O farmacêutico de Auschwitz

O farmacêutico de Auschwitz Patricia Posner
Patricia Posner

Resenhas - O Farmacêutico De Auschwitz

Karla.RAHMANN 18/04/2024

A maldade do homem é infinita
A verdade por trás dos experimentos e participação da indústria farmacêutica no Holocausto é simplesmente chocante!

Bruna 24/08/2023

Um bando de covardes
Sem dúvidas esse foi o livro que mais tive dificuldade em ler. Não por ter uma escrita complexa ou nada do tipo, mas por se tratar de uma história verídica, em tempos macabros, orquestrado por indivíduos sem nenhum tipo de compaixão ou qualquer outra emoção mínima de resiliência com o próximo que até o homem de lata do Mágico de Oz se sentiria desconfortável em ler.

Não bastasse se tratar de um tema delicado que despertou as mais altas sensações de incredulidade e revolta, ainda tive de me deparar com tamanha covardia dos monstros do terceiro reich, além da justiça omissa e ineficaz que muitas vezes passou a mão na cabeça e acalentou esses assassinos e pouquíssimo ou nada fez pelas vítimas do holocausto.

Aos que tiverem a curiosidade aflorada em relação a essa obra, só posso desejar forças para lidar com as palavras nela escritas.

Mariana113 31/07/2023

Os livros nessa temática são sempre muito intensos com uma narrativa muito pesada, mas de uma forma que te prende do início ao fim.
Queremos saber o que acontece com o personagem principal, e qual afinal foi seu julgamento? por de trás de todas as mortes causadas durante o nazismo.
O livro tem uma riqueza de detalhes e relatos, fotos e dados de uma série de empresas farmacêuticas conhecidas nos dias atuais? muito interessante!
Vale a pena a leitura!

Marcela468 07/07/2023

Ótimo aprofundamento da Segunda Guerra
O livro conta a história de Capesius, um farmacêutico que trabalhou nos campos de concentração em Auschwitz.
Achei muito interessante a abordagem do livro nas questões da indústria farmacêutica e os remédios testados nos judeus.
Um livro bem cruel mas necessário. Metade do livro é sobre a vida nos campos de concentração e. outra metade sobre os julgamentos dos responsáveis.

Marco 31/05/2023

Resenha
Livro escrito sobre pesquisas e dados históricos do farmacêutico Victor Capesius. Um homem com uma das maiores patentes da SS

Greice41 04/05/2023

Capesius
Quando comprei o livro foi pelo impulso de aprender mais sobre a segunda Guerra, eu queria histórias reais que me mostrasem mais sobre esse período obscuro da humanidade. Com certeza foi o que eu encontrei nesse livro, acompanhar a história de um oficial que até então eu nem sabia que existia, e ainda ter um contexto geral da guerra enquanto conhecia Capesius me fez devorar o livro pela vontade de saber o desfecho dos crimes de Capesius. A autora traz uma pesquisa profunda e muito bem feita, é um livro que vale muito a pena pra quem se interessa pelo assunto!

Luiz 21/02/2023

Cruel e doloroso
Cheguei ao fim dessa obra magnífica de relatos e estudos sobre um dos piores momentos da história da humanidade. Esse livro ilustra os horrores que os nazistas causaram a pessoas inocentes. O foco do livro é o farmacêutico chefe Victor capesius, um romeno de descendência alemã que entrou na Ss e foi servir a princípio em Dachau, um campo de concentração que servia de mão de obra escrava para a empresa I.g farbem, a poderosa indústria quimica da Alemanha nazista, que até hoje ainda existe como umas das principais farmacêuticas do mundo. Capesius começou sua jornada como vendedor, visitando médicos e farmácias onde vendia os produtos da farbem (Bayer).
Após anos como vendedor, quando a guerra explodiu e os nazistas tomaram a Romênia ele se alistou junto a ss por ter descendência alemã e se tornou farmacêutico, a princípio do campo de concentração de Dachau, mas após alguns meses foi transferido para Auschwitz, onde se tornou farmacêutico chefe e foi um dos responsáveis pela máquina de morte nazista, capesius era responsável pelo zyclon B, pesticida usado nas câmaras de gás, Alem disso ele fazia a seleção na rampa de acesso, capesius friamente escolhia quem vivia ou quem morria, quando os nazistas começaram a trazes os prisioneiros da Romênia , muitos conheciam capesius do seu tempo de vendedor, muitos sentiram alegria por isso, capesius condenou todos a morte. Eu levei mais tempo do que imaginei para concluir essa leitura, é livro pesado, carregado de tristeza, milhões de mortes, tantas famílias destruídas, tantos inocentes. Não podemos permitir jamais que isso aconteça novamente, a humanidade não deve permitir.esse livro mexeu comigo de tantas formas que eu não sei o que colocar aqui, só digo que o livro é essencial para entendermos o que aconteceu durante o holocausto judeu.

