Colcha de Retalhos

Colcha de Retalhos Lu. Franzin

Resenhas - Colcha de Retalhos

Miry 08/02/2020

Foi uma leitura muito boa, rápida e com muito drama. Só achei que a autora revelou os segredos rápido demais. Mas foi uma boa experiência.

Cy | @apenasleitores 22/11/2019

Até que pontono seu passado pode interferir nas suas decisões?
Olivia é uma mulher forte e independente que teve que aprender a se virar sozinha. Depois que passou por decepções, abandobo e traições no seu passado, ela aprendeu que não se pode confiar no amor.
Decidida a se virar sozinha, ela vê seu mundo virar de cabeça pra baixo qndo conhece Otávio. Um homem lindo, maravilhoso e que prova pra ela que é possível sim amar de novo.
Ao mesmo tempo Otávio a faz encarar de frente seu passado, onde ela precisa aprender a superar e perdoar a quem a fez mal.
O livro é mto bom, a história demorou um pouco pra me prender, mas depois fica difícil soltar o livro, algumas partes eu achei meio corrida, mas ainda sim é uma leitura leve e divertida.

Donatti 21/11/2019

Emocionante!
Livro surpreendente. A história é envolvente e te faz ler páginas e páginas sem se dar conta.
Olívia é uma personagem forte, porém, tem algumas feridas do passado que ainda não cicatrizaram totalmente. Seu percurso de evolução é consistente e verossímil, além de ser tocante.
Posso dizer que a história não percorre por caminhos óbvios, possuindo surpresas ao longo de sua narrativa.
Realmente me vi cativada e me senti presa a essa história.

Natalie e Vivian @avidezliteraria 11/03/2019

“Mas o que posso dizer é que você despertou um lado meu que eu achei que tivesse perdido. —E que lado é esse? —O lado que se apaixona… O lado que quer estar com uma pessoa o tempo todo, que quer dividir e somar. Quer a atenção e o carinho, o sorriso sereno de desculpas e o olhar ardente 65 da sedução. O que não quer fazer o mal, e que quer corrigir todo o mal que já cometeu em vida. O lado que não se importa com o que acontece ao redor do mundo, apenas deseja fazer o objeto de sua paixão estar bem, feliz…”

Olivia achou que sabia exatamente como seu futuro seria. Mas uma noite importante para ela que seria coroada com uma notícia inesperada, acaba de forma traumática, com ela recebendo um golpe que jamais esperava e vendo seus sonhos ruírem diante de seus olhos. Diante de tudo, a única solução encontrada é fugir. Ir para o mais longe possível. Mas mesmo distante, a cota de más notícias não acabam e ao enfrentar uma situação que altera sua vida, Olivia descobrirá o verdadeiro significado de luto e dor.

Anos depois, a menina sonhadora se tornou uma mulher prática e fria. Amor, relacionamento e estabilidade não fazem parte dos seus planos. Até que Otávio entra em sua vida como um furacão que ela não pode conter. E uma a uma, as paredes que ela ergueu em torno de si mesma começam a cair.

Mas o destino ataca novamente e o passado retorna com notícias que mais uma vez irão virar a vida de Olivia de ponta cabeça. Pedro e Elisa envolvem a protagonista em um turbilhão de emoções. Confusa e magoada, ela não sabe o que fazer. Será que o presente e a promessa de uma nova felicidade será o caminho certo, ou o passado não esquecido será a chance de redenção?

O livro entrega de forma sensível uma reflexão sobre o poder do perdão. Olivia pode ser a protagonista principal, mas todo o drama que a cerca também envolve sua família. Uma rede de mentiras que começou no passado, permeia toda a vida dessas pessoas e fazem com que todos fiquem em constante estado de inércia, ninguém verdadeiramente segue com suas vidas.

Por amarem demais os personagens erraram. Ao errarem, condenaram a si mesmos a infelicidade. Ao serem infelizes, não seguiram em frente. E a não seguirem em frente, abrem mão do amor.

Todos são bem escritos, densos, e apesar da moral ou falta dela em alguns casos, não se pode negar a importância que todos tiveram na trama. Olivia tem todos os motivos para ter se fechado, compreendo sua dor. Ela teve sua vida decidida por outros sem saber. Nesse processo, abriu mão de algo importantíssimo e não teve a quem recorrer. Ela ficou sozinha com sua dor. Era evidente que toda essa raiva virasse mágoa.

Otávio foi o perfeito cavalheiro brilhante, vindo ao resgate quando ela mais precisava. Ele a trouxe de volta para a vida, reacendeu os sentimentos adormecidos e a fez ir em busca de um encerramento. Adorei o personagem e mesmo seu final, com a revelação dos segredos que escondia, não diminuíram sua importância na vida de Olivia. Elisa trouxe lágrimas aos meus olhos. Mas também me despertou raiva. Assim como Pedro. Ao embarcar na jornada de Olivia, algumas reflexões pessoais são inevitáveis, você se perguntará se teria a capacidade de perdoar em algumas situações.

