21 lições para o século 21

21 lições para o século 21 Yuval Noah Harari

Resenhas - 21 lições para o século 21

Pamela 09/02/2024

Aprendendo a compreender a mente
O autor faz uma explicação a respeito da inteligência artificial e de como ela pode interferir em nossas mentes. Assim, ele fala de cultura, política, religião e sociedade, dando uma ótima indicação de como saber lidar com o que passamos.

Flavio Petraccone 20/03/2023

Ideias interessantes; mas, um tanto quanto herege
Em geral, o livro é interessante e trata de temas bastante importantes sobre nossa atualidade: o futuro do trabalho, o impacto da Inteligência artificial, as ideologias? No entanto, ao tratar de religião, o autor é um ateu fanático e despreza a fé das pessoas!

Gabriel Wtm 28/02/2023

A geração Z não entendería 2/3 dessas lições
Harari é o principal pensador do século, e seu conhecimento sobre acontecimentos em vários dos séculos certamente contribui para isso.
Coloca em cheque não só as narrarivas fictícias que os humanos criam, como mistissimso, religião, modelo econômico e nação, mas até sobre o próprio conceito de 'Eu'.
Não dei tsnta estrelas pois dentro desse livro há muitos spoilers sobre o Admirável Mundo Novo, o outro livro que li recentemente.

IngrideGuiga_ 04/02/2023

Pra quem gosta de se questionar, comece com esse livro!
Harari é de longe um dos meus historiadores prediletos quando trás um olhar geral da humanidade quanto espécie. Não cheguei a ler todo o seus livros Homo Deus e Sapiens, embora capítulos específicos fazem parte do meu constante estudo sobre ?ser? humano.

21 lições para o século XXI é um deleite de leitura. Cada capítulo é uma gostosa palestra sobre aspectos da nossa realidade, seja das que perduram do surgimento do Homo sapiens até hoje, seja a fabulosa mudança social que à primeira vista parece um milagre, mas pode ser uma condenação. Dentro dessas perspectivas cabe a nós, individualmente (e esse aspecto da individualidade é tão abrangente quanto nossa coletividade dentro da espécie humana), questionarmos e julgar os apontamentos apresentados!

Cada capítulo pode vir com uma miscelânea de perguntas e respostas, essas últimas não precisam ser certas, nem erradas. Somos nós que iremos guiar nossos caminhos, e isso desbloqueia nossa visão de mundo de várias formas. Uma leitura que vale a pena, independente da idade.

Raquel 05/09/2022

Interessante, mas às vezes cansativo
Em "21 lições para o século 21", o historiador Yuval Noah Harari nos acompanha em algumas previsões sobre o futuro do trabalho e do estudo formal, da religião, das relações internacionais e a sociedade como um todo, embasado em como essas transformações ocorreram desde que se começaram os registros até então. O livro é um apanhado de palestras e outros textos que Harari já havia escrito e publicado independentes, organizados de forma a comporem uma linha de raciocínio mais lógica. Por conta disso, o texto por vezes é bastante repetitivo, principalmente para quem já leu a sua outra obra Sapiens. O autor também explica variadas vezes o mesmo conceito, dando muitos exemplos sobre a mesma dinâmica que quer explicar, o que torna o livro mais extenso e cansativo do que poderia ser. De certa forma, também me pareceu que subestima a capacidade de entendimento do leitor. Apesar dessas questões, é uma excelente oportunidade para refletir, observando esses aspectos sociais sobre um ponto de vista não óbvio, e aprender.

Harari tem adoradores e críticos ferrenhos espalhados pelo mundo. Acho que ambos os grupos têm suas razões: o autor realmente tem uma capacidade de simplificação de conceitos complexos que facilitam o entendimento pela população leiga, tornando-se um excelente comunicador científico; para isso, perdem-se aspectos que podem ser considerados importantes ou até mesmo essenciais para os mais entendidos. A questão é: leia Harari sempre com o radar do senso crítico bastante sintonizado. O autor pode ser bem parcial em determinados momentos.

Henrique609 26/07/2022

Ótimos argumentos
21 lições é um livro que fala sobre o que podemos esperar para os próximos anos e como devemos nos preparar.

Começamos a ler e ficamos preocupados com as transformações que estão acontecendo ao passo que nos alertamos com o que devemos fazer em relação ao futuro que muda muito rápido.

Mais da metade do livro é sensacional... Mas a outra metade que fala da religião começa a perder qualidade.

Não que os argumentos não sejam bons, mas como o autor mesmo fala no começo do livro: ele decidiu escrever não se isentando de apresentar suas noções pessoais dentro dos argumentos.

Repito: os argumentos são bons, mas o pressuposto é fraco. O autor pressupõe que uma possível solução é largarmos a nossa mente como criadoras de narrativas e explorarmos a nossa mente a partir da meditação, observando como a mente realmente é.

