A Senhora do Lago

A Senhora do Lago Andrzej Sapkowski

Resenhas - A Senhora do Lago

Thiago Araujo 13/09/2021

Gran Finale para a saga bruxeira
A saga do destino tem seu final em A Senhora do Lago. Geralt enfim fecha sua aventura com Ciri.

Em tom de despedida devemos degustar esse livro, pois tudo finalmente passa fazer sentido em uma conclusão surpreendente e muito interessante.

Geralt e Ciri não decepcionam e mantém o nível de suas participações. Yeneffer poderia mais, mas contribuiu de forma importante. Que trio!!!

O destino acaba sendo um golpe que tá aí pra quem quer cair nele e pra quem não quer também.

O Bruxo merece todas as moedas e vamos nos despedir dele com o Tempo de Tempestade. Já tô com saudade do Bruxão!!

@tigloko 04/12/2021

A saga do Bruxo Geralt ( ou seria da Bruxa Ciri?) chega ao fim!!!
Sobre a história em si, gostei da parte de batalha. O paralelo entre o campo de batalha e o hospital com os feridos, mostrando esses dois lados da guerra, foi genial. Porém, faltou mais desenvolvimento nessa parte. Merecia mais tempo no livro. O autor focou mais nas viagens de Ciri que ao meu ver não foram tão relevantes no final.

Estava em dúvida se o autor conseguiria fechar todas as pontas dos livros anteriores e de fato ele consegue (Com algumas ressalvas. Mais abaixo na parte com spoilers). Personagens que apareceram lá atrás tem seu final contado aqui, o que achei muito bom. Problema foi o final que ele deu para eles. Especialmente para a companhia formada por Geralt. Já era esperado que o final fosse triste. Mas acho que eles mereciam um desfecho melhor. Ficamos acompanhando esses personagens por praticamente 3 livros para no fim terem uma morte bem fraca.

Vendo a série como um todo, foi uma jornada maravilhosa. Cada volume a qualidade só aumentava. Personagens marcantes, que se eu fosse citar todas só terminaria amanhã. Mas de destaque com certeza Geralt, Ciri, Yennefer, Jaskier, Cahir, Milva, Regis e Angolême. Tudo ali construído a semelhança de um arquiteto. Política, economia descritas sem ser chato. É uma pena que prometeu muito e no final não se cumpriu tudo. Mas com certeza guardarei com carinho essa série e seus maravilhosos personagens no meu coração.

SPOILER – SPOILER – SPOILER - SPOILER

Que final foi esse tiro a lá Deus Ex? Tudo para não matar Geralt e Yennefer? Bem decepcionante. E as feiticeiras ficaram chupando dedo? Deveria ter uma resolução nesse sentido. E os elfos que estavam atrás de Ciri? Vão continuar atrás? Eu entendi que a história no mundo de The Witcher é cíclica, ou seja, os eventos vão se repetir de novo, e de novo. Mas mesmo assim, não consigo deixar de sentir um sentimento de frustação quando não se resolve essas pontas.

alice 11/03/2022

O destino é algo estranho
A Senhora do Lago finaliza a saga do bruxo Geralt mostrando sua quase interminável busca pela Ciri e as consequências de seus destinos atrelados.

Em um cenário de guerra, Ciri se vê presa a um futuro traçado de forma meticulosa por várias pessoas, ela é forte, destemida mas o autor nos lembra em alguns momentos que ela ainda é uma criança e esses momentos de fragilidade me fizeram gostar mais ainda da personagem.

Algo que acho desnecessário são os abuso sexuais que a Ciri passa durante a saga ou a excitação quando está perto dos unicórnios, tem uma cena com um canibal que não acrescentou nada e estava ali só pra ser extremamente desconfortável.

Confesso que estava com medo de ler esse final e não ter as respostas que foram deixadas em aberto nos outros volumes mas me surpreendi em como o autor foi fechando as pontas e como a narrativa ia entregando e finalizando a jornada dos personagens. O meio do livro é um pouco arrastado e depois que a guerra termina senti que houve uma quebra no ritmo mas no final esse ritmo retorna de forma emocionante, meus olhos ficaram marejados em várias cenas.

Com certeza sentirei saudades do bruxo Geralt, da maravilhosa Yennefer, do trovador Jaskier e da destemida Ciri. Eles passaram por tantas coisas ruins mas sempre mantiveram seus laços e o amor que sentiam uns pelos outros sobreviveu em meio ao caos e a destruição dos mundos.
Ruth 11/03/2022minha estante
Nossa ela sofre abusos ?

alice 11/03/2022minha estante
Sim :( a personagem sofre bastante, principalmente com agressões físicas.

Sérgio 17/12/2020

O grande final
A saga "The Witcher" foi uma das mais incríveis que tive a honra de ler. Todos os livros, sem absolutamente nenhuma exceção, são intensos, incríveis, de simples leitura, inteligentes, com personagens bem trabalhados, com uma trama que se desenvolve num ritmo certo. É uma pena que mesmo com a popularidade dos jogos eletrônicos, poucos tenham destacado um tempo para mergulhar nesse oceano das obras do Sapkowski. Recomento a todos os meus amigos a leitura da coleção. Particularmente quanto ao livro "A Senhora do Lago", registro que o final não deixou a desejar de forma alguma. A conclusão da jornada do bruxo encanta e empolga até a última linha do livro. É o maior dos livros (a não ser que você tenha optado pelo livro dividido em dois volumes), então há uma dificuldade um pouco maior no manuseio. Volto a pontuar a única crítica que já fiz em resenhas anteriores, que é a falta de mapa na versão de capa mole, o que dificulta um pouco a compreensão geográfica dos eventos. No mais, livro muito além do recomendado! Sério, por favor, leia!

