Renascido

Renascido F. Paul Wilson

Resenhas - Renascido

Flavio Assunção 26/04/2012

Sabe aqueles livros onde a sinopse conta tudo da história. Pois bem, é o caso dessa edição da Record de "Renascido", de F. Paul Wilson. Por isso, já começo a resenha alertando para quem quiser lê-lo, que passe longe da sinopse e principalmente da orelha do livro, que resume a trama toda. Mas isso não quer dizer nada, na verdade. Sabendo ou não de 80% da história que é contada nesses meios, não iria fazer com que essa obra fosse melhor.

O livro fala sobre um certo Jim Stevens, que dá noite pro dia recebe 8 milhões de dólares como herança de um homem que logo ele descobre ser seu pai. Jim passou a vida sem saber nada sobre si mesmo, nem de onde veio e quem foram seus gestores, já que foi mandado para o orfanato logo após seu nascimento. Com o choque e alegria de saber quem era seu pai, ele começa a investigar a fundo a vida do seu gestor, a fim de saber respostas como quem seria sua mãe e porque não ficaram com ele. A verdade, é que a história é mais complexa do que parece e, após Jim ter acesso aos diários do pai, é revelado o segredo. Paralelamente a isso, os Eleitos, pessoas que dizem ter o dom de saber da volta do anticristo, se reúnem ao pressentir o mal. E buscam uma forma de descobrir onde essa maldade se encontra para que possam combatê-lo. Mais paralelamente ainda, um certo Sr. Veilleur, que na verdade era o Glenn, de O Fortim, um dos personagens mais chatos da obra, retorna para fazer o leitor relembrar os péssimos momentos que passou com ele.

De fato a história promete, promete muito. Mas não passa disso. O livro todo convivemos com a expectativa de algo. Quando percebemos estamos nas páginas finais e a história continua naquela mesma linha boba. Embora não seja chato e possa ser lido sem muito estresse, ele também apresenta dezenas de personagens irritantes e cujo vínculo o leitor não consegue empregar a nenhum. Vale destacar que a tal "revelação é feita na metade do livro e não tem nenhum impacto sobre o leitor. É aí que o livro se encaminha para um final previsível e extremamente clichê. Se tivesse sido escrito na década de 70 poderia até ser interessante, mas foi escrito em 1990 e me espanta que o autor tenha feito algo do tipo tão recentemente. Só pra clarear o leitor, se você leu ou assistiu "O Bebê de Rosemary" vai achar certos trechos uma cópia descarada.

É isso. "Renascido" é ruim, clichê, desprezível, previsível e bobo. Passe longe se você for adepto do terror moderno, onde não existem os clichês religiosos, da eterna luta do bem contra o mal. Esse é apenas mais uma balela de história sobre a volta do Anticristo. Quem já leu "A Profecia", "O Bebê de Rosemary", como já citei, e muitos outros desse mesmo tipo que tem por aí, não vai perder nada se ignorar esse. Fujam!
Jossi 25/06/2018minha estante
Oi, Flávio!
Legal ler uma resenha, mesmo sendo desencorajadora... eu gostei demais do livro "O Fortim", e pra ser sincera, não me perturbo com clichês. Aliás, os clichês que trazem à tona a eterna luta 'Bem x Mal' são bem interessantes, porque no fundo é essa a luta que travamos todos os dias, não é mesmo? Travamos lutas assim como, por ex.: Saúde x Doença, Bom amigos x amigos sacanas, Amor x Ódio, e assim por diante. Encaro com naturalidade as ficções onde esse embate é proposto, mesmo que de forma mais simbólica ou fantasiosa.
Vou tentar ler esse -- na verdade, tenho um ebook -- e vamos ver se aguento, rss... se for de fato bem bobo, como você disse, algo bem insosso tipo 'O Bebê de Rosemary' (esse eu detestei!), eu desisto quando me cansar...

Vamos tentar... :)

Jéssica 10/01/2022

Então não é um dos seus melhores livros , mas é bom te dá aquela vontade de ler ele inteiro mais para o final do livro , antes ela é um tanto quanto massante!
Mas é um bom livro pra se ler e o fim que deixa um pouco a desejar apesar de que tem um próximo livro sobre o assunto!
Leitura num todo boa!