Sinto muito, mas essa é uma narrativa que parece muito mais fantasiosa que a maioria das religiões.

Enfim, é um bom livro apesar de tudo. No entanto, não recomendo se você é religioso demais ou até mesmo fraco em sua fé.

Kadh0 11/01/2022

21 Lições para o século 21
21 Lições para o século 21, diferente de seus livros anteriores que falam sobre o passado e futuro da humanidade, este é um livro para se refletir sobre o presente. Vivemos em uma era cheia de transformações e de novidades, coisas que ainda não sabemos lidar, pois não temos referências delas no passado. Como se isso por si só já não fosse assustador o suficiente, é fundamental que aprendamos a lidar com essas mudanças, visto que o sucesso do futuro da humanidade depende disso. Um pequeno passo em falso pode causar graves consequências. Uma negligência pode matar milhões de pessoas. Um negacionismo pode destruir o meio ambiente e, por consequência, nos eliminar juntos.
Pensando em todas essas questões, o autor trás nesse livro vinte e uma lições que devemos refletir se quisermos que a humanidade avance da melhor forma. Essas lições variam entre temas políticos, sociais, ambientais, tecnológicos e até mesmo pessoais. Tudo está interligado e uma coisa pode afetar outra se não houver cuidado.
Assim como em suas outras publicações, Harari não tem medo de questionar a forma com que instituições governamentais e religiosas tem lidado com questões atuais. E, inclusive, de forma muito inteligente, ele aplica questões chaves de cada uma das maiores religiões do mundo em pontos específicos do livro. Será que as religiões são algo do passado sem espaço no futuro? Ou será que elas ainda têm o que acrescentar? Será que o nacionalismo e os Estados serão a melhor forma de gerir um mundo globalizado? Será que o capitalismo funcionará depois da revolução tecnológica? São diversas questões que os capítulos abordam.
Acho que as questões mais próximas da nossa realidade são as relacionadas a tecnologia. Não porque já estamos vivendo muitas influências dela atualmente, mas também porque ela me parece ser o elo que liga todos os temas. Tudo pode ao mesmo tempo ser salvo ou destruído por ela. Tudo vai depender de como ela será usada e administrada por quem estiver no poder, político ou financeiro.

Inalda 15/07/2021

21 lições para o séc 21.
"motoristas e médicos obsoletos simplesmente terão de achar outra coisa para fazer"

Acredito que estás mudanças já estejam acontecendo.

Rodrigo Scarabelli 21/06/2021

21 lições sobre o século XXI
Já havia lido um livro do autor, 'Homo Sapiens: breve história da humanidade' e gostado muito. Sua forma simples de apresentar temas complexos e ir conversando com o leitor nos convida a refletir sobre assuntos normalmente distantes do público geral, mais centrados nos meios acadêmicos.

Esse livro e suas 21 lições nos convoca a pensar temas intrincados e relativos ao nosso porvir, entre os próximos anos e décadas. Considero suas perspectivas assustadoras e distópicas. Talvez já esteja ficando velho e nostálgico do mundo onde cresci e me situei... sabe aquela famosa impressão dos mais vividos "no meu tempo era diferente e melhor" e que o futuro traz ameaças e destruição? Pois é... vislumbrei um apocalipse.

A mesclagem de temas como avanço dos algoritmos, inteligência artificial e big data que sabem mais de nós que a gente mesmo; biotecnologia e manipulação genética; extinção severa de postos de trabalho sem alternativas à maioria das pessoas para garantia de subsistência; obsolescência acelerada de aprendizados e ofícios; deterioração ecológica em nível planetário; fragilidade de narrativas sociais potentes que nos unam em prol da promoção e proteção da dignidade humana; e formas de exercício de poder e de governo nesse porvir não me trazem boas novas em relação ao século XXI.

Por fim o autor nos convida a abandonar uma procura maior de sentidos e narrativas universais e aprender a meditar silenciando nossa inquieta mente/alma. Talvez seja a última chance de exercermos nossa liberdade de pensamento antes do avanço do controle sobre nossos corpos e mentes por mecanismos de inteligência artificial, biotecnologia e governo pautado em big data, admoesta o autor.

Só meditando mesmo pra aplacar o tanto de angústia, ansiedade e sensação de ruína frente ao que o futuro parece nos reservar.

Tefis 21/12/2020

Um livro filosófico que ficou abaixo da expectativa. As outras obras são melhores, o autor deixou a desejar tanto na escrita quanto nos temas abordados, tudo é dito de forma muito superficial, o que acabe deslegitimando a leitura.

davidplmatias 25/12/2019

Como todos os livros do autor. É incrível, porém não superou seus dois primeiros livros.