Zélia, uma Paixão

Zélia, uma Paixão Fernando Sabino

Resenhas - Zélia, uma paixão

Gloria.Lidia 03/11/2023

Tudo é Fernando
Uma das mais absurdas coisas que já li, nem parece de Fernando isso. Esse livro é um grande guião para as pessoas que escrevem fanfics

Tay.Luz 07/08/2023

Uma biografia romantizada
Sabino escreve através da sua perspectiva a história de uma das primeiras figuras femininas da política,(uma perspectiva romantizada diga-se de passagem). Ele escreve uma heroína que foi mal compreendida pelo público, injustiçada, sendo que na realidade Zélia é um ser humano como qualquer outro que cometeu erros na sua gestão como ministra da economia, não conseguindo prever o cenário após as reformas feitas, além de desconsiderar os prejuízos e perdas que a população enfrentaria com a retenção das poupanças pelo governo.
Apesar de idealizar a figura de Zélia o livro tem seus pontos positivos, como dito por Shakespeare ?A arte é o espelho e a crônica da sua época?, esse livro mostra o machismo entorno da figura da ministra, as notícias tendenciosas a respeito da aparência e o corpo de uma mulher no poder ao invés de ressaltar o seu trabalho e o cenário político das eleições do presidente Collor. Esse último tópico foi pra mim interessante, pois não sou próxima do tema, e confesso que só li o livro por causa do autor.

Demorei um tempo pra finalizar esse livro porque foge das temáticas que leio geralmente, recomendo pra quem gosta de política, não por ir fundo no tema, mas por mostrar um pouco os bastidores da política nos anos 90.

Nélson 24/05/2023

Paixão?
Nunca vou conseguir entender o que o grande Sabino viu de tão apaixonante em uma pessoa tão vulgar quanto a Zélia Cardoso de Mello. Uma mulher sem nenhum talento, intelectualmente limitada, frívola, ordinária, leviana. Nada mais que uma burguesa que nunca conseguiu sair da própria bolha, alienada e incapaz.
O leitor ainda é obrigado a aguentar doses cavalares de demagogia e hipocrisia por parte de Zélia.
Esse livro não deveria ter sido escrito.

Adam 02/06/2022

É tamanha a descrição desse livro, meu querido Sabino!
Não vou lhe falar nada além disso, precisamos de mais escritores como Sabino, e mais mulheres ?arretadas e dispostas? como a querida Zélia.....por vezes acho que Zélia é como eu, mas fico receoso.

Zélia, eu te amo!

Roberta Jornalista 29/03/2022

Os dissabores de Zélia
Extra! Extra! Fernando Sabino caçando polêmica.... Sim, isso mesmo, aquele que escreveu “O Grande Mentecapto” e que a define como um anjo de candura, dócil, com serenidade de criança… (oi?!?) … chegando a compará-la a Emma Bovary, de Gustave Flaubert. Parecia até apaixonado por ela. rsrs. Muito forçado!! Essa Zélia desprotegida eu realmente desconheço!

Esse exemplar que eu li era da minha avó. Ficou mais de 2 décadas guardado, até que resolvi doá-lo à biblioteca itinerante que eu criei no meu trabalho. Mas não sem antes dar uma bisolhada… kkk

Conta a juventude de uma personalidade da política bastante controversa, pois em sua época de Ministra da Economia ela era malquista pelo Brasil, com quem mantinha uma relação de amor e ódio mútuos! Aventureira, destemida, sem noção de perigo, rebelde. Alienada, especialmente quando estudou no Colégio de Aplicação, algo fora de sua realidade, uma vez que fazia parte de uma sociedade de privilégios. Em sua estadia em Londres passou a ser como todo mundo, ou seja, integrante de uma sociedade de massas. Sempre atrás de homens, nutria o desejo intenso de encontrar um grande amor.