Colcha de retalhos é muito mais que um drama, é o retrato do quão real a vida pode ser, de que as escolhas feitas tem impacto em outras pessoas, que às vezes na ânsia de sacrificarmos nós mesmos para proteger alguém, acabamos fazendo o maior mal de todos: nós condenamos a uma vida de arrependimentos.

A jornada de Olivia foi triste, cheia de segredos e mal entendidos. Mas foi real. E brilhante de acompanhar.

Obs: Minha torcida durante toda a estória foi para o Otávio. Podem me julgar. Acho que ele precisa ter a sua versão contada.

site: https://avidezliteraria.wordpress.com

Sabendo Ler 16/01/2019

Maravilhoso!
O livro conta sobre a vida de Olivia, uma mulher bem sucedida, que não gosta de se relacionar, pois sofreu muito em seu passado. Mas tudo muda quando Olívia conhece um novo amor, Otávio, que a faz encarrar de frente seu passado para que consiga superar e também perdoar quem tanto a fez sofrer. Elisa, sua irmã gêmea se casou com seu amor de juventude, o que a fez sair de sua cidade sem nunca mais olhar para trás.
Eu demorei a pegar o ritmo do livro, acho que o começo (primeiros 10%) seguem um ritmo um pouco mais lento, mas quando peguei, não parei mais. Fiquei curiosa, com raiva, chorei, fiquei com raiva de novo, desconfiada, feliz, mas o final foi extremamente emocionante.
A escrita é super leve, não é livro que te cansa, muito pelo contrário, você lê várias páginas sem nem perceber. É um livro muito bom para quem quer começar a descobrir a literatura nacional, fugindo dos grandes clássicos. A autora @lufranzin é um amor e eu fiquei muito feliz com o convite para a parceria. .
💕 Queria deixar claro também que eu não faço elogios aos parceiros apenas por ser parceiros, eu realmente gostei do livro e falaria se não tivesse gostado. Se eu que não sou muito fã de romance amei, imagina quem gosta desse gênero. Recomendo muito.
💕“A vida é como uma grande Colcha de Retalhos”💕

site: https://www.instagram.com/p/BonFRXsgYcZ/

Drik Ramiro 26/09/2018

Essa é uma daquelas histórias que te obrigam a sentar em um canto sossegado, acompanhado de um coração pronto para se apaixonar, se enraivecer, se entristecer e viver tudo o que a protagonista nos conta. E se você gosta daquele quentinho no peito assim que a gente bate o olho na primeira página do somada a deliciosa sensação de querer terminar logo e também enrolar pra não terminar a leitura tão cedo, está no livro certo. Muito cuidado com a pressa, pois essa é uma leitura fácil de se ler em apenas um dia.

Colcha de Retalhos conta a história de uma mulher que fugindo de seu passado promete a si mesma se cuidar sozinha e jamais ser ferida novamente. Decidida, Olívia se entrega de cabeça aquilo que traçou para seu recomeço e longe do que ainda lhe é latente na carne, tem uma carreira bem sucedida, de amores transitórios e prazeres passageiros. Quando trancou as dolorosas memórias em algum canto de seu passado, não coube em seu peito espaço para o amor ficar, tampouco se atrever a estar de volta. No entanto, a vida não parece fazer nenhuma questão de seguir à risca o plano que Olívia traçara. E quando ela acredita que pelo menos já é tempo de se permitir amar e ser amada quando conhece Otávio, o passado a faz retomar o rumo de seu antigo lar, cidade, família...E feridas que nunca se fecharam. A dor da traição e desilusão por quem lhe devia amor e mínimo de consideração lhe faz companhia nessa jornada. Num tom de mágoas, injustiças que a vida escreve ou escolhas inconsequentes que as pessoas fazem somados as suas consequências, pedidos de perdão, segredos ainda não revelados, os retalhos dessa trama formam a colcha que cobre o coração ferido de Olívia. E diante de tantos fatos novos, uma nova figura familiar, um novo amor, lados que não puderam ser ouvidos e contados, mentiras, ela precisa decidir entre perdão ou deixar de vez o que a tornou o pedaço mais frágil dessa colcha de retalhos.

Lu Franzin compartilha conosco com riqueza de detalhes a história de uma mulher ferida, porém muito forte. Fugindo da fragilidade exagerada das mocinhas magoadas e seus recomeços, sua Olívia é sagaz, arisca e muito bem resolvida quanto ao que não quer mais para si. Foi gratificante pra mim poder conhecê-la, assim como os demais personagens ao redor de Olívia que fazem o costurar da trama tão bem ligados. O romance nos faz repensar sobre o que são recomeços de fato, o quanto é possível deixar no baú das memórias as dores que deveriam ser esquecidas ou conviver com elas. Ou mais ainda, confronta-las. Na história de Olivia não há espaço para deduzir o que a aguarda. Cada capítulo é uma surpresa e toda sua história culmina em uma surpreendente jornada de superação.