Gigi 25/10/2022

legalzinho
o trabalho de apuração é fantástico. é realmente um apanhado muito denso sobre a vida do farmacêutico tanto antes quanto depois de auschwitz. mas a narrativa não me prendeu. senti que estava lendo uma página da wikipedia sobre ele.

tita 05/05/2022

Nazismo
Como é difícil ler um livro que trás uma história forte, impactante e revoltante. Confesso que me arrastei nele, pois como é um livro real, de eventos reais, traz alguma fatos anteriores que precisam ser elucidados para chegar ao cerne da história. É triste você pensar nas histórias de campos de concentração, nas suas vítimas que não eram apenas quem morreu nele, mas todas as pessoas que estão ligadas a ela. É revoltante pensar que este pensamento de superioridade exista até hoje e que ainda traz consequências brutais nas pessoas que sofrem com ela. É revoltante pensar em qtas pessoas além da crueldade de seus atos ainda lucraram com eles. Uma leitura necessária.

Dominoni 06/04/2022

Livro histórico
Farmacêutico de Auschwitz é um livro pesado, porém necessário. Nós faz refletir até que ponto vai a capacidade do ser humano em ser cruel e mentiroso... Com certeza um livro cheio de riqueza nas referências, para quem curte história sobre o que aconteceu com os nazistas é fantástico.

Nic 30/01/2022

Importante leitura sobre Auschwitz
Muito bom livro, descrevendo em detalhes alguns fatos ocorridos durante o holocausto.
Os fatos descritos no livro são repugnantes, mas a leitura é essencial para quem busca conhecer detalhes das atrocidades e horrores cometidas pelo regime nazista.
O livro nos traz três fatos principais:
A Farben (indústria química e farmacêutica, hoje Bayer) que associada ao regime nazista construiu sua fábrica ao lado de Auschwitz como forma de colaborar com o regime nazista, para isto, prisioneiros de Auschwitz eram levados para trabalhar na fábrica, a ideia é a fábrica da Farben fornecesse combustíveis de forma a tornar a Alemanha autosuficiente, eles foram também os fornecedores do Ziklon B, gás letal utilizado nas câmaras de gases.
Conta também sobre Capesius, o farmacêutico de Auschwitz que colaborou nas experiências com prisioneiros realizadas por Mengele além de decidir quem deveria ir para as câmaras de gás ou quem estaria apto a "trabalhar".
O terceiro grande fato é sobre o julgamento realizado pela Alemanha para os oficiais da SS e líderes do holocausto, o livro traz detalhes dos julgamentos, principalmente o de Capesius. É triste, mas infelizmente a maioria dos nazistas saiu impune.

Let Oliveira 24/01/2022

Tem que ter estômago forte
Demorei muito tempo pra acabar a leitura devido o teor do livro, passagens extremamente intragáveis, choca ver até onde a maldade humana chega. Sempre pesquisei e me interessei em aprender sobre o holocausto e a segunda guerra mundial porque acredito que se aprendemos sobre a história não corremos o risco de repetí-la, porém, apesar de tudo que eu já sabia sobre o holocausto algumas coisas relatadas nesse livro me fizeram ficar chocada e indignada num grau que não achei que fosse possível!

Michele backes 03/01/2022

Para quem gosta de livros sobre esse assunto, este livro eu vejo como leitura obrigatória.
É um livro que não poupa detalhes, e as vezes chega a dar náuseas com tamanha crueldade.
Essa leitura te leva a entender muitas questões sobre a Segunda Guerra Mundial, e, como grandes indústrias se aproveitaram dessa crueldade para fazerem remédios que usamos hoje.