Matheusgfui 20/01/2021

Um final sem palavras
Sem comentários para a grande maravilha que foi este final da saga, a resolução da batalha contra Vilgefortz, a grande revelação do Imperador ser de fato o pai da Ciri, e o melhor na minha opinião, o final que pode ter sua interpretação com as lendas arturianas, mostrando que de fato Geralt e Yennefer acabaram virando lendas vivas, que eternamente viverão em um plano secundário em paz

Andre.Gbur 13/09/2022

Desfecho ou um novo inicio
A trama é apresentada em parte a partir de uma oniromamte que está desvendando a lenda de Ciri a partir de suas visões.
Neste volume muitas coisas são explicadas e a guerra é apresentada em sua forma crua pela vista de várias pessoas envolvidas.
Um (ou alguns) plots surgem no decorrer.

Jaqueline 30/10/2022

Um sentimento de perda
Esperava mais do desfecho de uma saga que eu gosto tanto. Senti que o livro foi exaustivo em partes desnecessárias, reservando um tempo precioso para falar de personagens secundários. A cada capítulo utilizado para explicar como o mundo estava durante a guerra, eu questionava sobre o destino da Ciri e do Geralt.

Em relação ao final em si, gostaria de algo menos aberto. Depois de tanto sofrimento, tanta violência, tantas perdas e traumas, desejava um final bem determinado (fosse ele feliz ou não).

Mesmo assim, por ser o último volume, saio dessa experiência de leitura com um sentimento de perda. Depois de 7 livros, fiquei apegada a alguns personagens. Saber que as histórias de cada um encerra ali é no mínimo algo estranho. Muitos deles me acompanharam desde o primeiro volume, vi o desenvolvimento deles, os seus erros e acertos, a luta para vencer tantos obstáculos. Comecei a ler a saga em 2016 (se minha memória não estiver me enganando) e depois de um longo hiato retomei as leituras. Fica o sentimento de perda, mas também o sentimento de que um ciclo se fechou.

Cesar Garcia 31/03/2023

O fim da história
O último livro da saga The Witcher é por vezes um pouco confuso, cheio de pontos de vista e até arrastado. Mas quando foca nos queridos Yennefer e Geralt o livro volta a ter o brilho das melhores passagens da saga. O final foi digno, mas podia ter sido mais focado nesses dois personagens que são a melhor parte dessa série.

Valéria 10/12/2022

Último livro da longa saga do bruxo de Rívia. Sinto que o autor perdeu muitas oportunidades de criar uma série épica e inesquecível. A trama foi mal amarrada e os sete livros, juntamente com seus vários personagens, passaram por mim sem deixar nada.
Jamile1 10/12/2022minha estante
Ele se perde muito descrevendo o cenário e personagens que não vão e nem vem.
Foi tortura terminar essa série.

Fabim.Silva 01/03/2023

Envolvente
Não vou mentir em dizer que do meio pro final a saga fica bemmmm arrastada de se acompanhar, por vezes as palavras se perdiam e eu só mantinha a leitura nas últimas energias, claro que o fato de minha pessoa tá cada vez menos saudável de atenção contribui pra esse Feedback rsrs
Mas sim, o final da trama consegue recuperar o brilho da obra e o encanto por esse universo magnífico do Witcher, foi tenso quando o autor resolveu incorporar o Martin e abusar das mortes do elenco em um intervalo muito curto de tempo por sinal kkkk
O fim não chega com um plot surreal, mas que cumpre o seu papel de fechar as pendências abertas e decorar os laços entre Ciri e Geralt no como um dos arcos mais bonitos de fantasia.
Enfim, dever cumprido e saga fechada, não vou pular para outras obras do autor porque já me encontro bem cansado desse tipo de gênero, então pretendo dar um tempo e imergir em outros tipos de narrativas e mais curtas, sigo aberto a sugestões aliás.

MariBrandão 12/04/2020

Algo terminou. ... Algo começa.
Não sei muito bem o que escrever aqui. Sei que nas últimas páginas eu estava em meio a lágrimas, e ainda estou digerindo tudo isso.

A saga do bruxo, de Ciri, Yennefer e tantos outros personagens extremamente cativantes chegou ao fim de forma agridoce.

Não posso dizer que era o fim que eu gostaria, mas, ao mesmo tempo, não sei dizer qual final eu gostaria.

Foi sim, surpreendente, de forma muito positiva!

Vou sentir falta dos personagens que me acompanharam nesse tempo de leitura!

Dani 08/07/2020

Final digno
A senhora do lago fecha bem a saga do bruxo Geralt, achei que a história se encerra com um final digno e um tanto amargo, mas condizente com a realidade da guerra e do preconceito que permeia a sociedade desse mundo. E Ciri é uma personagem incrível, sua trajetória é maravilhosa e gostei bastante das decisões que ela tomou no fim da história.