Educated

Educated Tara Westover

Resenhas - A Menina da Montanha

Paulinha 04/03/2023

Intenso
Uma leitura difícil, cheia de gatilhos, abuso, negligência, injustiça, dor, machismo, patriarcal...

É a autobiografia de Tara, que nesse momento já está em paz e relata tudo de maneira muito tranquila, até difícil entender ela, eu passei muita raiva, mas imagino o caminho difícil que ela trilhou e que após muita terapia o mãos fácil é se desapegar mesmo

Letícia 24/02/2023

Perfeito!!
Que livro emocionante!!! A autora teve tanto cuidado ao escrever sobre a família, mesmo passando por momentos tão assustadores ao lado dos pais e mesmo assim conseguimos entender o lado de cada um em sua história. Senti muita verdade no último capítulo e me emocionei muito com as suas reflexões sobre si mesma, me identificando em muitos momentos. Livro sensacional, indico muito a leitura.

Roberta.Justel 15/02/2023

Termino "A menina da montanha" com aperto no coração e vontade de abraçar Tara Westover. Uma história de superação de abusos e violências intrafamiliares, de impactos de transtorno mental dos pais/cuidadores nos filhos que só por meio do distanciamento, da ruptura com esses laços tóxicos e da educação pôde acontecer. Gostei muito!!

Ester Esli 03/02/2023

Que livro bom
não sei explicar como é bom, mas faz pensar sobre tanta coisa e entender a lavagem cerebral religosa e feminina. poha fala de tantas coisas e passa uma visão foda demais. apenas leiam. fim de papo boa noite
Grazie30 03/02/2023minha estante
Indico o Uma caminho para a liberdade da Jojo Moyes também é uma história e tanto, baseada em fatos reais!

Luciana 25/01/2023

Impressionante!
Mais uma vez surpreendida por um livro que me entregou muito além do que eu esperava !
A história da Tara é muito inspiradora e eu achei que ela colocou todos os acontecimentos de uma forma muito imparcial,sem julgamentos da família super complicada e, principalmente, o quanto ela foi afetada psicologicamente por tudo que viveu com eles, mesmo sem perceber as marcas estavam presentes.
Adorei a leitura e recomendo demais!

Rosa Daré 21/01/2023

Tara Westover tinha 17 anos quando pisou pela primeira vez em uma sala de aula. Nascida nas montanhas de Idaho, Estados Unidos, era a caçula de sete irmãos. Guiados pelo fanatismo do pai, todos estavam sempre se preparando para o fim do mundo, estocando conservas e dormindo com uma mala pronta para o caso de fuga. No verão, ajudava a mãe, parteira e curandeira, a fazer remédios medicinais. No inverno, coletava sucata com o pai. Além do sistema de ensino, seu pai também desconfiava dos hospitais, por isso Tara jamais viu um médico durante a infância. Cortes, machucados e até mesmo graves queimaduras eram todos tratados em casa. A família estava tão isolada da sociedade que não havia ninguém para garantir que as crianças recebessem educação, nem para intervir nos casos de violência. No entanto, quando um de seus irmãos conseguiu entrar para a faculdade e retornou com notícias do mundo além da montanha, Tara resolveu tentar um novo tipo de vida. Aprendeu matemática, gramática e ciências para prestar o vestibular, e foi admitida na Universidade Brigham Young. Sua busca pelo conhecimento a transformou, fazendo-a atravessar oceanos e continentes, até chegar às universidades de Harvard e Cambridge, na Inglaterra. Foi quando se deu conta de quão longe tinha viajado, e se perguntou se ainda existiria um caminho de volta para casa. A menina da montanha é um relato autobiográfico sobre a busca de uma nova identidade. É um conto sobre lealdade familiar e sobre o luto de romper estes laços. Com a intensa sensibilidade que distingue os grandes escritores, Tara Westover nos oferece uma história universal que resume o sentido da palavra educação: a perspectiva de ver a vida com novos olhos, e a vontade de mudar.

"As decisões que eu tomei depois daquele momento não seriam os que ela teria tomado. São escolhas de uma pessoa mudada, de um novo eu. Você pode chamar isso de várias coisas. Transformação. Metamorfose. Falsidade. Traição. Eu chamo de educação."

"aquilo que a pessoa sabe do passado é restrito e sempre estará limitado pelo que os outros contam?

História incrível

?????????? Ótimo
07 de 2023 - Janeiro
A menina da Montanha - Tara Westover - Editora Rocco - 336 páginas

Eddy15 18/01/2023

Apertou todos os meus gatilhos
Apesar da fluidez da escrita é uma história densa, que precisa ser lida aos pouquinhos, impossível julgar qualquer decisão ou pensamento da autora. É o tipo de livro que te faz refletir por dias a fio mesmo depois de ter terminado a leitura.

Andreia410 11/01/2023

Inquietante
Um livro que te prende, pelo drama vivido e pela excelente narrativa. Inquietante. Não ha como ler a história de Tara sem se envolver, se questionar como tamanha ignorancia e insanidade pode ter acontecido num passado tao recente.

r.reads 10/01/2023

"Havia decifrado as maneiras pelas quais tínhamos sido esculpidos por uma tradição dada a nós por outrem, uma tradição da qual éramos, proposital ou acidentalmente, ignorantes. Havia começado a compreender que tínhamos emprestado nossa voz a um discurso cujo único objetivo era desumanizar e brutalizar outras pessoas, pois alimentar esse discurso era mais fácil, porque preservar o poder sempre dá a sensação de que é o caminho a seguir."

Karine 31/12/2022

Tantos absurdos que parece mentira
Esse livro é bem impactante. Conforme vai contanto sobre a vida dessa menina num lugar onde o pai se recusa a deixar os filhos terem atendimento médico, irem pra escola e outros absurdos, você até acha que não, não pode ter sido real. Mas sim, existem pessoas extremistas no mundo e é chocante demais.

Recomendo demais essa leitura, foi um dos melhores livros desse ano que li!

joaoderstand 28/12/2022

ainda bem que tenho terapia essa semana viu, pq essa daqui vai ter que ser levada pra minha psicóloga kkkk