Educated

Educated Tara Westover

Resenhas - A Menina da Montanha

Maria Rolim 01/06/2023

A educação liberta!
Uma leitura fluida e envolvente, não consegui largar o livro.
A autora relata as suas memórias com o tom dramático na medida certa (tem momentos que te fazem viajar como se fosse uma ficção);
A maneira que foi construída a escrita, onde a narrativa amadurece junto com a autora, suas reflexões vão expandindo a partir que o seu universo se expande com a Educação.
A naturalidade que ela narra as violências e agressões na infância e adolescência, nos invoca a refletir com sutileza.

Alice.Delpizzo 14/05/2023

A menina da montanha
Uma história difícil de acreditar, de tão doída. Também é uma história sobre como a educação nos livra das amarras do preconceito, dos extremismos e da culpa.

Recomendo muito

Vanessa.Benko 29/04/2023

A chance é maior quando a gente confia apenas em si mesmo
O livro é uma obra autobiográfica, que narra a trajetória de Tara Westover, advinda de uma família mórmon fundamentalista e extremamente isolada, localizada nas montanhas de Idaho, nos Estados Unidos.
A história começa com Tara descrevendo sua infância, em que ela e seus irmãos não frequentavam a escola e não tinham acesso a cuidados médicos adequados, uma vez que sua família não confiava em instituições governamentais ou em medicamentos tradicionais. A família, sob forte influência do pai, acreditava em teorias da conspiração e em sua própria interpretação literal da Bíblia.
Tara é sincera e ao mesmo tempo respeitosa ao abranger os tópicos sensíveis de religião e concepção de família. Podemos observar seu amadurecimento como pessoa quando decide estudar por conta própria e, posteriormente, é aceita em uma universidade. Mas também mostra genuinamente sua personalidade quebrada e traumatizada por imposições físicas, imputadas com desculpas religiosas.
O isolamento da sociedade demonstra como a falta de acesso a informação pode ser debilitante para uma pessoa. Como a impossibilidade de escolha pode gerar consequências na personalidade. Mesmo assim, ela descreve lindamente sua luta para reconciliar seus valores familiares com a educação e as experiências que ela adquiriu fora de sua comunidade isolada. Além disso, ela também aborda as complexidades de deixar sua religião e sua família para trás e como isso afetou sua identidade.
O livro é uma narrativa poderosa que destaca a importância da educação e do pensamento crítico. Tara não critica diretamente a religião ou a fé, mas descreve como sua experiência pessoal a levou a questionar algumas das crenças mais extremas de sua família. E como o acesso ao conhecimento transformou sua vida e emoções.
Mesmo assim, diversas vezes a autora admite não saber exatamente qual versão dos fatos ali relatados é a verdadeira. Há pontos de vistas divergentes sobre um mesmo acontecimento – isso deve ser levado em consideração tanto para sermos justos com todos os lados da história (já que se trata de um caso real), como para nos fazer refletir o poder que traumas tem em nossa mente: de apagar ou modificar memórias.

Izabella 25/04/2023

A menina da Montanha
Simplesmente incrível, ler as memórias da Tara e ver como a vida dela se desenrolou ao longo da infância, adolescência e parte da vida adulta foi uma experiência muito boa, houve muitos momentos que eu fiquei em choque em como aquilo poderia realmente ter acontecido, momentos que eu senti raiva de toda a família dela, momentos que eu senti raiva inclusive dela, mesmo que ela fosse uma vítima eu não conseguia compreender como ela simplesmente não cortava o contato com pessoas que há fizeram tanto mal, mas no fim eu entendi e acho que ela tomou a melhor decisão que poderia ter tomado e a história dela inteira é inspiradora, foi uma leitura gratificante e que me trouxe muitas reflexões com certeza eu recomendo

Carolina Rondelli | @carondelli 20/04/2023

"todos os meus anos de estudo tinham sido para obter um só privilégio: o de ver e vivenciar mais verdades do que aquelas que me foram dadas pelo meu pai, e usar essas verdades para moldar minha própria mentalidade"
É sempre difícil avaliar autobiografias porque não tem muito o que eu posso opinar sobre as experiência pessoais de uma pessoa, mas uma coisa que eu posso dizer sobre esse livro é que, pra além da história fascinante, a escrita da Tara Westover brilha muito.

É um relato tão poderoso e tão bem intrincado. Ela faz um trabalho incrível em contar sobre a vida, onde ela foi privada da educação pela família, e ainda dar as nuances de cada uma das pessoas do ciclo dela - que nunca são totalmente boas ou más, tanto na ficção quanto, principalmente, na realidade

Esse livro é uma ode à educação, contra a ignorância e mostra, como a gente bem tem visto nos últimos anos no Brasil, o preço caro que as pessoas pagam pelo negacionismo.

Branca 14/04/2023

A menina da montanha
Livro favoritado com sucesso, esse livro é muito bom, muito triste, mas muito necessário. Ela conseguiu vencer os desafios da vida e isso me mostra que também vou conseguir. Vou levar essa história de vida pro resto da minha vida!
Um trecho do livro - "A culpa é o medo da nossa própria desventura. Nada tem a ver com outras pessoas."

SubaLivros 09/04/2023

?Todos nós somos mais complicados que os papéis que nos atribuem as histórias que outras pessoas contam.?

Essa frase resume o livro de tal forma, que seria difícil eleger outra. Que livro impactante e louco. Não dá pra acreditar que algo assim tenha acontecido. É um mix de amor e insanidade, que se misturam e em certo ponto é difícil identificar cada um.
Indico muito a leitura. A história de Tara é única.

Luiza.Cabral 06/04/2023

Que livro! Demorei meses pra ler essa história por quê cada detalhe contado me chocava de tal forma que eu tinha que tirar um momento pra respirar. O começo foi bem lento mas à medida que as coisas vão se desenvolvendo fica mais fluido. Uma história tão doida que nem parece ter acontecido de verdade. Muito bom mesmo

Onesko 05/04/2023

A Menina da Montanha
É uma biografia muito interessante, fiquei em choque com várias coisas, oq um extremismo religioso não faz...
Ao mesmo tempo achei a narrativa meio confusa, ent demorei bastante pra pegar ritmo.

Pâmela Sell 01/04/2023

A educação expande
Surpresa com esse livro, confesso que esperava outro tipo de história. Imaginava que era sobre alguém que nao sabia ler e foi superando até entrar numa universidade.
Mas não,surpreendente, e fico surpresa de ser algo tão atual, e em saber como existem muitas pessoas assim, dominadas e cegas pelo fanatismo religioso.
Bom não quero dar muitos spoilers da hostoria de Tara, vai ser um livro do qual eu vou indicar a muita gente, livro incrível, história muito forte e como a educação, o conhecimento pode mudar a vida das pessoas.
Ignorância cega, pode causar muitas tragédias.
Excelente leitura, foi rápida, fluiu muito bem e bem no fim, gostaria de saber mais da vida dela.