O farmacêutico de Auschwitz

Resenhas - O Farmacêutico De Auschwitz

1 | 2 | 3 | 4

Nic 30/01/2022

Importante leitura sobre Auschwitz
Muito bom livro, descrevendo em detalhes alguns fatos ocorridos durante o holocausto.
Os fatos descritos no livro são repugnantes, mas a leitura é essencial para quem busca conhecer detalhes das atrocidades e horrores cometidas pelo regime nazista.
O livro nos traz três fatos principais:
A Farben (indústria química e farmacêutica, hoje Bayer) que associada ao regime nazista construiu sua fábrica ao lado de Auschwitz como forma de colaborar com o regime nazista, para isto, prisioneiros de Auschwitz eram levados para trabalhar na fábrica, a ideia é a fábrica da Farben fornecesse combustíveis de forma a tornar a Alemanha autosuficiente, eles foram também os fornecedores do Ziklon B, gás letal utilizado nas câmaras de gases.
Conta também sobre Capesius, o farmacêutico de Auschwitz que colaborou nas experiências com prisioneiros realizadas por Mengele além de decidir quem deveria ir para as câmaras de gás ou quem estaria apto a "trabalhar".
O terceiro grande fato é sobre o julgamento realizado pela Alemanha para os oficiais da SS e líderes do holocausto, o livro traz detalhes dos julgamentos, principalmente o de Capesius. É triste, mas infelizmente a maioria dos nazistas saiu impune.

Olivia97 04/04/2021

O Farmacêutico do Zyklon B
Se você é sensível ao tema, não leia. O livro com fortes relatos do que acontecia em Auschwitz, a história do farmacêutico chefe, responsável pelo composto Zyklon B (substância utilizada na câmara de gás), trás para o leitor as maiores atrocidades do Holocausto.

leferraz 02/01/2022

Gostei bastante do livro. Apesar de um fato muito triste, é bom para o conhecimento de todos.
Conta sobre Victor Capesi, farmacêutico responsável pelo campo de concentração em Auschwitz.
É inacreditável como pode existir pessoas tão cruéis e frias, que mataram mais de um milhão de inocentes.
A justiça foi muito falha também.

Barbara.Leao 02/02/2019

O livro retrata os horrores do holocausto financiados pelas grandes empresas farmacêuticas, a ambição e ganância de um farmacêutico, e a justiça lenta e injusta perante os crimes de guerra cometidos. É uma leitura extensa e uma narrativa cheia de detalhes.

Bruna 24/08/2023

Um bando de covardes
Sem dúvidas esse foi o livro que mais tive dificuldade em ler. Não por ter uma escrita complexa ou nada do tipo, mas por se tratar de uma história verídica, em tempos macabros, orquestrado por indivíduos sem nenhum tipo de compaixão ou qualquer outra emoção mínima de resiliência com o próximo que até o homem de lata do Mágico de Oz se sentiria desconfortável em ler.

Não bastasse se tratar de um tema delicado que despertou as mais altas sensações de incredulidade e revolta, ainda tive de me deparar com tamanha covardia dos monstros do terceiro reich, além da justiça omissa e ineficaz que muitas vezes passou a mão na cabeça e acalentou esses assassinos e pouquíssimo ou nada fez pelas vítimas do holocausto.

Aos que tiverem a curiosidade aflorada em relação a essa obra, só posso desejar forças para lidar com as palavras nela escritas.

thapark 20/10/2020

Eu acredito que, como indivíduos, temos o dever moral de conhecer a história e que, em determinadas situações, essa é a única forma de realizar um pouco de justiça. É o caso, por exemplo, do Holocausto e de todos as pessoas que colaboraram direta ou indiretamente para que essa atrocidade criminosa acontecesse.
Este livro é o relato de parte da vida de um homem que foi nada mais nada menos do que o farmacêutico de Auschwitz, o maior campo de concentração nazista. Conhecer a história de Victor Capesius, e impedir seu esquecimento, é, portanto, uma obrigação de todos.
E ao lermos sobre Capesius, também descobrimos como o conglomerado de empresas químicas Farben (que foi dissolvida em 1951 e deu origem a Bayer, Agfa, Basf e Hoechst) consolidou seu domínio e lucrou formidavelmente com a guerra, viabilizando e cometendo suas barbáries - financiou experimentos médicos em campos de concentração, forneceu o veneno usado nas câmaras de gás, e se beneficiou com o uso da mão de obra escrava -.

site: @livros_e_dicas

Alice 03/07/2020

Péssimo
Leitura arrastada , chata , insuportável. Terminei na força do ódio . Autora parece que fez um apanhado de informações e jogou tudo lá.

Claudia.Correia 27/06/2020

O Farmacêutico de Auschwitz
Um livro chocante e que traz uma realidade avassaladora do campo de extermínio de Auschwitz onde a indústria farmacêutica se beneficiou com mão de obra, cobaias e das atrocidades da ciência da Alemanha nazista.

r.lari 18/02/2020

Primeiro lido de Auschwitz
Achei muito interessante saber da presença de um farmacêutico no campo de concentração. Não sabia de sua existência, nem de outras coisas que vi no livro. Vale a leitura.

Ana 17/02/2021

O farmacêutico...
Esse livro retrata de forma impressionante os bastidores de uma das maiores tragédias da humanidade. Homens aparentemente comuns, como Capesius se tornaram cruéis assassinos em massa , indústrias tiveram lucros sem precedentes e foram omissas a tudo o que acontecia.

AnieleVicentin 06/05/2024

?Alguns de nós durante muito tempo não serão capazes de encarar os olhos alegres e confiantes de uma criança sem ver o profundo, inquisitivo, incompreendido e aterrorizado olhar das crianças que fizeram sua última viagem para Auschwitz.?

Um livro que retrata principalmente a história de Capesius, farmacêutico de Auschwitz. Mostra até onde pode chegar a insensibilidade e crueldade do ser humano. Mostra também como a justiça foi falha. Não é um livro contado, mas sim um livro de informações.

Jéssica 05/06/2021

Forte, porém necessário
Livros que remetem ao Holocausto sempre me deixam horrorizada e com esse não foi diferente.. além do que fiquei muito revoltada em como pessoas que acabaram com milhares de vidas inocentes saíram impune.. revoltada e horrorizada resumem os sentimentos para com o relato desse livro.

Gill Fidelis 30/07/2019minha estante
Bateu uma certa revolta sobre o fato do Victor Carpezius ter sido condenado a apenas 9 anos de prisão,cumpriu 3 e viveu uma vida sossegada!Diante seu julgamento fiquei repugnafo com a forma q ele debochava e desdenhava das vítimas atormentadas!????Ms o livro é fantástico.

1 | 2 | 3 | 4