Feminismo e Identidade de Gênero

Feminismo e Identidade de Gênero Jacilene Maria Silva

Resenhas - Feminismo e Identidade de Gênero

Myzlen1 30/01/2022

Necessário, porém polêmico
Curto e objetivo, cirúrgico. A autora traz sua interpretação de Judith Butler que sem dúvida organiza muito bem o debate e faz as perguntas certas por onde devemos começar nosso questionamento e até mesmo estudo sobre o feminismo e questões de gênero, o que a torna uma obra necessária. Não sei quão preparadas as pessoas estão para debater o feminismo e as questões de gênero lado a lado e isso é preocupante porque sei como é mais fácil buscar errados e culpados do que encontrar soluções. A autora fez um trabalho incrível em trazer de forma didática esse tema e contribuir pessoalmente com outros textos que vão além da Judith. Favoritado!

Isa 25/10/2021

Judith Butler é sensacional, não preciso nem falar. Amei a forma que a autora pegou bases do pensamento da filósofa e destrinchou para o leitor. Livro de extrema importância e muito necessário. Leitura nada cansativa, e mesmo sendo um livro com poucas páginas, consegue falar e explicar sobre determinados assuntos e ainda trazer pensamentos de importantíssimas escritoras. Tudo!

null 17/01/2021

Nota retirada do livro
" gênero é uma socialização cercadaa de valores, impostas as pessoas quando elas nascem e durante suas vidas inteiras. Podemos e devemos recusar o gênero cotidianamente como ato político, como protesto, porque todos os estereótipos do gênero ainda são impostos a nós ditando nossas possibilidades dentre da sociedade. Desviar a curva da regra é muito difícil, porém, importante e necessário."

girlaynebrown 11/07/2020

Identidade de gênero e feminismo
Um livro muito esclarecedor e com bastante embasamento teórico sobre questões de identidade de gênero e feminismo.
Leitura leve e rica!

Bianca1148 20/06/2020

Feminismo e identidade de gênero
Leitura com fins de pesquisa. Breve e de fácil entendimento. Traz um bom resumo sobre o feminismo e suas ondas e também dá uma ideia do pensamento de Butler.

Sara277 16/06/2020

Leitura leve e didática. Importante para uma compreensão simples e embasada das questões de gênero, e porquê falar de gênero é importante para construirmos uma sociedade feminista.

Pri | @biblio.faga 10/06/2020

“Como você sabe, a loucura é como a gravidade.
Tudo de que ela precisa é de um pequeno empurrão”.

Assim, muitas vezes, estamos apenas a um pequeno passo ou “um único dia ruim” de algo grandioso, conforme diria nosso querido Coringa.

Ler esse e-book, guardada às devidas proporções, foi o empurrão que me faltava para me dar a coragem e a confiança necessária para ler Judith Butler, afinal, certas leituras exigem dedicação e um sincero comprometimento, pois, “é muito mais difícil matar um fantasma do que uma realidade” (Virginia Woolf)

Por meio de um livro curtinho e uma linguagem simples e acessível Jacilene Maria Silva, descreve as 4 ondas do movimento feminista e cita as principais reivindicações e as principais autoras de cada momento, fornecendo material bibliográfico suficiente para nortear um estudo mais profundo da temática do feminismo.

Trata-se de um livro introdutório; um convite imperdível para rever e repensar as razões de velhos conceitos sobre a identidade de gênero.

Afinal, o gênero não passa de um conjunto de normas impostas e construídas socialmente, insuficientes para compreender e explicar a realidade plural em que vivemos.

Quote:
“Para pensar o feminismo, Butler diz que é preciso que se passe por uma desconstrução necessária de todo tipo de identidade de gênero, e a finalidade desse exercício reflexivo é desarmar as lógicas que excluem as singularidades humanas que não se adéquam ao cenário da bipolaridade da identidade de gênero.”

site: https://www.instagram.com/biblio.faga/

Rodrigo | @muitacoisaescrita 25/02/2020

Didático e direto
Para quem deseja embarcar mais a fundo nos estudos da teoria queer e em Judith Butler (como eu), é uma ótima opção. Acredito que também seja ótimo para aqueles e aquelas que desejam revisar de forma rápida alguns conceitos. E, claro, os curiosos.
No meu caso, a leitura deste e-book me deixou com mais vontade de ler Butler e, agora, me sinto mais confiante em fazê-lo.

Hewe 21/02/2020

A escrita é um pouco repetitiva mas oferece questionamentos interessantes.

Ane Elyse Fernandes 07/08/2019minha estante
Achei bem simplório mesmo. Vale a leitura porque nos instiga a buscar as referências elencadas, mas há muitos erros de digitação, de concordância e falta de coesão.