistério do protagonista(fazendo a gente acreditar que é verdade mesmo), mas depois começam aparecer mais coisas e o caminho vai mudando completamente. Esse "modelo" de narrativa é bem interessante, porque é assim que a gente resolve os problemas na vida real também. Então até o momento zero decepção com o k dick!! Esse ano quero conhecer mais obras dele já tenho uns 2 livros programados 🤞🤞🤞

Karini.Couto 11/01/2019

Olá. Tudo bem?
Eu simplesmente curto muito a escrita de Philip K. Dick. Quando vi esse lançamento, fiquei louca de curiosidade.
Bora conferir o que eu achei?

Um enredo que nos trás um futuro com drogas alucinógenas e guerras insanas.. O ano é 2055, onde a terra é comandada pelo secretário geral da ONU, um ditador que não inspira nenhum tipo de segurança ou bondade. Pelo contrário. Uma guerra está evoluindo prestes a se tornar pior. Como? Se tornando interplanetária, ou seja, com outros povos invadindo a terra e tomando tudo, dizimando e etc. Apesar disso tudo, uma nova droga está a disposição e ela tem o poder de unir passado, presente e futuro, fazendo com que a linha do tempo possa ser reescrita da maneira mais conveniente para quem a acessa.

A história é eletrizante do começo ao fim e para aqueles que estão acostumados com a escrita de K. Dick com certeza este será um prato cheio para viajar com tudo nessa história incrível.
Quem não está acostumado, pode achar a história um tanto quanto louca ou estranha.. Mas não desistam! Garanto que o autor é incrível e suas história fantásticas e muito bem ambientadas, delineadas e descritas..

Adoro essa viagem por mundos futurísticos distópicos e com essa pegada de ficção onde ficamos pensando, "e se fosse assim?". Vemos os homens repetirem erros já velhos conhecidos pelos mesmos motivos de sempre: ganância, poder, ira, ódio e etc..
É engraçado como a história, ainda que futurística sempre nos remete ao passado, que parece tão distante e ao presente.. Apesar de estarmos lendo uma ficção, encontramos facilmente, elementos que nos fazem pensar e repensar..

Espero que todos tenham a oportunidade de ler.
Beijos.