Segue narrando sua trajetória, já na vida adulta, na campanha e eleição de Fernando Collor, de quem fez parte do governo (15/03/1990-29/12/1992). Obra repleta de lembranças e detalhes… ponto positivo. Porém também cheia de “fofocas” e com uma capa estranha, em que a personagem principal aparenta um certo autoritarismo. (Essa Zélia todos conhecem!).

Poderia dar 2, mas dei 3 estrelas por se passar numa fase recente da história brasileira, em que eu era criança, mas me lembro muito de ouvir falar sobre Zélia Cardoso de Melo.
Neste caso específico, importante mesmo foi concluir mais uma leitura e aumentar o meu paginômetro! haha

Sem indicações. Jornalista Roberta.

Antonio Maluco 01/06/2021

Biografia
O livro conta histórias da personalidade da então ministra da economia do presidente Collor

Erick 12/03/2020

Este livro rivaliza com "Os grilos não cantam mais" como o mais fraco que já li do Fernando Sabino até o momento, entre quase trinta títulos - porém um foi a primeira publicação dele e isso quando ainda era menor de idade, enquanto neste sua boa escrita é usada para rasgar seda, em níveis por vezes vergonhosos, a uma pessoa cuja parte da população não guarda boas recordações a respeito.

Na época dos eventos principais citados aqui eu tinha acabado de aprender a andar, então como suporte à leitura saí pesquisando vídeos e textos a respeito de Zélia Cardoso de Mello para equilibrar a visão com a qual me deparei dela, já que só com o livro como base eu tinha um Sabino pintando alguém de forma demasiada angelical e parcial. No fim não consegui vê-la como uma "vilã" tal qual pude me deparar em vários depoimentos (quem sabe se eu tivesse sofrido com suas medidas econômicas também não estaria desse lado), contudo também estava longe de enxerga-la como a figura que um dos meus escritores favoritos se propôs a beatificar. No geral o único valor desse livro é o de poder conhecer um pouco do cenário político e econômico de uma fase conturbada de nosso país, apesar da sensação de que muito foi amenizado ou omitido para não manchar a imagem da nossa protagonista, que tinha à sua volta vários nomes que futuramente seriam alvos de diversas polêmicas e casos de corrupção.

@vilmar_martins 12/03/2020

Um mulherão da p@#$
É estranho ler uma biografia escrita por Fernando Sabino, mais estranho ainda é ler a biografia de uma personagem tão controversa como Zélia Cardoso, confesso não conseguir emitir um juízo sobre a obra de um lado a bela escrita do Sabino de outro uma mulher a frente do seu tempo, o complica qualquer juízo é o efeito da sua política econômica ao Brasil... Leiam e tirem suas conclusões.

Jaqueline 22/01/2017

Faço minha a pergunta que uma vez li em uma resenha desse livro "Por que um escritor já aclamado pelo público se permitiu ser o autor de uma obra como essa, onde uma pessoa apedrejada por todos é tida como heroína entre as páginas de um livro? Como ele lidou com tantas críticas?" Em uma matéria publicada no jornal Estadão que não posso deixar também de destacar, define que a reputação literária de Fernando Sabino foi confiscada pelo livro Zélia, Uma Paixão e eu concordo e acredito que realmente foi isso que aconteceu.

Tito 22/06/2010

Um livro-exaltação sobre os dias de Zélia Cardoso de Mello como Ministra da Economia do governo Collor. O equívoco final de uma longa série de outros; algo que é tudo, exceto literatura.

Tauil 17/09/2009

Abandonado por questões morais
Abandonei essa leitura não pela qualidade, uma vez que trata-se de Fernando Sabino. Tem a cadência e o vocabulário que só um mestre poderia ter. No entanto, preferi não perder tempo lendo uma obra que enaltece a vida de uma pessoa politicamente suja. O povo não é só um detalhe, dona Zélia...

Zuca 18/04/2009

Deveria recolher todos os livros...
Pedróviz 12/03/2020minha estante
Agora estamos em 2020. Será que alguém ainda lê isso?

Nélson 24/05/2023minha estante
Verdade!