Deserto e Asfalto

Deserto e Asfalto Munique Duarte

Resenhas - Deserto e Asfalto

@retratodaleitora 27/09/2018

Deserto e Asfalto é o segundo livro da escritora brasileira Munique Duarte que tenho o prazer de ler. O primeiro, O Salto do Guepardo, me encantou pela força da trama, a construção dos personagens e toda a questão psicológica que a autora desenvolveu; então, quando soube do lançamento de Deserto e Asfalto fiquei bem animada! A Munique é uma mulher incrível, talentosa e criativa, e gentilmente me enviou um exemplar (autografado!) para ser lido e resenhado aqui no blog.

Essa é uma aposta da autora mais voltada ao mistério. O livro acompanha vários personagens que possuem como ligação o bairro onde vivem: Aria. Um lugar calmo, quente e monótono, onde cada um cuida da própria vida no cenário hostil que ele proporciona. Mas esse lugar, tão tedioso para alguns, se torna a obsessão de uma dessas personagens, Rebeca, que um belo dia, em uma viagem de ônibus, repara em uma garagem trancada com a palavra danger pichada bem em frente. A garagem, localizada em Aria, e seu misterioso conteúdo se tornaria a obsessão da estudante, que passa a visitar todos os dias aquela rua, imaginando o interior da garagem.

Nem os misteriosos assassinatos que ocorrem naquele lugar, bem em frente ao danger escrito no portão da garagem, a fazem desistir de especular e tentar desvendar o enigma que aos poucos se alimenta de sua sanidade.

"Ária é um grande palco de vidas que se cruzam. Vidas desconhecidas uma das outras e que se revelam mais próximas do que se pode imaginar. Proximidade que demonstra ódio ou simpatia. Que pode durar para sempre ou apenas dois segundos. Tudo depende da intenção dos autores."

Outro personagem protagonista nessa trama é Jânio, um homem em seus cinquenta anos, solteiro, que se apaixona a primeira vista por Carla, uma jovem vendedora de loja de eletrodomésticos. Ele logo fica obcecado, mas não imagina que essa relação platônica pode se transformar em algo perigoso...

Como esses dois personagens, tão diferentes, podem ter seus destinos cruzados? Deserto e Asfalto é uma narrativa árida, envolvente e instigante que apresenta personagens difíceis, obsessivos, que desafiam o leitor a tentar defini-los, entender suas ações e intenções. Munique tem uma escrita que envolve e faz o leitor refletir, e fico feliz por poder continuar acompanhando seu trabalho e seu crescimento. Recomendo muito! O Salto do Guepardo e Deserto e Asfalto são dois títulos que merecem a leitura, e Munique Duarte é um nome para ficar de olho ;)

site: http://umaleitoravoraz.blogspot.com/2018/09/resenha-deserto-e-asfalto-de-munique.html