O sentido da existência humana

O sentido da existência humana Edward O. Wilson

Resenhas - O Sentido Da Existência Humana

Narryman 08/04/2024

Muito bom!
Com um senso de humor super 10, o cientista consegue trazer bons assuntos à tona. Coisas pra ficarem pensando por semanas (como nosso papel na existência; o que estamos fazendo com a natureza; livre arbítrio; nossa pequenez e "insignificância"; aliens).

Me trouxe boas reflexões. Recomendo a todos!

Otávio - @vendavaldelivros 09/01/2024

“A existência humana talvez seja mais simples do que imaginamos. Não existe predestinação, não há mistério insondável da vida. Demônios e deuses não disputam nossa lealdade. Em vez disso, somos constituídos por esforço próprio, somos independentes, frágeis e estamos sozinhos, uma espécie biológica adaptada a viver num mundo biológico.”

Por que existimos? Aposto que essa pergunta já passou pela sua cabeça em algum momento. Você pode ter chegado a uma conclusão ou não. As religiões tem também a missão de responder essa pergunta, então é comum encontrarmos respostas como “porque Deus quis” ou “porque está nos planos de Deus” e afins. Em alguns casos, porém, essas respostas não são suficientes e não respondem esse questionamento, então seguimos buscando, mesmo que a resposta seja que “não existe motivo”.

Publicado em 2014, “O sentido da existência humana” do norte-americano Edward O. Wilson é quase um tratado entre a biologia e a filosofia, que busca entender os motivos de estarmos aqui, de sermos nós a espécie dominante e qual nossa posição na história do universo. Em capítulos curtos, mas profundamente impactantes e bem escritos, Wilson, um dos maiores biólogos evolutivos de nosso tempo apresenta argumentos práticos e de fácil compreensão do porquê de não sermos, afinal de contas, nada de especial.

Dos mundos que não vemos, das dimensões que não conhecemos até nossas próprias limitações e gatilhos biológicos e, claro, até nossa comparação com as formigas, o autor vai, ponto a ponto, colocando a humanidade em um lugar de mais humildade em relação à existência, à vida e ao Universo. Pode soar materialista e até certo ponto de fato é, mas Wilson consegue deixar mesmo as críticas às religiões mais leves e divertidas, com um humor sutil, por vezes ácido.

Acho que fui uma criança de “porquês”. Sempre quis entender (e até hoje sou um pouco assim) porque as coisas são do jeito que são e qual o sentido de estarmos aqui. Ainda acho que exista algum tipo de motivação ou lógica por trás dos fatos, mas me conforta a opção de não existir e de não sermos nada mais do que poeiras de estrelas que estão vivas. Talvez, a vida ganhe sentido dessa forma.

site: https://www.instagram.com/p/CyjmvXhLD8M/?img_index=1
Roberta 09/01/2024minha estante
Uau. Muito interessante! Desejo lê-lo em breve.

Mama 16/11/2023

Demorei um ano pra ler. O tema é muito interessante e bem escrito, o mais legal é a evolução do comportamento social do ser humano e a discussão cultura x instinto. Por mais que eu tenha ficado com vontade de estudar mais evolucão, esse livro me lembrou que não tem evolução sem lidar com genética... Me cansa mas posso encarar.
Mama 16/11/2023minha estante
É meio cabeçudo demais às vezes. Ele é acessível pra quem não conhece esses conceitos, mas não por isso deixa de aprofundar e ficar complexo.

Marcos 24/05/2022

Seleção do gene
Escrita fluida e continua. Livro de fácil leitura, mas conteúdo um pouco complexo. Mesmo para profissionais da área. Algumas teorias são apresentadas e pouco discutidas. O livro funcionou para mim para relembrar alguns assuntos em evolução e buscar questionamentos em outros.

Graxaim 03/12/2021

Esperava mais pela fama do autor. Achei alguns pontos bastante superficiais e alguns capítulos meio isolados do restante da obra.
Joao 03/12/2021minha estante
Nossa, eu adoro esse autor. Que pena que essa obra foi tão aquém então :/

Angelo.Miguel 15/07/2021

Ótimo livro
O. Wilson traz uma série de questionamentos válidos e interessantes. Particularmente, gostei bastante do fechamento do livro. Muito bom!

Rodrigo.Rodrigo 14/02/2021

A principal ideia do livro é a forma como nos tornamos uma espécie dominante na Terra, através do individualismo e o altruísmo.

Nath Mel 06/12/2019

Adoro os livros do autor
Eu adoro esse autor, já li os outros livros dele. É um ótimo pesquisador que aborda de uma forma poética e muito bem escrita sobre ciência, biologia e humanidade. Gostei muito quando ele discute sobre a origem biológica do altruísmo, livre arbítrio, egoísmo e as interações sociais. Ele discute que estamos nos aproximando do momento em que a evolução das espécies deixará de ser definida pela natureza e passará ser regida pela própria espécie humana, algo que já foi discutido por outros autores, como Harari. Esse livro demonstra a importância de estarmos abertos a ciência e a humanidade, e compreender as mudanças que ocorreram desde o surgimento dos primeiros humanos, até o momento que estamos vivenciando, com os avanços tecnológicos. 10/10 ?